Clínicas Integradas

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Unesc entra em recesso e retorna atividades em janeiro

Unesc entra em recesso e retorna atividades em janeiro
Nesta sexta-feira o atendimento ocorre apenas no período matutino (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc entra em recesso a partir desta sexta-feira (22/12), com atendimento apenas no período matutino, até as 12 horas, retomando as atividades no dia 2 de janeiro de 2018. A Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico) e o Iparque estarão em pleno funcionamento até às 17 horas desta sexta-feira (22/12).

Durante o primeiro mês do ano, a maioria dos setores funcionará das 13 às 19 horas. As aulas dos cursos de graduação do primeiro semestre de 2018 iniciam no dia 19 de fevereiro.

A exceção durante o recesso será no Iparque (Parque Científico e Tecnológico), que não realizará atendimentos no dia 30 de dezembro de 2017 e no dia 1º de janeiro de 2018, mas funcionará normalmente de 26 a 29 de dezembro de 2017, e a partir de 2 de janeiro de 2018, das 8 às 17 horas.

A Biblioteca Professor Eurico Back segue o mesmo calendário da Universidade e ficará fechada a partir desta sexta-feira até o dia 1 de janeiro de 2018, voltando a atender em 2 de janeiro, das 13 às 19 horas, sem abrir aos sábados.

As Clínicas Integradas também estarão de recesso até o dia 1 de janeiro, assim como a UJC (Unidade Judiciária de Cooperação), que engloba as Casas da Cidadania e o PAC (Posto de Atendimento e Conciliação).

A Unesc volta a funcionar normalmente, nos três períodos, a partir do dia 30 de janeiro.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Lima 22 de dezembro de 2017 às 09:20
Compartilhar Comente

Em função do feriado de Santa Bárbara, Unesc não realiza atividades segunda-feira

Em função do feriado de Santa Bárbara, Unesc não realiza atividades segunda-feira
Atendimento à comunidade e aulas voltam ao normal na terça-feira (Foto: Arquivo) Mais imagens

Em virtude do feriado de comemoração ao Dia de Santa Bárbara, padroeira dos mineiros, a Unesc não realizará atividades no campus na segunda-feira (4/12). As aulas e os setores administrativos voltam a funcionar normalmente na terça-feira (5/12).

A UJC (Unidade Judiciária de Cooperação), que engloba as Casas da Cidadania e o PAC (Posto de Atendimento e Conciliação), a Biblioteca Professor Eurico Back, o Colégio Unesc, as Clínicas Integradas e o Iparque (Parque Científico e Tecnológico) não estarão abertos ao público segunda-feira, retomando os atendimentos na terça-feira.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Assessoria de imprensa 01 de dezembro de 2017 às 17:02
Compartilhar Comente

Dia mundial do Diabetes: Programa na Unesc oferece cuidados e dá dicas para uma vida saudável

Dia mundial do Diabetes: Programa na Unesc oferece cuidados e dá dicas para uma vida saudável
Doença atinge 387 milhões de pessoas em todo o mundo, podendo chegar a atingindo 592 milhões (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

“É possível sim se alimentar bem e ser feliz com diabetes”. A afirmação é da paciente do PAMGC (Programa de Automonitoramento Glicêmico Capilar da Unesc), Maria da Gloria dos Santos Mateus. Ela descobriu o diabetes há nove anos e é atendida na Unesc há um mês, mas nesta terça-feira (14/11) teve uma recepção diferente.

Em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, o PAMGC, que atende dentro do Serviço de Enfermagem, nas Clínicas Integradas, ofereceu uma experiência diferente, com um bolo especial para diabéticos, orientações e avaliações gratuitas.

Maria da Glória contou ainda que após começar o tratamento na Universidade se sente mais confortável e disposta. “Comecei meu tratamento com insulina aqui, já que o outro não fazia efeito. Já sinto uma diferença, consigo ter uma vida normal, comer e ser feliz”, contou.

A diabetes

A doença que atinge Maria da Gloria também prejudica a vida 387 milhões de pessoas em todo o mundo, e, segundo a enfermeira do PAMGC Liliana Dimer, a tendência é de a situação se agrave cada vez mais. “Temos uma alta média de atendimentos, que pode ultrapassar 100 pacientes por dia. A expectativa é que a epidemia se espalhe dia após dia, chegando a equivaler a população da América do Sul, atingindo 592 milhões em 2035”, informa.

