PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Professores e alunos do PPGCA realizam aerolevantamento utilizando Drone em um sítio arqueológico

O trabalho de campo realizado na terça feira (08/06) pelo professor Juliano Bitencourt Campos e pelo egresso do curso de geografia e mestrando do programa de pós-graduação em Ciências Ambientais José Gustavo Santos teve por objetivo realizar um aerolevantamento utilizando drone em um sitio arqueológico (sambaqui da praia do Bio) localizado no município de Bal. Arroio do Silva.
Este aerolevantamento será utilizado na disciplina de Geoprocessamento e analise da Paisagem ministrada no programa de pós graduação em Ciências Ambientais pelos professores Nilzo Ivo Ladwig, Jairo José Zocche e Juliano Bitencourt Campos.
O aerolevantamento visa auxiliar no planejamento territorial e arqueológico dos sítios litorâneos de Santa Catarina. O estudo destes sítios é uma forma integradora e multidisciplinar entre as ciências geográficas, arqueológicas e biológicas.

10 de junho de 2021 às 15:27
Compartilhar Comente

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc
Mais imagens

Com ênfase na liderança de processos produtivos resoluções de conflitos, a Unesc irá receber nos dias 13 e 14 de agosto a palestra “A Sabedoria na Liderança dos Negócios: As emergências das experiências chinesas do Dr.Chan Kei Thong”, ministrada pelo próprio Thong. Aberta a comunidade externa e a forma de acesso é por meio de 1 kg de alimento não perecível.

Entre as pautas abordadas estão “A sabedoria da Liderança” e “O negócio como missão”. A palestra do dia 13 o público alvo são os Gestores de Empresas e Entidades e Gestores  e professores da Unesc. Além disso, Thong também palestrará para a gestores de escolas e secretários de educação, no dia 14 de agosto. Professores e gestores da Universidade estarão participando de todas as etapas que compõem o evento. Este é um passo à frente no processo de envolvimento de Professores e Gestores da Unesc neste novo ciclo de Inovação tecnológica de processos, produtos na universidade.

Conheça o palestrante

Dr. Thong é membro da equipe da Singapore Cru há 40 anos e co-fundador e CEO da LDi (Leadership Development International). Sob sua liderança na LDi, o empreendimento se tornou um dos sistemas mais influentes na educação internacional, com escolas espalhadas pela China e no Oriente Médio. O orçamento anual da empresa chega aos 35 milhões de dólares, empregando mais de 800 funcionários.

O palestrante possui Diploma Técnico da Singapore Polytechnic, Bacharel em Ciências em Administra pela Universidade de Nova York, Mestrado em Artes em Estudos Bíblicos pela Escola Internacional de Teologia, Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Califórnia e doutorado honorário da Trinity Western University. Atualmente ele ministra cursos on-line de liderança, por meio do programa de Mestrado em Artes em Liderança da Trinity Western University, além de orientar líderes da China e do Oriente Médio.

Veja a programação completa

13 de agosto - Para gestores de empresas e entidades e gestores e professores da Unesc

- 15 às 18 horas – A sabedoria da Liderança

- 19h30 às 21h30 – O negócio como missão

14 de agosto - Para gestores de escolas e secretários de educação, gestores e professores da Unesc

- 9 às 12 horas – A liderança nos processos educativos e a resolução de conflitos

- 14 às 17 horas – Princípios de liderança para a construção de comunidades

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 09 de agosto de 2019 às 09:04
Compartilhar Comente

Defesa Pública de Dissertação - RENAR FRANCIONE PACHECO

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais convida a comunidade acadêmica para a Defesa Pública de Dissertação abaixo relacionada:

Mestrando: RENAR FRANCIONE PACHECO

Título: “ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE NO USO DE FLORAIS COMO ALTERNATIVA DE TRATAMENTO E CONTROLE DE QUALIDADE DE FLORAIS POR CLAE”.

COMISSÃO EXAMINADORA

Membros Titulares:
Profa. Dra. Patrícia de Aguiar Amaral (Presidente e Orientadora)

Profa. Dra. Teresinha Maria Gonçalves (UNESC)

Prof. Dr. Walter Ferreira de Oliveira (Membro Externo- UFSC)

Membro Suplente:

Profa. Dra. Viviane Kraieski de Assunção (UNESC)

Resumo: O modelo Biomédico, hegemônico na doutrina e prática que informa a medicina na atualidade, é o sistema de saúde predominante em nossa sociedade. As contribuições científicas que trouxe e ainda traz para nosso cotidiano são diversas, erradicando e tratando milhares de doenças. Porém, muitas pessoas o consideram um modelo limitante por reduzir o processo saúde-doença à sua dimensão estritamente biológica e por não satisfazer as demandas de vários estudiosos da saúde que se dão conta das reações psicológicas dos seus pacientes e dos problemas socioeconômicos envolvidos na doença, mas não veem como incorporar essas informações na formulação diagnóstica e nos programas terapêuticos atuais. Diante desse contexto, observa-se um crescimento no número de praticantes de terapias holística, que surgem como uma opção de tratamento não alopático para complementar, contribuir e diversificar o quadro conceitual da medicina ortodoxa. Dentre as várias opções de práticas holísticas, encontramos os florais que são utilizados como remédios para tratar aspectos temperamentais de seus usuários. A terapia floral foi criada por Dr. Edward Bach, e consiste em uma solução líquida obtida a partir da diluição de flores. Então, tendo em vista o crescimento da adesão de profissionais e pacientes em relação a terapia floral, esse estudo teve como perspectiva avaliar a percepção de profissionais da saúde na indicação de florais como prática alternativa utilizada no processo de saúde-doença. Para isso realizou-se entrevistas semi-estruturadas com profissionais da saúde prescritores (grupo 1) e não prescritores (grupo 2) de terapia floral como forma de tratamento. As percepções sugerem que o grupo 1 utilize terapia floral porque buscam uma forma menos agressiva ao organismo de tratamento, principalmente para os aspectos mentais e emocionais dos pacientes, além de acreditarem que as doenças são resultadas da consolidação de sentimentos negativos e hábitos inadequados. Já o grupo 2 relaciona a falta de estudos científicos e o pouco incentivo das Universidades ao conhecimento das práticas integrativas, os principais fatores que não os incentivam a conhecer essa forma de tratamento. Paralelamente ao estudo de identificação do perfil prescritor, um outro objetivo deste estudo era realizar a identificação e quantificação do metabólito secundário 2-hidroxi-1,4-naftoquinona no floral impatiens, algo que foi conquistado através do equipamento Cromatografia Líquida de Alta Eficiência. A intensão da identificação desse marcador químico é sugerir a ANVISA que seja criado um método de controle de qualidade de florais.

