PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Mestrados da Unesc oferecem disciplinas isoladas

Mestrados da Unesc oferecem disciplinas isoladas
São oportunidades em diferentes áreas do conhecimento (Foto: Arquivo) Mais imagens

Uma das maneiras de se aperfeiçoar são as disciplinas isoladas dos mestrados da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), de Criciúma/SC. Os interessados podem optar por diferentes áreas, como Educação, Desenvolvimento Socioeconômico, Ciências Ambientais, Ciências da Saúde e Ciência e Engenharia de Materiais, que estão com inscrições abertas ou programas para abrir. Confira datas e informações de cada mestrado:

Mestrado em Educação
(inscrições de 10 a 28 de fevereiro)

Disciplinas:
- “Concepção de Leitura e suas implicações no Ensino”
- “A Dialética e a Pesquisa em Educação”
- “Memória Docente, Movimento Sindical e Gênero”
- “Educação e Saúde na Concepção Libertadora”
- “Gestão Democrática na Educação Básica”

Confira cronograma e horários clicando aqui.

Mais informações na secretaria do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), na sala 15 do Bloco Q, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, pelo telefone (48) 3431-2594 ou e-mail ppge@unesc.net.

Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico
(inscrições de 17 de fevereiro a 10 de março)

Disciplinas:
- “Política, Sociedade e Poder”
- “Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural”
- “Pesquisa, Desenvolvimento e Inovações”
- "Desenvolvimento Agropecuário e Agroindustrial"

Confira cronograma e horários clicando aqui.

Mais informações na secretaria do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico), na sala 14 do Bloco da Biblioteca, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30, pelo telefone (48) 3431-2624 ou e-mail ppgds@unesc.net.

Mestrado em Ciências Ambientais
(inscrições até uma semana antes de início das aulas)

Disciplinas:
- “Fundamentos em Ecologia e Biodiversidade”
- “Sociedade, Meio Ambiente e Desenvolvimento”
- “Metodologia Científica”
- “Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar I”
- “Ecologia de Paisagem”
- “Estatística Aplicada”
- “Etnobiologia”
- “Psicologia Ambiental”

Confira cronograma e horários clicando aqui.

Mais informações na secretaria do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), na sala 6 do Bloco P, das 13h30 às 17h30 e das 18 às 22 horas, pelo telefone (48) 3431-2595 ou e-mail ppga@unesc.net.

Mestrado em Ciências da Saúde
(de acordo com o início de aula de cada disciplina)

Disciplinas:
- “Metodologia do Ensino Superior”
- “Biologia Molecular”
- “Erros Inatos do Metabolismo”
- “Bioestatística Avançada”
- “Choque e monitorização hemodinâmica”
- “Bioquímica”
- “Metodologia da Pesquisa”

Confira cronograma e horários clicando aqui.

Mais informações na secretaria do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde), na sala 16 do Bloco S – último piso, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, pelo telefone (48) 3431-2578 ou e-mail ppgcs@unesc.net.

Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais
(inscrições dia 12 de março)

Disciplinas:
- “Processamento de Materiais”
- “Ciências dos Materiais”
- “Materiais Cerâmicos”
- “Termodinâmica dos Materiais”

Confira cronograma e horários clicando aqui.

Mais informações na secretaria do PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais), na sala 28 do Bloco Administrativo, das 13h30 às 17h30 e das 18 às 22 horas, pelo telefone (48) 3431-2775 ou e-mail ppgcem@unesc.net.

Documentos necessários
Para fins de matrícula em disciplina isolada, os portadores de diploma de curso de graduação deverão apresentar:
- Fotocópia autenticada do diploma de curso de graduação, devidamente registrado ou convalidado, quando estrangeiro, ou Certificado de conclusão de curso de graduação em que o conste o número do Decreto do Reconhecimento publicado no Diário Oficial da União;
- Fotocópia autenticada do Histórico Escolar de curso de graduação;
- Fotocópia do documento de Identidade e do CPF, sendo que, no caso de o candidato ser estrangeiro, deverão ser apresentados os documentos exigidos pela legislação específica;
- Foto 3x4 cm recente;
- Formulário de Inscrição;
- Requerimento de Matrícula.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 11 de fevereiro de 2014 às 09:51
Compartilhar Comente

Professor da Unesc apresenta trabalho em evento nacional de Mudanças Climáticas em Zonas Costeiras

Um professor da Unesc está participando do 3º Workshop Brasileiro de Mudanças Climáticas em Zonas Costeiras, que encerra hoje (12/12) em Florianópolis. O professor doutor Carlyle Torres Bezerra de Menezes, docente do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) e dos cursos de Engenharia Ambiental e Ciências Biológicas, apresenta um estudo sobre e o ambiente estuarino da Bacia do Rio Urussanga.

O trabalho apresentado aborda o papel da gestão pública ambiental em unidades de conservação marinho-costeira como contribuição na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. A pesquisa é parte dos resultados do Grupo de Pesquisa que Carlyle coordena, e teve a participação dos professores Álvaro José Back, Marta de Souza Hoffmann e Paula Tramontim Pavei, além das acadêmicas do curso de Engenharia Ambiental Thamires Custódio e Camila Trento.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 12 de dezembro de 2013 às 17:08
Compartilhar Comente

Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial aborda "As mudanças climáticas globais"

Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial aborda
Evento ocorre na próxima semana (4 a 6/11), no Auditório Ruy Hülse (Foto: Arquivo) Mais imagens

“As mudanças climáticas globais e suas implicações na ocupação do espaço geográfico”. Este será o enfoque dos debates que o 4º Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial promove na Unesc na próxima semana (4 a 6/11), no Auditório Ruy Hülse.

