NUPAC-ST

Unesc oferece atendimento de saúde gratuito para trabalhadores de Criciúma e região

Unesc oferece atendimento de saúde gratuito para trabalhadores de Criciúma e região
Nupac atua especialmente para o atendimento de Dort (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc tem um espaço reservado para cuidados com a saúde dos trabalhadores. O Nupac-ST (Núcleo de Promoção e Atenção Clínica a Saúde do Trabalhador) presta atendimento para profissionais de todas as categorias, com o objetivo de colaborar para restabelecimento da condição plena de saúde, tanto física quanto psicológica. O Núcleo atende gratuitamente e, ao ingressar no serviço, o trabalhador é direcionado para uma atenção integral à sua condição de saúde, sendo encaminhado para a especialidade que mais necessita.

O coordenador do Núcleo, Willians Longen, explica que o Nupac atua especialmente para o atendimento de Dort (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), o que envolve problemas nos membros superiores (ombro, braço, cotovelo, antebraço e mão), na coluna vertebral (cervical, dorsal e lombar) e nos membros inferiores (neste caso se existe relação bem marcada com o trabalho que o indivíduo desenvolve ou desenvolvia). “O Núcleo atende também pessoas que não estão afastadas do trabalho mas que estão com disfunção musculoesquelética. Não há exigência de que a afecção tenha sido firmada oficialmente como sendo relacionada ao trabalho. As triagens também são voltadas para contribuir para tornar claro o tipo de disfunção e a existência ou não de causa laboral”, afirma Longen. 

O número de atendimentos têm sido ampliados de acordo com as possibilidades do serviços de saúde presenciais, de acordo com todas as normas de biossegurança. Integrantes do grupo de risco também têm possibilidade de agendamento. O contato com o Nupac pode ser feito pelo telefone e WhatsApp (48) 3431-2651 ou pelo e-mail nupac@unesc.net. Cada caso é analisado em uma pré-triagem.

O Núcleo possui uma equipe multiprofissional voltada para uma atenção integral da saúde, visando a melhoria dos aspectos psicofisiológicos envolvidos diretamente no adoecimento do trabalhador por doença relacionada ao trabalho. Entre as áreas da saúde envolvidas estão Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, Enfermagem e Medicina.

Os atendimentos são realizados por profissionais de saúde e professores e estudantes de cursos da Unesc. Há também a participação de alunos do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Unesc que estão com seus projetos de pesquisa voltados para o Núcleo.

Histórico

O Nupac é um projeto idealizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde do Trabalhador, ligado ao PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unesc). O projeto foi aprovado pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) e em novembro de 2016, oficialmente lançado através da assinatura de um Termo de Cooperação Técnico Científica entre o MPT e o Núcleo de Estudos. 

A primeira atividade de promoção da saúde ocorreu em dezembro de 2016 com servidores da área da saúde (hospitalar) e os atendimentos de reabilitação iniciaram em 20 de fevereiro de 2017.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de outubro de 2020 às 15:14
Compartilhar Comente

Unesc e IFSC implantam projeto com foco na saúde do trabalhador

Unesc e IFSC implantam projeto com foco na saúde do trabalhador
Primeira etapa da iniciativa ocorreu nesta segunda-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc e o IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) estão trabalhando em conjunto para promover o bem-estar dos trabalhadores do Instituto. O fruto desta parceria é o Proergo (Projeto de Gerenciamento do Risco Ergonômico), pensado para promover qualidade de vida e buscar melhorias nas condições psicofisiológicas dos colaboradores da instituição federal.

A primeira etapa do projeto ocorreu nesta segunda-feira (11/3) e foi ministrada por profissionais do Nupac-ST (Núcleo de Promoção e Atenção Clínica à Saúde do Trabalhador) da Unesc e acadêmicos da quinta fase do curso de Fisioterapia da Universidade.

