PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Qualidade dos Mestrados e Doutorados da Unesc é reconhecida nacionalmente

Qualidade dos Mestrados e Doutorados da Unesc é reconhecida nacionalmente
Três Programas de Pós-Graduação aumentaram suas notas na Capes (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc vem colhendo os frutos do trabalho nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação e recebeu mais um resultado positivo de avaliações em âmbito nacional. Desta vez foram seus PPGs (Programas de Pós-Graduação), que tiveram as notas aumentadas na avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O resultado foi divulgado na última semana de setembro e revelou que a Unesc figura no seleto grupo formado por 22% das 4.175 IES (Instituições de Ensino Superior) brasileiras que obtiveram aumento no conceito de qualidade de seus PPGs.

A Capes realiza uma avaliação quadrienal dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) de todo o Brasil. A última análise, feita de 2013 a 2016 apontou que a Unesc teve três de seus PPGs, o conceito de qualidade maior que no comparativo com a avaliação anterior.

Para a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, o resultado é reflexo do trabalho sério realizado pelos professores, pesquisadores e alunos dos PPGs e do investimento que a Instituição tem feito em seus cursos. “A avaliação positiva da Capes avaliza os esforços feitos há anos no sentido de buscar a excelência dos nossos cursos de pós-graduação stricto sensu. É um orgulho para a Universidade ser referência nacional também nesta área”, afirma Luciane. “O resultado também é positivo para a região, que se beneficia com a pesquisa desenvolvida e com profissionais ainda mais capacitados e que vão fazer a diferença na sociedade”, complementa.

Conceitos maiores

Após esta última avaliação da Capes, o PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), o PPGDS (Programa de Desenvolvimento Socioeconômico) e o PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharias de Materiais) passaram do conceito 3 para 4 - quando o PPG possui Mestrado, como no caso do PPGE, PPGDS e PPGCEM o conceito máximo que pode alcançar é 5. Desse modo, estão credenciados a submeterem à Capes programas de doutorado para o ano que vem, se assim a Instituição avaliar como pertinente.

“A Unesc tem sete programas atualmente. Dois são muito jovens e não completaram o período de avaliação e, portanto, mantiveram a sua nota. Considerando apenas os cinco que poderiam aumentar o conceito, três deles passaram de 3 para 4. Essa é uma conquista importante para a Unesc porque consolida todo o trabalho e investimento feito pela Instituição nos últimos anos”, afirma o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Oscar Montedo.

Além disso, dois programas que já possuem cursos de doutorado mantiveram seus conceitos. O PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) manteve seu conceito 4, enquanto que o PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) continua sendo um programa de excelência aos olhos da Capes, mantendo seu conceito 6.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 08 de outubro de 2017 às 08:00
Compartilhar Comente

Inscrições abertas para disciplinas isoladas em mestrados e doutorados

Inscrições abertas para disciplinas isoladas em mestrados e doutorados
Há opções em áreas como Engenharia de Materiais e Saúde Coletiva (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc está com inscrições abertas para disciplinas isoladas em seus mestrados em Ciência e Engenharia de Materiais, em Desenvolvimento Socioeconômico e em Saúde Coletiva, além do mestrado e doutorado em Ciências Ambientais. Os interessados em dar continuidade aos estudos acadêmicos ainda no segundo semestre de 2017 podem procurar os PPGs (Programas de Pós-Graduação) da sua área de preferência, no campus da Unesc, ou acessar o portal da Universidade.

Ciência e Engenharia de Materiais

O PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais) oferece até esta quinta-feira (10/8), inscrições para as disciplinas isoladas em seu mestrado: Processamento de Materiais; Materiais Compósitos; Materiais Convencionais e Nanoestruturados Aplicados em Remediação Ambiental; Termodinâmica dos Materiais e Técnicas de Caracterização de Compostos Materiais.

Desenvolvimento Socioeconômico
Já o PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico), está com inscrições abertas até esta sexta-feira (11/8) para as disciplinas isoladas: Trabalho e Movimentos Sociais; Trabalho, Tecnologia e Organizações; Desenvolvimento e Sustentabilidade; Informação e Conhecimento nas Organizações e Formação Econômica e Desenvolvimento Regional.

Saúde Coletiva

Para os profissionais que se interessam pela área da saúde, o PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) oferece matrículas para as seguintes disciplinas isoladas: Gestão do Cuidado Integral a Saúde (até 20/10); Planejamento Estratégico em Saúde (até 5/10); Análise de dados em pesquisa qualitativa em saúde com auxílio do software ATLAS.ti (até 22/9) e Docência em Saúde (até 9/11).

