PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Aluna da Universidade de Rennes1, da França, realiza estágio na Unesc

Aluna da Universidade de Rennes1, da França, realiza estágio na Unesc
Manon Alice Henry fica no Brasil até o final de maio (Foto: Davi Carrer) Mais imagens

A Unesc está recebendo uma visita especial neste semestre. A francesa Manon Alice Henry escolheu a Universidade para realizar o seu estágio. Manon é estudante do quinto ano de Farmácia da Universidade de Rennes1, em Rennes, na França, onde ao fim do quarto ano de faculdade os alunos são classificados (nota) e escolhem o local de estágio: hospital, farmácia comercial ou indústria/laboratório de pesquisa.

A francesa escolheu estagiar no LaPlam (Laboratório de Plantas Medicinais) aqui na Unesc depois da passagem da professora doutora Patrícia Amaral, coordenadora do LaPlaM, que fazia o seu pós-doutorado na França em 2013. “A vontade da Manon em trabalhar com plantas medicinais, aliada a minha passagem pela Université de Rennes1 proporcionou a oportunidade dela realizar o estágio aqui na nossa Universidade. Outro fato que contribuiu para sua decisão foi a rica biodiversidade brasileira, sem falar que o Brasil está em evidência no mundo hoje. Por isso ela veio para cá”, comentou Patrícia.

Até o final de maio a estudante do velho continente terá a chance de utilizar toda a estrutura da Universidade para aprofundar seus estudos, com o apoio da mestranda do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) Marilia Borges, orientanda da professora Patrícia Amaral. Ela tem como objetivo fazer um levantamento bibliográfico de plantas medicinais que já foram utilizadas para combater a Malária. E também vai participar de pesquisa de campo sobre a utilização de plantas medicinais para combater doenças respiratórias.

Idioma

Manon fala francês e inglês, mas muito pouco o português, o qual está aprendendo. Com a tradução de Patrícia ela afirma que está muito animada com seu trabalho, que envolverá também a participação da aluna nas reuniões mensais do projeto institucional Fitoterapia Racional. A iniciativa reúne agentes da Pastoral da Saúde para discutir e estudar plantas medicinais, sendo que a próxima reunião ocorrerá na terça-feira (11/3).

Diferenças

No Brasil, Manon mora com professora doutora Patrícia Duarte Simões Pires. Manon está encantada com a anfitriã e garante que a cultura, alimentação e clima são muito próximos, porém aqui tem mais verde do que a cidade em que ela vive na França. “Aqui eu sinto com mais clareza o cheiro da natureza, talvez evidenciado pelo calor do verão, pois no verão em Rennes as temperaturas oscilam entre 20 e 30, graus no máximo”, afirmou.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 06 de março de 2014 às 09:27
Compartilhar Comente (1)

Mestrados da Unesc oferecem disciplinas isoladas

Mestrados da Unesc oferecem disciplinas isoladas
São oportunidades em diferentes áreas do conhecimento (Foto: Arquivo) Mais imagens

Uma das maneiras de se aperfeiçoar são as disciplinas isoladas dos mestrados da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), de Criciúma/SC. Os interessados podem optar por diferentes áreas, como Educação, Desenvolvimento Socioeconômico, Ciências Ambientais, Ciências da Saúde e Ciência e Engenharia de Materiais, que estão com inscrições abertas ou programas para abrir. Confira datas e informações de cada mestrado:

Mestrado em Educação
(inscrições de 10 a 28 de fevereiro)

Disciplinas:
- “Concepção de Leitura e suas implicações no Ensino”
- “A Dialética e a Pesquisa em Educação”
- “Memória Docente, Movimento Sindical e Gênero”
- “Educação e Saúde na Concepção Libertadora”
- “Gestão Democrática na Educação Básica”

Confira cronograma e horários clicando aqui.

Mais informações na secretaria do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), na sala 15 do Bloco Q, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, pelo telefone (48) 3431-2594 ou e-mail ppge@unesc.net.

Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico
(inscrições de 17 de fevereiro a 10 de março)

Disciplinas:
- “Política, Sociedade e Poder”
- “Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural”
- “Pesquisa, Desenvolvimento e Inovações”
- "Desenvolvimento Agropecuário e Agroindustrial"

Confira cronograma e horários clicando aqui.

