Clínicas Integradas

Unesc participa de Campanha de Vacinação contra Febre Amarela

Unesc participa de Campanha de Vacinação contra Febre Amarela
Doses são indicadas para pessoas de nove meses a 59 anos (Foto: Vitor Netto) Mais imagens

A Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela do SUS (Sistema Único de Saúde) iniciou nesta segunda-feira (18/2) e a Unesc é parceira na luta pela imunização. As vacinas são gratuitas e serão aplicadas nos dias 18 a 21 e 25 a 28 de fevereiro. As doses estarão disponíveis para a comunidade interna e externa da Universidade, mediante agendamento.

A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril, causada por um vírus transmitido por mosquitos. Em alguns casos, a doença pode levar o indivíduo infectado à morte. Os principais sintomas são febre alta, calafrios, cansaço, dor muscular, dor de cabeça, náuseas e vômitos.

Desde o segundo semestre de 2018, o estado de Santa Catarina se tornou uma área de recomendação da vacina contra a Febre Amarela. “A recomendação para a vacinação é feita pela Secretaria do Estado da Saúde e pela Vigilância Epidemiológica”, explica a enfermeira, Zoraide Rocha.

O público-alvo da campanha são pessoas de nove meses a 59 anos. Quem já realizou a vacina, não precisa realizar novamente. Para aplicar a dose os interessados devem portar a carteira de identidade, o cartão do SUS e carteirinha de vacinação, se possuir. Na Unesc, foram disponibilizadas 250 doses.

A vacinação não é indicada para crianças menores de nove meses, mulheres amamentando e pessoas com sistema imunológico deprimido.

Para agendar a aplicação na Unesc, o interessado deve entrar em contato com a Clínica Escola de Enfermagem, nas Clínicas Integradas, pelo telefone (48) 3431-2709 ou 3431-4538.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 18 de fevereiro de 2019 às 18:31
Compartilhar Comente

Núcleo da Unesc auxilia trabalhadores na recuperação da saúde

Núcleo da Unesc auxilia trabalhadores na recuperação da saúde
Local presta acompanhamento psicológico, fisioterapêutico, médico, nutricional e de enfermagem (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os trabalhadores formais ou informais que necessitam de cuidados em saúde têm na Unesc um espaço dedicado ao seu bem-estar. O Nupac-ST (Núcleo de Promoção e Atenção Clínica a Saúde do Trabalhador) oferece atendimentos gratuitos de reabilitação para pacientes em atividade ou afastados para tratamento de Dort (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). O Núcleo presta acompanhamento psicológico, fisioterapêutico, médico, nutricional e de enfermagem.

A oportunidade é oferecida a trabalhadores da rede pública e privada, mesmo que ainda estejam na fase de suspeita que o problema tenha relação com o trabalho. “Se a pessoa não estivesse trabalhando ela poderia não estar com este agravo à saúde? Se a resposta for sim, então existe algum nível de relação com o trabalho e este é o perfil de pessoas com sintomas osteomusculares, objeto de atenção do Núcleo. Ele envolve especialmente as disfunções dos membros superiores e da coluna vertebral”, explica o coordenador do Nupac, Willians Longen. 

Os agendamentos para os serviços podem ser feitos pelo telefone (48) 3431-2651 ou no e-mail nupac@unesc.net. Os atendimentos ocorrem nas Clínicas Integradas da Unesc.

Conheça o Nupac

O Núcleo é formado por uma equipe multiprofissional e tem o objetivo de recolocar o paciente em condições de exercer suas funções e recuperar sua saúde, tanto física quanto psicológica. Os atendimentos são realizados por profissionais de saúde, professores e estudantes dos cursos da Universidade e do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva.

Desde 2016, o Nupac promove atividades pensando na qualidade de vida do trabalhador. O projeto foi idealizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde do Trabalhador, ligado ao PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unesc). A iniciativa é aprovada pelo Ministério Público do Trabalho.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 04 de fevereiro de 2019 às 16:00
Compartilhar Comente