PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

E-book

E-book
Mais imagens

O terceiro volume do e-book “Patrimônio cultural, direito e meio ambiente: educação contextualizada – Arqueologia e diversidade” já está disponível para consulta no Repositório Institucional da Unesc (clique aqui). 

Fruto de uma parceria com pesquisadores da área do Patrimônio e Educação, a obra traz, em seus 17 capítulos, a educação como epicentro das reflexões sobre arqueologia, meio ambiente e patrimônio cultural. O livro tem a participação de autores do Brasil e de Portugal.

Organizado por Juliano Bitencourt Campos, Marian Helen Rodrigues e Marcos César Pereira Santos. A obra é o resultado de ações e articulações promovidas pelo Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz), do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) e do Grupo de Pesquisa Arqueologia e Gestão Integrada do Território da Unesc, em parceria com o Instituto Olho D’Água, sediado no Piauí.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Por: Milena Spilere Nandi 19 de novembro de 2018 às 13:05
Compartilhar Comente

Seminário promovido na Unesc busca soluções para o tratamento de resíduos sólidos urbanos no Brasil

Seminário promovido na Unesc busca soluções para o tratamento de resíduos sólidos urbanos no Brasil
Evento contou com palestras e uma roda de conversa com pesquisadores (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc recebeu nesta segunda-feira (19/11) pesquisadores, professores e especialistas em gestão ambiental para debater e buscar soluções para o tratamento adequado de resíduos sólidos urbanos no contexto do Brasil e de Santa Catarina. O Seminário “Rotas Tecnológicas de Resíduos Sólidos adequadas ao Contexto Brasileiro” fomentou uma nova perspectiva para o tratamento do lixo em pequena e grande escala.

Realizado em três momentos, o encontro recebeu em sua abertura o professor doutor da Universidade de Caxias do Sul, Geraldo Antônio Reichert, que ministrou a palestra “Rotas Tecnológicas em Tratamento de Resíduos Sólidos” e falou sobre boas práticas, sustentabilidade e sistemas de separação de resíduos, com o objetivo de abordar a temática por meio de exemplos consolidados em países desenvolvidos no assunto.

Reichert analisou a situação no Brasil como precária e explicou que a evolução deve começar no sistema de coleta.  “A rota tecnológica e adequada dos resíduos inicia logo no recolhimento. Bem destinado e separado corretamente, se cria possibilidades para um melhor controle, descarte e reuso do rejeito. No Brasil ainda vivemos uma situação de erro no sistema e das pessoas. Em grandes instituições, por exemplo, encontramos uma sequência de cinco a sete lixeiras para separação, mas quando abrimos o lixo está misturado e sem condições para reutilização ou destino correto”, afirma.

O seminário contou ainda com a conversa “Compostagem: Desafios da valorização regional da fração orgânica dos resíduos urbanos e industriais”, ministrada pelo professor mestre Marco Aurélio Salvaro de Souza, e com uma roda de conversa entre os palestrantes com o tema “Situação regional e perspectivas de cenários futuros”.

Para o professor da Unesc e organizador do evento, Mário Ricardo Guadagnin, o seminário criou um importante momento ao reunir fortes nomes da área e representantes de fundações municipais de meio ambiente da região. “Foram discutidos o contexto da gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos urbanos, abordando questões sobre soluções tecnológicas para a nossa realidade e quais os arranjos tecnológicos são necessários para assegurar a inclusão social produtiva de catadores organizados em associações e cooperativas”, conta Guadagnin.

A atividade foi promovida pelo PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), da Unesc, por meio do projeto Coleta Seletiva Solidária, com apoio da Fundai (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Içara).

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 19 de novembro de 2018 às 17:09
Compartilhar Comente

Unesc sedia seminário sobre Rotas tecnológicas de Resíduos Sólidos adequadas ao contexto Brasileiro

Unesc sedia seminário sobre Rotas tecnológicas de Resíduos Sólidos adequadas ao contexto Brasileiro
Evento será realizado na segunda-feira (19/11) no Auditório Edson Rodrigues (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Auditório Edson Rodrigues, na Unesc, recebe na próxima segunda-feira (19/11) o Seminário “Rotas tecnológicas de Resíduos Sólidos adequadas ao contexto Brasileiro”. O evento, aberto ao público, ocorrerá das 13h30 às 17h e terá como foco a discussão de soluções para tratamento adequado aos resíduos sólidos urbanos no contexto do Brasil. A atividade é promovida pelo PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) da Unesc, por meio do projeto Coleta Seletiva Solidária, com apoio da FUNDAI (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Içara).

