NUPAC-ST

Unesc e IFSC implantam projeto com foco na saúde do trabalhador

Unesc e IFSC implantam projeto com foco na saúde do trabalhador
Primeira etapa da iniciativa ocorreu nesta segunda-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc e o IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) estão trabalhando em conjunto para promover o bem-estar dos trabalhadores do Instituto. O fruto desta parceria é o Proergo (Projeto de Gerenciamento do Risco Ergonômico), pensado para promover qualidade de vida e buscar melhorias nas condições psicofisiológicas dos colaboradores da instituição federal.

A primeira etapa do projeto ocorreu nesta segunda-feira (11/3) e foi ministrada por profissionais do Nupac-ST (Núcleo de Promoção e Atenção Clínica à Saúde do Trabalhador) da Unesc e acadêmicos da quinta fase do curso de Fisioterapia da Universidade.

O coordenador do Núcleo, Willians Cassiano Longen, é um dos idealizadores do Proergo e conversou com os participantes no primeiro encontro. “Foi um momento para trocar informações mais detalhadas sobre a rotina no IFSC, com a participação da psicóloga da Coordenadoria de Gestão de Pessoas do Instituto, Clarice Bento Venâncio Inácio. Em seguida, tivemos um momento de ajustes no plano de ações, visando aumentar a convergência e assertividade nas demandas da instituição”, explicou Longen.

Ao fim das conversas, o coordenador contextualizou as etapas do projeto e os envolvidos tomaram decisões para a continuidade da ação. O encontro desta segunda-feira teve a presença do diretor geral do IFSC, Lucas Dominguini, que destacou a importância da promoção da qualidade de vida no trabalho dos servidores federais.

Futuro do projeto

Os próximos passos da iniciativa, segundo Longen, envolvem o exercício pedagógico de sensibilização dos servidores, o diagnóstico da condição psicofisiológica em aspectos relacionados ao trabalho, o levantamento de queixas musculoesqueléticas e funcionais, a análise da condição ergonômica e os riscos presentes em cada função do Instituto.

Também será realizada uma série de ações voltadas para as pendências encontradas, envolvendo aspectos de educação em saúde, orientação, treinamentos, intervenção com terapia manual e uma reavaliação final dos resultados.

Estímulo ao conhecimento


Enquanto atendem os trabalhadores, os estudantes da Universidade podem colocar na prática os aprendizados obtidos em sala de aula e nos laboratórios. Conforme Longen, o programa também tem como objetivo possibilitar que a extensão esteja ao alcance de um número cada vez maior de estudantes.

A parceria foi idealizada pelo NEPST (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde do Trabalhador) e PGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) da Unesc com a unidade de Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 12 de março de 2019 às 16:53
Compartilhar Comente