Clínicas Integradas

Unesc dá continuidade aos serviços de apoio aos profissionais de saúde e à comunidade interna

Unesc dá continuidade aos serviços de apoio aos profissionais de saúde e à comunidade interna
Atendimentos são realizados de maneira gratuita e com todos os cuidados necessários (Foto: Divulgação) Mais imagens

O momento é de cuidar uns dos outros e a Unesc continua a prestar atendimentos presenciais e online para aqueles que estão na linha de frente do combate a pandemia de Covid-19. O objetivo é possibilitar o cuidado do corpo e da mente, por meio das iniciativas “Cuidando de quem cuida” e “Terapias Alternativas” e do Programa Acolher Unesc Covid-19. Além dos profissionais de saúde, os serviços acolhem também professores e funcionários da Universidade.

 Todos os atendimentos são realizados por professores e profissionais da Universidade e oferecidos de maneira gratuita. Abaixo, você pode conhecer melhor cada um deles.

Atendimento presencial

Em pouco mais de dez dias, os profissionais do CER (Centro Especializado em Reabilitação) realizaram cerca de 70 atendimentos, incluindo massoterapia, terapia manual, relaxamento, auriculoterapia, aromaterapia, imposição de mãos e barra de access (dentro da iniciativa “Terapias Alternativas”) e atendimentos psicológicos.

Cada atendimento dura em torno de 1 hora e os profissionais que prestam o serviço utilizam todos os equipamentos de segurança necessários, como máscara, capacete, luvas, avental e álcool em gel. E ao fim do expediente, todos os ambientes são higienizados com ozônio.

Segundo a coordenadora das Clínicas Integradas e do CER, Mágada Tessmann, em tempos de Covid-19 é importante que as pessoas não descuidem de saúde física e mental e que há uma grande necessidade dos colaboradores e profissionais da saúde em encontrarem estratégias para reduzirem a tensão gerada por este cenário. “Além do trabalho técnico, nossos profissionais oferecem durante os procedimentos a escuta qualificada e tem buscado unir a ciência e a espiritualidade que de forma científica, já tem comprovado sua eficácia através de estudos já publicados. O ser humano tem não apenas o corpo, mas alma e mente. A harmonia entre as três facetas melhora qualidade de vida e permite que mesmo em situação complexa se mantenha a saúde”, afirma Mágada.

Para agendar uma avaliação, que antecede o atendimento, o interessado deve entrar em contato no telefone (48) 3431-4538.

Os atendimentos são realizados de sexta a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Atenção online  


Atuando também há pouco mais de 10 dias, o “Cuidando de quem cuida” oferece atendimentos online de escuta qualificada e terapias alternativas como reiki e relaxamento físico e mental e realizou até esta segunda-feira (11/5), mais de 20 atendimentos. O plano é atender às 12h30 e às 22h30, horários identificados por meio de uma pesquisa como os mais adequados aos profissionais da saúde.

Segundo a coordenadora do Serviço de Enfermagem das Clínicas Integradas, é importante que os profissionais saibam que podem contar com o apoio de pessoas capacitadas para auxiliar nessa situação delicada para todos. “É um momento de incertezas. Um cenário atípico está sendo enfrentado por todos, especialmente pelos profissionais de saúde que estão na linha de frente auxiliando no combate à Covid-19. Sabendo desse desafio os profissionais, o “Cuidando de quem cuida” veio para trazer um pouco de conforto e bem-estar para eles”.  

Confira a programação


Segunda-feira - Escuta qualificada
Terça-feira - Reiki
Quarta-feira - Técnicas de relaxamento
Quinta-feira - Escuta qualificada
Sexta-feira - Técnicas de relaxamento
Sábado - Reiki
Domingo - Escuta qualificada

Para participar basta clicar aqui e guardar o link para os horários definidos na agenda acima.

Acolher Covid-19

Aberto para toda a comunidade, o Programa Acolher Unesc Covid-19 vem para oferecer acolhimento e apoio psicológico para as pessoas em situação de sofrimento psíquico por conta do distanciamento social. Os atendimentos online são realizados por psicólogos vinculados ao curso de Psicologia, ao PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva), ao Programa de Residência em Saúde Coletiva e ao Acolher Unesc.

O serviço pode ser acessado de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, pelo telefone (48) 99644-1887. Para solicitar o atendimento, a pessoa deve enviar uma mensagem de texto pelo aplicativo Whatsapp, dizendo “Oi” e escolhendo, em seguida, a opção 5.

Todos os profissionais da Universidade envolvidos no projeto são cadastrados junto ao Conselho Regional de Psicologia. Os atendimentos são gratuitos e garantem o sigilo e as normas éticas de atendimento online.

Milena Nandi – Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de maio de 2020 às 17:25
Compartilhar Comente

Unesc leva orientações sobre saúde em ação durante desfile de 7 de setembro

Unesc leva orientações sobre saúde em ação durante desfile de 7 de setembro
Alunos e professores da Universidade estiveram pela manhã na Rua da Gente (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Universidade esteve presente no evento que marcou o fim da programação da Semana da Pátria em Criciúma, neste sábado (7/9), Dia da Independência do Brasil. Estudantes e professores da área da saúde realizaram atendimentos à população que passou pela rua José Henrique Mezzari, a “Rua da Gente”, para acompanhar o desfile cívico-militar, que ocorreu das 8 às 12 horas. A equipe da Universidade também participou do desfile.

