PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Qualidade dos Mestrados e Doutorados da Unesc é reconhecida nacionalmente

Qualidade dos Mestrados e Doutorados da Unesc é reconhecida nacionalmente
Três Programas de Pós-Graduação aumentaram suas notas na Capes (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc vem colhendo os frutos do trabalho nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação e recebeu mais um resultado positivo de avaliações em âmbito nacional. Desta vez foram seus PPGs (Programas de Pós-Graduação), que tiveram as notas aumentadas na avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O resultado foi divulgado na última semana de setembro e revelou que a Unesc figura no seleto grupo formado por 22% das 4.175 IES (Instituições de Ensino Superior) brasileiras que obtiveram aumento no conceito de qualidade de seus PPGs.

A Capes realiza uma avaliação quadrienal dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) de todo o Brasil. A última análise, feita de 2013 a 2016 apontou que a Unesc teve três de seus PPGs, o conceito de qualidade maior que no comparativo com a avaliação anterior.

Para a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, o resultado é reflexo do trabalho sério realizado pelos professores, pesquisadores e alunos dos PPGs e do investimento que a Instituição tem feito em seus cursos. “A avaliação positiva da Capes avaliza os esforços feitos há anos no sentido de buscar a excelência dos nossos cursos de pós-graduação stricto sensu. É um orgulho para a Universidade ser referência nacional também nesta área”, afirma Luciane. “O resultado também é positivo para a região, que se beneficia com a pesquisa desenvolvida e com profissionais ainda mais capacitados e que vão fazer a diferença na sociedade”, complementa.

Conceitos maiores

Após esta última avaliação da Capes, o PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), o PPGDS (Programa de Desenvolvimento Socioeconômico) e o PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharias de Materiais) passaram do conceito 3 para 4 - quando o PPG possui Mestrado, como no caso do PPGE, PPGDS e PPGCEM o conceito máximo que pode alcançar é 5. Desse modo, estão credenciados a submeterem à Capes programas de doutorado para o ano que vem, se assim a Instituição avaliar como pertinente.

“A Unesc tem sete programas atualmente. Dois são muito jovens e não completaram o período de avaliação e, portanto, mantiveram a sua nota. Considerando apenas os cinco que poderiam aumentar o conceito, três deles passaram de 3 para 4. Essa é uma conquista importante para a Unesc porque consolida todo o trabalho e investimento feito pela Instituição nos últimos anos”, afirma o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Oscar Montedo.

Além disso, dois programas que já possuem cursos de doutorado mantiveram seus conceitos. O PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) manteve seu conceito 4, enquanto que o PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) continua sendo um programa de excelência aos olhos da Capes, mantendo seu conceito 6.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 08 de outubro de 2017 às 08:00
Compartilhar Comente

Inscrições abertas para disciplinas isoladas em mestrados e doutorados

Inscrições abertas para disciplinas isoladas em mestrados e doutorados
Há opções em áreas como Engenharia de Materiais e Saúde Coletiva (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc está com inscrições abertas para disciplinas isoladas em seus mestrados em Ciência e Engenharia de Materiais, em Desenvolvimento Socioeconômico e em Saúde Coletiva, além do mestrado e doutorado em Ciências Ambientais. Os interessados em dar continuidade aos estudos acadêmicos ainda no segundo semestre de 2017 podem procurar os PPGs (Programas de Pós-Graduação) da sua área de preferência, no campus da Unesc, ou acessar o portal da Universidade.

Ciência e Engenharia de Materiais

O PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais) oferece até esta quinta-feira (10/8), inscrições para as disciplinas isoladas em seu mestrado: Processamento de Materiais; Materiais Compósitos; Materiais Convencionais e Nanoestruturados Aplicados em Remediação Ambiental; Termodinâmica dos Materiais e Técnicas de Caracterização de Compostos Materiais.

Desenvolvimento Socioeconômico
Já o PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico), está com inscrições abertas até esta sexta-feira (11/8) para as disciplinas isoladas: Trabalho e Movimentos Sociais; Trabalho, Tecnologia e Organizações; Desenvolvimento e Sustentabilidade; Informação e Conhecimento nas Organizações e Formação Econômica e Desenvolvimento Regional.

Saúde Coletiva

Para os profissionais que se interessam pela área da saúde, o PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) oferece matrículas para as seguintes disciplinas isoladas: Gestão do Cuidado Integral a Saúde (até 20/10); Planejamento Estratégico em Saúde (até 5/10); Análise de dados em pesquisa qualitativa em saúde com auxílio do software ATLAS.ti (até 22/9) e Docência em Saúde (até 9/11).