O Seminário contará com três atividades em sua programação, sendo a primeira delas a palestra “Rotas Tecnológicas em Tratamento de Resíduos Sólidos”, com o professor doutor Geraldo Antônio Reichert. O segundo momento terá como tema a “Compostagem: Desafios da valorização regional da fração orgânica dos resíduos urbanos e industriais”, sob direção do professor mestre Marco Aurélio Salvaro de Souza. Por fim o evento contará ainda com uma Roda de Conversa com o tema “Situação regional e perspectivas de cenários futuros”.

Conforme o professor Mário Ricardo Guadagnin, a atividade reunirá participantes de outras fundações municipais de Meio Ambiente da região. “Eles estarão juntos para discutir o contexto da gestão e gerenciamento de resíduos sólidos urbanos com a participação e inclusão social produtiva de catadoras e catadores”, destacou.

Entre as questões a serem discutidas no encontro, de acordo com o professor, estão quais soluções tecnológicas são mais adequadas para a nossa realidade e quais arranjos tecnológicos são necessários para assegurar a inclusão social produtiva de catadoras e catadores organizados em associações e cooperativas que efetivamente consolidem a coleta seletiva de materiais recicláveis ampliando a cadeia de reciclagem, por exemplo.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 14 de novembro de 2018 às 21:00
Compartilhar Comente (1)

Coordenação do PPGCA toma posse para gestão nos próximos três anos

Coordenação do PPGCA toma posse para gestão nos próximos três anos
Professoras Patricia de Aguiar Amaral e Vanilde Citadini Zanette seguirão no comando do Programa (Fotos: Mayara Mais imagens

As equipes da reitoria e do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) da Universidade estiveram reunidas na tarde desta terça-feira (13/11) para a posse da gestão que comandará o Programa nos próximos três anos. Foram empossadas como coordenadora e coordenadora-adjunta as professoras Patricia de Aguiar Amaral e Vanilde Citadini Zanette, respectivamente. Ambas já ocupavam as funções na gestão passada e foram escolhidas para darem continuidade aos trabalhos.

No encontro a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, fez questão de agradecer o trabalho já realizado no Programa e incentivar que o grupo procure cada vez mais estar integrado com as atividades da Universidade e da comunidade, já que o foco dos seus estudos é de relevância imensurável para a região. “Desejo todo o sucesso do mundo em mais um ciclo a ser enfrentado e acrescento que a reitoria está de portas escancaradas para o que vocês precisarem e para o que puderem contribuir com críticas, sugestões e ideias também para o nosso trabalho. Temos um grupo forte de mãos dadas para dar o melhor que pudermos e, juntos, produzirmos conhecimento que reverbere para muito além dos nossos portões”, acrescentou.

Conforme o Vice-reitor, Daniel Preve, o papel do PPGCA dentro da Universidade é muito significativo, já que foi o primeiro programa stricto sensu implantado na Instituição e carrega uma história de peso. “Sei da riqueza e da importância dos estudos desse Programa, inclusive por já ter sido aluno e visto de perto tudo isso. Vamos estar sempre dispostos para fazermos o melhor, juntos”, comentou.

Para a Pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, o Programa vai de encontro à missão da Instituição e, não por acaso, faz parte da história da Universidade de forma tão significativa. “Temos o desafio de pensar de que forma podemos fazer a diferença no que se refere aos focos dos estudos do meio ambiente especialmente em uma região tão sofrida nesse sentido. Como colega e amiga das empossadas desejo muito sucesso e muito aprendizado nessa nova caminhada”, completou.

Entre os apontamentos da fala do diretor de Pós-Graduação e Pesquisa, Oscar Montedo, esteve a importância de o PPGCA ter mantido seus patamares de investimento e a necessidade de encarar o futuro com coragem. “Nós vemos um cenário positivo e até de avanço, mesmo em um momento desafiador. Não podemos nos acordar diante dos desafios e estamos seguros de que as professoras vão liderar esse processo de novo salto de qualidade. Estamos sempre em busca da sinônima em prol da excelência acadêmica”, destacou.