O atendimento à população fez parte das atividades da Unesc no Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio. Além das orientações e avaliações de saúde realizadas pelos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Psicologia, Biomedicina e Nutrição, a iniciativa englobou o Nuprevips (Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde) e o Laboratório de Psiquiatria Translacional da Unesc (com o grupo que estuda depressão).

Entre as atividades realizadas pela Unesc estiveram auriculoterapia, aferição de pressão arterial, orientações relacionadas ao Setembro Amarelo, orientações sobre saúde bucal, avaliação de estresse, qualidade de vida e orientação profissional e de prevenção ao suicídio e avaliação e orientações nutricionais.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 07 de setembro de 2019 às 14:41
Compartilhar Comente

Farmácia Solidária é apresentada na Câmara de Vereadores de Criciúma

Farmácia Solidária é apresentada na Câmara de Vereadores de Criciúma
Representantes do projeto falaram sobre as atividades realizadas com a comunidade (Fotos: Daniela Savi/Câmara de Vereadores) Mais imagens

O trabalho desenvolvido pela Farmácia Solidária, localizada nas Clínicas Integradas da Unesc, foi apresentado na noite desta terça-feira (14/5), durante sessão da Câmara de Vereadores de Criciúma. Os representantes do projeto; o presidente da Cruz Vermelha, Almir Fernandes; e a coordenadora do Serviço de Farmácia das Clínicas Integradas da Universidade, Marília Schutz Borges, fizeram uso da tribuna livre. O debate foi proposto pelo vereador, Edson Luiz do Nascimento.

O projeto é uma iniciativa sem fins lucrativos e entrega medicamentos gratuitamente para a comunidade. Todos os remédios disponibilizados na Farmácia Solidária são obtidos por meio de doações da comunidade, médicos, indústrias farmacêuticas e distribuidoras de medicamentos.

Em 2018, a Farmácia Solidária da Unesc realizou 30.480 atendimentos pessoais, por telefone e pelo WhatsApp. Destes atendimentos, 12.788 pessoas foram contempladas com medicação. As doações feitas ao longo do ano passado somaram R$ 1.357.206,70.  

 “Para nós, é um imenso orgulho, uma honra esse projeto tão benéfico para a comunidade. Seria muito bom se as pessoas se dessem conta do quanto esse projeto é importante”, afirmou o vereador.

“A Farmácia começou a ser pensada quando em visita a domicílios de pessoas que falecem em casa, se observava muitas sobras de medicamentos. A partir daí, surgiu o questionamento sobre o que fazer com esses remédios. Assim nasceu a ideia do projeto”, comentou o presidente da Cruz Vermelha.

Depois que os medicamentos chegam à Farmácia Solidária, passam por um processo de triagem, de modo que os acadêmicos do curso de Farmácia da Unesc, com supervisão de farmacêuticos, fazem a análise dos medicamentos, de suas condições e validade.

“Uma automedicação sem supervisão de um profissional pode levar a graves danos e, com esses medicamentos estando em casa, aumenta o potencial de risco. Pensando nisso, o programa tira os medicamentos dessas residências e oferece a quem precisa”, lembrou Marília.

Programa premiado

A Farmácia Solidária completa 13 anos de vida em 2019 e é um projeto construído e mantido por uma equipe multi-institucional que envolve a Unesc e entidades como a Cruz Vermelha, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e a Secretaria da Saúde de Criciúma.

Em 2016, a Farmácia Solidária recebeu o Troféu Viver SC por estar entre os dez Pequenos Bons Exemplos do Viver SC. O reconhecimento é uma ação do Diário Catarinense, que circula o estado em busca de iniciativas que ajudem as pessoas e o projeto venceu com 64,2% na votação popular. Além do poder de voto do público, uma comissão formada por profissionais do Diário Catarinense e outra formada por representantes do Icom (Instituto Comunitário Grande Florianópolis) e do Social Good Brasil fizeram parte da decisão.

*Com colaboração da assessora de imprensa da Câmara de Vereadores de Criciúma, Daniela Savi

Milena Nandi – Assessoria de Impensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 15 de maio de 2019 às 10:21
Compartilhar Comente

Ação leva informações sobre saúde para pacientes das Clínicas Integradas

Ação leva informações sobre saúde para pacientes das Clínicas Integradas
Acadêmicos e residentes interagiram com pacientes das Clínicas Integradas (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Quem passou pelas Clínicas Integradas da Unesc na manhã desta sexta-feira (12/4) pôde saber mais sobre alimentação saudável e saúde mental, e os pequenos, participar de atividades recreativas. Os cursos de Nutrição e de Pedagogia e o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, da Universidade, desenvolveram uma ação alusiva ao Dia Mundial da Saúde (7/4), que envolveu estudantes e profissionais da área.

