PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Inscrições Abertas - Processo Seletivo Vagas Excedentes Discentes Doutorado 2023


A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão e a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), fazem saber que estão abertas as inscrições para o processo de seleção e admissão ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Curso de Doutorado em Ciências Ambientais, vagas excedentes.


📌 As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo endereço https://unesc.selecao.net.br, sendo que o formulário de inscrição e documentos obrigatórios digitalizados (em arquivo .pdf) deverão ser anexados no momento de inscrição através da “Área do Candidato” do endereço eletrônico supracitado, até às 23h59 do dia 13 de abril de 2023.


Mais informações estão disponíveis no edital: https://unesc.selecao.net.br/informacoes/96/

28 de março de 2023 às 16:16
Compartilhar Comente

PPGCA é nota 5 na avaliação da Capes

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da UNESC possui característica interdisciplinar, tanto em função da diversidade na formação do seu quadro docente e conteúdo das disciplinas previstas, quanto diante da perspectiva necessária para a abordagem das questões socioambientais.
O PPGCA é recomendado pela CAPES, com nota 5 e está inserido na grande área Multidisciplinar, na área de Ciências Ambientais.
No Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais, a construção de conhecimento sobre as questões ambientais ocorre por meio de uma perspectiva complexa e qualificada. O PPGCA possui duas linhas de pesquisa que permitem contemplar, de um lado, os fatores biológicos, físicos e químicos, e, de outro, os sociopolíticos, culturais e econômicos. Ambas as abordagens possibilitam a compreensão de como estes vários aspectos estão estreitamente ligados e se influenciam mutuamente, além de oferecer subsídios para o desenvolvimento de uma nova consciência ambiental e de soluções para os problemas socioambientais.


LINHAS DE PESQUISA:
- Ambiente Natural
A linha de pesquisa se dedica ao estudo da dinâmica de ecossistemas naturais, buscando alternativas e estratégias para o manejo de populações e comunidades naturais, a biodiversidade e o conhecimento tradicional associado. Desta maneira, procura contribuir para a restauração ecológica e para a conservação e utilização sustentável dos recursos naturais.
- Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento
A linha de pesquisa se dedica ao estudo das interações entre sociedade e natureza, ocupações humanas, implicações entre desenvolvimento, organizações produtivas e sociais, políticas públicas, saúde e ambiente, sustentabilidade, cidadania, comunicação e educação ambiental. Desta maneira, procura contribuir para a solução dos problemas socioambientais do mundo contemporâneo e discutir a questão da sustentabilidade na perspectiva interdisciplinar.

16 de setembro de 2022 às 16:30
Compartilhar Comente

[INSCRIÇÕES ABERTAS] PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, por meio da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), faz saber que estão abertas as inscrições para o processo de seleção e admissão ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais.

[📌]  As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo endereço https://unesc.selecao.net.br, sendo que o formulário de inscrição e documentos obrigatórios digitalizados (em arquivo .pdf) deverão ser anexados no momento de inscrição através da “Área do Candidato” do endereço eletrônico supracitado, até às 23h59 do dia 11 de novembro de 2022.

Mais informações estão disponíveis no edital: https://unesc.selecao.net.br/

16 de setembro de 2022 às 16:30
Compartilhar Comente

Doutoranda em Ciências Ambientais da Unesc participa do Geodesign South America 2019

Doutoranda em Ciências Ambientais da Unesc participa do Geodesign South America 2019
Aluna do PPGCA apresentou trabalho no evento (Foto: Divulgação) Mais imagens

A aluna do doutorado em Ciências Ambientais da Unesc, Thaise Sutil, participou do Geodesign South America 2019, em Florianópolis, de 11 a 13 de dezembro. Na ocasião, a estudante do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) apresentou o trabalho intitulado “O Geodesign como Plataforma para o Zoneamento: Estudo de Caso da Área de Proteção Ambiental do Rio Maior”.

Além de Thaise, o trabalho tem a autoria de Danrlei De Conto, Juliana Debiasi Menegasso, Nilzo Ivo Ladwig e Ana Clara Mourão Moura. O estudo é fruto do workshop “Geodesign: Futuros Alternativos para a APA do Rio Maior”, que ocorreu entre os meses de maio e junho de 2019 na Unesc e contou com a presença de alunos de graduação, pós-graduação, técnicos municipais e representantes do comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga.