Mais informações na secretaria do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico), na sala 14 do Bloco da Biblioteca, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30, pelo telefone (48) 3431-2624 ou e-mail ppgds@unesc.net.

Mestrado em Ciências Ambientais
(inscrições até uma semana antes de início das aulas)

Disciplinas:
- “Fundamentos em Ecologia e Biodiversidade”
- “Sociedade, Meio Ambiente e Desenvolvimento”
- “Metodologia Científica”
- “Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar I”
- “Ecologia de Paisagem”
- “Estatística Aplicada”
- “Etnobiologia”
- “Psicologia Ambiental”

Confira cronograma e horários clicando aqui.

Mais informações na secretaria do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), na sala 6 do Bloco P, das 13h30 às 17h30 e das 18 às 22 horas, pelo telefone (48) 3431-2595 ou e-mail ppga@unesc.net.

Mestrado em Ciências da Saúde
(de acordo com o início de aula de cada disciplina)

Disciplinas:
- “Metodologia do Ensino Superior”
- “Biologia Molecular”
- “Erros Inatos do Metabolismo”
- “Bioestatística Avançada”
- “Choque e monitorização hemodinâmica”
- “Bioquímica”
- “Metodologia da Pesquisa”

Confira cronograma e horários clicando aqui.

Mais informações na secretaria do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde), na sala 16 do Bloco S – último piso, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, pelo telefone (48) 3431-2578 ou e-mail ppgcs@unesc.net.

Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais
(inscrições dia 12 de março)

Disciplinas:
- “Processamento de Materiais”
- “Ciências dos Materiais”
- “Materiais Cerâmicos”
- “Termodinâmica dos Materiais”

Confira cronograma e horários clicando aqui.

Mais informações na secretaria do PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais), na sala 28 do Bloco Administrativo, das 13h30 às 17h30 e das 18 às 22 horas, pelo telefone (48) 3431-2775 ou e-mail ppgcem@unesc.net.

Documentos necessários
Para fins de matrícula em disciplina isolada, os portadores de diploma de curso de graduação deverão apresentar:
- Fotocópia autenticada do diploma de curso de graduação, devidamente registrado ou convalidado, quando estrangeiro, ou Certificado de conclusão de curso de graduação em que o conste o número do Decreto do Reconhecimento publicado no Diário Oficial da União;
- Fotocópia autenticada do Histórico Escolar de curso de graduação;
- Fotocópia do documento de Identidade e do CPF, sendo que, no caso de o candidato ser estrangeiro, deverão ser apresentados os documentos exigidos pela legislação específica;
- Foto 3x4 cm recente;
- Formulário de Inscrição;
- Requerimento de Matrícula.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 11 de fevereiro de 2014 às 09:51
Compartilhar Comente

Unesc ganha destaque nacional e estadual no Ranking Universitário Folha

Unesc ganha destaque nacional e estadual no Ranking Universitário Folha
Universidade é destaque em pesquisa, internacionalização e inovação (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc é a melhor universidade catarinense não estatal, segundo o RUF (Ranking Universitário Folha), nos quesitos pesquisa, internacionalização e inovação. No Brasil, no conjunto dos critérios do Ranking, a Unesc ficou na 28º posição entre as universidades particulares.

“São indicadores e números que refletem a maturidade de nossa Instituição e a busca constante pela qualidade dos serviços prestados à comunidade durante os seus 45 anos de existência. A Unesc está ciente de seu compromisso de educar, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Este resultado mostra que estamos no caminho certo e que precisamos continuar investindo e colocando foco em nossas decisões institucionais”, destacou o reitor Gildo Volpato.

No quesito pesquisa a Universidade é a sexta melhor instituição privada do Brasil e ocupa a 60º posição entre todas as universidades. Na avaliação da inovação a Unesc ficou entre as 15 melhores universidades não estatais e na internacionalização entre as 30 melhores instituições particulares. No estado de Santa Catarina a Unesc, nos dois quesitos, só fica atrás de instituições públicas, como a UFSC e Udesc, no quesito pesquisa, e a UFSC e FURB, nos quesitos internacionalização e inovação, sendo que neste último está empatada com a Univali.

