NUPAC-ST

Ação externa do NUPAC-ST na empresa Damyller Jeans em Nova Veneza – SC

Participar de ações externas é um dos compromissos do NUPAC-ST. Na quarta-feira, dia 25/07/2018, o núcleo desloucou-se com seus bolsistas e profissionais à empresa Damyller em Nova Veneza – SC, com o objetivo de proporcionar aos funcionários da empresa, um momento de orientações e testes relacionados a saúde. Três categorias profissionais estiveram presentes: fisioterapia, psicologia e nutrição.

A equipe disponibilizou aos funcionários, testes de força muscular com a utilização dos dinamômetros (lombar, escapular e palmar), alongamentos passivos e resistidos com o uso de colchonetes, bola suíça e bola feijão, orientações ergonômicas e sobre a coluna vertebral, testes rápidos para avaliar estresse, ansiedade e depressão, orientações quanto ao cuidado com a saúde mental, orientações nutricionais com distribuição de cartilhas nutricionais, medição de estatura, peso e também foi calculado o IMC (Índice de Massa Corporal).

Por: Leticia Salvaro Fernandes 26 de julho de 2018 às 14:26
Compartilhar Comente

V Ciclo de Capacitação do NUPAC-ST

O NUPAC-ST (Núcleo de Promoção e Atenção à Saúde do Trabalhador) realizou a capacitação de seus bolsistas e profissionais no dia 24/07/2018, no laboratório de habilidades das Clínicas Integradas da UNESC. Este momento foi regado de muito conhecimento e troca de informações com todas as áreas da saúde que compõe o núcleo.

No período da manhã, foi abordado o tema: repasse e treinamento para procedimentos de avaliação físico funcional de ombro e lombar. Na tarde, o foco foi: apresentação e contextualização de nova triagem e discussão de casos com a equipe multidisciplinar.

Realizar capacitações é de extrema importância, pois disponibiliza reflexão e estudo para a prática cotidiana junto aos pacientes atendidos pelo núcleo. As temáticas abordadas, proporcionam atualização e aperfeiçoamento dos bolsistas e profissionais da equipe.

Por: Leticia Salvaro Fernandes 26 de julho de 2018 às 14:23
Compartilhar Comente

Relatório de 2018 do NUPAC-ST

Relatório de 2018 do NUPAC-ST
Mais imagens

O NUPAC-ST é um projeto que trabalha nas 3 frentes do tripé universitário: Pesquisa, Ensino e Extensão. Confira o relatório do Núcleo de Promoção e Atenção à Saúde do Trabalhador de 2018, no link: /portal/resources/files/756/Relat%C3%B3rio%20NUPAC-ST%20ao%20MPT(1).pdf

Por: Leticia Salvaro Fernandes 19 de julho de 2018 às 13:39
Compartilhar Comente

2º Encontro: Ciclo de Debates para criação da Rede Catarinense de Reabilitação em Saúde do Trabalhador

2º Encontro: Ciclo de Debates para criação da Rede Catarinense de Reabilitação em Saúde do Trabalhador
Mais imagens

No dia 09/07/2018 em Florianópolis/SC, o coordenador do NUPAC-ST Prof. Dr. Willians Longen esteve presente no 2º encontro sobre a criação da rede catarinense de reabilitação em saúde do trabalhador.

Neste dia, o grupo composto por vários profissionais da área de diversas regiões do estado, tais como, Andrea Luiza da Silveira – UNOCHAPECO, Andrea B. de Almeira Medicina do Trabalho – UFSC, Diogo Cunha dos Reis - Engenharia de Produção – UFSC, Fabricio A. Menegon - Departamento de Saúde Pública/ Saúde do trabalhador – UFSC, Junior Vicente O. Franken - Reabilitação INSS Florianópolis, Roberto Cruz (representado por Pedro Carlotto) - Psicologia do Trabalho – UFSC, Roberto Ruiz - Medicina do Trabalho – UFSC, Sandroval Francisco Torres – UDESC e o Willians Cassiano Longen – UNESC destacaram dois objetivos principais:

a) Formação de uma rede estadual de reabilitação em saúde do trabalhador, com articulação dos serviços e atores sociais desta área em Santa Catarina, potencializando a atuação local;

b) Formação de uma rede de pesquisadores em saúde do trabalhador / reabilitação em saúde do trabalhador, propiciando um ambiente de integração, estimulando os pesquisadores das universidades a se aprofundarem nestes temas, a partir da criação de um cenário mais favorável a pesquisa, inclusive com a possibilidade de articulação entre os pesquisadores de diferentes instituições.

Na reunião, destacou-se que como o tema é a reabilitação, é fundamental inserir os serviços que prestam serviços nesta área. Lembrou-se ainda que existem temas relevantes a serem estudados, como por exemplo, maior incidência de aborto entre trabalhadoras da agroindústria, sendo fundamental pensar em ciência como espaço de geração de conhecimento que contribua para o progresso da humanidade. 

Por fim, foi realizado um check list de metas a serem estudadas e colocadas em práticas, por exemplo:

1. Realizar um evento em 2020 (congresso/seminário) que possa integrar os atores sociais que trabalham com a área de reabilitação em saúde do trabalhador, como marco da criação da Rede Estadual de Reabilitação em Saúde do Trabalhador;

2. Levantar quais são os trabalhos possíveis de serem publicados conjuntamente a partir da integração de pesquisadores das instituições participantes, e verificar a possibilidade de publicar uma edição especial de um periódico com estes trabalhos;

3. Avaliar a possibilidade de preparar um conteúdo específico sobre reabilitação em saúde do trabalhador, e oferecer este conteúdo aos programas de residências multiprofissional;

4. Próximo encontro deste ciclo, deverá ser um dia de seminário, onde se convide alguns pesquisadores que defenderam dissertações de mestrado ou tese de doutorado sobre o tema da reabilitação em um período do dia e no outro período, articulado com a possibilidade da vinda do Professor Dejours, que estará em São Paulo no final de agosto.

Por: Leticia Salvaro Fernandes 16 de julho de 2018 às 13:22
Compartilhar Comente

Equipe do NEPST apresenta trabalhos no XI Congresso Gaúcho de Ortopedia e Traumatologia

A equipe do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde do Trabalhador - NEPST e do Laboratório de Biomecânica - LABIOMEC, ligados ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva-PPGSCol da UNESC está apresentando 16 trabalhos científicos que foram aprovados para o XI Congresso Gaúcho de Ortopedia e Traumatologia e III Jornada Gaúcha da Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato-Ortopédica nestes dias 28, 29 e 30 de junho em Gramado-RS. Site do evento: http://cgot.com.br/

Através do Grupo de Pesquisa (GP) e do LABIOMEC a UNESC é a instituição com maior número de trabalhos aprovados no evento. Os trabalhos do grupo envolvem várias temáticas referentes aos transtornos musculoesqueléticos no âmbito da promoção da saúde, prevenção, tratamento e recuperação da saúde funcional. 

Alguns dos trabalhos apresentados são: "Atividade Física Comunitária: Efeitos Sobre a Funcionalidade na Lombalgia Crônica";  "O Uso Prático da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde".; "Avaliação da Condição Musculoesquelética e da Qualidade de Vida de Trabalhadores de Indústrias Cerâmicas da Região Carbonífera", entre outros.

Os trabalhos do NEPST e o LABIOMEC foram desenvolvidos e apresentados por bolsistas de graduação e de Mestrado do PPGSCol orientados pelo professor Willians Longen que é um dos orientadores do referido PPG.
 

Por: Leticia Salvaro Fernandes 01 de julho de 2018 às 19:18
Compartilhar Comente