PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Unesc ganha destaque nacional e estadual no Ranking Universitário Folha

Unesc ganha destaque nacional e estadual no Ranking Universitário Folha
Universidade é destaque em pesquisa, internacionalização e inovação (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc é a melhor universidade catarinense não estatal, segundo o RUF (Ranking Universitário Folha), nos quesitos pesquisa, internacionalização e inovação. No Brasil, no conjunto dos critérios do Ranking, a Unesc ficou na 28º posição entre as universidades particulares.

“São indicadores e números que refletem a maturidade de nossa Instituição e a busca constante pela qualidade dos serviços prestados à comunidade durante os seus 45 anos de existência. A Unesc está ciente de seu compromisso de educar, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Este resultado mostra que estamos no caminho certo e que precisamos continuar investindo e colocando foco em nossas decisões institucionais”, destacou o reitor Gildo Volpato.

No quesito pesquisa a Universidade é a sexta melhor instituição privada do Brasil e ocupa a 60º posição entre todas as universidades. Na avaliação da inovação a Unesc ficou entre as 15 melhores universidades não estatais e na internacionalização entre as 30 melhores instituições particulares. No estado de Santa Catarina a Unesc, nos dois quesitos, só fica atrás de instituições públicas, como a UFSC e Udesc, no quesito pesquisa, e a UFSC e FURB, nos quesitos internacionalização e inovação, sendo que neste último está empatada com a Univali.

“Esse resultado representa o investimento da Unesc para o fortalecimento da pesquisa e da inovação, entendendo que este é seu papel enquanto universidade comunitária. Os índices alcançados são fantásticos e estimulam os pesquisadores a continuar desenvolvendo estudos e divulgando seus resultados, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade de vida das pessoas em diversos locais do país e do mundo, uma vez que os resultados destas pesquisas fomentam inovações importantes, nas diferentes áreas do conhecimento”, analisou a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta.

O ranking, que analisou 192 universidades brasileiras, mescla indicadores de pesquisa (publicações e citações), internacionalização (publicações e professores), inovação (patentes), mercado de trabalho (opinião de 1681 profissionais de recursos humanos) e ensino (opinião de 464 professores cadastrados no INEP e qualificação dos professores).

Clique aqui e entenda como funciona a metodologia do RUF

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 17 de setembro de 2013 às 11:24
Compartilhar Comente

Criação de núcleo para estudo de Plano Diretor Sustentável do Campus é sugerido em fórum

Criação de núcleo para estudo de Plano Diretor Sustentável do Campus é sugerido em fórum
Zeca Virtuoso Mais imagens

A instalação de um núcleo interdisciplinar, composto por membros das várias áreas de conhecimento, vai ser sugerido à Reitoria para a elaboração do Plano Diretor Sustentável do Campus. A proposição vai integrar um documento  a ser entregue ao reitor Gildo Volpato pela Comissão Permanente de Meio Ambiente e Valores Humano, como resultado do 1º Fórum do Plano Diretor Sustentável, realizado nesta sexta-feira na Unesc. O encerramento contou com a participação de Volpato, que destacou a importância da iniciativa como um elemento fundamental ao fortalecimento da missão institucional e o início de um processo para a sustentabilidade socioambiental da Universidade.

A programação do evento foi desenvolvida nos três períodos, no auditório Ruy Hülse, reunindo professores, acadêmicos e funcionário em torno do tema “O papel da Unesc na promoção do Ecodesenvolvimento - Avaliação interna e perspectivas futuras”. Pela manhã, a discussão central enfatizou os conceitos de desenvolvimento sustentável e ecodesenvolvimento, sendo este último apontado como o mais abrangente, por incluir desenvolvimento com ética, para além dos interesses meramente econômicos.

Desdobramentos

No período da tarde foram discutidos cinco temáticas – Projetos Arquitetônicos, PEGA (Programa de Educação e Gestão Ambiental), Humanização, Arborização e Saneamento. Assim, foi possível a configuração de um panorama atual dos principais problemas do campus. À noite, foi apresentado um resumo dos dois primeiros momentos, com discussão posterior e outras sugestões complementares.

 

Confira a programação geral, com temáticas e expositores.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Zeca Virtuoso:zeca@unesc.net 30 de outubro de 2009 às 22:01
Compartilhar Comente

Unesc promove 1º Fórum do Plano Diretor Sustentável do Campus

Unesc promove 1º Fórum do Plano Diretor Sustentável do Campus
Mais imagens

Professores, funcionários e acadêmicos da Unesc participam sexta-feira (30/10) do 1º Fórum do Plano Diretor Sustentável do Campus. O evento vai ser realizado no auditório Ruy Hülse, a partir das 8 horas, tendo como tema “O papel da Unesc na promoção do Ecodesenvolvimento - Avaliação interna e perspectivas futuras”. A iniciativa é da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Valores Humanos, órgão vinculado à Reitoria.

Prevista para os períodos da manhã, tarde e noite, a programação deverá contemplar três momentos, iniciando com o debate conceitual sobre ecodesenvolvimento, no período da manhã. À tarde entram em pauta temas específicos relativos ao campus – Projetos Arquitetônicos, Humanização, Arborização, PEGA (Programa de Educação e Gestão Ambiental) e Saneamento. A avaliação do evento e encaminhamentos ficam para a noite.

