Processos Gerenciais

Almoço beneficente marca sucesso do Desafio Empresarial

Almoço beneficente marca sucesso do Desafio Empresarial
Evento reverteu recursos para a instituição Casa da Infância (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Mais uma vez acadêmicos dos cursos de Processos Gerenciais e Gestão de Recursos Humanos da Unesc colocaram seus conhecimentos em prática e mostraram que estão no caminho certo para o sucesso no mercado de trabalho. Isso porque a tradicional ação Desafio Empresarial, que envolve os estudantes dos cursos de gestão em diferentes atividades que culminam na realização de um evento, teve a edição de 2019 realizada ao longo desta semana e finalizada neste sábado, com um almoço beneficente em prol da Casa da Infância. O evento reuniu mais de 600 pessoas em torno de paellas e yakissoba com o tempero especial da solidariedade.

Para preparar os pratos do dia os acadêmicos puderam a mão na massa e contaram com a ajuda dos chefes Marco Antônio da Silva, Rafael Mastella e Moacir Antonelli, o Chef Javali. Com a união de tantos esforços, conforme o coordenador dos cursos, Volmar Madeira, o resultado foi o sucesso da ação. “Ficamos muito satisfeitos com o envolvimento dos alunos nesses sete dias de Desafio e no resultado final deste dia. Mais uma vez os objetivos de aprendizado foram alcançados”, destacou.

Engajada na organização do evento, a acadêmica Alessandra Laurindo Zefino garante que o trabalho foi desafiador. “São muitas pessoas envolvidas, muitas opiniões, e nem sempre isso é fácil da administrar. Os desafios foram grandes, mas conseguimos controlar os problemas e focar no que realmente interessava, que era realizar o evento e ajudar a Casa da Infância”, pontuou.

Ter o foco voltado à causa beneficente, de acordo com a estudante, foi um dos diferenciais da ação. “Os alunos perceberam aos poucos a importância que esse nosso esforço teria para essas crianças atendidas na instituição e aí se motivaram para que desse certo. É muito bom poder fazer a diferença na vida dessas pessoas”, completou.

Ajuda bem-vinda

Para o presidente da Casa da Infância, José Moreno, mais uma vez a palavra de ordem é gratidão. “A Unesc tem dado um respaldo imenso em nosso trabalho. Sermos beneficiados com um evento dessa grandeza é algo que nos deixa muito felizes, em especial nesse momento de estruturação da instituição”, pontuou.

Além da ajuda financeira, de acordo com José, a parceria da própria Universidade já tem feito a diferença para as crianças atendidas na Casa no contraturno escolar. “Já tivemos a oportunidade de levar essas crianças, que vivem numa situação de vulnerabilidade social, para dentro da Unesc. Eles já tiveram atividades no campus e puderam sentir o clima de estar no ambiente universitário. Isso, por si só, já lhes oferece uma perspectiva diferente de futuro, mostra que é possível sonhar em estar ali também no futuro”, completou.

Atualmente a Casa da Infância atende 30 crianças no contraturno escolar em três dias por semana. O projeto, conforme o presidente, é chegar a 55 crianças atendidas diariamente em cada um dos turnos.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 09 de novembro de 2019 às 18:28
Compartilhar Comente

Turmas iniciam semana intensa de Desafio Empresarial

Turmas iniciam semana intensa de Desafio Empresarial
Noite de segunda-feira contou com compartilhamento de experiências e instruções para os próximos passos do trabalho (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Os próximos dias serão de intenso trabalho em prol do conhecimento e da solidariedade para os estudantes de Gestão da Unesc. Isso porque já foi dado o pontapé inicial para a da 16ª edição da Semana Acadêmica de Desafio Empresarial, ação que envolve alunos dos cursos de Processos Gerenciais e Gestão de Recursos Humanos em atividades em que colocam a teoria na prática. Em mais um passo do trabalho, o principal do semestre e que é iniciado ainda em sala de aula, na noite desta segunda-feira (4/11) o grupo contou com o compartilhamento de experiências e instruções para os próximos passos do projeto, que culminará em um almoço beneficente no sábado (9/11).

