PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Alunos da região têm contato com o universo da Arqueologia na Unesc

Alunos da região têm contato com o universo da Arqueologia na Unesc
Workshop ocorre durante Semana de Ciência e Tecnologia (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

“Eu achei que era de verdade, até meu amigo abrir a tampa. Foi muito legal escavar e conhecer como os arqueólogos trabalham”, afirmou o aluno do segundo ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc, Vinícius Martins, de 8 anos, segurando a réplica de um crânio humano que encontrou durante a oficina de escavação no 3º Workshop de Arqueologia, nesta terça-feira (23/10). O menino é aluno do Colégio Unesc e junto com os colegas do Programa (Com)Vivendo na Escola, participou das oficinas realizadas dentro da programação da 9ª Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade.

A professora do (Com)Vivendo na Escola, Elaine Marim, afirma que o workshop oportunizou novos conhecimentos aos estudantes. “A proposta do programa é oferecer atividades e oficinas no contra turno dos alunos de 6 a 10 anos do Colégio Unesc e não poderíamos deixar de participar das oficinas de Arqueologia. Os alunos adoraram e com certeza absorveram novos conhecimentos”.

Ainda nesta terça-feira, alunos do oitavo e nono ano da Escola Municipal Prefeito Luiz Pelegrini, de Meleiro, participaram do workshop. A atividade ocorre até quinta-feira (25/10) e receberá cerca de 400 alunos de escolas da Amrec e Amesc para oficinas de pintura e de escavação, além de uma conversa sobre o trabalho do arqueólogo e sobre as populações indígenas.

A iniciativa é do Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz) e do Grupo de Pesquisa em Arqueologia e Gestão Integrada do Território, vinculados ao PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais).

Em 2018, junto das informações sobre a população Guarani e Xokleng e sobre os sambaquis, foi acrescentado o material sobre “Arqueologia e as Comunidades Tradicionais”, abrangendo os quilombolas e os pescadores.

O 3º Workshop de Arqueologia ocorrerá das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas. Os interessados podem agendar as visitas pelo telefone (48) 99863-0390, com Giovana Cadorin.


Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 23 de outubro de 2018 às 14:45
Compartilhar Comente

Workshop de Arqueologia reúne alunos da região em oficinas na Unesc

Workshop de Arqueologia reúne alunos da região em oficinas na Unesc
Local está sendo preparado para receber escolas de terça a quinta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Nos próximos dias, a Unesc receberá visitantes de diversas instituições de ensino para a 9ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia), e uma das atividades da programação é o Workshop de Arqueologia. De terça à quinta-feira (23 à 25/10), cerca de 400 alunos de escolas da Amrec e Amesc participarão de oficinas de pintura e de escavação, além de conhecer um modelo de caverna com pinturas rupestres e conhecerem mais sobre o trabalho do arqueólogo e sobre as populações indígenas.

Os alunos poderão ainda conversar com os pesquisadores que atuam no Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz) e no Grupo de Pesquisa em Arqueologia e Gestão Integrada do Território, vinculados ao PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) ,da Unesc, e responsáveis pelo workshop.

Segundo o coordenador do Lapis, Juliano Bitencourt Campos, o workshop é sempre pensado dentro da temática central da SCT, que neste ano é “Ciência para a Redução das Desigualdades”. Desta maneira, em 2018, as informações sobre a população Guarani e Xokleng e sobre os sambaquis, foi acrescentado no material sobre “Arqueologia e as Comunidades Tradicionais”, abrangendo os quilombolas e os pescadores.

“Os visitantes poderão conhecer objetos relacionados a diferentes culturas e mais informações sobre elas, participar da oficina de pintura, onde vão saber sobre a fabricação das tintas e serão estimulados a pintarem em um painel, poderão visitar uma representação de moradia e participarem de uma oficina de escavação, onde conhecerão melhor o trabalho do arqueólogo”, conta.  

