PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Conhecimento construído e compartilhado para todo o Brasil no Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial da Unesc

Conhecimento construído e compartilhado para todo o Brasil no Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial da Unesc
Evento teve sua primeira realização na modalidade virtual (Fotos: Reprodução GoogleMeet) Mais imagens

A 11ª edição do Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial (SPPGT) da Unesc chegou ao fim com resultados positivos. Pela primeira vez na modalidade virtual, foram 11 atividades, com uma média de 110 espectadores de todo o Brasil e a presença de importantes nomes da área ambiental, como os professores doutores Luiz Oosterbeek, do Instituto Politécnico de Tomar de Portugal, e Nurit Rachel Bensusan, do Instituto Socioambiental do Brasil, que ministraram a palestra de abertura.

O evento iniciou na última terça-feira (17/11) e teve seu encerramento nesta quinta-feira (19/11), com duas palestras palestras: “Gestão de Áreas Protegidas por Sensoriamento Remoto”, ministrada pelo professor doutor Gustavo Macedo de Mello Baptista do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (UNB), e "Modelagem cartográfica na promoção da geoconservação e do geoturismo", concedida pelo professor doutor Ítalo Sousa de Sena da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ).

Conforme o professor pesquisador da Universidade e líder da comissão organizadora, Nilzo Ivo Ladwig, o modelo virtual possibilitou a presença de prestigiadas autoridades e uma importante interlocução de conhecimento. “Tivemos receio que este formato online trouxesse problemas, mas apresentou novas reflexões. Tivemos a participação de profissionais, estudantes, professores e pesquisadores de todo o Brasil, com uma vasta troca de informações entre grupos de pesquisas”, explicou.

A presença do evento na internet foi além de um mecanismo para a execução dos momentos, e deu ao Seminário uma relevância nacional. “Isso refletiu em impactos significativos para a construção do conhecimento. Além de palestrantes e participantes de outras regiões, pode-se compartilhar parte da cultura em pesquisa, técnicas e métodos que vão enriquecer o campo acadêmico-científico de cada presente”, evidenciou Ladwig.

Também em destaque, o debate “Turismo em áreas protegidas: desafios e possibilidades” foi um dos exemplos da interlocução de conhecimento, recebendo autoridades no campo ambiental de São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais. O encontro foi realizado na quarta-feira (18/11) e teve a presença dos especialistas Cláudio Maretti, pesquisador e pós-doutorando da Universidade de São Paulo (USP); Paulo Fernando Meliani, professor doutor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc); Orlando Ferretti, professor doutor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Múcio do Amaral Figueiredo, professor doutor da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), e Geraldo Majela Moraes Salvio, professor doutor do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

Além das palestras principais e mesas redondas, ao longo dos três dias foram realizadas apresentações de artigos, oficinas, lançamento de livros e sessões de comunicação. Todos os momentos foram norteados por temas conectados à conservação e a reconstrução das áreas protegidas no Brasil e no mundo, como parques, florestas, mosaicos florestais e muitos outros.

Entre os livros lançados esteve a obra Planejamento e Gestão Territorial: inovação, tecnologia e sustentabilidade. Vinculado à Editora Unesc (EdiUnesc), o trabalho organizado por Nilzo Ivo Ladwig e pelo professor pesquisador Juliano Bitencourt Campos traz os relatos, informações e conclusões de relevância social, profissional e de pesquisa apresentadas na edição 2019 do Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial.

O evento foi proposto pelo Laboratório de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial (LabPGT) da Unesc e Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), em parcerias com os programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS), Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (Lapis) e cursos de Geografia, Engenharia de Agrimensura e Biologia.

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - campus Criciúma, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e os comitês de Bacias do Rio Araranguá e Rio Urussanga também contribuíram para a realização.  

A próxima edição do Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial já está em planejamento para setembro de 2021. A transmissão do evento foi realizada pela Unesc TV no YouTube e via Google Meet.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de novembro de 2020 às 20:00
Compartilhar Comente

Seminário na Unesc vai colocar em evidência as áreas protegidas no Brasil e no mundo

Seminário na Unesc vai colocar em evidência as áreas protegidas no Brasil e no mundo
Serão 11 seções, entre oficinas, comunicações, palestras, mesas redondas e lançamento de livros (Foto: ArquivoUnesc) Mais imagens

A conservação e a reconstrução das áreas protegidas têm ganhado evidência no Brasil e no mundo. Parques, florestas, mosaicos florestais e muitos outros espaços estão sendo tema central de debates, e na 11ª edição do Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial (SPPGT) não será diferente. O evento, aberto ao público, ocorre de 17 a 19 de novembro, 100% virtual.