O coordenador do Núcleo, Willians Cassiano Longen, é um dos idealizadores do Proergo e conversou com os participantes no primeiro encontro. “Foi um momento para trocar informações mais detalhadas sobre a rotina no IFSC, com a participação da psicóloga da Coordenadoria de Gestão de Pessoas do Instituto, Clarice Bento Venâncio Inácio. Em seguida, tivemos um momento de ajustes no plano de ações, visando aumentar a convergência e assertividade nas demandas da instituição”, explicou Longen.

Ao fim das conversas, o coordenador contextualizou as etapas do projeto e os envolvidos tomaram decisões para a continuidade da ação. O encontro desta segunda-feira teve a presença do diretor geral do IFSC, Lucas Dominguini, que destacou a importância da promoção da qualidade de vida no trabalho dos servidores federais.

Futuro do projeto

Os próximos passos da iniciativa, segundo Longen, envolvem o exercício pedagógico de sensibilização dos servidores, o diagnóstico da condição psicofisiológica em aspectos relacionados ao trabalho, o levantamento de queixas musculoesqueléticas e funcionais, a análise da condição ergonômica e os riscos presentes em cada função do Instituto.

Também será realizada uma série de ações voltadas para as pendências encontradas, envolvendo aspectos de educação em saúde, orientação, treinamentos, intervenção com terapia manual e uma reavaliação final dos resultados.

Estímulo ao conhecimento


Enquanto atendem os trabalhadores, os estudantes da Universidade podem colocar na prática os aprendizados obtidos em sala de aula e nos laboratórios. Conforme Longen, o programa também tem como objetivo possibilitar que a extensão esteja ao alcance de um número cada vez maior de estudantes.

A parceria foi idealizada pelo NEPST (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde do Trabalhador) e PGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) da Unesc com a unidade de Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 12 de março de 2019 às 16:53
Compartilhar Comente

Núcleo da Unesc auxilia trabalhadores na recuperação da saúde

Núcleo da Unesc auxilia trabalhadores na recuperação da saúde
Local presta acompanhamento psicológico, fisioterapêutico, médico, nutricional e de enfermagem (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os trabalhadores formais ou informais que necessitam de cuidados em saúde têm na Unesc um espaço dedicado ao seu bem-estar. O Nupac-ST (Núcleo de Promoção e Atenção Clínica a Saúde do Trabalhador) oferece atendimentos gratuitos de reabilitação para pacientes em atividade ou afastados para tratamento de Dort (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). O Núcleo presta acompanhamento psicológico, fisioterapêutico, médico, nutricional e de enfermagem.

A oportunidade é oferecida a trabalhadores da rede pública e privada, mesmo que ainda estejam na fase de suspeita que o problema tenha relação com o trabalho. “Se a pessoa não estivesse trabalhando ela poderia não estar com este agravo à saúde? Se a resposta for sim, então existe algum nível de relação com o trabalho e este é o perfil de pessoas com sintomas osteomusculares, objeto de atenção do Núcleo. Ele envolve especialmente as disfunções dos membros superiores e da coluna vertebral”, explica o coordenador do Nupac, Willians Longen. 

Os agendamentos para os serviços podem ser feitos pelo telefone (48) 3431-2651 ou no e-mail nupac@unesc.net. Os atendimentos ocorrem nas Clínicas Integradas da Unesc.

Conheça o Nupac

O Núcleo é formado por uma equipe multiprofissional e tem o objetivo de recolocar o paciente em condições de exercer suas funções e recuperar sua saúde, tanto física quanto psicológica. Os atendimentos são realizados por profissionais de saúde, professores e estudantes dos cursos da Universidade e do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva.

Desde 2016, o Nupac promove atividades pensando na qualidade de vida do trabalhador. O projeto foi idealizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde do Trabalhador, ligado ao PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unesc). A iniciativa é aprovada pelo Ministério Público do Trabalho.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 04 de fevereiro de 2019 às 16:00
Compartilhar Comente