Processos Gerenciais

Aula inaugural dos cursos de Gestão apresenta noções sobre competências

Na vida nada é definitivo e sempre há tempo de olhar para frente e vislumbrar um novo momento, uma nova competência e um futuro diferente. Desta forma, o Engenheiro Civil e construtor de líderes da Mister Mind Treinamentos, André Casagrande Teixeira, apresentou a sua própria trajetória e como é possível sim usar as competências para fazer escolhas e construir uma carreira de sucesso. O bate-papo com o consultor foi a temática da aula inaugural dos cursos de Processos Gerenciais e Gestão de Recursos Humanos da Unesc.

O encontro reuniu mais de 150 acadêmicos, incluindo o curso de Enfermagem. “Esta aula inaugural nos proporciona apresentar pontos e situações que permitam ao acadêmico entender o que ele busca para si. Não resolve o professor falar e o aluno não se encontrar nessa proposta”, explica o coordenador do curso de Processos Gerenciais, Volmar Madeira. Ele salienta que o curso tem trabalhado para apresentar temas e conteúdos atraentes e que tenham uma relação direta com a realidade do aluno. “Quando fazemos uma aula inaugural que apresenta quais são as competências que ele busca enquanto profissional, enquanto cidadão, mostrando aonde ele quer chegar, pensamos que o nosso curso está chegando mais próximo da realidade do aluno”, observa.

Em sua fala, o palestrante André Casagrande Teixeira deixa muito claro que conhecer e trabalhar as competências e habilidades, conhecimentos e atitudes, são fundamentais para o desenvolvimento profissional e pessoal. Muitas vezes estas habilidades serão conhecidas ao longo da trajetória de vida.

Mesmo formado em Engenharia, André seguiu buscando o sonho de atuar como influenciador de pessoas. “Hoje sou um dos diretores e instrutores da Master Mind, e desenvolvemos pessoas através da filosofia de Napoleon Hill, que fez um estudo por mais de 20 anos onde identificou os comportamentos das pessoas que tinham destaque em suas áreas e o que estas tinham em comum. Nesse processo encontrei um sonho da minha adolescência. Então eu me encontrei em uma nova história”, relata Teixeira. Ele complementa que para encontrar aquilo que realmente deseja é fundamental parar, refletir, analisar e olhar para o caminhar da nossa história e ver realmente onde o coração vibrou mais forte”, conta. Em sua fala ele destacou, entre outras competências, a definição de objetivos, confiança em si próprio, iniciativa e liderança, imaginação, entusiasmo, autocontrole, fazer mais do que a obrigação e fazer para os outros aquilo que você gostaria que fosse feito para você.

Para o professor Volmar Madeira, esta e outras atividades do curso têm como foco fazer com que os alunos vivenciem de alguma forma questões do dia a dia enquanto profissional, trazendo para a sua vida e entendendo qual a área de atuação que escolheu, de que maneira pode trabalhar e dar o melhor de si. “Esse melhor de si, com todas as condições necessárias de realmente se apresentar como profissional, sem dúvida daquilo que ele deseja e de onde quer chegar, no aspecto profissional e como cidadão”, salienta.

Cursos rápidos e com foco no mercado

Os cursos de graduação em Gestão da Unesc têm apenas dois anos de duração, de modo que o aluno recebe o diploma de curso superior, com aulas presenciais e mensalidade acessível, permitindo uma formação mais rápida e mais econômica. Outra característica é que o ingresso acontece por meio de processo seletivo especial, no Escolha Unesc. “Também temos na grade curricular conhecimentos teóricos, vienciados na prática, disciplinas com inserção comunitária e disciplinas com flexibilidade de local e horário”, explica o coordenador do curso, Volmar Madeira. Hoje o mercado de trabalho para egressos dos cursos é bastante amplo, podendo atuar na gestão dos processos gerenciais de organizações de pequeno e médio porte e em outras áreas ligadas à gestão empresarial e gestão de pessoas, criação e gestão do seu próprio negócio e em assessorias para empreendimentos de pequeno e médio porte. 

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 10 de abril de 2019 às 20:00
Compartilhar Comente