Conforme o professor pesquisador da Universidade e líder da comissão organizadora, Nilzo Ivo Ladwig, a temática se justifica nos diversos setores da sociedade, para fomentar e debater metodologias e inovações tecnológica que possam dar sustentabilidade à vida na terra. A proposta está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ladwig também explica que o estabelecimento de espaços especialmente protegidos é uma das ferramentas mais utilizadas para a conservação da natureza, um movimento que busca identificar e separar algumas porções do território para o uso da terra e dos recursos naturais. “Assim convidamos para debater e exercitar novas acepções de políticas públicas que possam conduzir ao desenvolvimento territorial das áreas protegidas, não somente das Unidades de Conservação da Natureza (UCs), mas reconhecer a importância da proteção das terras indígenas, quilombolas e populações tradicionais”, pontua.

Nos três dias de evento, serão 11 atividades, entre oficinas, apresentações, palestras, mesas redondas e lançamento de livro, momentos conduzidos por pesquisadores especialistas em cada assunto. “O impacto esperado é que instrumentos sejam apresentados e debatidos, para que gerando ações preventivas e normativas que permitam controlar os impactos territoriais negativos dos investimentos público-privados sobre os recursos naturais. Com isso, almeja-se evitar a subutilização e a degradação dos espaços, para imprimir uma maior eficiência das dinâmicas socioambientais de preservação e conservação do patrimônio natural e histórico cultural”, pontua o professor pesquisador.

As inscrições podem ser feitas na página do evento (clique aqui). O evento é proposto pelo Laboratório de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial (LabPGT) da Unesc, em parceria com os programas de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), Educação (PPGE) e Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS), Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (Lapis) e cursos de Geografia e Engenharia de Agrimensura.

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - campus Criciúma, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e os comitês de Bacias do Rio Araranguá e Rio Urussanga também estão contribuindo para a realização.  

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de novembro de 2020 às 16:33
Compartilhar Comente

Workshop de Arqueologia recebe arqueólogo do Museu de Arte Pré-Histórica de Mação e do Instituto Terra e Memória de Portugal

Workshop de Arqueologia recebe arqueólogo do Museu de Arte Pré-Histórica de Mação e do Instituto Terra e Memória de Portugal
Evento é mais uma atração da Semana de Ciência e Tecnologia (Imagem: Reprodução GoogleMeet) Mais imagens

Uma das mais tradicionais atrações da SCT (Semana de Ciência e Tecnologia), a 5ª edição do Workshop de Arqueologia recebeu, nesta quarta-feira (27/10), a palestra internacional do arqueólogo e pesquisador do Museu de Arte Pré-Histórica de Mação e do ITM (Instituto Terra e Memória) de Portugal, Pedro Filipe Mendes Cura. Direto do país europeu, o convidado propôs uma conversa dinâmica, em um cenário especialmente preparado para abordar o tema “educação patrimonial: pré-história através da experimentação”.

A proposta deste e de outros momentos do Workshop, conforme coordenador do Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (LAPIS) da Unesc, Juliano Bitencourt Campos, foi evidenciar a conexão que há entre a arqueologia as diversas áreas do conhecimento presentes na SCT. “ Por meio do estudo que a ciência arqueológica faz, a respeito dos povos originários e comunidades tradicionais, sabe-se que a relação destes com o meio ambiente era de integração. Desta forma a arqueologia é um mecanismo para evidenciar que a nossa sociedade, pautada na esfera científica, tem muito a considerar sobre os conhecimentos tradicionais”, destacou. 

Direto de Portugal, Cura conduziu uma viagem pela Pré-História, pontuando momentos importantes e relacionando-os ao tema do Workshop. Além da palestra, o convidado fez a inserção de um cenário com objetos e elementos que marcaram cada época apresentada, tornando a experiência mais completa e proporcionando uma maior inserção no contexto apresentado. 

Dentro desta proposta, o público flutuou pela história aprendendo como a arqueologia conecta várias áreas do conhecimento, contribuindo para a compreensão da diversidade cultural e possibilitando uma consciencialização de que o conhecimento é construído através de métodos rigorosos e de um diálogo muitas vezes contraditório. 

Conforme Cura, o homem pré-histórico protagonizou processos educativos. Gravuras rupestres, vestimentas, ferramentas, utensílios e comportamentos representam a ligação concreta de um mundo que muitas vezes passa despercebido. Embora incluída nos conteúdos programáticos do ensino e presente em documentários, a Pré-História continua a se fazer cada vez mais presente.



