NUPAC-ST

Campanha do Abril Verde desenvolvida pelo Nupac é reconhecida pelo Ministério da Saúde

Campanha do Abril Verde desenvolvida pelo Nupac é reconhecida pelo Ministério da Saúde
Dentre as ações, está a orientação a trabalhadores de municípios do Sul catarinense (Foto: Divulgação) Mais imagens

As ações desenvolvidas pelo Núcleo de Promoção e Atenção Clínica à Saúde do Trabalhador da Unesc (Nupac-ST) na campanha do Abril Verde em 2020 foram reconhecidas pelo Ministério da Saúde. Na última semana, o núcleo recebeu um ofício parabenizando pelas iniciativas relacionadas à saúde e segurança do trabalhador – foco do Abril Verde – que vêm sendo realizadas desde o dia 1º deste mês tanto na Universidade quanto em municípios da região.

O coordenador do Nupac, Willians Cassiano Longen, afirma que o ofício (número 7/2020 CGSAT/DSASTE/SVS/MS) foi uma grande surpresa e que o reconhecimento é uma honra para todos os envolvidos. “Encaminhamos um e-mail registrando o lançamento do Abril Verde e de algumas atividades que vínhamos produzindo desde o início da quarentena. Mandamos  também exemplos de materiais confeccionados sobre saúde do trabalhador no geral, caso fossem úteis ao Ministério da Saúde”, lembra.

A campanha do Nupac envolve a confecção e a divulgação de materiais de alerta para que os empregadores e trabalhadores informais atentassem para a portaria do Ministério da Economia, que contém as orientações necessárias tanto para as atividades essenciais que vem sendo mantidas durante o período de isolamento social, quanto para as que serão retomadas. O trabalho do Nupac da Unesc ainda abrange orientações sobre o ofício 1088 do Ministério da Economia, que determina quais profissionais podem estar fisicamente em seus locais de trabalho e quais os cuidados necessários para sua proteção.

Foi criado ainda um site para a divulgação de informações do Abril Verde e realizados vários posts nas redes sociais e vídeos referentes à segurança e saúde do trabalhador. O núcleo da Unesc ainda disponibilizou versões em espanhol, pensando em colaborar com a saúde do trabalhador em países da América Latina. “Especialmente no contexto real e prático da pandemia, é importante haver conscientização e educação em saúde com foco na redução da sobrecarga do sistema de saúde regional”, afirma o coordenador do Nupac da Unesc, Willians Cassiano Longen.

Orientações para trabalhadores em situação de risco

Durante o mês de abril, o Nupac auxiliou ainda trabalhadores de frigoríficos de Nova Veneza e Forquilhinha sobre a Covid19. Segundo Longen, os trabalhadores solicitaram ajuda do núcleo para triar, avaliar por teleconsulta médica e dar os devidos encaminhamentos em casos do grupo de risco, de pessoas que apresentam os sintomas da doença ou que tiveram o contato com casos positivados.

A campanha do Abril Verde do Nupac tem o envolvimento do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde do Trabalhador (Nepst) e o apoio do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) da Unesc.

Conheça o Nupac

O Núcleo de Promoção e Atenção Clínica a Saúde do Trabalhador da Unesc presta atendimento para profissionais de todas as categorias. O objetivo é colaborar para que o trabalhador reestabeleça a sua condição plena de saúde, tanto física quanto psicológica. O Nupac atende gratuitamente e, ao ingressar no serviço, o trabalhador é direcionado para uma atenção integral à sua condição de saúde, sendo encaminhado para a especialidade que mais necessita.

Os atendimentos ocorrem nas Clínicas Integradas da Unesc e são realizados por uma equipe multiprofissional, visando melhoria dos aspectos psicofisiológicos envolvidos diretamente no adoecimento da pessoa por doenças relacionadas ao trabalho. Entre as áreas da saúde envolvidas estão Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, Enfermagem e Medicina.

Saiba mais

Milena Nandi – Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de abril de 2020 às 16:56
Compartilhar Comente

Como higienizar as mãos de forma correta

Como higienizar as mãos de forma correta
Mais imagens

As nossas mãos estão sempre em contato com superfícies repletas de micro-organismos perigosos. A melhor maneira de acabar com eles é limpando dedos, unhas, palmas e punhos. Lavar as mãos de forma correta evita contaminações e doenças! Faça sua parte, lave corretamente e frequentemente!

Confira o vídeo produzido pelo NUPAC-ST: https://www.youtube.com/watch?v=xayml5-b6o4&feature=youtu.be

21 de abril de 2020 às 21:33
Compartilhar Comente

Orientações sobre o Capital Psicológico

O serviço de Psicologia do NUPAC-ST elaborou um material para mostrar os benefícios do desenvolvimento do Capital Psicológico, especialmente no cenário em que estamos vivendo.

Tem alguma dúvida? Chame o nosso grupo!

Confira o material clincando em "mais imagens"!

Entre em contato com o NUPAC-ST:

- Nos comentários da notícia;

- No e-mail do NUPAC-ST: agendanupacst@gmail.com

- No telefone: 48 3431-2651

- No Intagram: @nupacst

21 de abril de 2020 às 15:40
Compartilhar Comente

Pegue e guarde sua máscara assim:

Uma dica super importante para o dia a dia:
Use sua máscara adequadamente e evite contaminações! 

- Você só vai precisar de 1 sacola plástica e 1 tesoura! 
- Lembre-se de higienizar a máscara frequentemente! 

Confira o vídeo produzido pelo NUPAC-ST: https://www.youtube.com/watch?v=X_WH7a0ke9w

21 de abril de 2020 às 15:34
Compartilhar Comente

Orientações sociais a respeito do Auxílio Doença durante a pandemia da COVID-19

Nosso núcleo socializa este material com alguns questionamentos e respostas do INSS em relação ao auxílio doença.

Se ainda assim surgirem dúvidas ou demandas sociais de outras ordens, o serviço social do NUPAC-ST se coloca a disposição por este canal on-line.

Confira o material clincando em "mais imagens"!

Entre em contato com o NUPAC-ST:

- Nos comentários da notícia;

- No e-mail do NUPAC-ST: agendanupacst@gmail.com

- No telefone: 48 3431-2651

- No Intagram: @nupacst

21 de abril de 2020 às 15:30
Compartilhar Comente