Clínicas Integradas

Unesc inicia campanha de vacinação contra o vírus H1N1

Unesc inicia campanha de vacinação contra o vírus H1N1
Pessoas dentro do grupo de risco podem tomar a vacina Mais imagens

A Clínica Escola de Enfermagem, ligada ao curso de Enfermagem da Unesc deu início a Campanha de Vacinação contra o vírus H1N1. O serviço atende professores; crianças, de 6 meses a 5 anos; gestantes; mães no período pós-parto; profissionais da saúde; idosos acima de 60 anos; doentes crônicos, e portadores de condições especiais. As doses de vacina são disponibilizadas pelo SUS, que neste ano também incluiu professores no seu público-alvo.

O atendimento ocorre das 8h15 às 11h15, das 13h15 às 16h15 e das 19 às 21 horas, na Sala de Vacina. Mais informações no telefone 3431-4538 ou 3431-2709.

As Clinicas destinam horários especiais para atender os professores, que devem comparecer com crachá ou documento que comprove a função. Confira:

24 a 27 de abril (manhã, tarde e noite): professores da Satc e UNA SAU
2 de maio (manhã e tarde) e 3 e 4 de maio (manhã, tarde e noite): professores do Colégio Unesc e UNA CSA
8 a 10 de maio (manhã, tarde e noite) e 11 de maio (manhã e tarde): professores da UNA CET
15 a 17 de maio  (manhã, tarde e noite) e 18 de maio (manhã e tarde): professores da UNA HCE

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

24 de abril de 2017 às 11:53
Compartilhar Comente

Último dia para realizar uma avaliação no Serviço de Psicologia da Unesc

Último dia para realizar uma avaliação no Serviço de Psicologia da Unesc
Processo de triagem será retomado apenas no início de agosto Mais imagens

O Serviço de Psicologia, disponibilizado pelas Clínicas Integradas da Unesc, chega a seu último dia de avaliações psicológicas gratuitas. Nesta quarta-feira (12/4) os pacientes ainda podem realizar uma triagem, com os alunos do curso supervisionados por um professor, para participar dos acompanhamentos realizados pelo Serviço.

Os interessados devem comparecer as Clínicas portando o CPF e seu cartão do SUS. Após o encerramento, os pacientes podem retornar aos serviços no início de agosto. Os processos terapêuticos semanais em andamento permanecem normalmente, para quem já participa das atividades.

Mais informações pelo telefone 3431-2752.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

12 de abril de 2017 às 11:55
Compartilhar Comente

Serviços de Medicina e Nutrição gratuitos iniciam agendamento na Unesc

Serviços de Medicina e Nutrição gratuitos iniciam agendamento na Unesc
São 23 especialidades nas áreas da Medicina e Nutrição Mais imagens

As Clínicas Integradas da Unesc iniciam segunda-feira (17/4) o agendamento dos Serviços de Medicina e Nutrição para a comunidade. Os interessados em utilizar um dos 23 serviços de saúde da Universidade podem agendar seu horário a partir da próxima segunda-feira (17/4).

Cada especialidade tem um dia específico para fazer agendamento. Confira:

Segunda-feira (17/4)
Cirurgia Vascular, Endocrinologia adulto, Gastroenterologia adulta, Nefrologia, Pneumologia, Reumatologia. 

Terça-feira (18/4)
Geriatria, Neurologia adulto e Psiquiatria.

Quarta-feira (19/4)
Cariodologia, Dor Crônica, Ortopedia e Nutrição.

Quinta-feira (20/4)
Dermatologia, Hematologia.

Segunda-feira (24/4)
Cirurgia Pediátrica, Endocrinologia Pediátrica, Gastroenterologia Pediátrica, Ginecologia, Mastologia, Neurologia Pediátrica e Pediatria.