O evento foi organizado pelo LAPIS, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) e cursos de Geografia, História e Ciências Biológicas. Ainda nesta terça-feira, às 19 horas, o Workshop traz uma palestra com a temática “Promoção do patrimônio histórico cultural”, ministrada pela professora Ana Karen Rosado Teixeira, do curso de Pedagogia e Colégio Unesc, e pelo professor doutor Gildo Volpato, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

As atividades do Workshop de Arqueologia estão inseridos da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc. Saiba mais sobre o evento, inscrição e programação clicando aqui. 

O evento realizado pela Unesc tem patrocínio do Crea/SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina); apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e da empresa Biozenthi. 

Vinculados à Universidade, são parceiros a Itec.in, ADITT (Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia), Instituto de Idiomas, Núcleo de Empreendedorismo, NIT (Núcleo de Inovação e Tecnologia), Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação e Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas). A parceira externa ficou por conta da DRIN - Inovação e Negócios, Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Criciúma, Prefeitura Municipal de Criciúma e a Câmara Municipal de Criciúma.


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de outubro de 2020 às 15:52
Compartilhar Comente

Unesc promove formação gratuita voltada à lideranças comunitárias e coloca em evidência assuntos de interesse social

Unesc promove formação gratuita voltada à lideranças comunitárias e coloca em evidência assuntos de interesse social
Inscrições podem ser solicitadas até o dia 28 de agosto; Serão 90 horas de qualificação (Foto: ArquivoUnesc) Mais imagens

A formação da cidadania tem como principal aspecto o conhecimento do indivíduo sobre o que o cerca. Com o objetivo de aprofundar temas de relevância social, o PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da Unesc promove o curso de “Formação de Lideranças Comunitárias e Sociais”. Gratuito, ocorre de setembro a dezembro, com aulas online às quartas e quintas-feiras, das 19 às 22 horas. A qualificação terá certificado de conclusão.

Conforme o coordenador adjunto do PPGD, que também é docente do PPGDS(Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico), professor doutor Reginaldo de Souza Vieira, a proposta visa formar e capacitar lideranças aptas a atuar na sociedade em busca do empoderamento do cidadão, na valorização dos direitos humanos e na fiscalização e gestão das políticas públicas. “O curso é destinado a membros e líderes de entidades comunitárias ou sociais, e a participantes de conselhos de direitos”, explica. 

A iniciativa, vinculado ao Programa de Extensão Escola de Lideranças, do PPGD, reafirma o compromisso da Unesc com a cidadania, e terá seu desenvolvimento em 90 horas de aula. Durante as trocas de conhecimentos, a temática principal será “Direitos humanos, cidadania e políticas públicas”, abordada de seis perspectivas:

1. Direitos humanos, democracia e cidadania; 

2. Organização do Estado e Sistema de Justiça; 

3. Políticas públicas, políticas sociais e participação popular; 

4. Políticas públicas e sociais: eixos temáticos, garantias de direitos e luta antidiscriminação; 

5. Elaboração de atividade de vivência comunitária formativa; 

6. Gestão, Organização e Planejamento das entidades sociais e comunitárias.

Vieira também chama a atenção para a oportunidade de instrumentalizar a sociedade civil na defesa dos direitos humanos, consagrados na Constituição Federal, e também proporcionar conhecimentos que possam contribuir no processo de planejamento e gestão de entidades em que os participantes estão inseridos. “Assim, fomentando o fortalecimento de ações que venham empoderar as lideranças comunitárias e sociais na defesa da cidadania”, completou. 

Além do PPDG, o curso é organizado em parceria com o Programas de PPGDS (Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico); PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais); PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva), Comissão de Direitos Humanos da Subseção da OAB/Criciúma-SC, Secretaria de Diversidades e Ações Afirmativas da Unesc e Centro Acadêmico de Direito da Universidade..

Inscrições e datas

O curso conta com o número limitado de vagas. As inscrições podem ser feitas até o dia  28 de agosto. A participação no processo seletivo pode ser solicitada no e-mail extensaoppgd@unesc.net. Mais informações estão disponíveis no edital. Clique aqui. 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de agosto de 2020 às 17:13
Compartilhar Comente (5)

Diálogos com a Sociedade Civil e Conselhos Gestores discute políticas públicas para crianças e adolescentes

Diálogos com a Sociedade Civil e Conselhos Gestores discute políticas públicas para crianças e adolescentes
Este foi o 3º encontro da proposta, que está debatendo assuntos de relevância social (Imagem: Reprodução Google Meet) Mais imagens

A proteção social e a participação da criança e do adolescente nas políticas públicas pautou o terceiro e último encontro do Diálogo com a Sociedade Civil e Conselhos Gestores de Políticas Públicas da Unesc. Realizado na noite da última quarta-feira (5/8), a palestra foi conduzida pelo professor do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito), doutor Ismael Francisco de Souza.

