PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Defesa Pública de Dissertação Mestrando JOSÉ ORION BONOTTO

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais convida a comunidade acadêmica para a Defesa Pública de Dissertação abaixo relacionada:

Mestrando: JOSÉ ORION BONOTTO

“Metodologias participativas e educação para o ecodesenvolvimento no contexto de uma região objeto de ações de recuperação de áreas degradadas: estudo de caso em uma escola da rede pública do município de Criciúma, Santa Catarina”.

Data: 19/12/2018           Horário: 9h              Local: Bloco P – Sala 16

COMISSÃO EXAMINADORA

Membros Titulares:

Prof. Dr. Carlyle Torres Bezerra de Menezes (Presidente e Orientador)

Prof. Dr. Geraldo Milioli (Membro – UNESC)

Profa. Dra. Carla de Abreu D’Aquino (Membro Externo – UFSC/SC)

Membro Suplente:

Prof. Dr. Robson dos Santos (Membro – UNESC)

Resumo: A Educação Ambiental nas escolas da rede pública e nos meios acadêmicos é amplamente discutida, mas continua apresentando carência sobre conceitos e vivências socioambientais e culturais, pois, por muito tempo, foi trabalhada de forma superficial. Diante desta problemática socioambiental é que surge o interesse em analisar como as escolas estão trabalhando a Educação Ambiental, uma vez que este assunto vem sendo debatido e estudado há décadas. No entanto, efetivamente houve pouco avanço na transformação dos problemas ambientais e sociais. Desse modo, esse estudo tem por objetivo analisar as atividades de Educação Ambiental desenvolvidas na Escola Municipal Pascoal Meller da cidade de Criciúma – SC, correlacionando os conteúdos abordados em sala de aula com as vivências e as percepções dos problemas socioecológicos da comunidade escolar e do bairro, acerca de suas práticas ambientais na perspectiva da educação para o Ecodesenvolvimento. Os impactos ambientais da mineração de carvão, os espaços de discussão sobre procedimentos para recuperação de áreas degradadas não tem sido objeto de apropriação por parte da comunidade residente no entorno destas áreas. Neste sentido, foram desenvolvidas oficinas com os professores da instituição e os resultados apontaram uma maior necessidade de conhecimento quanto à temática abordada. No entanto, a realização das oficinas suscitou um novo sentimento nos participantes, trazendo-os para o debate sobre as questões ambientais, decorrentes da apropriação inadequada do ambiente natural que faz parte daquela comunidade.

Palavras-chave: Educação Ambiental; Ecodesenvolvimento; Recuperação de áreas degradadas; Metodologias Participativas.

Por: Michele Ribeiro Dos Santos 10 de dezembro de 2018 às 13:32
Compartilhar Comente

Patrimônio cultural, direito e meio ambiente: educação contextualizada a arqueologia e a diversidade

Patrimônio cultural, direito e meio ambiente: educação contextualizada a arqueologia e a diversidade
Terceiro volume da obra explora a temática junto a educação patrimonial voltada à arqueologia (Foto: Divulgação) Mais imagens

Pensar a história, a educação, a cultura, o patrimônio e a ciência junto às comunidades do Extremo Sul Catarinense. Assim, os pesquisadores Juliano Bitencourt Campos, Marian Helen da Silva Gomes Rodrigues e Marcos César Pereira Santos contextualizaram 17 capítulos, em formato e-book, com os resultados da atuação do Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz), do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) e do Grupo de Pesquisa Arqueologia e Gestão Integrada do Território da Unesc, em parceria com o Instituto Olho D’Água, sediado no Piauí.

Intitulado “Patrimônio cultural, direito e meio ambiente: educação contextualizada – arqueologia e diversidade”, o terceiro volume da obra explora a temática junto a educação patrimonial, voltada à arqueologia. “É uma leitura sobre modos, experimentações, jeitos, fazeres e mundos misturados, apresentando o encantamento da história e da arqueologia. O resultado é um fascinante e importante documento, em que profissionais destacam as ações educativas, em uma perspectiva interdisciplinar na qual projetos e programas institucionalizados apresentam desafios, propostas e resultados sobre a complexidade do patrimônio cultural e ambiental em um mundo pulverizado pela diversidade”, conta Campos.

Educação e arqueologia

A iniciativa, segundo Campos, foi idealizada a partir das discussões sobre a relevância de programas educativos no contexto dos estudos arqueológicos e históricos culturais. Ele afirma que em muitos casos projetos e programas educativos são colocados em segundo plano e considerados dispensáveis. Sabendo desta situação, o objetivo do e-book foi provocar debates e dar destaque a educação contextualizada a arqueologia, meio ambiente e patrimônio cultural.

O pesquisador destaca ainda a contribuição educacional do trabalho e afirma que também pode contribuir em âmbitos não técnicos, “A produção acadêmica sobre patrimônio cultural, histórico e arqueológico, direito e preservação do meio ambiente está em expansão e representa uma necessidade da área para alimentar os debates sobre os desafios que essa temática apresenta não só para os técnicos, mas para os educadores e a sociedade em geral”, explica.

 Conheça a obra no Repositório Institucional da Unesc

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 05 de dezembro de 2018 às 17:40
Compartilhar Comente