Clínicas Integradas

Unesc entra em recesso e retorna atividades em janeiro

Unesc entra em recesso e retorna atividades em janeiro
Nesta sexta-feira o atendimento ocorre apenas no período matutino (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc entra em recesso a partir desta sexta-feira (22/12), com atendimento apenas no período matutino, até as 12 horas, retomando as atividades no dia 2 de janeiro de 2018. A Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico) e o Iparque estarão em pleno funcionamento até às 17 horas desta sexta-feira (22/12).

Durante o primeiro mês do ano, a maioria dos setores funcionará das 13 às 19 horas. As aulas dos cursos de graduação do primeiro semestre de 2018 iniciam no dia 19 de fevereiro.

A exceção durante o recesso será no Iparque (Parque Científico e Tecnológico), que não realizará atendimentos no dia 30 de dezembro de 2017 e no dia 1º de janeiro de 2018, mas funcionará normalmente de 26 a 29 de dezembro de 2017, e a partir de 2 de janeiro de 2018, das 8 às 17 horas.

A Biblioteca Professor Eurico Back segue o mesmo calendário da Universidade e ficará fechada a partir desta sexta-feira até o dia 1 de janeiro de 2018, voltando a atender em 2 de janeiro, das 13 às 19 horas, sem abrir aos sábados.

As Clínicas Integradas também estarão de recesso até o dia 1 de janeiro, assim como a UJC (Unidade Judiciária de Cooperação), que engloba as Casas da Cidadania e o PAC (Posto de Atendimento e Conciliação).

A Unesc volta a funcionar normalmente, nos três períodos, a partir do dia 30 de janeiro.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Lima 22 de dezembro de 2017 às 09:20
Compartilhar Comente

Em função do feriado de Santa Bárbara, Unesc não realiza atividades segunda-feira

Em função do feriado de Santa Bárbara, Unesc não realiza atividades segunda-feira
Atendimento à comunidade e aulas voltam ao normal na terça-feira (Foto: Arquivo) Mais imagens

Em virtude do feriado de comemoração ao Dia de Santa Bárbara, padroeira dos mineiros, a Unesc não realizará atividades no campus na segunda-feira (4/12). As aulas e os setores administrativos voltam a funcionar normalmente na terça-feira (5/12).

A UJC (Unidade Judiciária de Cooperação), que engloba as Casas da Cidadania e o PAC (Posto de Atendimento e Conciliação), a Biblioteca Professor Eurico Back, o Colégio Unesc, as Clínicas Integradas e o Iparque (Parque Científico e Tecnológico) não estarão abertos ao público segunda-feira, retomando os atendimentos na terça-feira.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 01 de dezembro de 2017 às 17:02
Compartilhar Comente

Unesc em recesso, com retorno em 3/1

Unesc em recesso, com retorno em 3/1
Atividades retornam ao normal em 3 de janeiro (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc entra em recesso a partir desta sexta-feira (23/12), retomando as atividades no dia 3 de janeiro de 2017. Durante o primeiro mês do ano, a maioria dos setores funcionará das 13h30 às 19h30. As aulas dos cursos de graduação do primeiro semestre de 2017 iniciam no dia 20 de fevereiro.

A exceção durante o recesso será o Iparque (Parque Científico e Tecnológico), que não realizará atendimentos nesta sexta-feira (23/12) e no dia 30 de dezembro de 2016 e no dia 1º de janeiro de 2017, mas funcionará normalmente de 26 a 29 de dezembro de 2016 e a partir de 2 de janeiro de 2017, das 8 às 17 horas.

A Biblioteca Professor Eurico Back segue o mesmo calendário da Universidade e ficará fechada desta sexta-feira até o dia 2 de janeiro de 2017, voltando a atender em 3 de janeiro, das 13h30 às 19h30.

As Clínicas Integradas também estarão de recesso até dia 2 de janeiro. De 3 a 27 de janeiro de 2017, a central de agendamentos, o SOS e o Serviço de Enfermagem funcionarão das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. A Farmácia Escola, das 8 às 13 horas e das 13h30 às 17 horas. A Farmácia Solidária encerrará as atividades de 2016 nesta quarta-feira (21/12) e retoma o atendimento em 30 de janeiro de 2017. Os Serviços de Fisioterapia, Psicologia, Medicina  não funcionam até 30 de janeiro de 2017.

