Clínicas Integradas

Dois meses após lançamento, Ambulatório de Atenção à Pessoa com Fibromialgia da Unesc é ampliado

Dois meses após lançamento, Ambulatório de Atenção à Pessoa com Fibromialgia da Unesc é ampliado
Novo modelo envolve mais de 20 profissionais de nove áreas (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc busca excelência na implantação do Ambulatório de Atenção à Pessoa com Fibromialgia, e nesta quinta-feira (1º/9) concretizou mais uma ação para atingir este objetivo. Dois meses após o lançamento do espaço, e um mês do início dos trabalhos, a Universidade ampliou o projeto com a adição de novos profissionais e procedimentos para atender a grande demanda da região. O trabalho está sendo realizado junto à Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal de Criciúma. 

Entendendo a dimensão desta responsabilidade, o projeto foi apresentado no Auditório Ruy Hulse da Universidade com a presença de pessoas acometidas pela síndrome e lideranças comunitárias. “Percebemos, pelo número de pessoas que recorreram à Universidade, a necessidade de ampliar ainda mais o Ambulatório. Assim fizemos. A equipe foi reconstituída, ganhando importantes reforços que se somam aos profissionais que aqui estão. Nossa busca é pela excelência. Acreditamos que aqui, na nossa Unesc, estas pessoas terão o mais completo e humano acolhimento disponível para o tratamento desta síndrome”, evidenciou a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta. 

Com uma média esperada de 300 atendimentos por mês, o Ambulatório está preparado para até 124 pacientes logo na primeira semana e poderá ser acessado em um ciclo de três etapas. A entrada será pelas UBS (Unidades Básicas de Saúde) de Criciúma, com encaminhamento a um serviço de apoio e diagnóstico e por fim o atendimento na Universidade. Com embasamento em estudos técnicos, Sandro Ressler, coordenador do espaço, explica que os pacientes serão categorizados entre grupos leve, moderado e grave, com tratamento específico para cada situação. 

Serão 12 semanas de tratamentos, com acesso a mais de 20 profissionais de  Fisioterapia, Enfermagem, Medicina, Psicologia, Educação Física, Terapia Ocupacional, Nutrição e Farmácia. Esta nova etapa do atendimento, que iniciou dentro do CER (Centro Especializado em Reabilitação) da Unesc e agora ganha uma nova dimensão com profissionais direcionados pontualmente para esta atuação, começará na segunda-feira (5/10) com atendimento em dias da semana entre 8 e 19 horas. “É uma ampliação deste trabalho, para atender o maior número de pessoas possíveis que necessitam de um cuidado especializado. Nosso objetivo é ir além de aliviar as condições de dores, e sim possibilitar uma efetiva atuação na vida social e profissional”, afirmou o coordenador.


Além dos serviços próprios do Ambulatório, o paciente poderá usufruir de toda a estrutura da Universidade, desde as Clínicas Integradas até a assistência social, garantindo que a atenção ao usuário do serviço seja completa dentro e fora da área da saúde. Exames também poderão ser feitos diretamente na Instituição, dando mais dinamismo e acessibilidade ao tratamento. Os que devem ser feitos fora da Universidade, conforme o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, estão garantidos pelo poder público. “Com certeza este trabalho vai tirar a dor de muitas pessoas. Todos os exames necessários para o tratamento estão garantidos. Desde o exame laboratorial até a ressonância magnética”, frisou.

O dia a dia do fibromiálgico e a representatividade de um ambulatório  

O drama de quem convive com esta síndrome é diário. São dias e noites de dor, com mínimas possibilidades de tratamento em qualquer lugar do Brasil. Em Criciúma, mais de cinco mil pessoas são acometidas. No Sul do estado o número cresce consideravelmente. Entre esses pacientes está Cristina Valério. Ela sofre, há anos, de fibromialgia e descreve como uma angústia invisível, intensa e de difícil identificação. “Já ouvi que não teria tratamento disponível para mim, fui encaminhada para um psiquiatra, e posteriormente internada com depressão. Isso é um caso comum para quem convive com a fibromialgia, tanto que o que conseguimos aqui na Unesc hoje representa a esperança da qualidade de vida que um fibromiálgico tanto procura”, destacou. 

