NUPAC-ST

Encerramento Abril Verde: participações do NUPAC-ST

Todos juntos pela saúde do trabalhador! Essa mobilização se faz necessária para tratar do tema das vítimas de acidentes e doenças do trabalho. No dia 28 de abril, pessoas de todo o mundo celebram o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”.

A data foi instituída por iniciativas de sindicatos canadenses e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei No. 11.121, criando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Durante o mês de abril, o NUPAC-ST realizou e participou de diversas ações, sendo elas:

- NUPAC-ST e PROERGO_IFSC, proporcionam capacitação sobre Funcionalidade e Trabalho: https://www.unesc.net/portal/nupac-st/blog/45048-nupac-st-e-proergo-ifsc-proporcionam-capacitacao-sobre-funcionalidade-e-trabalho

- Ação externa do NUPAC-ST com trabalhadores do ramo químico em Cocal do Sul-SC: https://www.unesc.net/portal/nupac-st/blog/45049-acao-externa-do-nupac-st-com-trabalhadores-do-ramo-quimico-em-cocal-do-sul-sc

- NUPAC-ST participa da semana do trabalhador da UNESC: https://www.unesc.net/portal/nupac-st/blog/45051-nupac-st-participa-da-semana-do-trabalhador-da-unesc

- NUPAC-ST realiza debates sobre Funcionalidade e Trabalho na UNESC: https://www.unesc.net/portal/nupac-st/blog/45052-nupac-st-realiza-debates-sobre-funcionalidade-e-trabalho-na-unesc

- NUPAC-ST compareceu no I Seminário de Saúde do Trabalhador da Região Sul: Ações Interinstitucionais relacionadas ao Amianto em SC: https://www.unesc.net/portal/nupac-st/blog/45053-nupac-sr-compareceu-no-i-seminario-de-saude-do-trabalhador-da-regiao-sul-acoes-interinstitucionais-relacionadas-ao-amianto-em-sc

Por: Leticia Salvaro Fernandes 06 de maio de 2019 às 15:37
Compartilhar Comente

NUPAC-ST compareceu no I Seminário de Saúde do Trabalhador da Região Sul: Ações Interinstitucionais relacionadas ao Amianto em SC

No período vespertino do 30/04/19 no auditório da AMREC em Criciúma-SC, aconteceu um evento sobre o Amianto com diversas palestras e debate. O evento fez referência ao Abril Verde, mês em memória às vítimas de acidentes no trabalho. O coordenador do NUPAC-ST, Prof. Dr. Willians Longen, palestrou sobre “28 de abril: por que relembrar essa data?” e vários bolsistas e profissionais do núcleo estiveram presentes.

Alguns assuntos abordados foram:

- “A luta do banimento do amianto no Brasil e no mundo: Desafios e Perspectivas” com a Eng. Fernanda Giannasi;

- “O papel das instituições na busca de um ambiente livre de amianto” com a Dra. Márcia Kamei López Aliaga;

- “Efeitos do amianto no meio ambiente e na saúde” com a Enfermeira Evelyn Brognoli;

- “Amianto: Intervenções dos CEREST’s de Santa Catarina” com Regina Dal Castel Pinheiro;

- “Expostos e expostos: como as pessoas se organizam para melhorar sua condição de vida” com Dr. Paulo Lemgruber;

- “Expostos e ex-expostos: como as pessoas se organizam para melhorar sua condição de vida. O exemplo do caso Shell -BASF” com Dr. Roberto Carlos Ruiz.

Por: Leticia Salvaro Fernandes 06 de maio de 2019 às 15:27
Compartilhar Comente

NUPAC-ST realiza debates sobre Funcionalidade e Trabalho na UNESC

Na manhã do 30/04/19 no auditório Rui Hulse na UNESC, aconteceu diversas palestras sobre funcionalidade e trabalho, em homenagem ao abril verde. O coordenador do NUPAC-ST Prof. Dr. Willians Longen, ministrou uma palestra sobre “Cuidados, Autocuidado Apoiado e Capacidade Funcional do Trabalhador – Ênfase nos Aspectos Ergonômicos”.

Na sequência, o Dr. Roberto Carlos Ruiz, ministrou sobre “Trabalho e Saúde Mental” e a manhã foi finalizada com uma mesa integrativa com o tema “Autocuidado e Atenção Integrada à Saúde do Trabalhador” com a presença de médico, psicóloga, enfermeira, assistente social e acadêmica de farmácia e nutrição.

Por: Leticia Salvaro Fernandes 06 de maio de 2019 às 15:23
Compartilhar Comente

NUPAC-ST participa da semana do trabalhador da UNESC

O Dia Mundial do Trabalho é comemorado no dia 1º de maio e a UNESC realizou uma programação especial para homenagear e valorizar seus colaboradores. O NUPAC-ST participou durante os dias 29/04/19 e 30/04/19, nos três períodos, com atividades gratuitas voltadas a saúde do trabalhador, atuando com seus profissionais e bolsistas das 7 áreas da saúde: fisioterapia, medicina, psicologia, enfermagem, nutrição, farmácia e serviço social.

Algumas atividades realizadas foram: auriculoterapia, plantigrafia, testes de força muscular, terapia manual, orientações sobre a coluna vertebral e transporte de cargas, exercícios, alongamentos, etc.

Por: Leticia Salvaro Fernandes 06 de maio de 2019 às 15:17
Compartilhar Comente

Ação externa do NUPAC-ST com trabalhadores do ramo químico em Cocal do Sul-SC

No dia 25/04/19 no período vespertino, o coordenador do NUPAC-ST Prof. Dr. Willians Cassiano Longen ministrou uma palestra sobre Ergonomia para os colaboradores da empresa Cyan Tintas e Vernizes e também foi realizado ginástica laboral com o auxílio de uma bolsista do núcleo.

A Ergonomia é o estudo científico das relações entre homem e máquina, fazendo com que as máquinas (posto de trabalho) se adaptam ao homem e não o homem que se adapta as máquinas, buscando a qualidade de vida no trabalho. A ginástica laboral é uma ginástica cuja prática é voltada para os funcionários da organização, com o objetivo de prevenir doenças ocupacionais.

Por: Leticia Salvaro Fernandes 06 de maio de 2019 às 15:13
Compartilhar Comente