O CPJ
(Centro de Prática Jurídica), do curso de Direito, que engloba as Casas da Cidadania, CJC (Casa de Justiça e Cidadania - Justiça Federal) e o PAC (Posto de Atendimento e Conciliação) retoma as atividades em 9 de janeiro de 2017,  das 13h30 às 19h30. Já a UJC (Unidade Judiciária de Cooperação) segue o recesso e, a partir do dia 16 de janeiro de 2017 retorna suas atividades, das 13h30 às 17h30.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 20 de dezembro de 2016 às 18:49
Compartilhar Comente

Dirigentes de instituições da América Latina visitam a Unesc

Dirigentes de instituições da América Latina visitam a Unesc
Comitiva veio conhecer o trabalho em inovação e gestão estratégica (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Representantes de Instituições de Ensino Superior de sete países da América Latina, estiveram em Criciúma nesta quinta-feira (15/12) para conhecer a estrutura da Unesc e as atividades de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) realizadas no campus, como ela trabalha com inovação e como faz sua gestão estratégica. A comitiva esteve esta semana no Brasil participando do curso do Centro IGLU Região Brasil (Instituto de Gestão e Liderança Universitária) e visitou três Universidades catarinenses. As atividades do curso encerraram no campus da Unesc.

Os 15 dirigentes estrangeiros, acompanhados por professores brasileiros, foram recepcionados no Iparque (Parque Científico e Tecnológico) pelo reitor Gildo Volpato; pelo diretor do Iparque, Marcos Back; pelo gestor da Aditt (Agência de Desenvolvimento de Inovação e Transferência e Tecnologia da Unesc), Michel Alisson da Silva, e pela coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo da Universidade, Gisele Coelho Lopes.

Além de conhecerem as instalações da Itec-In (Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios) e o Setor de Arqueologia, conheceram o laboratório onde funciona o Projeto Pozolana e conversaram com o professor doutor Agenor De Noni sobre este projeto de pesquisa que estuda a utilização de um dos subprodutos do carvão na indústria cimenteira, garantindo o uso de menos energia na fabricação de cimento e conferindo mais durabilidade às construções.

Já o professor doutor Elídio Angioletto apresentou o projeto de pesquisa “Processo de geração e transferência de ozônio na recuperação de solos e recursos hídricos contaminados por metais pesados em mina de urânio”, na qual a Unesc é responsável técnica por aplicar, avaliar e construir indicadores de eficácia da aplicação de ozônio nos solos e nas águas contaminados pela mineração. O grupo conheceu ainda espaços no campus como as Clínicas Integradas, laboratórios, Biblioteca e Museu de Zoologia.

O diretor do Iparque apresentou o funcionamento do local, explicando o trabalho desenvolvido na prestação de serviços para empresas de todo o Brasil, na pesquisa e na formação de novos profissionais nos cursos de graduação da Unesc, além das atividades comunitárias. Já Gisele abordou como o Núcleo de Empreendedorismo busca fomentar inovação e ações empreendedoras na comunidade externa e nos estudantes da Instituição. Ações como o programa Mentoring, que ajuda pessoas a colocarem sua ideia em prática, por meio de mentorias para o desenvolvimento da ideia até a pré-incubação.

O grupo também soube mais sobre o Planejamento Institucional da Unesc, com a responsável pelo setor, Almerinda Bianca Bez Batti Dias, e sobre atividades de ensino, com a pró-reitora de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Mello.

Para o reitor da Universidade, receber dirigentes de países como Chile, Colombia, México, El Salvador, Argentina, República Dominicana e Costa Rica foi uma honra para a Instituição. “É um momento importante de diálogo e troca de experiências, além de uma honra poder mostrar o trabalho realizado pela Universidade na área de P&D e que tem sido reconhecido nacionalmente”, comentou Volpato.

O coordenador do Centro IGLU Região Brasil e diretor do Inpeau (Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária), o professor doutor da UFSC Pedro Antônio de Melo, afirmou ter se interessado pelo que viu.

“Estou impressionado com tudo isso. É a primeira vez que venho à Unesc e até então só a conhecia através de palestras do reitor Gildo Volpato. Conheço mais ou menos 300 instituições de ensino brasileiras e estrangeiras e fiquei lisonjeado em poder estar aqui. Esta Universidade possui harmonia e melodia entre a sua equipe, e ritmo acelerado no desenvolvimento do trabalho. Com certeza o modelo que conhecemos aqui traz muitos elementos interessantes para as nossas instituições”, afirmou.

Comitiva internacional


Os dirigentes de instituições de ensino de países da América Latina que visitaram a Unesc foram:

Reitor da Universidade Centroamericana José Simeón Cañas (El Salvador) Andreu Oliva De La Esperanza
Diretor de Faculdade da Universidade Tecnológica Metropolitana (Chile), Carlos Rojas Rios
Diretora do Departamento de Gestão Organizacional da Universidade do Rosário (Colômbia), Carole Tovar Siachoque
Diretora da Universidade de Guanajuato (México), Elisa Gómez Hernández
Diretor do Departamento de Ciências Sociais, Jurídicas e Econômicas da Universidade Nacional de Chilecito (Argentina), Gérman Oscar Antequera
Diretor do  ProteinLab da Universidade Tecnológica Metropolitana (Chile), Héctor Torres Bustos
Diretor do Departamento de Verificações da Universidade Central do Leste (República Dominicana), Jeyson Ulises López Alvare
Gestor de Melhoramento de Processos e Estruturas Institucionais da Universidade do Rosário (Colômbia), Jorge Fernandez Nope
Chefe de Processos de Apoio da Universidade do Rosário (Colômbia), Leonardo Arango Martínez
Vice-reitora de Desenvolvimento da Universidade de Playa Ancha (Chile), Maria Francisca Briones Rosas
Diretor de Docência da Universidade Técnica Nacional (Costa Rica), Mario Gómez Gómez
Vice-reitor de Cultura e Bem-Estar da Universidade de Cauca (Colômbia), Milton Arango Quintana
Diretor de Escola da Universidade Tecnológica Metropolitana (Chile), Rodrigo Fernando Geldes Requena
Diretora de Carreira em Contabilidade e Finanças/Contadoria Pública da Universidade Técnica Nacional (Costa Rica), Tamy Soto Gonzáles