Cristina conhece a realidade desta síndrome por todo o Brasil por sua atuação na Anfibro (Associação Nacional de Fibromialgia).  Ela afirma que o apoio que as pessoas receberão no serviço será fundamental para evitar tragédias. “A rotina de dores acaba em tentativas contra a própria vida, muitas vezes. Esse acolhimento que a Universidade está fazendo com toda certeza garantirá a esperança de vida a quem tanto sofre”, afirmou. 

Ser tão comum, e ao mesmo tempo invisível, foi o que levou Rosimar da Silva a procurar o vereador de Criciúma e presidente da Câmara, Tita Belolli, como um último pedido de ajuda. Inicialmente tinha foco em auxílios específicos para o fibromiálgico. Em uma coincidência, o vereador Arleu da Silva já trabalhava em um projeto de lei nestes moldes.

Juntos, entendendo a dimensão deste desafio, os representantes da comunidade ampliaram a iniciativa e procuraram a Unesc. “Naquele momento questionei Rosimar sobre o tratamento em Criciúma. Sua resposta foi que não se encontrava nem aqui, nem em Santa Catarina e são pouco no Brasil. Logo pensei na Unesc. A resposta foi rápida e hoje vemos um grande projeto saindo do papel. Tenho certeza que este Ambulatório será referência nacional”, evidenciou Belolli.

Para os próximos meses, um Cartão da Pessoa com Fibromialgia está nos planos do projeto da Unesc, e ele poderá valor em conformidade com um projeto de lei já aprovado na Câmara e que garantirá que o paciente tenha acessos facilitados a serviços públicos e outros auxílios.


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

01 de outubro de 2020 às 19:00
Compartilhar Comente

Clínicas Integradas da Unesc: serviços de saúde gratuitos acompanhados de carinho e dedicação

Clínicas Integradas da Unesc: serviços de saúde gratuitos acompanhados de carinho e dedicação
Susana agenda suas consultas na Universidade há mais de quatro anos, e também traz familiares Mais imagens

Moradora de Criciúma, da localidade de Mina do Mato, Susana Geronimo encontrou na Unesc um lugar de cuidados e de carinhos. Ela usufrui recorrentemente dos serviços de saúde disponibilizados gratuitamente nas Clínicas Integradas da Universidade, há mais de quatro anos, e também traz familiares para atendimentos no local. A paciente conheceu o espaço em uma matéria de jornal, e logo agendou sua consulta na Clínica de Odontologia. Nesta sexta-feira (25/9) veio para a especialidade de Geriatria e mais uma vez saiu satisfeita.

Susana é uma das mais de 900 pessoas que utilizam os serviços da Clínica de Medicina todo mês, setor localizado dentro das Integradas. São 19 especialidades ofertadas de forma gratuita, entre Pediatria e Medicina do Adolecente, contemplando indivíduos entre 0 e 17 anos; Ginecologia; Geriatria, para pessoas com 60 anos ou mais, e outras áreas de atuação médica.

Dentro do espaço, os pacientes são atendidos por estudantes capacitados e acompanhados por um professor com experiência nos campos acadêmico e profissional. Para Susana, que também vem ao local para consultas na área de Gastroenterologia, Pneumologia e Nefrologia, ser atendida por um aluno da Unesc significa qualidade. “São excelentes. Como estudantes eles vão mais a fundo, são curiosos e questionam bastante. É uma investigação que muitas vezes não encontramos em outros serviços. Quando há qualquer dúvida sempre tem um professor, que é médico, pronto para auxiliar. O tempo de espera para a consulta, após o agendamento, também é rápido. Eu gosto”, enfatizou. 

Clínicas Integradas da Unesc oferecem atendimentos em oito áreas da saúde

Medicina, Odontologia, Nutrição, Psicologia, Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia são áreas da saúde contempladas dentro das Clínicas Integradas. Os atendimentos são gratuitos à toda a comunidade. 

Ao todo, no segundo semestre de 2019, foram registrados 63.028 atendimentos, e 39.604 pacientes seguem com cadastros ativos de prontuários:

  • Medicina: 5.386 consultas;
  • Fisioterapia: 6.660 atendimentos
  • Psicologia: 4.014 atendimentos; 
  • Farmácia Solidária: 6.727 pacientes contemplados e mais de R$ 720 mil em medicamentos doados; 
  • Farmácia Escola: 20.022 atendimentos;
  • Nutrição: 534 atendimentos;
  • Enfermagem: 12.297 atendimentos
  • Odontologia: 3.764 atendimentos;
  • Biomedicina 284 atendimentos;
  • SOS Unesc: 255 atendimentos.


