NUPAC-ST

Funcionalidade e Trabalho é tema de debates na Unesc

Funcionalidade e Trabalho é tema de debates na Unesc
Evento realizado pelo Nupac-ST faz parte da programação da Semana do Trabalhador (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc foi palco, nesta terça-feira (30/4), de debates sobre “Funcionalidade e Trabalho”, em evento realizado pelo Nupac-ST (Núcleo de Promoção e Atenção Clínica à Saúde do Trabalhador), vinculado à Universidade. Profissionais de saúde abordaram temas como “Trabalho e Saúde Mental” e “Autocuidado e Atenção à Saúde do Trabalhador”, com a participação da plateia, que pôde fazer considerações e tirar dúvidas.

O evento marcou o encerramento do Abril Verde, mês dedicado à prevenção de acidentes de trabalho e fez parte da programação da Semana do Trabalhador na Universidade.

Na palestra de abertura do evento, “Cuidados, Autocuidado Apoiado e Capacidade Funcional do Trabalhador – Ênfase nos Aspectos Ergonômicos”, o professor doutor do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unesc) e coordenador do Nupac-ST, Willians Longen, chamou a atenção para o fato de que a saúde do trabalhador envolve a promoção, proteção e reabilitação e que, além disso, é necessário pensar na saúde de uma forma bastante ampla.

“Pensando em promoção da saúde do trabalhador, muitos problemas podem esgotar nossa energia física e saúde mental e ser fatores que influenciam e podem aumentar potenciais tendências a sintomas dolorosos, como se fossem alertas que ficam disparando constantemente sinais de dor. Ansiedade, pensamentos catastróficos, medos, desgosto pelo que se faz não podem ser desconsiderados. Devemos enxergar o trabalhador como um todo, e não só observar a dor localizada”, afirma.

Longen abordou ainda a importância do autocuidado com suporte e orientação de profissionais para auxiliar a saúde do trabalhador, elencou os projetos e programas relacionados à saúde e ao bem-estar que a Unesc disponibiliza aos colaboradores.

O professor abordou ainda a lógica do risco social, segundo a qual tudo o que acontece em qualquer lugar relacionado à saúde do trabalhador, impacta em cada um de nós. “Quem vai pagar a conta de alguém ficar incapacitado é a sociedade. É a lógica do risco social. Quem arca com todos os prejuízos e falta de cuidado à saúde do trabalhador somos todos nós. Um exemplo é o pagamento pelo benefício que após um tempo não é mais feito pelo empregador, mas pelo sistema, um sistema de custeio coletivo”.

O evento teve ainda a palestra “Trabalho e Saúde Mental”, com o médico do trabalho dos servidores da UFSC, Roberto Carlos Ruiz e a mesa interativa “Autocuidado e Atenção à Saúde do Trabalhador”, com o médico do trabalho dos servidores da UFSC, Roberto Carlos Ruiz; com a médica do trabalho da Unesc e do Nupac-ST, Mariana de Oliveira Presado; com a psicóloga do Ministério Público do Trabalho e do Nupac-ST, Sheila Madeira; com a enfermeira do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e do Nupac-ST, Evelyn Brognoli; com as acadêmicas de Nutrição e de Farmácia da Unesc e do Nupac-ST, Daniele Botelho e Suelen Gomes, respectivamente, e com a assistente social do Nupac-ST, Patrícia Pilatti.

As atividades contaram com a presença de uma das coordenadoras da Secretaria de Diversidade e Ações Afirmativas da Unesc, Janaína Vitório, e de uma das coordenadoras do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Unesc, Tatiane Macarini. A abertura do evento contou com a apresentação de um coro formado por colaboradores da Universidade.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 30 de abril de 2019 às 16:37
Compartilhar Comente

Unesc inicia semana do trabalhador com programação especial

Unesc inicia semana do trabalhador com programação especial
Dia do Trabalhador é comemorado em 1º de maio (Foto: Arquivo) Mais imagens

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, 1º de maio, a Unesc está realizando uma programação especial para reconhecer o valor de quem se dedica diariamente pela Universidade. De segunda a sexta-feira (29 a 3/5), os colaboradores poderão participar, no campus e no Iparque (Parque Científico e Tecnológico), de atividades gratuitas voltadas a saúde, crescimento profissional, esporte, família e o almoço de confraternização, a partir das 11 horas na AM Master Hall. Para participar, o professor ou funcionário deve retirar até duas pulseiras no DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano).

#DiaDgratidão

Para compartilhar o sentimento de ser Unesc, durante esta semana o colaborador da Universidade pode compartilhar em suas redes sociais a #DiaDgratidão. Ao registrar o momento, marque a @Unescoficial no Instagram.

