PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Inscrições Abertas - Processo Seletivo Vagas Excedentes Discentes Mestrado 2023

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão e a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), fazem saber que estão abertas as inscrições para o processo de seleção e admissão ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Curso de Mestrado em Ciências Ambientais, vagas excedentes.


📌 As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo endereço https://unesc.selecao.net.br, sendo que o formulário de inscrição e documentos obrigatórios digitalizados (em arquivo .pdf) deverão ser anexados no momento de inscrição através da “Área do Candidato” do endereço eletrônico supracitado, até às 23h59 do dia 30 de junho de 2023.

Mais informações estão disponíveis no edital: https://unesc.selecao.net.br/informacoes/98/

01 de junho de 2023 às 14:38
Compartilhar Comente

[INSCRIÇÕES ABERTAS] PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, por meio da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), faz saber que estão abertas as inscrições para o processo de seleção e admissão ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais.

[📌]  As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo endereço https://unesc.selecao.net.br, sendo que o formulário de inscrição e documentos obrigatórios digitalizados (em arquivo .pdf) deverão ser anexados no momento de inscrição através da “Área do Candidato” do endereço eletrônico supracitado, até às 23h59 do dia 11 de novembro de 2022.

Mais informações estão disponíveis no edital: https://unesc.selecao.net.br/

16 de setembro de 2022 às 16:30
Compartilhar Comente

Fórum de Pesquisa oportuniza debate sobre o universo da ciência na Unesc

Fórum de Pesquisa oportuniza debate sobre o universo da ciência na Unesc
Evento reuniu pesquisadores, professores e acadêmicos nesta quarta-feira (24/05) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O universo da pesquisa e suas oportunidades na Unesc foram esmiuçados na tarde desta quarta-feira (24/05) em encontro com pesquisadores, professores e estudantes da Universidade no Fórum de Pesquisa da Instituição. O evento oportunizou o debate em torno da temática, assim como a elaboração de propostas de aprimoramento das políticas da Instituição.

O objetivo do convite aos colegas, de reestabelecer um diálogo presencial após dois anos de contatos majoritariamente feito de maneira remota, conforme a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Patrícia de Aguiar Amaral, foi de extrema valia. “Temos na Pesquisa um caminho desafiador que traz muita experiência e aprendizado. É um longo caminho a ser percorrido”, comentou.

A atenção da Diretoria, de acordo com a professora, tem se voltado ao aprimoramento dos processos de pesquisa, ciente das mudanças e consequentes desafios trazidos pela Graduação Multi. “Temos trabalhado intensamente nesse sentido especialmente neste ano tendo em vista a necessidade de integrar ainda mais a pesquisa de forma orgânica e sistemática nos cursos a partir da nova proposta de ensino-aprendizagem. O Fórum de hoje tem esse objetivo: unir forças e conhecimentos neste trabalho”, aponta Patrícia.

O resultado mais importante do encontro, conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, é o diálogo aberto com o grupo. “Dialogar com a comunidade acadêmica, seja com estudantes que estão iniciando ou pesquisadores que já estão em nível de complexidade maior, se torna absolutamente necessário. O encontro de hoje nos convoca a refletir sobre todas as nossas políticas institucionais, estabelecendo os novos caminhos que temos que assumir diante do cenário que nos envolve especialmente pós-pandemia”, salientou.

A produção de ciência em discussão no Fórum, de acordo com a reitora, se faz todos os dias em diferentes lugares, na sala de aula, nos laboratórios e no dia a dia dos trabalhos dos pesquisadores em diferentes dimensões. “Todos os envolvidos, portanto, tem papel fundamental no processo de produção científica e, desta forma, devem participar da reflexão sobre quais caminhos devemos tomar”, acrescentou.

Ao longo do encontro, dividido em três momentos, comandados por Patrícia e pelas assessoras da Diretoria, Merisandra Cortes de Matos Garcia e Giovana Salvaro, os participantes puderam registrar perguntas e sugestões para a gestão universitária e diretoria.

Nesta quinta-feira (26/05) a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação reúne os professores permanentes dos Programas de Pós-Graduação para mais uma tarde de discussões, desta vez voltado à detalhamentos sobre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), qualificação de publicações, publicação de resultados, mais detalhes sobre questões de internacionalização dos Programas, entre outros assuntos, também com espaço para questionamentos e sugestões. O encontro acontecerá no Auditório Edson Rodrigues, no Bloco P,  a partir das 13h30.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de maio de 2022 às 18:39
Compartilhar Comente

[CONVITE] Webconferência: Direito à Terra: marco temporal e a demarcação de terras indígenas.


O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais convida toda a comunidade acadêmica para participar da Webconferência: Direito à Terra: marco temporal e a demarcação de terras indígenas.


Data: 18 de agosto (quarta-feira) - 19h
Link de acesso:  meet.google.com/wxz-uzke-hoe


Ministrante: Fabiano Alves (Karai) - Terra Indígena Tekoá Marangatu – Imaruí/SC. Integrante do Núcleo de Estudos Étnico-raciais, Afro-brasileiros, Indígenas e de Minorias (NEAB/UNESC), Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA/UNESC).
Ministrante: Prof. Me. Nuno Nunes - Doutorando em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPlan/UDESC), Pesquisador Associado ao Núcleo de Estudos Étnico-raciais, Afro-brasileiros e Indígenas (NEAB/UDESC). Indigenista, membro do Observatório Indigenista.
Ministrante: Prof. Dr. Daniel Ribeiro Preve – Líder do Grupo de Pesquisa em Direito à Cidade e Políticas de Sustentabilidade Urbana e Ambiental (GPDUC/UNESC), Curso de Direito, Vice-Reitor da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).
Mediador: Prof. Dr. Juliano Bitencourt Campos (Curso de História/PPGCA/NEAB/UNESC)

Realização: Curso de História, o Curso de Direito, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEAB), o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), o Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), o Grupo de Pesquisa em Direito à Cidade e Políticas de Sustentabilidade Urbana e Ambiental (GPDUC) e o Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (LAPIS), da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

17 de agosto de 2021 às 13:46
Compartilhar Comente

Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Unesc lança Nota de Apoio

Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Unesc lança Nota de Apoio
Documento manifesta tristeza diante do incêndio no Museu Nacional no Rio de Janeiro (Foto: Vitor Abdala/ Agência Brasil) Mais imagens

Após o trágico incêndio, acontecido no domingo (2/9), na sede do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, os membros do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Unesc lançaram uma Nota de Apoio ao Museu Nacional do Rio de Janeiro. No documento, assinado pela coordenadora do Programa, Patrícia de Aguiar Amaral, e pela coordenadora adjunta, Vanilde Citadini Zanette, o grupo manifesta sua profunda tristeza pelo acontecimento.

O texto afirma que “o Museu Nacional representa a história brasileira, de diversos campos do conhecimento científico. Instituição importante na gestão e na preservação do patrimônio cultural nacional, responsável pelo desenvolvimento científico do País, com seus diferentes programas de pós-graduação, sendo um centro acadêmico de referência nacional e internacional. Um país que valoriza a memória e seu patrimônio cultural, fortalece a construção de uma sociedade libertadora”.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 03 de setembro de 2018 às 22:15
Compartilhar Comente