Para agendar uma consulta é necessário entrar em contato via WhatsApp institucional da Unesc, no número (48) 3431.2654, ou pelo telefone 3431.2532. Ao ligar, é obrigatório informar o número do CPF e do cartão do SUS (Sistema único de Saúde), assim como apresentá-los no dia da consulta, junto a um documento com foto. No agendamento de algumas especialidades é necessário o encaminhamento médico. A informação pode ser encontrada em Unesc.net/clinicas.

Protocolos garantem a segurança

Assim como quem visita outros espaços do campus, é possível perceber que as Clínicas Integradas seguem os protocolos de segurança vigentes e regulados pelo poder público, além de ativos elaborados pela Universidade. A Unesc conta com um Comitê de Biossegurança, integrado por especialistas em saúde pública que construíram regulamentações em conformidade com a expertise e tecnologias desenvolvidas na Instituição. 

Somando-se a isso, as consultas e atendimentos foram remanejados para que não tenha aglomerações, espaçando os horários de atendimentos e com uma estrutura individualizada em cada laboratório, ambulatório, salas de atendimentos e outros espaços.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de setembro de 2020 às 18:07
Compartilhar Comente (1)

Colaboradores da Unesc recebem treinamento para o uso do ozônio na higienização do campus

Colaboradores da Unesc recebem treinamento para o uso do ozônio na higienização do campus
Presença dos equipamentos se tornará um hábito, agora e após o retorno das atividades (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Os colaboradores da Unesc estão sendo capacitados para uso do ozônio na higienização do campus. O primeiro treinamento ocorreu na manhã desta terça-feira (28/4), ministrado pelo professor e pesquisador responsável do projeto, Elídio Angioletto, e mais momentos podem ser promovidos de acordo com a necessidade.15 funcionários da Instituição, representantes do Sesmt (Serviço de Segurança do Trabalho), Apoio Logístico e Clínicas Integradas, estiveram presentes.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, explica que uso dos equipamentos dispersores de ozônio se tornará um hábito na Universidade, agora e também após o retorno das aulas. “A Unesc tem protagonizado movimentos e iniciativas que a colocam em destaque na produção da ciência. Hoje estou certa de que no imaginário da população, ao se falar em pesquisa e inovação, conecta- se o nome Unesc. Toda essa expertise, já utilizada em benefício da comunidade externa, nas cidades e seus serviços, também é pensada e ampliada para a comunidade interna: nossos colaboradores, nossos estudantes e aqueles a quem atendemos nos serviços de saúde essenciais das Clínicas Integradas”, enaltece.

Diariamente, três equipamentos serão mantidos no campus. O uso será noturno e supervisionado pelo Sesmt. “A tecnologia, presente entre nossas expertises há mais de sete anos e com resultados de grande eficiência, será também uma importante ferramenta na desinfecção dos ambientes institucionais. A partir de agora, em um processo diário, seu uso será aprimorado para que quando nossa comunidade interna retornar a pleno, tenha um ambiente ainda mais seguro para estudar, trabalhar e conviver”, completa Luciane. 

Segundo a gerente administrativa do Campus e coordenadora-adjunta do curso de Enfermagem, Mira Dagostin, a implantação da iniciativa representa mais tranquilidade para o dia a dia. “Os mecanismos proporcionam segurança ao colaborador da Unesc, por meio da higiene e desinfecção. Estas ações demonstram a preocupação de nossa Universidade, com seus colaboradores e estudantes, que logo estarão  no campus em ambientes totalmente seguros”, afirma. 

Uso do ozônio tem resultados positivos 


A tecnologia presente nesta ação faz parte do primeiro projeto de higienização por ozônio para o combate da pandemia Covid-19 do Sul do Brasil. Estruturas criadas pela Universidade já foram entregues a locais de combate à pandemia, como o Centro de Triagem de Criciúma, e obtido um índice superior a 90% de desinfecção dos ambientes, segundo o professor e pesquisador responsável, Elídio Angioletto.