Ciências Ambientais
Se a opção for pelo mestrado ou doutorado do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), o profissional pode optar pelas disciplinas isoladas: Conservação e Manejo de Áreas Protegidas, Ecologia de Paisagem ou Gestão Ambiental (com matrículas até 1º/9); Educação Ambiental (até 28/9); Psicologia Ambiental (matrículas até 13 de outubro); Interação Clima-Biodiversidade (até 3/11) e Amostragem e Análise de Dados em Ecologia Animal (período encerra em 24/11).

Mais informações

Mestrado em Ciências e Engenharia de Materiais

Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico


Mestrado em Saúde Coletiva

Mestrado e doutorado em Ciências Ambientai
s

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 08 de agosto de 2017 às 09:30
Compartilhar Comente

Seminário de Avaliação trata sobre os Programas de Pós-Graduação

Seminário de Avaliação trata sobre os Programas de Pós-Graduação
Evento ocorreu na manhã desta terça, no Bloco P (Foto: Davi Carrer) Mais imagens

Dezenas de professores e pesquisadores doutores da Unesc se reuniram nesta terça-feira (17/5) para participar do “Seminário de avaliação do Triênio/Quadriênio dos Programas Stricto Sensu da Unesc: Balanço e Perspectivas”. Ao longo da manhã, os seis PPGs (Programas de Pós-Graduação) da Universidade fizeram um balanço das suas atividades e apresentaram perspectivas para a avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em 2017.

“Este é um momento importante. De analisar o cenário nacional e refletirmos sobre pesquisa. Ela é fundamental e um diferencial, que nos consolida como Universidade”, comentou o reitor Gildo Volpato, que também é pesquisador. O reitor ressaltou a importância dos PPGs (Programas de Pós-Graduação) para a Universidade e para sociedade e lembrou que a qualidade da pesquisa e da pós-graduação incidem na graduação.

“Hoje damos continuidade a uma aproximação, encontro e reflexão sobre os PPGs. É momento que tem por objetivo avaliarmos o que os programas estão fazendo e ver as possibilidades de colaboração entre eles”, destacou a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e pesquisadora, Luciane Ceretta.

Os trabalhos do Seminário foram conduzidos pelo assessor acadêmico de Pesquisa e Pós-Graduação, André Cechinel.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 17 de maio de 2016 às 11:48
Compartilhar Comente

Da Unesc para Portugal: professores lançam três livros

Da Unesc para Portugal: professores lançam três livros
Obras foram apresentadas durante jornadas de Arqueologia Mais imagens

Professores da Unesc atravessaram o Oceano Atlântico para lançar três livros em Portugal. Eles apresentaram as obras “Arqueologia Ibero-americana e Transatlântica: Arqueologia, Sociedade e Território”, “Arqueofauna e Paisagem” e “Patrimônio Cultural, Direito e Cidadania”. O ato ocorreu ontem (2/4), no Auditório Municipal Elvino Pereira, na cidade de Mação, durante a 10ª Jornada de Arqueologia Ibero-americana e 2ª Jornada de Arqueologia Transatlântica.

Os professores da Juliano Bitencourt Campos, doutor Jairo José Zocche e Daniel Preve lançaram as obras (publicadas pela editora Habilis Press), que também tem outros organizadores e diversos autores.

Livros

“Arqueologia Ibero-americana e Transatlântica: Arqueologia, Sociedade e Território”
- Organizadores da obra: Juliano Bitencourt Campos, Jairo José Zocche, Jedson Francisco Cerezer e Luiz Oosterbeek
- Realização da Unesc com o ITM (Instituto Terra e Memória), de Portugal.

“Arqueofauna e Paisagem”
- Organizadores da obra: Jairo José Zocche, Juliano Bitencourt Campos, Nelson José Oliveira de Almeida, Claudio Ricken
- Realização da Unesc com o ITM (Instituto Terra e Memória).

"Patrimônio Cultural, Direito e Cidadania"
- Organizadores da obra: Daniel Preve, Juliano Bitencourt Campos e Alfredo Engelmann Filho.
- Realização curso de Direito e Grupo de Pesquisa em Arqueologia e Gestão Integrada do Território da Unesc.