As empossadas

Agradecendo a oportunidade de continuar liderando o PPGCA, a professora Patricia de Aguiar Amaral destacou o grande aprendizado e crescimento conquistados ao longo de todo o período de participação na Universidade. “Agradeço a confiança dos colegas e da reitoria por tudo o que nos proporciona. Temos muito orgulho do Programa. Ele é fantástico e mostra um crescimento nas duas linhas de pesquisa. Não existe quem conheça de perto o trabalho e não saia encantado”, enfatizou.

Ainda em sua fala, Patrícia agradeceu a parceria de Vanilde, colega que lhe oferece apoio desde 2003. “Ela tem sido incansável ao longo de todo esse tempo e tem uma vitalidade que me faz continuar adiante”, completou.

A coordenadora-adjunta, professora Vanilde Citadini Zanette, também agradeceu pela confiança dos colegas, destacando que há 37 anos tem a Unesc como a sua segunda casa. “Agradeço também a parceria com a Patrícia, que é muita mais que colega ou amiga, é como um membro da minha família”, salientou.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 13 de novembro de 2018 às 19:49
Compartilhar Comente

Experiências em pesquisa e extensão compartilhadas em Encontro Sul-Brasileiro de Catadores

Experiências em pesquisa e extensão compartilhadas em Encontro Sul-Brasileiro de Catadores
Evento ocorreu em Florianópolis na última semana (Fotos: Divulgação) Mais imagens

As experiências em atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas por professores e acadêmicos da Unesc foram compartilhadas no 2º Encontro Sul-Brasileiro de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis e no 1º Seminário Catarinense de Estudos sobre Reciclagem e Valorização Socioprodutiva de Catadores, que ocorreu na UFSC, em Florianópolis.

O evento, que ocorreu na última semana, reuniu pesquisadores e catadores para tratar sobre os desafios da inclusão social de catadores e da efetivação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que entrou em vigor no Brasil em 2010. A Unesc foi representada pelos professores, Viviane Kraieski de Assunção e Mario Ricardo Guadagnin, e pela acadêmica do curso de Psicologia, Vitória de Oliveira de Souza.

Os representantes da Universidade apresentaram cinco trabalhos do grupo Coleta Seletiva Solidária, que atua desde 2001 na inclusão social de catadoras e catadores do município de Criciúma. Os professores da Unesc ainda participaram de uma roda de conversa com lideranças do movimento nacional de catadores e pesquisadores de instituições do Sul do Brasil.

Relação dos trabalhos apresentados:

"Resgate Histórico do Fórum Municipal Lixo e Cidadania de Criciúma"

Mário Ricardo Guadagnin, Vitória de Oliveira de Souza, Viviane Kraieski de Assunção, Leandro Nunes, Rosa Nadir Teixeira Jerônimo, Amanda Castro e Débora Ferrazzo.

"Gerenciamento de Resíduos Sólidos no município de Criciúma/SC"
Mário Ricardo Guadagnin, Sabrina Baesso Cadorin e Cassandra Costa Selau.

"Mapeamento da rota de materiais recicláveis pós-consumo em Criciúma e região: Elos e atores da cadeia cinza da reciclagem"
Mário Ricardo Guadagnin, Sabrina Baesso Cadorin e Danrlei de Conto.

"A caminhada da construção da política pública de resíduos sólidos: um relato sobre o desenvolvimento institucional da matéria no município de Criciúma (SC)" 
Débora Ferrazzo; Victor Cavallini; Mario Ricardo Guadagnin; Leandro Nunes ; Vitória de Oliveira de Souza; Viviane Kraieski de Assunção; Alessandra Machado e Sabrina Baesso Cadorin

"Confrontando leis: a construção de outsiders ambientais na inclusão-excludente de catadores(as) com medidas higienistas e civilizatórias na cidade de Criciúma (SC)"
Vitória de Oliveira de Souza, Mário Ricardo Guadagnin e Viviane Kraieski de Assunção.


Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 06 de novembro de 2018 às 16:30
Compartilhar Comente