Palavras-chave: Terapia floral. Terapia holística. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Floral Impatiens. CLAE.

Data: 27/06/2019     Horário: 09h30         Local: Bloco P – Sala 207

Por: Michele Ribeiro Dos Santos 26 de junho de 2019 às 09:39
Compartilhar Comente

Mestrados da Unesc com inscrições abertas para disciplinas isoladas

Mestrados da Unesc com inscrições abertas para disciplinas isoladas
Quatro dos Programas de Pós-Graduação ofertam vagas para o segundo semestre (Foto: Arquivo) Mais imagens

Para os interessados em continuar a sua qualificação ainda no segundo semestre de 2018, a Unesc oferece vagas em disciplinas isoladas para seus mestrados. O PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) e PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) estão com inscrições abertas nos mestrados em Educação e Direito até dia 31 de julho. Além desses programas, o PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) e o PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) vão abrir inscrições para as suas disciplinas isoladas a partir de agosto.

O Mestrado em Educação oferece as disciplinas de Modo de Organização do Ensino Desenvolvimental; Educação em Saúde na Concepção Libertadora; Estudos em Educação e Filosofia da Tecnologia e de Leitura: Concepções e Ensino.

Já o Mestrado em Direito está oferecendo as disciplinas de Seminário de Pesquisa: Direitos Humanos, Cidadania e Novos Direitos: Feminismo Negro, Resistência e Lutas pela Cidadania; Direitos Humanos, Sociedade e Constitucionalismo Latino-Americano; Políticas Públicas, Direitos Geracionais e Proteção Social; Seminário de Pesquisa: Direito, Sociedade e Estado: Feminismos na América Latina e a Luta pelos Direitos das Mulheres e Direitos Humanos, Novos Direitos e Litigiosidade.

O Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico abrirá as inscrições para as disciplinas a partir do dia 6 de agosto. Até o dia 17 de agosto, os interessados podem se inscrever nas disciplinas oferecidas: Formação Econômica e Desenvolvimento Regional; Trabalho e Movimentos Sociais; Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural; Estratégias Políticas das Organizações; Seminário Integrado de Pesquisa e a optativa Science and Development (Ciência e Desenvolvimento).

O PPGCA abrirá as inscrições em 2 de agosto, com datas variando conforme cada disciplina do Mestrado e do Doutorado em Ciências Ambientais. As ofertadas são: Aspectos Geológicos, Climáticos e Hidrológicos; Gestão Ambiental; Ecologia Urbana; Restauração Ecológica; Ecologia de Paisagem; Meio Ambiente e Espaço Urbano; Educação Ambiental; Psicologia Ambiental; Análise de Risco; Amostragem e Análise de Dados em Ecologia Animal e Saúde e Meio Ambiente.

Para mais informações sobre os documentos necessários para as inscrições e os investimentos nas disciplinas isoladas: PPGE (48) 3431-2594; PPGD (48) 3431-4548; PPGDS (48) 3431-2624 e PPGCA (48) 3431-2595.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de julho de 2018 às 16:11
Compartilhar Comente

Egresso do Mestrado em Ciências Ambientais dialoga com trabalhadores rurais em Içara

Egresso do Mestrado em Ciências Ambientais dialoga com trabalhadores rurais em Içara
Encontro ocorreu nesta quinta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

No contexto do processo de inserção social do PPGCA (Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais) da Unesc, e também com o objetivo de devolver para a comunidade os resultados de uma pesquisa de dissertação, nesta quinta-feira (22/2), o egresso do Mestrado em Ciências Ambientais Daniel Pazini Pezente, juntamente com seu orientador, o professor doutor Carlyle Torres Bezerra de Menezes, participaram de uma reunião do Grupo Agroecológico Frutos da Terra, em Içara.

Durante o encontro, Pezente pode expor os resultados alcançados em sua pesquisa de Mestrado e responder a questionamentos dos produtores rurais. O trabalho de pesquisa de dissertação teve como título "Estudos de Indicadores de Sustentabilidade em Propriedades Familiares Agroecológicas na Região Sul do Estado de Santa Catarina”.

“Uma cópia impressa da dissertação foi entregue para lideranças do grupo, para servir de base de estudos e contribuir para a adoção de melhorias dos processos produtivos e o fortalecimento das atividades desenvolvidas pelas propriedades rurais de base agroecológica, na perspectiva do da obtenção da certificação da produção orgânica, conforme a proposta da pesquisa”, comenta Carlyle.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 23 de fevereiro de 2018 às 17:58
Compartilhar Comente