Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão
Mais imagens

A Unesc marcará presença no 16º Passeio Ciclístico da Integração, em Balneário Rincão, que ocorrerá neste sábado (27/01), a partir das 14h. Além de promover ações de saúde e contar com um espaço para apresentação e atendimento à comunidade interessada nos cursos de graduação, a Universidade disponibilizará a oportunidade de os participantes enfeitarem suas bicicletas com adesivos e balões.

Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez a Instituição estará junto da comunidade em um evento que já é tradicional na região. “Estamos engajados na sociedade e comprometidos permanentemente com iniciativas como essa que promovam a educação, a saúde e a qualidade de vida”, diz a reitora, destacando que a Instituição também coloca à disposição 20 bicicletas para os funcionários que participarem do passeio. 

O passeio, que tem como tema 'Prevenir, para Salvar + Vidas', terá um percurso de 15 quilômetros pelas principais ruas do Balneário Rincão, com ponto de largada e chegada na Área de Eventos do município. Estima-se a participação de três mil ciclistas de diversas idades e localidades.

Em caso de condições climáticas adversas, o passeio será transferido para o sábado seguinte, dia 3 de fevereiro.

Calendário

O Passeio Ciclístico, integrado ao calendário de ações do Balneário Rincão, é organizado em parceria pela Cruz Vermelha – Criciúma, Equipe Multi-Institucional e Município de Balneário Rincão. 

Todos os participantes que doarem um quilo de alimento não perecível terão direito a sorteios de brindes. Além disso, a comunidade em geral também poderá fazer a doação de alimentos durante a ação, onde um veículo passará para recolher as contribuições solidárias.

Os mantimentos serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social do Balneário Rincão conforme a distribuição organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.   

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de janeiro de 2024 às 16:51
Compartilhar Comente

Primeiro mestrando do PPGSP recebe diploma

Primeiro mestrando do PPGSP recebe diploma
Mais imagens

O Programa de Pós-Graduação em Sistemas Produtivos (PPGSP) em forma associativa entre a Unesc, a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), a Universidade do Contestado (UNC), e a Universidade da Região de Joinville (Univille) alcançou um marco histórico ao conceder o primeiro diploma de mestrado a Mateus Alexandre Floriano. A conquista foi celebrada com grande entusiasmo pelos coordenadores e professores do Programa durante a entrega realizada na noite dessa segunda-feira (18/12).

O PPG em Sistemas Produtivos representa uma iniciativa inovadora e pioneira das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (IES), abrangendo 93% do território catarinense, e tem como objetivo integrar as regiões participantes por meio do Ensino, da Pesquisa e da Inserção Social, promovendo melhorias na qualidade e na produtividade dos diferentes segmentos de cada região.

“Na Unesc fiz minha primeira graduação, concluí meu curso de Engenharia de Produção, e agora estive de volta, como mestrando. Essa vivência foi enriquecida pelo mestrado, um programa único em Santa Catarina que envolve quatro universidades e quatro professores ao mesmo tempo em cada disciplina. O conhecimento adquirido neste curso é vasto, abrangendo as regiões de Joinville, Lages, Curitibanos, Concórdia e aqui em Criciúma”, disse Floriano. 

“Sempre recomendo para quem tem interesse em se aprofundar na área acadêmica buscar este mestrado, pois oferece uma experiência única que poucos lugares proporcionam. Atualmente, ministro aulas no Unibave, especificamente na área de Engenharia de Produção e, aqui na Unesc, comecei a realizar estágio de docência”, adiantou Floriano.

A coordenadora geral do Programa, Cristina Keiko Yamaguchi, expressou a importância do marco alcançado. “Hoje foi um dia muito especial por diversos motivos. Este projeto é fundamental não apenas pelo seu modelo de gestão, mas, pela qualidade dos professores envolvidos, os quais fazem toda a diferença”, avalia. 

“O Programa consiste em 420 horas de aulas presenciais, realizadas nas sextas-feiras e sábados, nas IES associadas. A particularidade reside no fato de que quatro professores ministram a mesma disciplina, cada um em um ponto do estado de Santa Catarina, e compartilham diferentes perspectivas. Essa junção de boas práticas é o que torna nosso PPG único, explorando diferentes culturas e como elas podem enriquecer o aprendizado dos mestrandos”, explicou Cristina. 

“Para nós, é motivo de grande orgulho entregar o diploma e afirmar que nossa proposta educacional está alcançando o sucesso desejado”, complementou Cristina.

Para o coordenador operacional local do PPG, Kristian Madeira, o momento foi celebrado com grande alegria. “Estamos extremamente orgulhosos. É uma grande conquista termos o primeiro estudante a se formar no PPGSP, sendo ele da nossa universidade. Ele foi orientado pelos professores Vilson Menegon Bristot da Unesc e Lenita Agostinetto da Uniplac.

