NUPAC-ST

Equipe do NEPST apresenta trabalhos no XI Congresso Gaúcho de Ortopedia e Traumatologia

A equipe do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde do Trabalhador - NEPST e do Laboratório de Biomecânica - LABIOMEC, ligados ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva-PPGSCol da UNESC está apresentando 16 trabalhos científicos que foram aprovados para o XI Congresso Gaúcho de Ortopedia e Traumatologia e III Jornada Gaúcha da Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato-Ortopédica nestes dias 28, 29 e 30 de junho em Gramado-RS. Site do evento: http://cgot.com.br/

Através do Grupo de Pesquisa (GP) e do LABIOMEC a UNESC é a instituição com maior número de trabalhos aprovados no evento. Os trabalhos do grupo envolvem várias temáticas referentes aos transtornos musculoesqueléticos no âmbito da promoção da saúde, prevenção, tratamento e recuperação da saúde funcional. 

Alguns dos trabalhos apresentados são: "Atividade Física Comunitária: Efeitos Sobre a Funcionalidade na Lombalgia Crônica";  "O Uso Prático da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde".; "Avaliação da Condição Musculoesquelética e da Qualidade de Vida de Trabalhadores de Indústrias Cerâmicas da Região Carbonífera", entre outros.

Os trabalhos do NEPST e o LABIOMEC foram desenvolvidos e apresentados por bolsistas de graduação e de Mestrado do PPGSCol orientados pelo professor Willians Longen que é um dos orientadores do referido PPG.
 

Por: Leticia Salvaro Fernandes 01 de julho de 2018 às 19:18
Compartilhar Comente

Encontro - Integralidade do cuidado: O olhar do profissional de saúde em formação

No dia 07/06/18, ocorreu um encontro com a assistente social Patrícia Pilatti e a psicóloga Stephane Catharine Zavadil - ambas profissionais do NUPAC-ST - com os acadêmicos a partir da 7ª fase, para discutir e estudar assuntos relacionados entre aluno e paciente, visando um olhar ampliado.

Foi abordado temas, como por exemplo, saúde mental, vulnerabilidade social e direitos dos pacientes perante a política de saúde, ou seja, envolveu a integralidade da saúde, escuta qualificada, trabalho multi e interdisciplinar e trabalho em rede assistencial.

O encontro foi dividido em parte teórica e prática, na qual ocorreu o saneamento de dúvidas, discussão de estudo de caso e discussão em grande grupo. É necessário que a integralidade do cuidado e a escuta qualificada, esteja presente em todos os profissionais da saúde, independentemente de da sua área de atuação.

Por: Leticia Salvaro Fernandes 11 de junho de 2018 às 15:37
Compartilhar Comente

IV Ciclo de Capacitação do NUPAC-ST com Dr. Roberto Carlos Ruiz

IV Ciclo de Capacitação do NUPAC-ST com Dr. Roberto Carlos Ruiz
Mais imagens

O IV Ciclo de Aperfeiçoamento em Atenção Clínica à Saúde do Trabalhador: Ênfase nos transtornos músculos esqueléticos, acontecerá dia 14 de julho de 2018, na próxima quinta-feira e contará com a presença especial do Dr. Roberto Carlos Ruiz, graduado em Medicina, especializado em Medicina do Trabalho.

O evento será das 8 horas as 11 horas e 45 minutos, na sala de habilidades das Clínicas Integradas da UNESC. Tem como público alvo a equipe do NUPAC-ST e oito acadêmicos inscritos da área da saúde e por tem finalidade capacitar seus bolsistas e profissionais para melhorar a qualidade de seus serviços.

Por: Leticia Salvaro Fernandes 11 de junho de 2018 às 14:17
Compartilhar Comente

NUPAC-ST no XI Congresso Gaúcho de Ortopedia e Traumatologia e III Jornada Gaúcha da ABRAFITO

NUPAC-ST no XI Congresso Gaúcho de Ortopedia e Traumatologia e III Jornada Gaúcha da ABRAFITO
Mais imagens

Nos dias 28 a 30 de junho, ocorrerá o XI Congresso Gaúcho De Ortopedia e Traumatologia e III Jornada Gaúcha Da ABRAFITO no Hotel Wish Serrano na cidade de Gramado-RS, que tem por objetivo, buscar atualização sobre ortopedia e fisioterapia, o aprofundamento dentro dos conhecimentos específicos das áreas de atuação, demonstrar o que tem sido produzido cientificamente pelos congressistas, sendo uma oportunidade de discussão sobre temas importantes que afetam a qualidade do trabalho e sobre o modelo de formação dos novos profissionais.

O Prof. Dr. Willians Cassiano Longen, coordenador do NUPAC-ST (Núcleo de Promoção e Atenção à Saúde do Trabalhador), participará deste evento com os bolsistas e profissionais no núcleo, juntamente com o grupo do LABIOMEC (Laboratório de Biomecânica da UNESC) e do NESP-ST (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde do Trabalhador) sendo que estes apresentarão 16 trabalhos científicos por meio de pôster. Será de grande valia participar desde evento não só prestigiando como também expondo os trabalhos científicos, havendo uma troca de conhecimento de ambas as partes.

Por: Leticia Salvaro Fernandes 21 de maio de 2018 às 16:33
Compartilhar Comente