Os pacientes das Clínicas Integradas foram estimulados pela Residência em Saúde Mental a visualizarem pontos positivos de sua vida e refletirem sobre o que é felicidade. “Cada pessoa pôde tirar um ‘bilhete da felicidade’ e a partir do que estava escrito, pensar sobre o assunto e escrever o que o faz feliz. Muitas vezes nós temos a tendência a ver apenas que deu errado e não enxergar tudo de bom que nos acontece. E a atividade de hoje trabalhou os fatores de proteção e promoção da saúde mental”, afirma a residente Cássia Tasca.

E quem quis saber mais sobre nutrição, pôde ter informações sobre alimentos ricos em fibras e comuns na geladeira dos brasileiros. “A intenção foi mostrar que é possível ingerir fibras sem ter a necessidade gastar muito para isso. É possível consumir alimentos fáceis de encontrar, com preços acessíveis e sem a necessidade de grandes mudanças alimentares”, afirma a estudante da sétima fase de Nutrição, Mariana Cardoso. Ela e a colega da disciplina de Saúde Coletiva, Joici Gonçalves, levaram frutas como banana e maçã e farinhas como de aveia, além de chia para demonstrar isso. Os pacientes ainda receberam um pacote com granola sem açúcar, frutas e receitas.

Para as crianças que esperavam atendimento ou estavam acompanhando os pais, o curso de Pedagogia realizou atividades que estimularam a imaginação e a criatividade.

A ação foi organizada pela Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc.  

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Mais informações: ^^^^Ô

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 12 de abril de 2019 às 14:31
Compartilhar Comente

Unesc e Associação de Portadores de Distrofias Musculares firmam parceria

Unesc e Associação de Portadores de Distrofias Musculares firmam parceria
Pacientes receberam as boas-vindas de professores e alunos de Fisioterapia (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Os usuários da Ascadim (Associação Sul Catarinense de Familiares, Amigos de Portadores de Distrofias Musculares Progressivas), utilizarão o espaço do Serviço de Fisioterapia das Clínicas Integradas da Unesc para receber atendimento de fisioterapia três vezes por semana. Recentemente, a Universidade e a associação firmaram uma parceria para que as atividades da associação fossem realizadas no Serviço de Fisioterapia das Clínicas Integradas enquanto sua nova sede é construída.

Nesta quarta-feira (3/4), os portadores de distrofias musculares receberam as boas-vindas de alunos do curso de Fisioterapia (que acompanharão os atendimentos feitos pela profissional da Ascadim), da coordenadora do curso, Ariete Minetto, da coordenadora dos Estágios de Fisioterapia da Unesc, Évelin Vicente e da Enfermeira do CER (Centro Especializado em Reabilitação), Maria Madalena Santiago.  

Segundo Ariete, a parceria colaborará com a formação dos acadêmicos e com o estreitamento dos laços com a associação. “Está sendo uma experiência muito positiva. Como a Ascadim nasceu dentro do curso de Fisioterapia da Unesc, ela está retornando à casa. Temos acadêmicos que estão estudando a parte de Ortopedia e Neurologia e poderão ampliar o conhecimento tendo contato com os pacientes. Além da integração de alunos e professores com a comunidade e a possibilidade de pesquisas acadêmicas”.

O presidente da Ascadim, Ednom Luiz Jeremias, conta que a ideia da associação nasceu há 15 anos com pacientes que faziam fisioterapia na Unesc. “Este ano, estreitamos ainda mais os laços, ao estarmos ocupando o espaço físico enquanto construímos a nossa sede. Nossa intenção é propormos novas parcerias com a Instituição, com outras especialidades da saúde, estágios e pesquisas”, afirma. Jeremias conta que a Ascadim é referência no Sul do país em atendimento a portadores de distrofias musculares e que o trabalho é realizado por uma rede de voluntários e profissionais da área da saúde, com parcerias com as prefeituras da região. Na Ascadim os portadores de distrofias musculares recebem atendimento gratuito de Fisioterapia, Psicologia e Medicina.

Gabriela Jeremias, egressa do curso de Fisioterapia da Unesc, é a profissional responsável pelo tratamento na Ascadim e entrou na associação após um estágio realizado enquanto era estudante da Universidade. “É uma grande emoção voltar para a Unesc e utilizar esse ótimo espaço para a fisioterapia dos pacientes da Ascadim. Hoje temos 18 pessoas que fazem fisioterapia, mas temos 31 pessoas de todo o Estado cadastradas na associação”, comenta.

O acadêmico da nona fase do curso de Fisioterapia da Unesc, José Luiz Rodrigues Pereira, afirma que desenvolver atividades no mesmo espaço em que os portadores de distrofias musculares são atendidos, agrega em novos conhecimentos. “É uma vivência importante para nós. São pacientes que ainda não estamos acostumados a tratar e estando perto deles, temos um novo conhecimento. Aqui se tem casos de pessoas que possuem a doença há bastante tempo e apresentam uma longevidade maior com o tratamento recebido. A gente consegue ver a eficiência da fisioterapia na prática”.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 04 de abril de 2019 às 11:44
Compartilhar Comente