A exposição do docente foi pautada em três momentos principais: iniciou trazendo a importância do reconhecimento do direito da criança e do adolescente, pensando no conjunto de histórias de participação. “O termo “infante” criou a ideia de um ser que não fala, o que retira seu direito de participação, mas a criança fala sim e expressa sentimentos. Tendo em vista que um sujeito de direitos precisa estar presente em todos os processos e momentos, retirando-se a possibilidade de reconhecer a voz e a vez das crianças, retira-se suas cidadanias”, destacou o professor. 

Ele apresentou, ainda, que os espaços doméstico e institucional precisam dialogar para que a participação possa ser efetiva, pois a democracia está além do que é definido pelo Estado. 

No segundo momento, descrevendo a direção normativa de crianças e adolescentes, pontuou, dentre outras normativas, a importância da Convenção dos Direitos da Criança, em especial o artigo 12, nas participações. “O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê direitos de opinião e participação na vida política. Porém, apesar das previsões, importantes na construção de políticas públicas, as participações de crianças e adolescentes sempre foram deixadas de lado e exercidos apenas na fase adulta, demonstrando que o campo normativo já está resolvido, restando a práxis”, explicou.

Por fim, o professor salientou algumas experiências exitosas de participação, evidenciando as Conferências do direito da criança e do adolescente, em que ainda há prevalência do adultocentrismo; em Criciúma, o projeto Ação Adolescente, que aconteceu durante cinco anos na Unesc, visando dar vez e voz aos adolescentes; as Lives da Rede Peteca que trouxeram vozes para crianças e adolescentes; bem como os vereadores mirins de Balneário Camboriú, existentes em outros municípios.

Diálogo com a Sociedade

Mediando o debate, coordenador adjunto do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) e professor do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico), doutor Reginaldo de Souza Vieira, agradeceu a exposição, pontuando que foi trazida uma contribuição muito importante na seara de temática que dialoga com várias áreas. “Pois discutir políticas públicas de crianças e adolescentes, é discutir políticas públicas de educação, de acessibilidade, de saúde, mobilidade”, afirmou. “Trazendo um diálogo que é transversal e intersetorial”, destacou. 

Para o professor doutor Daniel Ribeiro Preve, vice-reitor da Unesc, deve-se destacar a a importância desse processo de formação e capacitação que o PPGD tem desenvolvido, procurando aproximar o stricto sensu da comunidade, integrando-a  a vivência da Unesc, que tem na sua essência o compromisso com a comunidade.

O evento teve participantes do Pará, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Bahia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além de conselheiros tutelares, conselheiros de direitos,  lideranças comunitárias e sociais, advogados e os agentes públicos e profissionais da área da educação, ciências sociais aplicadas e Saúde, bem como mestrandos, doutorandos e pesquisadores de diversos programas de pós-graduação do Brasil e estudantes graduação.


Curso de formação e capacitação

Com o intuito de aprofundar os temas discutidos no Diálogo com a Sociedade Civil e Conselhos Gestores de Políticas Públicas, será realizado um curso de capacitação de lideranças comunitárias e sociais no segundo semestre, com a temática dos Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas. O curso será desenvolvido entre os meses de agosto e dezembro, sendo gratuito e contará com uma carga horária de 90 horas. As aulas serão ministradas nas quartas-feiras e em algumas quintas-feiras, no período noturno. Todas as aulas serão mediadas por tecnologia em razão da pandemia da Covid-19. As inscrições abrem a partir do  dia 10 de agosto. Mais informações podem ser obtidas pelo email extensãoppgd@unesc.net.

As iniciativas Diálogos e a formação são idealizadas e coordenadas pelos professores Fernanda da Silva, Ismael Francisco de Souza e Reginaldo de Souza Vieira. Seu desenvolvimento foram estruturados junto a Escola de Lideranças, um Programa de Extensão do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unesc, que conta com a participação e colaboração interdisciplinar do PPGCA (Programa de Pós-Graduação de Ciências Ambientais), do  PPGSCol (Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva) e do  PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico).

A proposta tem ainda a parceria da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – subseção de Criciúma/SC, Secretaria de Diversidades e Ações Afirmativas, Centro Acadêmico de Direito e curso de Direito da Unesc.

Contribuição e cobertura - Jóicy Teixeira

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de agosto de 2020 às 14:09
Compartilhar Comente