PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Doutoranda em Ciências Ambientais da Unesc participa do Geodesign South America 2019

Doutoranda em Ciências Ambientais da Unesc participa do Geodesign South America 2019
Aluna do PPGCA apresentou trabalho no evento (Foto: Divulgação) Mais imagens

A aluna do doutorado em Ciências Ambientais da Unesc, Thaise Sutil, participou do Geodesign South America 2019, em Florianópolis, de 11 a 13 de dezembro. Na ocasião, a estudante do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) apresentou o trabalho intitulado “O Geodesign como Plataforma para o Zoneamento: Estudo de Caso da Área de Proteção Ambiental do Rio Maior”.

Além de Thaise, o trabalho tem a autoria de Danrlei De Conto, Juliana Debiasi Menegasso, Nilzo Ivo Ladwig e Ana Clara Mourão Moura. O estudo é fruto do workshop “Geodesign: Futuros Alternativos para a APA do Rio Maior”, que ocorreu entre os meses de maio e junho de 2019 na Unesc e contou com a presença de alunos de graduação, pós-graduação, técnicos municipais e representantes do comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga.

O Geodesign South America tem o objetivo de reunir pesquisadores da América do Sul para trocar seus conhecimentos e experiências no uso de tecnologias de informação e geoinformação como suporte ao planejamento de uma ampla gama de escalas territoriais.

O evento foi organizado pelo Laboratório de Geoprocessamento da Udesc representado pelo professor doutor Francisco Henrique de Oliveira, pelo Laboratório de Geoprocessamento da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, representado pela professora doutora Ana Clara Moura Mourão e pelo Laboratório de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial da Unesc, representado pelo professor doutor Nilzo Ivo Ladwig. A iniciativa teve o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado de Santa Catarina, Defesa Civil de Santa Catarina, e Sociedade Brasileira de Cartografia.

As atividades em Florianópolis contaram com a presença dos professores doutores Carl Steinitz (professor emérito de Harvard), Alenka Poplin (Iowa State University), Brian Orland (University of Georgia) e Michele Campagna (Università degli studi di Cagliar).

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 17 de dezembro de 2019 às 13:40
Compartilhar Comente

Professor da Unesc participa de evento internacional sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social

Professor da Unesc participa de evento internacional sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social
Carlyle Menezes representou o Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e o curso de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc esteve representada, neste final de semana, no 4º Enalapis (Encontro Latino Americano) e 9º Sapis (Simpósio Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social) em Recife, Pernambuco. Participou do evento, levando a expertise do PPGCA (Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais) e do curso de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária, o professor doutor Carlyle Menezes.

Conforme Carlyle, o evento, realziado de 11 a 14 de dezembro, contou com a realização de mesas redondas, apresentações orais e pôsteres, além das atividades de minicursos, oficinas, exposições dialogadas e visitas técnicas, dentre outros eventos paralelos. Os trabalhos da Unesc aprovados para apresentação neste evento foram inseridos nos grupos sobre "Cultura, Biodiversidade, Conhecimentos Tradicionais   e Manejo Comunitário do Ambiente", e "Conflitos Ambientais em Áreas Protegidas".

De acordo com o professor, dentre as várias temáticas abordadas nesta edição do evento estiveram a questão das mudanças climáticas, a conservação da biodiversidade e inclusão social, além da problemática decorrente do vazamento de petróleo nas praias da região Nordeste e os seus impactos socioambientais e perspectivas futuras. “Dentre as visitas técnicas, uma delas correspondeu a Área de Proteção Ambiental de Guadalupe, situada na região próximo da área afetada por este vazamento e onde está situada uma comunidade quilombola formada por pescadores artesanais, agricultores agroecológicos familiares e com o desenvolvimento do turismo de base comunitária”, acrescentou o representante da Universidade.

Os trabalhos aprovados neste evento foram desenvolvidos com a participação de alunos do PPGCA, em nível de mestrado e doutorado, e da graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 16 de dezembro de 2019 às 17:16
Compartilhar Comente