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 15 de dezembro de 2016 às 21:18
Compartilhar Comente

Unesc é premiada com Mérito Lojista

Unesc é premiada com Mérito Lojista
Clínicas Integradas e projeto “Brazil Ozônio” receberam a honraria (Fotos: Alfa Comunicação) Mais imagens

As Clínicas Integradas da Unesc e o projetoBrazil Ozônio” foram premiados na noite desta quarta-feira (14/9) pelo Mérito LojistaPrêmio Oreste Vidal, concedido pela CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) de Criciúma. Realizado bienalmente, ele premia as ações positivas e empreendedoras realizadas de modo ético e responsável que beneficiem o consumidor. Neste ano a honraria teve foco na sustentabilidade e premiou 12 empresas e personalidades. A entrega do reconhecimento ocorreu durante o evento que comemorou os 50 anos da entidade.

As Clínicas Integradas foram vencedoras na categoria Serviços de Saúde e o projeto “Brazil Ozônio”, para a recuperação de solos e recursos hídricos contaminados pela mineração de urânio e carvão com o uso do ozônio, recebeu Menção Honrosa. As iniciativas vencedoras foram indicadas e inscritas pelo Secom (Setor de Comunicação Integrada da Unesc).

Para a coordenadora das Clínicas Integradas, o principal do prêmio é ser um disparador de motivação para professores, acadêmicos e todos os colaboradores das Clínicas integradas. “Nos leva a repensar as práticas, a buscar cada vez mais a qualificação diária dos serviços ofertados. E o nosso agradecimento vai para a comunidade, que acredita na Unesc, no potencial formador e transformador que as Clínicas têm a oferecer ao coletivo”, afirma.

Segundo o coordenador da pesquisa do projeto "Brasil Ozônio", Elídio Angioletto, é uma honra para toda a equipe receber essa distinção da CDL na comemoração de seus 50 anos, pois que existem muitos outros projetos na região com a temática de práticas sustentáveis que poderiam ter sido escolhidos. “A aplicação em larga escala dessa tecnologia trazida pelo projeto modificaria profundamente a realidade dos 11 municípios da Região Carbonífera e de outros municípios em que as Bacias Hidrográficas dos rios Araranguá, Urussanga e Tubarão estão inseridas. Ambientalmente os ganhos são enormes e a tecnologia é competitiva com outros tipos de tratamento que são atualmente empregados”, comenta o pesquisador.

Clínicas Integradas

Nelas, os moradores de toda Amrec e Amesc têm acesso gratuito aos Serviços de Medicina, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, Enfermagem, Odontologia, Biomedicina. Além disso, a população recebe medicamentos por meio da Farmácia Solidária (só no primeiro semestre de 2016 foram R$ 440 mil em medicamentos doados), atendimento em Podologia, na Farmácia Escola, no Ambulatório de Feridas e no CER (Centro Especializado em Reabilitação).

Só no primeiro semestre de 2016, as Clínicas Integradas realizaram 46.874 atendimentos. Além de beneficiar a comunidade, o local funciona como uma Clínica Escola, na qual os estudantes dos cursos da área da saúde da Unesc colocam a teoria em prática, com a supervisão de professores da Universidade.

Projeto “Brazil Ozônio”


No projeto “Processo de geração e transferência de ozônio na recuperação de solos e recursos hídricos contaminados por metais pesados em mina de urânio”, a Unesc, por meio do Iparque (Parque Científico e Tecnológico), é responsável técnica por aplicar, avaliar e construir indicadores de eficácia da aplicação de ozônio nos solos e nas águas contaminados pela mineração.

O projeto é desenvolvido com instituições de vários estados e já obteve resultados que comprovaram a possibilidade de recuperação da drenagem ácida gerada em área de mineração e a possibilidade de uso da água para irrigar plantações e para os animais beberem. Desde 2015 ocorrem estudos da recuperação e tratamento de drenagem ácida da mina São Geraldo, pertencente à Carbonífera Rio Deserto, em Criciúma, com o uso de ozônio.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 15 de setembro de 2016 às 19:48
Compartilhar Comente