Em 2019 o evento levanta a temática “Gestão Social – por um futuro melhor” e tem como instituição beneficiada a Casa da Infância, de Criciúma, organização que atende atualmente 26 crianças em situação de vulnerabilidade social em Criciúma.

Compartilhamento de experiências

Na noite desta segunda-feira, além de conhecerem melhor as etapas que serão realizadas a cada dia ao longo da semana e definir a responsabilidade dos pratos para o evento do final de semana, os alunos puderam aprender e, principalmente, motivarem-se com a experiência do egresso Jovane Mariano.

A participação do ex-aluno pelo Desafio Empresarial lhe rendeu grandes frutos. O aprendizado conquistado por meio da atividade, conforme Jovane, se reflete ainda nos dias de hoje em suas funções no mercado de trabalho. De forma descontraída, o egresso deixou algumas mensagens aos atuais acadêmicos que estão prestes a encarar, de fato, a atividade. Entre as dicas, Jovane destacou a importância de cada um valorizar as oportunidades que recebem. “Não deixem as chances passarem. O resultado que vocês irão colher ou não depende da coragem de abraçar a oportunidade que aparece ou de deixar o medo falar mais alto e, assim, entregar essa chance para outra pessoa”, destacou.

Na noite de terça-feira (5/11) as turmas contarão com oficinas preparatórias para as diferentes funções de cada grupo em prol do evento que arredará recursos para a instituição filantrópica.

Ingressos disponíveis

O valor final, resultado da arrecadação com a venda dos ingressos e o pagamento de despesas, será destinado para melhorias na estrutura da Casa da Infância. O almoço ocorre no Bairro da Juventude neste sábado (9/11) e os ingressos podem ser adquiridos diretamente com os acadêmicos ou na coordenação dos cursos de Gestão, no telefone (48) 3431.2760.

Segundo o coordenador, Volmar Madeira, a proposta é receber aproximadamente mil pessoas, em um evento dedicado à solidariedade. “Todos os resultados financeiros serão direcionados para a Casa da Infância. O objetivo envolve reformular mesas e cadeiras, modificar ambientes, tornando-os mais lúdicos, e até proporcionar um espaço para diálogos entre pais e a direção do local”, explica.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 04 de novembro de 2019 às 22:07
Compartilhar Comente

Cursos de Gestão entregam doação para a Casa da Infância

Cursos de Gestão entregam doação para a Casa da Infância
Ação faz parte da 16ª edição do Desafio Empresarial (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A aula desta quarta-feira (30/10) dos acadêmicos dos cursos de Gestão da Unesc foi marcada por uma atividade especial. Alunos e professores estiveram reunidos no espaço do projeto Quintas Culturais para a oficialização da entrega de doações arrecadadas pelo grupo em prol da Casa da Infância. A ação faz parte da 16ª edição da Semana Acadêmica de Desafio Empresarial, projeto tradicional dos cursos de Processos Gerenciais e Gestão de Recursos Humanos que une a aplicação de conhecimentos na prática e a solidariedade.

Nesta edição o Desafio Empresarial leva a temática “Gestão Social – por um futuro melhor” e tem como entidade beneficiada escolhida a Casa da Infância, instituição beneficente que atende atualmente 26 crianças em situação de vulnerabilidade social em Criciúma.

Foram entregues aos representantes da instituição um total de 234 itens de material esportivo, 354 de material de limpeza e 1.938 de material pedagógico, que serão utilizadas nas atividades com as crianças atendidas.

Na próxima semana, entre os dias 4 e 8 de novembro, serão realizadas as atividades do Desafio Empresial, que se encerrará com um almoço beneficente no sábado, dia 9 de novembro. O evento ocorrerá no Bairro da Juventude ao meio dia e terá como cardápio paella de carnes brancas e yakisoba de carnes e legumes. Os ingressos podem ser adquiridos diretamente com os acadêmicos dos cursos.

