Clínicas Integradas

Unesc disponibiliza exames gratuitos de hepatites à comunidade

Unesc disponibiliza exames gratuitos de hepatites à comunidade
Ação faz parte de um movimento nacional que busca conter a proliferação da doença (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc aderiu à Campanha de Prevenção e Rastreamento às Hepatites Virais e está disponibilizando testes rápidos para combater a proliferação da doença. Os estudantes e a comunidade podem realizar o exame na Clínica Escola de Enfermagem, nas Clinicas Integradas da Universidade, das 8 às 11h30 e das 13 às 16h30 até sexta-feira (3/8).

O secretário das Clínicas Integradas, Marlon Zilli, explica que o exame é simples e demora apenas seis minutos. “Apenas uma gotinha de sangue pode identificar as hepatites B e C, o HIV e a sífilis. Os exames serão oferecidos gratuitamente à população, realizados por ordem de chegada e o resultado é muito rápido”, afirma Zilli.

No Sul de Santa Catarina a campanha é estimulada pela Secretaria de Saúde de Criciúma, em parceria com as Coordenações Municipais de Atenção Básica, Especializada e Vigilância em Saúde, Rotary Club e Hospital São José, que realizaram os exames de 23 a 28 de julho. Para alcançar um maior número de pessoas, a Universidade iniciou sua campanha conforme o calendário acadêmico.

A Unesc oferece o teste rápido regularmente durante o ano.

Cuide-se

As hepatites são transmitidas por meio de itens de uso pessoal compartilhado, como laminas de barbear e alicates. O vírus também pode ser passado via relação sexual, o que reforça a necessidade do uso de preservativos.

A hepatite viral é, na maioria das vezes, uma doença silenciosa e só é identificada em casos mais avançados, reforçando a necessidade do exame preventivo.

Atendimentos gratuitos

Ao longo do ano, a Unesc disponibiliza diversos serviços gratuitos de saúde. Em 2017 o Cer (Centro Especializado em Reabilitação) e as Clinicas Integradas atenderam mais de cem mil pessoas.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 31 de julho de 2018 às 18:14
Compartilhar Comente

Atendimentos para funcionários nos serviços de Medicina e Nutrição iniciam nesta quinta-feira

Atendimentos para funcionários nos serviços de Medicina e Nutrição iniciam nesta quinta-feira
Interessados devem entrar em contato com a Central de Agendamentos (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os colaboradores podem agendar atendimentos nos serviços de Medicina e Nutrição das Clinicas Integradas a partir de quinta-feira (5/7). Para marcar o atendimento basta entrar em contato com a Central de Agendamentos, com CPF e Cartão do SUS em mãos, das 7h30 às 12 horas e das 12h30 às 17 horas.

O secretário das Clínicas Integradas, Marlon Zilli, alerta para que os agendamentos sejam realizados de forma presencial. “Muitas vezes nossas linhas ficam congestionadas, dificultando o contato e até ocasionando a perda da vaga”, explicou Zilli.

Os atendimentos são realizados por acadêmicos capacitados, com a supervisão de professores. As vagas fazem parte de um benefício aos funcionários da Universidade, que garante 10%  dos atendimentos, a partir da abertura dos agendamentos, aos colaboradores.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 02 de julho de 2018 às 14:59
Compartilhar Comente