Processo seletivo

O processo seletivo para a próxima turma já está em aberto. São 24 vagas entre as instituições associadas, com a seguinte distribuição: sete vagas na Unesc, cinco na Uniplac, sete na Univille e cinco na UNC. Todos esses detalhes estão descritos no edital, e as inscrições estão abertas até 05 de fevereiro de 2024. Mais informações acesse: www.ppgsp.net.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de dezembro de 2023 às 16:33
Compartilhar Comente

Alunos do Bairro da Juventude participam do concurso “Chefs do Bairro” promovido pela Unesc e Via Gastronômica de Criciúma

Alunos do Bairro da Juventude participam do concurso “Chefs do Bairro” promovido pela Unesc e Via Gastronômica de Criciúma
O evento foi realizado nesta terça-feira(31/10) na instituição, com a participação das duas turmas do curso de Cozinha Industrial (Fotos: Décio Batista/Divulgação/Agecom/Unesc) Mais imagens

Confira a matéria na íntegra aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

01 de novembro de 2023 às 16:33
Compartilhar Comente

Crea aborda atuação e valorização profissional em atividade da SCT

Crea aborda atuação e valorização profissional em atividade da SCT
Atuação do Conselho e importância de capacitação estiveram na pauta (Fotos: Mayara Cardoso/Agecom Unesc) Mais imagens

A presidente em exercício do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC), Fernanda Vanhoni, protagonizou, na noite desta quarta-feira (25/10), a palestra “A Valorização Profissional: uma visão Crea-SC e Confea”, na 14ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc.

Recebendo acadêmicos de diferentes cursos de engenharia da Instituição, Fernanda apresentou o trabalho do Conselho aos futuros colegas de profissão, enaltecendo a importância de contarem com uma organização atuante.

“Buscamos destacar aos estudantes o que é Crea, a importância de o conselho fiscalizar, capacitar e valorizar os profissionais desta área, além de atuar mostrando para a sociedade o valor dos profissionais habilitados”, destacou.

Para a coordenadora do curso de Engenharia Civil, Elaine Pavei, é sempre um prazer receber o Crea, um grande parceiro institucional e da categoria. “Temos o Crea SC como um verdadeiro aliado do curso e da Universidade. Temos a felicidade de mais uma vez tê-los como apoiadores da Semana de Ciência e Tecnologia e recebê-los para compartilhar conhecimentos preciosos com nossos estudantes”, apontou.

A diretora regional do Conselho, Kamila Rodrigues da Silva, egressa e professora da Unesc, também compartilhou conhecimentos com os acadêmicos presentes na atividade. “Engana-se quem pensa que nosso trabalho é ficar em frente a um computador. Precisamos de contato, networking, e isso também está entre as oportunidades viabilizadas pelo Crea. Assim, nós nos tornamos uma família com muitos contatos”, garante.

Os serviços oferecidos, as oportunidades disponibilizadas e formas de contato também estiveram na pauta apresentada, além do espaço aberto para questionamentos.

Semana de Ciência e Tecnologia

A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc é patrocinada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea/SC) e recebe apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), além do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação e da Biozenthi. 

O evento é gratuito e aberto à comunidade. Mais informações sobre a programação podem ser encontradas no https://www.unesc.net/sct2023.

https://noticias.unesc.net/geral/2023/10/25/crea-aborda-atuacao-e-valorizacao-profissional-em-atividade-da-sct/

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de outubro de 2023 às 08:34
Compartilhar Comente

Unesc está com inscrições abertas para o Pibid e Residência Pedagógica

Unesc está com inscrições abertas para o Pibid e Residência Pedagógica
Mais imagens

Acadêmicos de Licenciatura da Unesc e professores das redes públicas estadual e municipal de ensino tem mais uma grande oportunidade de ampliarem conhecimentos. A Unesc está com inscrições abertas para o processo seletivo de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa Institucional de Residência Pedagógica. Interessados podem se inscrever até segunda-feira (03/10) nos dois programas do governo federal.

Os projetos acolhem acadêmicos que tenham cursado o mínimo de 50% do curso ou estejam frequentando a partir do 5º período e professores com dois anos de experiência no magistério na Educação Básica. 

Além de garantirem diferenciais para seus currículos, os selecionados receberão uma bolsa de estudos como auxílio financeiro mensal e pagamento de acordo com o cronograma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado preliminar será divulgado dia 5 de outubro pelo site da Unesc.

“É uma ótima oportunidade de ampliar os conhecimentos na escola. Tanto o Pibid quanto a Residência Pedagógica visam proporcionar aos acadêmicos uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que estão inseridos”, comenta Schlickmann. 

Sobre os programas:

O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência a estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; a coordenadores institucionais que articulem e implementem o programa em universidades ou institutos federais de educação, ciência e tecnologia; a coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas e, ainda, a professores de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos.

O Programa de Residência Pedagógica, da Capes, tem a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. O objetivo é induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão de licenciandos na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Regras, editais e inscrições

São 180 bolsas disponíveis entre os cursos de Arte, Ensino Religioso e História, Educação Física Licenciatura, Matemática, Geografia, Química, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Pedagogia e 25 bolsas para os professores das redes públicas estadual e municipal.

As regras completas para participação e a documentação necessária para concorrer às vagas podem ser encontradas nos editais já publicados no site da Unesc.

Pibid

Professor supervisor

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/142/2022/2

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd12Noa_J3TtJnbfpYz6keIFDxY3R81wSgQEBlmpDvE-JtDWg/viewform

Aluno bolsista

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/141/2022/2

Inscrições:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrgP8QDfPfA545NVjsJgjbOhdIY0cc7-PmEV-JjthKZRCkvg/viewform

Residência Pedagógica

Professor preceptor 

Edital: 

https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/219/2022/2

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScVYgWTESJQAk1lnM6lADidszSOUnVIBbICJTxeK_We6vz6KA/viewform

Aluno bolsista 

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/218/2022/2

Inscrições: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrgP8QDfPfA545NVjsJgjbOhdIY0cc7-PmEV-JjthKZRCkvg/viewform


 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de setembro de 2022 às 13:10
Compartilhar Comente (1)