Jairo é professor do PPGCA, Juliano integra o Grupo de Pesquisa Arqueologia e Gestão Integrada do Território e Daniel é diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas).

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 03 de abril de 2014 às 11:42
Compartilhar Comente

Mestrados da Unesc oferecem disciplinas isoladas

Mestrados da Unesc oferecem disciplinas isoladas
São oportunidades em diferentes áreas do conhecimento (Foto: Arquivo) Mais imagens

Uma das maneiras de se aperfeiçoar são as disciplinas isoladas dos mestrados da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), de Criciúma/SC. Os interessados podem optar por diferentes áreas, como Educação, Desenvolvimento Socioeconômico, Ciências Ambientais, Ciências da Saúde e Ciência e Engenharia de Materiais, que estão com inscrições abertas ou programas para abrir. Confira datas e informações de cada mestrado:

Mestrado em Educação
(inscrições de 10 a 28 de fevereiro)

Disciplinas:
- “Concepção de Leitura e suas implicações no Ensino”
- “A Dialética e a Pesquisa em Educação”
- “Memória Docente, Movimento Sindical e Gênero”
- “Educação e Saúde na Concepção Libertadora”
- “Gestão Democrática na Educação Básica”

Confira cronograma e horários clicando aqui.

Mais informações na secretaria do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), na sala 15 do Bloco Q, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, pelo telefone (48) 3431-2594 ou e-mail ppge@unesc.net.

Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico
(inscrições de 17 de fevereiro a 10 de março)

Disciplinas:
- “Política, Sociedade e Poder”
- “Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural”
- “Pesquisa, Desenvolvimento e Inovações”
- "Desenvolvimento Agropecuário e Agroindustrial"

Confira cronograma e horários clicando aqui.

Mais informações na secretaria do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico), na sala 14 do Bloco da Biblioteca, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30, pelo telefone (48) 3431-2624 ou e-mail ppgds@unesc.net.

Mestrado em Ciências Ambientais
(inscrições até uma semana antes de início das aulas)

Disciplinas:
- “Fundamentos em Ecologia e Biodiversidade”
- “Sociedade, Meio Ambiente e Desenvolvimento”
- “Metodologia Científica”
- “Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar I”
- “Ecologia de Paisagem”
- “Estatística Aplicada”
- “Etnobiologia”
- “Psicologia Ambiental”

Confira cronograma e horários clicando aqui.

Mais informações na secretaria do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), na sala 6 do Bloco P, das 13h30 às 17h30 e das 18 às 22 horas, pelo telefone (48) 3431-2595 ou e-mail ppga@unesc.net.

Mestrado em Ciências da Saúde
(de acordo com o início de aula de cada disciplina)

Disciplinas:
- “Metodologia do Ensino Superior”
- “Biologia Molecular”
- “Erros Inatos do Metabolismo”
- “Bioestatística Avançada”
- “Choque e monitorização hemodinâmica”
- “Bioquímica”
- “Metodologia da Pesquisa”

Confira cronograma e horários clicando aqui.

Mais informações na secretaria do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde), na sala 16 do Bloco S – último piso, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, pelo telefone (48) 3431-2578 ou e-mail ppgcs@unesc.net.

Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais
(inscrições dia 12 de março)

Disciplinas:
- “Processamento de Materiais”
- “Ciências dos Materiais”
- “Materiais Cerâmicos”
- “Termodinâmica dos Materiais”

Confira cronograma e horários clicando aqui.

Mais informações na secretaria do PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais), na sala 28 do Bloco Administrativo, das 13h30 às 17h30 e das 18 às 22 horas, pelo telefone (48) 3431-2775 ou e-mail ppgcem@unesc.net.

Documentos necessários
Para fins de matrícula em disciplina isolada, os portadores de diploma de curso de graduação deverão apresentar:
- Fotocópia autenticada do diploma de curso de graduação, devidamente registrado ou convalidado, quando estrangeiro, ou Certificado de conclusão de curso de graduação em que o conste o número do Decreto do Reconhecimento publicado no Diário Oficial da União;
- Fotocópia autenticada do Histórico Escolar de curso de graduação;
- Fotocópia do documento de Identidade e do CPF, sendo que, no caso de o candidato ser estrangeiro, deverão ser apresentados os documentos exigidos pela legislação específica;
- Foto 3x4 cm recente;
- Formulário de Inscrição;
- Requerimento de Matrícula.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 11 de fevereiro de 2014 às 09:51
Compartilhar Comente