Clínicas Integradas

Unesc oferece atendimento gratuito em pneumologia pediátrica

Unesc oferece atendimento gratuito em pneumologia pediátrica
O interessado deve comparecer presencialmente na Universidade, com CPF e cartão do SUS em mãos (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc está com vagas abertas para atendimento gratuito em pneumologia pediátrica. O serviço é oferecido pelas Clínicas Integradas, a pacientes entre 0 e 15 anos. Para agendar um horário, o interessado deve comparecer presencialmente na Universidade entre 8 e 17 horas, com CPF e cartão do SUS em mãos.

O atendimento é realizado por acadêmicos da 10ª fase do curso de Medicina, com supervisão de um professor responsável e especialista no assunto. Não é indicado o contato telefone para marcar a consulta, devido ao grande número de ligações.

Serviços gratuitos à comunidade

Nas Clínicas Integradas, semestralmente são disponibilizados mais de 20 serviços de saúde gratuitamente. Em média, mais de 50 mil atendimentos são realizados no local, entre serviços de psicologia, nutrição, fisioterapia e outras especialidades. Além disso, a Universidade promove campanhas de vacinação. 

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de março de 2020 às 17:40
Compartilhar Comente

Ambulatório de Feridas da Unesc ampliará o atendimento em terapia com laser

Ambulatório de Feridas da Unesc ampliará o atendimento em terapia com laser
Profissionais de saúde estiveram reunidos no Paço Municipal para conhecer os detalhes do tratamento (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O Ambulatório de Feridas da Unesc inicia o ano de 2020 com uma novidade que vai beneficiar os pacientes atuais e futuros: a ampliação do atendimento em laserterapia. O local, que desenvolve atividades em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma, receberá dois novos aparelhos para terapia com laser, e assim, somará três equipamentos para colaborar no processo de tratamento de feridas. Atualmente, o local realiza 80 atendimentos por semana. Os pacientes recebem cuidados de especialistas de maneira gratuita tanto no Ambulatório, localizado nas Clínicas Integradas da Unesc, quanto em atendimento domiciliar. 

Na manhã desta segunda-feira (9/3), enfermeiros de Criciúma estiveram reunidos no Paço Municipal para o lançamento do tratamento em laserterapia que será ofertado para mais pacientes, com a aquisição pela prefeitura de dois aparelhos. O evento ainda contou com uma capacitação para os profissionais de saúde. 

A coordenadora das Clínicas Integradas e do Centro Especializado em Reabilitação (CER), Mágada Tessmann, explica que o Ambulatório já possuía um laser, adquirido pela Universidade para o tratamento de feridas de pacientes que também estavam participando de pesquisas na área da saúde. “Com os dois novos aparelhos, os atendimentos poderão contemplar mais indivíduos. O laser é um importante aliado no processo de cicatrização de feridas”, afirma Mágada, lembrando que o uso da laserterapia necessita de uma avaliação do caso. 

Segundo o secretário da Saúde, Acélio Casagrande, os novos aparelhos vieram para somar e ampliar o trabalho. “É um avanço inovador e de humanização. Além da melhor cicatrização, vai evitar uma série de amputações e dores que uma ferida pode provocar”, afirma. 

O prefeito Clésio Salvaro comenta que a laserterapia será uma inovação para o serviço público de saúde. "Iremos consolidar ainda mais essa parceria com a universidade que promove o saber das pessoas, e nós do serviço público temos o papel de colocar isso em prática".

Saiba mais 

Inaugurado em julho de 2016, o Ambulatório de Feridas é fruto de uma parceria entre a Universidade e a prefeitura de Criciúma, e atende pessoas com lesões agudas ou crônicas, simples ou complexas. Até 2019, foram 210 pacientes com alta. A equipe interdisciplinar do local conta com enfermeiros e profissionais especializado em estomaterapia. As atividades são realizadas em parceria com o CER (Centro Especializado em Reabilitação), que tem a enfermeira Maria Madalena Santiago atuando também no Ambulatório.

Na área de tratamento de feridas, a Unesc oferece a pós-graduação em Enfermagem em Estomaterapia, que está com a terceira turma em andamento. O curso já formou mais de 40 especialistas em Estomaterapia, profissionais capacitados para tratar de feridas e lesões. Além da parte teórica, os alunos desta especialização realizam 150 horas de estágio em instituições como hospitais, laboratório de feridas e clínicas especializadas em atendimentos para estomaterapia. 

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de março de 2020 às 17:05
Compartilhar Comente