Clínicas Integradas

Nupac apresenta atividades desenvolvidas durante seminário de saúde do trabalhador

Nupac apresenta atividades desenvolvidas durante seminário de saúde do trabalhador
Núcleo participou de evento em Florianópolis (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Nupac (Núcleo de Promoção e Atenção Clínica à Saúde do Trabalhador) da Unesc apresentou nesta quarta-feira (25/10) sua experiência com as ações de promoção, prevenção e reabilitação de trabalhadores da região carbonífera no Seminário sobre Saúde e Trabalho nos Frigoríficos. O evento foi realizado no auditório do Ministério Público Federal em Florianópolis e a participação do Nupac foi fruto de um convite do Ministério Público do Trabalho da 12ª Região.

O coordenador do Nupac, Willians Longen, apresentou dados sobre o número de atendimentos, perfil das categorias profissionais atendidas, resultados com as altas do serviço de reabilitação de trabalhadores, exemplificações de ações junto a empresas de vários segmentos da economia na região carbonífera como: cerâmica, indústria plástica, frigorífico, de mineração e metal mecânica.

“A explanação contou com destaque sobre a relação que tem sido estabelecida entre as atividades do Núcleo e o ensino aprendizagem dos profissionais de saúde da graduação, pós-graduação lato sensu e do Mestrado Profissional do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva), de diferentes pesquisas que tem sido realizadas e apresentações em eventos científicos de produções do Nupac bem como da forte relação com ações comunitárias junto aos trabalhadores”, afirmou Longen.

O Nupac é fruto de um Termo de Cooperação Técnico Científica entre o Grupo de Pesquisa (GP-CNPq) Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde do Trabalhador vinculado ao PPGSCol e realiza atendimentos diários no Serviço de Fisioterapia das Clínicas Integradas da Unesc. Os atendimentos são gratuitos e feitos por uma equipe interdisciplinar, voltado para os trabalhadores afastados ou não do trabalho com Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho.

Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (48) 3431-2651 ou pelo e-mail: nupac@unesc.net

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 26 de outubro de 2017 às 18:51
Compartilhar Comente

Semana das crianças tem programação especial no CER

Semana das crianças tem programação especial no CER
Histórias, doces e brinquedos e muito carinho marcaram a data (Fotos: Marcelo Camilo) Mais imagens

O Dia das Crianças é uma data já esperada pelos pacientes atendidos pelo CER (Centro Especializado em Reabilitação). E durante a manhã e tarde desta terça-feira (10/10), o dia foi de festa no campus da Universidade, com atividades realizadas para tirar os pequenos pacientes da rotina do tratamento e proporcionar momentos de alegria e integração entre as crianças.

Hector Mendes, de 6 anos, aproveitou desde os brinquedos até as atividades de interação, como também as guloseimas oferecidas para as crianças que participaram. “Gosto das brincadeiras e das atividades feitas aqui. Hoje foi muito legal”, conta o menino.

O evento contou com profissionais do CER, e teve o apoio do Sindicato dos Transportes de Criciúma e voluntários da Biblioteca Unesc. “É muito importante este cuidado que temos com nossas crianças para que haja incentivo delas buscarem um futuro cada vez melhor”, afirma a pedagoga do CER, Daiana Gobbo.

O Centro Especializado em Reabilitação tem o foco nas atividades desenvolvidas com o apoio de uma equipe multiprofissional, aprendizado e interação dos pacientes encaminhados dos municípios da Amrec e da Amesc. Atendimentos de Pedagogia, Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Odontologia, são apenas alguns dos oferecidos para os adultos e crianças.

“Contamos com uma estrutura e uma equipe muito boa. Temos inúmeros profissionais das mais diversas áreas, preparados para atender e reabilitar aqueles que necessitam”, comenta Priscila Cardoso, assistente social do CER.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 10 de outubro de 2017 às 18:53
Compartilhar Comente

Outubro Rosa: Clínicas Integradas realizam ação pela saúde da mulher

Outubro Rosa: Clínicas Integradas realizam ação pela saúde da mulher
Consultas preventivas serão feitas pelo Serviço de Enfermagem (Foto: Divulgação) Mais imagens

Ao longo do mês de outubro a prevenção ao câncer de mama e de colo de útero recebe o reforço de atividades de conscientização e educação. O Serviço de Enfermagem das Clínicas Integradas da Unesc, buscando reforçar a campanha e os cuidados, oferece o exame preventivo gratuito às moradoras de Criciúma.

Como agendar?


Quem se interessar pelo serviço pode agendar na secretaria das Clínicas Integradas, pessoalmente, ou no pelo telefone (48) 3431-4538, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, com CPF e cartão do SUS em mãos. O atendimento é realizado por acadêmicos capacitados do curso de Enfermagem, supervisionados por professores.

Exames de prevenção e orientações

Durante o exame serão coletadas amostras e encaminhadas ao laboratório conveniado para análise. O paciente também receberá o atendimento com orientações de saúde da mulher, onde aprenderá a realizar o exame das mamas e, se necessário, será encaminhado para realização da mamografia.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 05 de outubro de 2017 às 15:12
Compartilhar Comente