Mais informações podem ser obtidas por meio da coordenação dos cursos de Gestão, no telefone (48) 3431.2760.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 30 de outubro de 2019 às 22:26
Compartilhar Comente

Cursos de Gestão lançam Desafio Empresarial e comemoram 15 anos de existência

Cursos de Gestão lançam Desafio Empresarial e comemoram 15 anos de existência
Noite especial contou com palestra do professor José Carlos Virtuoso (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Alunos e professores das graduações em Gestão de Recursos Humanos e Processos Gerenciais, da Unesc, comemoraram, na noite desta quinta-feira (3/10), o marco de 15 anos de existência dos cursos. Com direito a bolo de aniversário, a noite contou ainda com o lançamento da edição de 2019 do tradicional Desafio Empresarial, atividade que envolve os acadêmicos em ações que colocam em prática os conhecimentos adquiridos na sala de aula, além de abraçar causas solidárias.

Para marcar o lançamento do Desafio, os cursos promoveram uma palestra ministrada pelo professor José Carlos Virtuoso acerca da temática “Conhecimento, solidariedade e cooperação: empreendendo pela vida”.

Envolvendo os alunos em um clima de participação na palestra, José Carlos utilizou músicas como formas de reflexão sobre o tema do evento. Conforme ele, essa é uma forma de levantar provocações que ajudem a refletir. “Vocês estão aqui cursando as graduações de Gestão de Recursos Humanos e Processos Gerenciais e isso é importantíssimo. No entanto, precisamos lembrar que fundamentalmente estamos no mundo para sermos felizes e fazermos as outras felizes, ao contrário do que muitas vezes, iludidos, pensamos, que o dinheiro leva a algum lugar melhor”, comentou.

A mensagem de reflexão, de acordo com o professor, deve ser lembrada pelos alunos nos ambientes que frequentam. “Precisamos levar adiante. Levem para suas casas e seus trabalhos a lembrança de que o que precisamos é ser feliz e colaborar com a felicidade das outras pessoas”, destacou.

Apresentação da Casa da Infância

Ainda na noite de aprendizados e celebrações representantes da instituição filantrópica Casa da Infância de Criciúma tiveram a oportunidade apresentar o trabalho da organização. A Casa da Infância será a instituição beneficiada com o resultado do Desafio Empresarial 2019, projeto também detalhado no evento.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 03 de outubro de 2019 às 22:01
Compartilhar Comente

Aula Inaugural marca início do segundo semestre dos cursos de Gestão da Unesc

Aula Inaugural marca início do segundo semestre dos cursos de Gestão da Unesc
Evento ocorreu no Auditório Edson Rodrigues (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Os cursos de Gestão de Recursos Humanos e Processos Gerenciais da Unesc realizaram, na noite desta quarta-feira (21/8), uma aula inaugural com o tema “O futuro das organizações: como a gestão de processos e pessoas está transformando o mundo dos negócios”. O evento foi ministrado pela egressa da Unesc, Camila Bardini, e ocorreu no Auditório Edson Rodrigues.

Na abordagem da palestra, Camila tratou sobre o mundo VUCA, que apresenta o mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo. Além disso, apresentou seis visões do universo da gestão: energizar pessoas; empoderar times; alinhar restrições; desenvolver competências; crescer a estrutura; e melhorar tudo.

Conforme o coordenador dos cursos de Gestão da Unesc, Volmar Madeira, os assuntos abordados corroboram para as indústrias 4.0, que é uma das abordagens do curso. “Devemos entender as pessoas e verificar se elas estão prontas para os serviços, pois não devemos apenas descartá-las e sim adequar eles as transformações do momento”, coloca.  

Camila é Designer com ênfase em Projeto de Produtos pela Unesc, Mestra em Desenvolvimento Socioeconômico com especialidade em Economia Criativa e Certificada em Management 3.0 pela Happy Melly; facilitadora de processos criativos para negócios tradicionais já estabelecidos ou novos empreendimentos; tem experiências com desenvolvimento de produtos e metodologias de design aplicadas à modelos de negócios; e é mentora do InovAtiva de Impacto Brasil.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 22 de agosto de 2019 às 18:55
Compartilhar Comente