Encaminhamento médico 
Os serviços Endocrinologia adulto, Neurologia adulto, Psiquiatria, Cariodologia, Dor Crônica, Ortopedia, Nutrição, Dermatologia, Endocrinologia Pediátrica e Neurologia Pediátrica necessitam de encaminhamento.
O agendamento deve ser feito no local, com CPF e a cartão do SUS em mão, das 8 às 17 horas. Os portões da Unesc abrem às 5h30.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

12 de abril de 2017 às 11:51
Compartilhar Comente

Serviços de Medicina e Nutrição iniciam agendamento para colaboradores nesta terça

Serviços de Medicina e Nutrição iniciam agendamento para colaboradores nesta terça
Vagas fazem parte de um benefício aos funcionários Mais imagens

Os professores e funcionários da Unesc poderão agendar consultas para os serviços de Medicina e Nutrição, das Clínicas Integradas, a partir desta terça-feira (11/4). Os atendimentos são realizados por alunos capacitados com supervisão dos professores. 

As consultas devem ser reservadas pela Central de Agendamentos, com CPF e Cartão do SUS em mãos. A orientação é que o agendamento seja feito presencialmente, pois o alto número de ligações congestiona as linhas telefônicas.

As vagas fazem parte de um benefício aos funcionários. Dez porcento dos atendimentos, a partir da abertura dos agendamentos, são destinados aos colaboradores da Universidade.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

10 de abril de 2017 às 11:34
Compartilhar Comente

Trabalhadores da região podem contar com atendimento especializado

Trabalhadores da região podem contar com atendimento especializado
Atividades são desenvolvidas por professores e alunos nas Clínicas Integradas (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc tem um espaço reservado para o cuidado com a saúde dos trabalhadores. Trata-se do Nupac-ST (Núcleo de Promoção e Atenção Clínica a Saúde do Trabalhador), que presta atendimento para profissionais de todas as categorias. O objetivo é colaborar para que o trabalhador reestabeleça a sua condição plena de saúde, tanto física quanto psicológica. O Núcleo atende gratuitamente e, ao ingressar no serviço, o trabalhador é direcionado para uma atenção integral à sua condição de saúde, sendo encaminhado para a especialidade que mais necessita.

Os agendamentos para o serviço ocorrem durante todo o ano e os interessados podem entrar em contato com o Nupac pelo telefone (48) 3431-2651 e 3431-2654 ou pelo e-mail nupac@unesc.net. Os atendimentos ocorrem nas Clínicas Integradas da Unesc.

O local possui uma equipe multiprofissional voltada para uma atenção integral da saúde, visando a melhoria dos aspectos psicofisiológicos envolvidos diretamente no adoecimento do trabalhador por doença relacionada ao trabalho. Entre as áreas da saúde envolvidas estão Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, Enfermagem e Medicina.

O coordenador do Núcleo, Willians Longen, explica que o Nupac está voltado especialmente para o atendimento de Dort (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), o que envolve problemas nos membros superiores (ombro, braço, cotovelo, antebraço e mão), na coluna vertebral (cervical, dorsal e lombar) e nos membros inferiores (neste caso se existe relação bem marcada com o trabalho que o indivíduo desenvolve ou desenvolvia). “O Núcleo atende também pessoas que não estão afastadas do trabalho mas que estão com disfunção musculoesquelética. Não há exigência de que a afecção tenha sido firmada oficialmente como sendo relacionada ao trabalho. As triagens também são voltadas para contribuir para tornar claro o tipo de disfunção e a existência ou não de causa laboral”, afirma Longen. 

Os atendimentos são realizados por profissionais de saúde e professores e estudantes de cursos da Unesc. Há também a participação de alunos do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Unesc que estão com seus projetos de pesquisa voltados para o Núcleo.

Histórico

O Nupac é um projeto idealizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde do Trabalhador, ligado ao PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unesc). O projeto foi aprovado pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) e em novembro de 2016, oficialmente lançado através da assinatura de um Termo de Cooperação Técnico Científica entre o MPT e o Núcleo de Estudos. Longen conta que houve o repasse de R$ 1 milhão ao Nupac, proveniente de multa a uma empresa de grande porte da região, revertendo o recurso para ações de recuperação e de promoção da saúde do trabalhador.

A primeira atividade de promoção da saúde ocorreu em dezembro de 2016 com servidores da área da saúde (hospitalar) e os atendimentos de reabilitação iniciaram em 20 de fevereiro de 2017.

As atividades do Nupac têm ainda a parceria da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde). 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 07 de abril de 2017 às 15:06
Compartilhar Comente