PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

PPGCA é nota 5 na avaliação da Capes

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da UNESC possui característica interdisciplinar, tanto em função da diversidade na formação do seu quadro docente e conteúdo das disciplinas previstas, quanto diante da perspectiva necessária para a abordagem das questões socioambientais.
O PPGCA é recomendado pela CAPES, com nota 5 e está inserido na grande área Multidisciplinar, na área de Ciências Ambientais.
No Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais, a construção de conhecimento sobre as questões ambientais ocorre por meio de uma perspectiva complexa e qualificada. O PPGCA possui duas linhas de pesquisa que permitem contemplar, de um lado, os fatores biológicos, físicos e químicos, e, de outro, os sociopolíticos, culturais e econômicos. Ambas as abordagens possibilitam a compreensão de como estes vários aspectos estão estreitamente ligados e se influenciam mutuamente, além de oferecer subsídios para o desenvolvimento de uma nova consciência ambiental e de soluções para os problemas socioambientais.


LINHAS DE PESQUISA:
- Ambiente Natural
A linha de pesquisa se dedica ao estudo da dinâmica de ecossistemas naturais, buscando alternativas e estratégias para o manejo de populações e comunidades naturais, a biodiversidade e o conhecimento tradicional associado. Desta maneira, procura contribuir para a restauração ecológica e para a conservação e utilização sustentável dos recursos naturais.
- Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento
A linha de pesquisa se dedica ao estudo das interações entre sociedade e natureza, ocupações humanas, implicações entre desenvolvimento, organizações produtivas e sociais, políticas públicas, saúde e ambiente, sustentabilidade, cidadania, comunicação e educação ambiental. Desta maneira, procura contribuir para a solução dos problemas socioambientais do mundo contemporâneo e discutir a questão da sustentabilidade na perspectiva interdisciplinar.

16 de setembro de 2022 às 16:30
Compartilhar Comente

[INSCRIÇÕES ABERTAS] PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, por meio da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), faz saber que estão abertas as inscrições para o processo de seleção e admissão ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais.

[📌]  As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo endereço https://unesc.selecao.net.br, sendo que o formulário de inscrição e documentos obrigatórios digitalizados (em arquivo .pdf) deverão ser anexados no momento de inscrição através da “Área do Candidato” do endereço eletrônico supracitado, até às 23h59 do dia 11 de novembro de 2022.

Mais informações estão disponíveis no edital: https://unesc.selecao.net.br/

16 de setembro de 2022 às 16:30
Compartilhar Comente

Pesquisadores do Laboratório de Arqueologia apresentam trabalhos em evento nacional

A Universidade esteve presente no 20º Congresso da SAB (Sociedade de Arqueologia Brasileira), que ocorreu de 4 a 8 de novembro em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Pesquisadores do Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz) do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) da Unesc, acompanharam os debates e palestras e apresentaram estudos.

As atividades do Congresso foram desenvolvidas dentro da temática “Memória, Patrimônio Cultural e Direitos Humanos”, que abrange diversas formas de memória, patrimônio ou herança cultural e direitos humanos em seu sentido mais amplo.

Os pesquisadores do Lapis apresentaram os trabalhos:

“Arqueologia Entre Rios: Do Urussanga ao Mampituba (AERUM) - Arqueobotânica Guarani”, de autoria de Juliano Bitencourt Campos, Giovana Cadorin Votre, Marcos Cesar Pereira Santos, Diego Pavei e Francisco Noelli;

“Sementes Carbonizadas de Palmeira em Sítios Arqueológicos Guarani so Extremo Sul Catarinense: Uma Análise Morfológica, Taxomômica e Etnográfica”, de autoria de Giovana Cadorin Votre, Juliano Bitencourt Campos e Marcos Cesar Pereira Santos.

O Congresso é promovido, realizado e organizado pela SAB e nesta edição contou com a parceria do ICH (Instituto de Ciências Humanas) da Universidade Federal de Pelotas e da Universidade Católica de Pelotas, além do apoio de agências de fomento.

Por: Milena Spilere Nandi 12 de novembro de 2019 às 09:00
Compartilhar Comente

Pesquisadoras da Unesc participam de abertura da Primavera dos Museus, em Lauro Müller

As pesquisadoras Carolline Ruschel (pós-doutoranda) e Joélia Sizenando (doutoranda), do Laboratório de Sociedade, Desenvolvimento e Meio Ambiente, do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), ministraram palestra na abertura da semana Primavera dos Museus, de Lauro Müller.

O evento foi organizado pela Secretaria de Turismo e ocorreu no dia 27 de setembro e contou com a presença de empreendedores do turismo local e amigos do Ecomuseu Serra do Rio do Rastro.

No evento as pesquisadoras abordaram reflexões sobre a importância do Ecomuseu Serra do Rio do Rastro, para o empoderamento comunitário e a gestão participativa.

A 13ª Primavera dos Museus é uma temporada cultural promovida pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), que ocorreu de 23 a 29 de setembro. Nessa edição, museus de todo o país oferecem ao público atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas e exibição de filmes.

Por: Milena Spilere Nandi 02 de outubro de 2019 às 17:57
Compartilhar Comente

E-book

E-book
Mais imagens

O terceiro volume do e-book “Patrimônio cultural, direito e meio ambiente: educação contextualizada – Arqueologia e diversidade” já está disponível para consulta no Repositório Institucional da Unesc (clique aqui). 

Fruto de uma parceria com pesquisadores da área do Patrimônio e Educação, a obra traz, em seus 17 capítulos, a educação como epicentro das reflexões sobre arqueologia, meio ambiente e patrimônio cultural. O livro tem a participação de autores do Brasil e de Portugal.

Organizado por Juliano Bitencourt Campos, Marian Helen Rodrigues e Marcos César Pereira Santos. A obra é o resultado de ações e articulações promovidas pelo Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz), do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) e do Grupo de Pesquisa Arqueologia e Gestão Integrada do Território da Unesc, em parceria com o Instituto Olho D’Água, sediado no Piauí.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Por: Milena Spilere Nandi 19 de novembro de 2018 às 13:05
Compartilhar Comente