“Esse resultado representa o investimento da Unesc para o fortalecimento da pesquisa e da inovação, entendendo que este é seu papel enquanto universidade comunitária. Os índices alcançados são fantásticos e estimulam os pesquisadores a continuar desenvolvendo estudos e divulgando seus resultados, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade de vida das pessoas em diversos locais do país e do mundo, uma vez que os resultados destas pesquisas fomentam inovações importantes, nas diferentes áreas do conhecimento”, analisou a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta.

O ranking, que analisou 192 universidades brasileiras, mescla indicadores de pesquisa (publicações e citações), internacionalização (publicações e professores), inovação (patentes), mercado de trabalho (opinião de 1681 profissionais de recursos humanos) e ensino (opinião de 464 professores cadastrados no INEP e qualificação dos professores).

Clique aqui e entenda como funciona a metodologia do RUF

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 17 de setembro de 2013 às 11:24
Compartilhar Comente

Professora da Unesc vai proferir conferência de abertura de evento em MG

Professora da Unesc vai proferir conferência de abertura de evento em MG
Divulgação Mais imagens

A professora doutora Terezinha Gonçalves, do curso de Psicologia e do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) vai proferir a conferência de abertura do Congresso Sul Mineiro de Psicologia, que será realizado de 6 a 8 de outubro, em Poços de Caldas, Minas Gerais. Ela vai abordar o tema “A produção da subjetividade e os desafios do século XXI”, enfocando os desafios da psicologia neste milênio, com ênfase na psicologia social e ambiental.

 

A Unesc é a única universidade do Brasil que insere a Psicologia Ambiental como disciplina obrigatória. “O chamado da universidade pela professora Terezinha só engrandece cada vez o mais o curso de Psicologia da Unesc, mostrando que temos o reconhecimento em nível nacional e internacional, pois em outubro ela vai participar de um evento na Colômbia. Isso mostra o alto nível de conhecimento da professora Terezinha”, ressaltou a coordenadora do curso de Psicologia, Graziela Amboni.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Nadia Regia Almeida Couto:nadia@unesc.net 30 de setembro de 2011 às 14:36
Compartilhar Comente

Criação de núcleo para estudo de Plano Diretor Sustentável do Campus é sugerido em fórum

Criação de núcleo para estudo de Plano Diretor Sustentável do Campus é sugerido em fórum
Zeca Virtuoso Mais imagens

A instalação de um núcleo interdisciplinar, composto por membros das várias áreas de conhecimento, vai ser sugerido à Reitoria para a elaboração do Plano Diretor Sustentável do Campus. A proposição vai integrar um documento  a ser entregue ao reitor Gildo Volpato pela Comissão Permanente de Meio Ambiente e Valores Humano, como resultado do 1º Fórum do Plano Diretor Sustentável, realizado nesta sexta-feira na Unesc. O encerramento contou com a participação de Volpato, que destacou a importância da iniciativa como um elemento fundamental ao fortalecimento da missão institucional e o início de um processo para a sustentabilidade socioambiental da Universidade.

A programação do evento foi desenvolvida nos três períodos, no auditório Ruy Hülse, reunindo professores, acadêmicos e funcionário em torno do tema “O papel da Unesc na promoção do Ecodesenvolvimento - Avaliação interna e perspectivas futuras”. Pela manhã, a discussão central enfatizou os conceitos de desenvolvimento sustentável e ecodesenvolvimento, sendo este último apontado como o mais abrangente, por incluir desenvolvimento com ética, para além dos interesses meramente econômicos.

Desdobramentos

No período da tarde foram discutidos cinco temáticas – Projetos Arquitetônicos, PEGA (Programa de Educação e Gestão Ambiental), Humanização, Arborização e Saneamento. Assim, foi possível a configuração de um panorama atual dos principais problemas do campus. À noite, foi apresentado um resumo dos dois primeiros momentos, com discussão posterior e outras sugestões complementares.

 

Confira a programação geral, com temáticas e expositores.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Zeca Virtuoso:zeca@unesc.net 30 de outubro de 2009 às 22:01
Compartilhar Comente