Ciências Ambientais
Se a opção for pelo mestrado ou doutorado do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), o profissional pode optar pelas disciplinas isoladas: Conservação e Manejo de Áreas Protegidas, Ecologia de Paisagem ou Gestão Ambiental (com matrículas até 1º/9); Educação Ambiental (até 28/9); Psicologia Ambiental (matrículas até 13 de outubro); Interação Clima-Biodiversidade (até 3/11) e Amostragem e Análise de Dados em Ecologia Animal (período encerra em 24/11).

Mais informações

Mestrado em Ciências e Engenharia de Materiais

Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico


Mestrado em Saúde Coletiva

Mestrado e doutorado em Ciências Ambientai
s

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 08 de agosto de 2017 às 09:30
Compartilhar Comente

Seminário de Avaliação trata sobre os Programas de Pós-Graduação

Seminário de Avaliação trata sobre os Programas de Pós-Graduação
Evento ocorreu na manhã desta terça, no Bloco P (Foto: Davi Carrer) Mais imagens

Dezenas de professores e pesquisadores doutores da Unesc se reuniram nesta terça-feira (17/5) para participar do “Seminário de avaliação do Triênio/Quadriênio dos Programas Stricto Sensu da Unesc: Balanço e Perspectivas”. Ao longo da manhã, os seis PPGs (Programas de Pós-Graduação) da Universidade fizeram um balanço das suas atividades e apresentaram perspectivas para a avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em 2017.

“Este é um momento importante. De analisar o cenário nacional e refletirmos sobre pesquisa. Ela é fundamental e um diferencial, que nos consolida como Universidade”, comentou o reitor Gildo Volpato, que também é pesquisador. O reitor ressaltou a importância dos PPGs (Programas de Pós-Graduação) para a Universidade e para sociedade e lembrou que a qualidade da pesquisa e da pós-graduação incidem na graduação.

“Hoje damos continuidade a uma aproximação, encontro e reflexão sobre os PPGs. É momento que tem por objetivo avaliarmos o que os programas estão fazendo e ver as possibilidades de colaboração entre eles”, destacou a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e pesquisadora, Luciane Ceretta.

Os trabalhos do Seminário foram conduzidos pelo assessor acadêmico de Pesquisa e Pós-Graduação, André Cechinel.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 17 de maio de 2016 às 11:48
Compartilhar Comente

Projeto de extensão é apresentado em Jornada Paulista de Plantas Medicinais

Projeto de extensão é apresentado em Jornada Paulista de Plantas Medicinais
Atividades desenvolvidas pelo curso de Farmácia serão socializadas (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os resultados do projeto de extensão “Fitoterapia Racional: aspectos taxonômicos, agroecológicos, etnobotânicos e terapêuticos”, desenvolvido pelo curso de Farmácia da Unesc em parceria com a Pastoral da Saúde e as UNAs (Unidades Acadêmicas) de SAU (Ciências da Saúde) e de HCE (Humanidades, Ciências e Educação), serão apresentados na 12ª Jornada Paulista de Plantas Medicinais, que ocorre de quinta-feira a sábado (16 a 19/9) no Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu.

No evento, as atividades desenvolvidas em 2014 pelo projeto serão apresentadas pelas professoras Vanilde Citadini Zanette e pela aluna do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), Kátia Mara Batista.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 15 de setembro de 2015 às 18:22
Compartilhar Comente

Oficina “Quintal Comestível” com inscrições abertas

Oficina “Quintal Comestível” com inscrições abertas
Plantas Alimentícias Não Convencionais serão abordadas (Foto: Divulgação) Mais imagens

Atualmente há um aumento na demanda por alimentos saudáveis, mas com os compromissos do cotidiano, a tradição do plantio doméstico está cada vez diminuindo. Para abordar esta questão e a importância da diversificação de cultivo e consumo de plantas, o PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) da Unesc realiza dia 15 de maio a oficina “Quintal Comestível – Plantas Alimentícias Não Convencionais”, com o quintaleiro, iristerapeuta e permacultor Kleber Fernandes.

Voltada para estudantes e agentes da Pastoral da Saúde, a oficina ocorre das 8h30 às 17h30 no Laboratório de Técnica Dietética da Universidade. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de maio.

A iniciativa tem o apoio do curso de Nutrição da Unesc. Mais informações pelos telefones (48) 9955-9169 ou (48) 3431-2595.

Inscrições

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 04 de maio de 2015 às 18:29
Compartilhar Comente