O 3º Workshop de Arqueologia possui, aproximadamente, dez escolas confirmadas para visitação que ocorrerá das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas . Os interessados em trazer suas turmas podem agendar as visitas pelo telefone (48) 99863-0390, com Giovana Cadorin.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 22 de outubro de 2018 às 17:56
Compartilhar Comente

Unesc, Administração Municipal de Morro Grande e Consórcio Geoparque juntos pela preservação e valorização da história Sul Catarinense

Unesc, Administração Municipal de Morro Grande e Consórcio Geoparque juntos pela preservação e valorização da história Sul Catarinense
Encontro ocorreu na tarde desta quinta-feira (18/10) e abordou os primeiros objetivos do trabalho em conjunto (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc, a Administração Municipal de Morro Grande, por meio da Diretoria de Turismo, e o Consórcio Geoparque iniciaram uma conversa sobre preservação histórica e a valorização cultural do Sul de Santa Catarina. O encontro ocorreu na tarde desta quinta-feira (18/10) e abordou os primeiros objetivos do trabalho em conjunto.

O coordenador do Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz), Juliano Bitencourt Campos, conta que o convênio será vinculado ao PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) e já tem ideias para as primeiras ações serem implantadas. “Queremos iniciar os trabalhos ainda em 2018. O Lapis tem o objetivo inicial de realizar um mapeamento dos sítios arqueológicos e de promover atividades de educação patrimonial nos municípios pertencentes ao Geoparque”, afirma.

Para o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo, a iniciativa tem um futuro promissor e será pensada com cautela na sua aplicação. “O primeiro passo é dar encaminhamentos as questões burocráticas. Feito isso, vamos evoluir a ideia do projeto e mais uma vez abrir as portas da Unesc para inciativas que venham a contribuir com a comunidade”, destaca.

Contribuição para a educação

Além das conversas para o convênio, a geóloga do Consórcio Geoparque Caminhos do Cânions do Sul, Flávia Fernanda de Lima, e o diretor de turismo de Morro Grande, Gislael Floriano, ministraram uma palestra e apresentaram o Projeto Cânions do Sul aos estudantes do PPGCA da Universidade.

Flávia explica que o auxílio da Universidade resultará em benefícios para o local e para a educação no Sul de Santa Catarina. “A região do Geoparque é rica e tem um grande potencial de desenvolvimento educacional e turístico. Para a educação, esta iniciativa levará os estudantes para fora da sala de aula e proporcionará uma experiência prática que refletirá no futuro dos próximos professores da educação no Sul Catarinense”, afirma Flávia.

Também participaram do encontro, a coordenadora do Programa Patrícia de Aguiar Amaral e Vanilde Citadini, os professores Jairo Zocche e Nilzo Ivo Ladwig.

Projeto Cânions do Sul

A iniciativa Geoparque Cânions do Sul integra sete municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Cambará do Sul, Jacinto Machado, Mampituba, Morro Grande, Praia Grande, Torres e Timbé do Sul formam um território de sítios geológicos com potencial de exploração para estudos, iniciativas sustentáveis, educação e turismo.

O objetivo do Projeto é impulsionar o desenvolvimento sociocultural, econômico e ambiental na região, tornando o local um Geoparque Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). No mundo, segundo a Unesco, há 127 geoparques, sendo apenas um deles no Brasil, o Geoparque Araripe, no Ceará.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 18 de outubro de 2018 às 18:39
Compartilhar Comente

Pesquisadores do LAPIS participam de evento de Arqueologia no Paraná

Pesquisadores do LAPIS participam de evento de Arqueologia no Paraná
Evento contou com simpósios, mesas redondas e conferências apresentações orais e pôsteres (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Os pesquisadores do Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz), ligado ao PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) da Unesc, participaram do 11º Encontro do Núcleo Regional Sul da Sociedade de Arqueologia Brasileira, que ocorreu de segunda a quinta-feira (08/10 a 11/10) na UFPR (Universidade Federal do Paraná), em Curitiba, e teve como tema “Arqueologia, ação e coletividades”.