A abertura do evento ocorre na segunda, às 19 horas, e contará com a palestra “As mudanças climáticas e os impactos nos ecossistemas naturais”. O pesquisador Flávio Jesus Luizão vai tratar sobre o assunto. Ele tem doutorado em Ecologia de Florestas Tropicais. Após a palestra ocorre o lançamento do livro com os melhores artigos apresentados na terceira edição do evento, em 2012.

As discussões das palestras, apresentações de trabalhos, oficinas e minicursos terão três enfoques: as mudanças climáticas e os impactos nos ecossistemas naturais; as mudanças climáticas e os impactos na área urbana, e as mudanças climáticas e as práticas tecnológicas de uso da terra.

O Seminário é uma promoção do curso de Engenharia de Agrimensura, PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), PGT (Grupo de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial) e GIPMAUR (Grupo Interdisciplinar e Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre Meio Ambiente e Espaço Urbano) da Unesc, com apoio da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), CREA-SC (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura, Agrônomia de Santa Catarina) e ACEAG (Associação Catarinense dos Engenheiros Agrimensores).

Clique aqui e confira a programação completa
 

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 31 de outubro de 2013 às 11:33
Compartilhar Comente

Unesc ganha destaque nacional e estadual no Ranking Universitário Folha

Unesc ganha destaque nacional e estadual no Ranking Universitário Folha
Universidade é destaque em pesquisa, internacionalização e inovação (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc é a melhor universidade catarinense não estatal, segundo o RUF (Ranking Universitário Folha), nos quesitos pesquisa, internacionalização e inovação. No Brasil, no conjunto dos critérios do Ranking, a Unesc ficou na 28º posição entre as universidades particulares.

“São indicadores e números que refletem a maturidade de nossa Instituição e a busca constante pela qualidade dos serviços prestados à comunidade durante os seus 45 anos de existência. A Unesc está ciente de seu compromisso de educar, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Este resultado mostra que estamos no caminho certo e que precisamos continuar investindo e colocando foco em nossas decisões institucionais”, destacou o reitor Gildo Volpato.

No quesito pesquisa a Universidade é a sexta melhor instituição privada do Brasil e ocupa a 60º posição entre todas as universidades. Na avaliação da inovação a Unesc ficou entre as 15 melhores universidades não estatais e na internacionalização entre as 30 melhores instituições particulares. No estado de Santa Catarina a Unesc, nos dois quesitos, só fica atrás de instituições públicas, como a UFSC e Udesc, no quesito pesquisa, e a UFSC e FURB, nos quesitos internacionalização e inovação, sendo que neste último está empatada com a Univali.

“Esse resultado representa o investimento da Unesc para o fortalecimento da pesquisa e da inovação, entendendo que este é seu papel enquanto universidade comunitária. Os índices alcançados são fantásticos e estimulam os pesquisadores a continuar desenvolvendo estudos e divulgando seus resultados, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade de vida das pessoas em diversos locais do país e do mundo, uma vez que os resultados destas pesquisas fomentam inovações importantes, nas diferentes áreas do conhecimento”, analisou a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta.

O ranking, que analisou 192 universidades brasileiras, mescla indicadores de pesquisa (publicações e citações), internacionalização (publicações e professores), inovação (patentes), mercado de trabalho (opinião de 1681 profissionais de recursos humanos) e ensino (opinião de 464 professores cadastrados no INEP e qualificação dos professores).

Clique aqui e entenda como funciona a metodologia do RUF

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 17 de setembro de 2013 às 11:24
Compartilhar Comente

Professor vai apresentar trabalhos em evento internacional

O professor doutor da Unesc Carlyle Torres Bezerra de Menezes vai apresentar dois trabalhos no Antropicosta Ibeoramérica 2012. Menezes vai expor pesquisas de grupos de pesquisas da Universidade sobre gestão integrada e participativa em ambientes costeiros e áreas degradadas pela mineração. O evento inicia amanhã e segue até sexta (14 a 16/11) em Montevidéo, no Uruguai.

O Antropicosta reúne profissionais das Ciências da Terra de todo o mundo. Menezes é professor do PPGCA (Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais) e do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Ele é coautor dos trabalhos, que contam com a participação de alunos e professores da Unesc.

Trabalhos

- “O uso de indicadores ambientais para a gestão integrada e participativa em ambientes costeiros: estudo de caso da Lagoa das Capivaras, Garopaba, Santa Catarina-Brasil” (Carlyle Torres Bezerra de Menezes e Patrícia Darolt de Costa)

- “Recuperação de áreas degradadas pela mineração: estudo do estuário do Rio Urussanga, Santa Catarina, Brasil” (Carlyle Torres Bezerra de Menezes, Álvaro José Back, Marta Valéria Guimarães de Souza Hoffmann, Paula Tramontim Pavei, Patrícia Darolt de Costa e Samira Becker Volpato)

Fonte: Secom:imprensa@unesc.net

Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 13 de novembro de 2012 às 11:52
Compartilhar Comente