Leia mais sobre o projeto 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de abril de 2020 às 10:36
Compartilhar Comente

Profissionais de saúde da Unesc recebem protetores faciais para atuar frente à pandemia

Profissionais de saúde da Unesc recebem protetores faciais para atuar frente à pandemia
Clínicas Integradas da Universidade é o sétimo local atendido pelo projeto (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os profissionais de saúde da Unesc receberam, nesta segunda-feira (27/4), novas ferramentas de proteção para atuar no combate à pandemia. São protetores faciais, produzidos por profissionais da Universidade no Iparque (Parque Científico e Tecnológico). A entrega foi realizada nas Clínicas Integradas, o sétimo local atendido pela iniciativa. 

Segundo o professor, pesquisador e coordenador do projeto, Felipe Zanette, a projeção é que até 800 equipamentos sejam entregues nas próximas semanas. “Tínhamos o objetivo inicial de atender apenas a Unesc. Porém, o projeto foi sendo expandido e até o momento realizamos a entrega de 479 protetores, interna e externamente”, conta Zanette.  

A coordenadora das Clínicas Integradas, Mágada Tessmann, explica que os equipamentos serão distribuídos para todos os colaboradores presentes, agregando ao conjunto de proteção já utilizado no dia a dia. “Todos que atendem nas Clínicas vão receber uma unidade. O protetor funciona como um escudo, protegendo toda a face do usuário. Além do item, avental, luvas e outros EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) já fazem parte do figurino de nossos profissionais”, afirma.

Confira as instituições beneficiadas

  • SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) - cinco unidades;
  • Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Urussanga - 24 unidades;
  • Hospital Santa Catarina, de Criciúma - 40 unidades;
  • Centac (Central de Atendimento ao Estudantes), na Unesc -  20 unidades;
  • Hospital São Donato, de Içara - 30 unidade ;
  • Hospital São José, de Criciúma - 300 unidades,
  • Clínicas integradas da Unesc - 60 unidades.  


Projeto em constante evolução 


O protetor facial foi desenvolvido e produzido com a colaboração de professores, funcionários e pesquisadores da Universidade no IDT (Instituto de Engenharia e Tecnologia), que inclui laboratórios de Design, Simulação de Modelos, Metrologia, Processamento de polímeros, usinagem e outros espaços de trabalho, localizados no Iparque (Parque Científico e Tecnológico).

Caracterizado com um formato simples, o produto tem grande eficiência para isolamento do usuário, proporcionando uma experiência segura e confortável. Sua forma também garante confiança após o uso. O profissional terá facilidade ao higienizar seu equipamento. 

“O objetivo atual é a implementação de melhorias no processo de fabricação e também no produto final. Buscamos atingir um produto de excelência, com baixo custo de implementação e produção, sendo uma solução pontual às necessidades da sociedade”, frisa Zanette.

A evolução do projeto fica evidenciada no tempo de produção atual, que de três horas foi reduzido para 15 minutos, oportunizando atender com mais eficiência as demandas da região. 


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de abril de 2020 às 18:38
Compartilhar Comente

Unesc oferece atendimento gratuito em pneumologia pediátrica

Unesc oferece atendimento gratuito em pneumologia pediátrica
O interessado deve comparecer presencialmente na Universidade, com CPF e cartão do SUS em mãos (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc está com vagas abertas para atendimento gratuito em pneumologia pediátrica. O serviço é oferecido pelas Clínicas Integradas, a pacientes entre 0 e 15 anos. Para agendar um horário, o interessado deve comparecer presencialmente na Universidade entre 8 e 17 horas, com CPF e cartão do SUS em mãos.

O atendimento é realizado por acadêmicos da 10ª fase do curso de Medicina, com supervisão de um professor responsável e especialista no assunto. Não é indicado o contato telefone para marcar a consulta, devido ao grande número de ligações.

Serviços gratuitos à comunidade

Nas Clínicas Integradas, semestralmente são disponibilizados mais de 20 serviços de saúde gratuitamente. Em média, mais de 50 mil atendimentos são realizados no local, entre serviços de psicologia, nutrição, fisioterapia e outras especialidades. Além disso, a Universidade promove campanhas de vacinação. 

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de março de 2020 às 17:40
Compartilhar Comente