Confira a programação especial em comemoração ao Dia do Trabalhador

Segunda e terça-feira (29 e 30/4)

Ritmus: Unesc Saudável
Local: Quadras Poliesportivas do Complexo Esportivo da Unesc
Horário: 12 horas

Funcional: Unesc Saudável
Local: Quadras Poliesportivas do Complexo Esportivo da Unesc
Horário: 17h30 horas

Espaço Dermatofuncional: Nupac (Núcleo de Promoção e Atenção Clínica a Saúde do Trabalhador) 
Local: Hall da Reitoria
Horário: Manhã, tarde e noite

Espaço Visão: Ótico Dinis 
Local: Hall da Reitoria
Horário: Tarde e noite

Massoterapia: Ânima 
Local: Hall da Reitoria e Iparque
Horário: Manhã, tarde e noite

Terça-feira (30/4)

Oficina de origami 
Local: Indefinido
Horário: Manhã e noite

Oficina de Auto Maquiagem 
Local: Bloco XXI A, sala 16
Horário: A partir das 9 horas; segunda turma a partir das 15h30 horas

Oficina de Argila 
Local: Ateliê do curso de Artes Visuais 
Horário: A partir das 15 horas; segunda turma a partir das 19 horas

Palestra: Funcionalidade e Trabalho: Nupac (Núcleo de Promoção e Atenção Clínica a Saúde do Trabalhador) 
Local: Ruy Hülse  
Horário: A partir das 9 horas, com apresentações artísticas

Quarta-feira (1º/5)

Almoço de confraternização
Local: AM Master Hall
Horário: A partir das 11 horas

Sexta-feira (3/5)

Dia da Família 
Local: Bloco Administrativo
Horário: A partir das 17 horas

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 29 de abril de 2019 às 14:02
Compartilhar Comente

NUPAC-ST estará presente no I Seminário de Saúde do Trabalhador da Região Sul: Ações Interinstitucionais relacionadas ao Amianto em SC

No dia 30/04/19 no período vespertino no auditório da AMREC em Criciúma-SC, acontecerá um evento aberto ao público sobre o Amianto e o núcleo estará presente. O evento faz referência ao Abril Verde, mês em memória às vítimas de acidentes no trabalho. O coordenador do NUPAC-ST, Prof. Dr. Willians Longen, palestrará sobre “28 de abril: por que relembrar essa data?”. Confira a programação na imagem.

Por: Leticia Salvaro Fernandes 24 de abril de 2019 às 16:51
Compartilhar Comente

NUPAC-ST participa do Café com Muitas Ideias

No dia 23/04/19, os profissionais do núcleo, sendo eles, o coordenador Prof. Dr. Willians Cassiano Longen, Patrícia Pilatti, Sheila Madeira e Evelyn Brogni, representando o NUPAC-ST, MPT E CEREST Macrorregional Criciúma participaram do Café com Muitas Ideias, realizado na UNESC com o tema: A Reforma da Previdência e a Pessoa com Deficiência tendo como convidada a Assistente Social do INSS, Caren Delfino Pivetta.

Por: Leticia Salvaro Fernandes 24 de abril de 2019 às 16:23
Compartilhar Comente

NUPAC-ST apoia e organiza VII Seminário de Fisioterapia Traumato-Ortopédica da Região Carbonífera

O seminário aconteceu no dia 10/04/19, no período matutino e noturno, no auditório Rui Hulse na UNESC. No período vespertino, o Prof. Dr. Marcelo Donhert de Pelotas/RS ministrou um minicurso sobre bandagens funcionais. O evento contou com a presença de acadêmicos do curso de Fisioterapia e fisioterapeutas.

Diversos temas foram abordados, tais como:

- Escoliose juvenil com o médico ortopedista Dr. Murilo Daleffe;

- Disfunção patelo-femural com o médico ortopedista Dr. Marcelo Beirão;

- Tecaterapia, aplicações clínicas, indicações e efeitos teciduais com o fisioterapeuta Dr. Túlio Menezes;

- Avaliação funcional do joelho, métodos quantitativos e qualitativos com o fisioterapeuta Dr. Marcelo Dorhnert;

- Espondilomielopatia cervical traumática com o médico neurocirurgião Dr. Carlos Fernando dos Santos Moreira.

O NUPAC-ST teve vários trabalhos aprovados e apresentados em pôsteres e também teve as três menções honrosas para os seguintes trabalhos:

- “Analise de correlação entre composição corporal e lombalgia em mineiros do subsolo de carvão” apresentado pela bolsista Amabili Domiciano dos Santos;

-“Correlação da dor cervical, mobilidade e funcionalidade em pacientes atendidos no Núcleo de Promoção e Atenção Clínica a Saúde do Trabalhador - NUPAC-ST” apresentado pela bolsista Yasmin Martins Antônio;

- “Lesões de ombro e a prática de crossfit: relações e riscos” apresentado pela bolsista Eduarda Behenck Medeiros.

Por: Leticia Salvaro Fernandes 16 de abril de 2019 às 16:56
Compartilhar Comente