 

Princípios socioambientais


O fórum, conforme o presidente da comissão, professor doutor Carlyle Torres Bezerra de Menezes, "representa um espaço aberto para o debate, contribuições e ações no sentido de que a Universidade possa cumprir sua missão, no âmbito de seus espaços internos, de maneira a fortalecer os seus princípios socioambientais e de busca permanente da qualidade do ambiente de vida".

Programação do evento.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Zeca Virtuoso:zeca@unesc.net 28 de outubro de 2009 às 16:24
Compartilhar Comente (1)

Projetos da Unesc sobre resíduos sólidos serão apresentados em evento em Caxias

Projetos da Unesc sobre resíduos sólidos serão apresentados em evento em Caxias
Divulgação Mais imagens

A Unesc vai participar, a partir de amanhã (22/10), do 3º Seminário Regional Sul de Resíduos Sólidos, na UCS (Universidade de Caxias do Sul), em Caxias, RS. A instituição vai ser representada por professores de Engenharia Ambiental, acadêmicos e profissionais que atuam no setor de Projetos Ambientais do IPAT. Na oportunidade, serão apresentados sete trabalhos relacionados à gestão de resíduos sólidos, saneamento ambiental, gestão de resíduos de construção civil, coleta seletiva em condomínios e coleta seletiva com inclusão social de catadores.  O evento vai reunir pesquisadores e profissionais da área de todo o país, de amanhã até sexta-feira.

Os trabalhos:

Diagnóstico do sistema de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos urbanos para definição do Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico do município de Criciúma - Mário Ricardo Guadagnin, Nadja Zim Alexandre, Sérgio Luciano Galatto e Morgana Levati.

Gerenciamento integrado de resíduos sólidos em município de pequeno porte: análise da viabilidade da coleta seletiva com aplicação do software verdes em Cocal do Sul/SC - Gláucia Cardoso de Souza e Mário Ricardo Guadagnin.
  
Diagnóstico dos serviços de coleta, transporte, tratamento e disposição final de resíduos sólidos domiciliares em município de pequeno porte: estudo de caso em cocal do Sul/SC - Gláucia Cardoso de Souza e Mário Ricardo Guadagnin.

Caracterização quantitativa e qualitativa dos resíduos sólidos domiciliares: o método de quarteamento na definição da composição gravimétrica em Cocal do Sul - Gláucia Cardoso de Souza e Mário Ricardo Guadagnin.

Projeto Coleta Seletiva solidária: fortalecendo as frentes de trabalho e redes de solidariedade junto aos catadores e trabalhadores com material reciclável - Rosa Nadir Teixeira Jerônimo e Mario Ricardo Guadagnin.

Diagnóstico ambiental processual dos resíduos da construção civil e demolição (RCCD’s) no município de Criciúma: análise setorial de empresas afiliadas ao Sinduscon - Mário Ricardo Guadagnin e Everton Conti Peterle.

 

Estimulando a Responsabilidade Socioambiental: Coleta Seletiva Solidária em Condomínios - Ana Paula Paz Carneiro, Flávia Bez Batti, Maiara Galindro de Oliveira, Thuane Pereira de Souza, Gilca Benedet, Pedro Rosso.

Projeto Coleta Seletiva Solidária: oficinas de humanização e saúde mental junto às mulheres da cooperativa de trabalhadores de materiais recicláveis CTMAR, de Criciúma - Rosa Nadir Teixeira Jerônimo.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Zeca Virtuoso:zeca@unesc.net 21 de outubro de 2009 às 17:26
Compartilhar

Unesc promove 9º Seminário de Iniciação Científica e 1º Salão de Extensão

Unesc promove 9º Seminário de Iniciação Científica e 1º Salão de Extensão
Zeca Virtuoso Mais imagens

A produção científica e as experiências com projetos comunitários são destaque na Unesc a partir de amanhã (21/10), com a realização do 9ª Seminário de Iniciação Científica e 1º Salão de Extensão. Realizados simultaneamente, os dois eventos vão reunir acadêmicos e professores das várias áreas de formação, num espaço para a socialização de conhecimento e de estímulo à pesquisa e à extensão. A palestra de abertura terá como tema “A pesquisa e a extensão no cotidiano das práticas universitárias”, com o pró-reitor Administrativo da Uniso (Universidade de Sorocaba), de São Paulo, professor doutor Rogério Augusto Profeta, a partir das 19 horas, no auditório Ruy Hülse.

Oficinas, palestras, comunicações orais e apresentação de pôsteres compõem a programação, a ser desenvolvida até sexta-feira (23/10), nos três períodos. Ao todo serão apresentados 446 trabalhos – 379 de pesquisa e outros 67 de extensão – contemplando as áreas de Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Tecnologias e Humanidades e Educação. A promoção é da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), com apoio da Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Confira a programação completa.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Zeca Virtuoso:zeca@unesc.net 20 de outubro de 2009 às 15:55
Compartilhar