O Geodesign South America tem o objetivo de reunir pesquisadores da América do Sul para trocar seus conhecimentos e experiências no uso de tecnologias de informação e geoinformação como suporte ao planejamento de uma ampla gama de escalas territoriais.

O evento foi organizado pelo Laboratório de Geoprocessamento da Udesc representado pelo professor doutor Francisco Henrique de Oliveira, pelo Laboratório de Geoprocessamento da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, representado pela professora doutora Ana Clara Moura Mourão e pelo Laboratório de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial da Unesc, representado pelo professor doutor Nilzo Ivo Ladwig. A iniciativa teve o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado de Santa Catarina, Defesa Civil de Santa Catarina, e Sociedade Brasileira de Cartografia.

As atividades em Florianópolis contaram com a presença dos professores doutores Carl Steinitz (professor emérito de Harvard), Alenka Poplin (Iowa State University), Brian Orland (University of Georgia) e Michele Campagna (Università degli studi di Cagliar).

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 17 de dezembro de 2019 às 13:40
Compartilhar Comente

Defesa Pública de tese - DANILO BARBOSA DE ARRUDA

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais convida a comunidade acadêmica para a Defesa Pública de Tese abaixo relacionada:

Doutorando: DANILO BARBOSA DE ARRUDA

Título: “AMÉRICA LATINA E RECURSOS NATURAIS: ENTRE A RETÓRICA DESENVOLVIMENTISTA E O DISCURSO NEOLIBERAL”.

BANCA EXAMINADORA

Membros Titulares:
Prof. Dr. Geraldo Milioli (Presidente e Orientador)

Prof. Dr. Nilzo Ivo Ladwig (UNESC)

Profa. Dra. Natália Martins Gonçalves (UNESC)

Prof. Dr. Daniel Rubens Cenci (UNIJUI)

Prof. Dr. Nicolas Floriani (UEPG)

Membro Suplente:

Profa. Dra. Teresinha Maria Gonçalves (UNESC)

Resumo: Para tentar compreender o panorama latino-americano vigente é preciso usar recursos históricos, culturais, espaço-temporal, contextualizar e tecer uma conjectura de escravidão, dominação indígena e sistema produtivo que engendraram as raízes do subdesenvolvimento atual. Nesta esteira, devido à complexidade do tema, se faz necessário uma analise sistemática e devidamente fundamentada do sistema produtivo no passado e no presente, com a reprodução do capital a qualquer custo, mesmo que isso signifique o esgotamento dos recursos naturais. O sistema capitalista tal como está colocado tem assegurado a reprodução do lucro e garantia de reserva mercado tanto como produtor de matéria-prima, como consumidor no cenário da periferia global como limitações ante os países da América Central, Caribe e América do Sul, denominados genericamente ‘ América Latina’. Ante a necessidade de compreender o arcabouço que permitiu o desenrolar do neoliberalismo, globalização e manutenção de um sistema produtivo, científico e tecnológico em colapso, o papel da América Latina tem destaque para estratégias de perpetuação da ordem internacional em vigor. Este trabalho não tem o condão de exaurir a temática que cerca a América Latina, seus desafios e perspectivas para a seara humana, social, ambiental e político-econômico, mas sim, contemporizar as ambivalências e simbolismos inerentes aos mesmos. Consoante o exposto, os objetivos do presente visam um estudo interdisciplinar entre desenvolvimento regional latino-americano, epistemologia do sul e o tratamento da problemática latino-americana sob uma visão interna. Assim sendo, o (sub) desenvolvimento das nações latino-americanas traz para o cerne a discussão do modelo hegemônico ocidental de civilizações, seus paradoxos e insustentabilidade. A proposta de trabalho vincula-se a uma perspectiva teórica e qualitativa, com análise de dados secundários, uso de fonte e revisão bibliográfica otimizando o tema tratado para construção da justificativa. Os resultados oportunizam uma releitura da América Latina, numa interface entre sustentabilidade e sociedade, sob o eixo de uma ciência pública que avança para questionar os dilemas latino-americanos pertinentes ao desenvolvimento local.

Palavras-chave: Sistema Produtivo. Desenvolvimento Local. Sustentabilidade. Latinoamericano.

Data: 08/03/2019               Horário: 09h30min             Local: Bloco P – Sala 18

Por: Michele Ribeiro Dos Santos 01 de março de 2019 às 14:29
Compartilhar Comente