O encontro da SAB-Sul (Sociedade de Arqueologia Brasileira – Núcleo Regional Sul) ocorre bienalmente e tem como objetivo congregar pesquisadores, estudantes, profissionais e demais interessados na área da Arqueologia, atuando como espaço de divulgação de resultados, comunicação de trabalhos em andamento, propostas e discussões teóricas e metodológicas.

De acordo com o coordenador do Lapis, Juliano Bitencourt Campos, o encontro é um momento de promoção e difusão dos resultados das pesquisas, das ações de salvaguarda e de difusão do conhecimento em torno do patrimônio arqueológico. “A partir do tema, objetiva-se discutir não apenas as mais recentes pesquisas arqueológicas na região sul do Brasil e suas conexões, mas colocar em pauta questões relacionadas à profissionalização, à formação e à ética dos profissionais, o diálogo com a sociedade, os avanços em termos de métodos e técnicas e os resultados obtidos com as pesquisas”, comenta.

Além disso, o encontro também serviu para o compartilhamento de conhecimento. “De pensar a ciência arqueológica de forma colaborativa, em maior interação entre os processos educativos, culturais e científicos, articulando de forma indissociável o ensino, a pesquisa e a extensão”, acrescenta.

O evento contou com simpósios, mesas redondas e conferências, apresentações orais e pôsteres. Entre as mesas redondas, esteve a do coordenador, em parceria com dra. Neli Terezinha Galarce Machado (Univates), mediada pela dra. Dione da Rocha Bandeira (Univille).

Além disso, o evento contou com trabalhos apresentados por pesquisadores da Unesc:  “As famílias botânicas no Cotidiano Guarani”, de Giovana Cadorin Votre, Francisco Silva Noelli, Marcos Cesar Pereira Santos, Diego Pavei e Juliano Bitencourt Campos. “Zooarqueologia do Sambaqui Lagoa dos Freitas (SC-ARA-030): dados preliminares”, de Diego Dias Pavei, Caroline Borges, Marcos Cesar Pereira Santos e Juliano Bitencourt Campos. “Contribuição da geoarqueologia para o estudo de sítios antigos da área da Volta Grande, Alto Rio Uruguai, Sul do Brasil: morfoestratigrafia, geocronologia e sequência arqueológica da Foz do Rio Chapecó”, de Marcos César Pereira Santos, Mirian Carbonera e Antoine Lourdeau.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de outubro de 2018 às 20:41
Compartilhar Comente

Pesquisadores participam de Encontro da Sociedade de Arqueologia Brasileira

Pesquisadores do Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz), vinculado ao PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), participaram do 11º Encontro do Núcleo Regional Sul da Sociedade de Arqueologia Brasileira, que ocorreu de segunda a quinta-feira (8 a 11/10) na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba.

Em 2018, o evento teve como tema “Arqueologia, ação e coletividades”. Ele contou com simpósios, mesas redondas e conferências, onde os sócios apresentaram comunicações orais e pôsteres.

A Unesc esteve presente na mesa redonda “Pesquisa, salvaguarda e comunicação do patrimônio arqueológico em universidades comunitárias”, com o professor doutor Juliano Bitencourt Campos e na apresentação de trabalhos: “As famílias botânicas no cotidiano Guarani”, de Giovana Cadorin Votre, Francisco Silva Noelli, Marcos Cesar Pereira Santos, Diego Pavei e Juliano Bitencourt Campos; “Zooarqueologia do Sambaqui Lagoa dos Freitas (SC-ARA-030): Dados preliminares”, de Diego Dias Pavei, Caroline Borges, Marcos Cesar Pereira Santos e Juliano Bitencourt Campos e a pesquisa “Contribuição da geoarqueologia para o estudo de sítios antigos da área da Volta Grande, Alto Rio Uruguai, Sul do Brasil: Morfoestratigrafia, geocronologia e sequência arqueológica da Foz do Rio Chapecó”, de autoria de Marcos César Pereira Santos, Mirian Carbonera e Antoine Lourdeau.

Por: Milena Spilere Nandi 11 de outubro de 2018 às 10:53
Compartilhar Comente