Além de destacar a importância de ter atenção sobre o assunto, Liliana esclarece como reconhecer a doença e afirma que é possível se alimentar bem, apesar dos cuidados. “É um problema silencioso, mas com atenção se consegue perceber. Os principais sintomas são a sede em excesso, muita fome, idas repetitivas ao banheiro e fraqueza. É importante ter cuidado com ela, mas o que queremos reforçar hoje é que apesar da atenção, podemos ter uma alimentação saudável e com muito sabor”, afirmou.

A campanha na Universidade leva a temática “Diabetes não torna sua vida amarga” e a campanha mundial tem como tema Mulheres e Diabetes: nosso direito a um futuro saudável.

PAMGC

O Programa de Automonitoramento Glicêmico Capilar, localizado na Unesc, realiza suas ações em parceria com a prefeitura de Criciúma, auxiliando as pessoas que têm diabetes e utilizam insulina no tratamento. No programa, são realizadas consultas de Enfermagem, atendimento multiprofissional pelos residentes, orientações e preparação para o automonitoramento.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Assessoria de imprensa 14 de novembro de 2017 às 16:24
Compartilhar Comente

Nupac apresenta atividades desenvolvidas durante seminário de saúde do trabalhador

Nupac apresenta atividades desenvolvidas durante seminário de saúde do trabalhador
Núcleo participou de evento em Florianópolis (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Nupac (Núcleo de Promoção e Atenção Clínica à Saúde do Trabalhador) da Unesc apresentou nesta quarta-feira (25/10) sua experiência com as ações de promoção, prevenção e reabilitação de trabalhadores da região carbonífera no Seminário sobre Saúde e Trabalho nos Frigoríficos. O evento foi realizado no auditório do Ministério Público Federal em Florianópolis e a participação do Nupac foi fruto de um convite do Ministério Público do Trabalho da 12ª Região.

O coordenador do Nupac, Willians Longen, apresentou dados sobre o número de atendimentos, perfil das categorias profissionais atendidas, resultados com as altas do serviço de reabilitação de trabalhadores, exemplificações de ações junto a empresas de vários segmentos da economia na região carbonífera como: cerâmica, indústria plástica, frigorífico, de mineração e metal mecânica.

“A explanação contou com destaque sobre a relação que tem sido estabelecida entre as atividades do Núcleo e o ensino aprendizagem dos profissionais de saúde da graduação, pós-graduação lato sensu e do Mestrado Profissional do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva), de diferentes pesquisas que tem sido realizadas e apresentações em eventos científicos de produções do Nupac bem como da forte relação com ações comunitárias junto aos trabalhadores”, afirmou Longen.

O Nupac é fruto de um Termo de Cooperação Técnico Científica entre o Grupo de Pesquisa (GP-CNPq) Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde do Trabalhador vinculado ao PPGSCol e realiza atendimentos diários no Serviço de Fisioterapia das Clínicas Integradas da Unesc. Os atendimentos são gratuitos e feitos por uma equipe interdisciplinar, voltado para os trabalhadores afastados ou não do trabalho com Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho.

Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (48) 3431-2651 ou pelo e-mail: nupac@unesc.net

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 26 de outubro de 2017 às 18:51
Compartilhar Comente

Semana das crianças tem programação especial no CER

Semana das crianças tem programação especial no CER
Histórias, doces e brinquedos e muito carinho marcaram a data (Fotos: Marcelo Camilo) Mais imagens

O Dia das Crianças é uma data já esperada pelos pacientes atendidos pelo CER (Centro Especializado em Reabilitação). E durante a manhã e tarde desta terça-feira (10/10), o dia foi de festa no campus da Universidade, com atividades realizadas para tirar os pequenos pacientes da rotina do tratamento e proporcionar momentos de alegria e integração entre as crianças.

Hector Mendes, de 6 anos, aproveitou desde os brinquedos até as atividades de interação, como também as guloseimas oferecidas para as crianças que participaram. “Gosto das brincadeiras e das atividades feitas aqui. Hoje foi muito legal”, conta o menino.

O evento contou com profissionais do CER, e teve o apoio do Sindicato dos Transportes de Criciúma e voluntários da Biblioteca Unesc. “É muito importante este cuidado que temos com nossas crianças para que haja incentivo delas buscarem um futuro cada vez melhor”, afirma a pedagoga do CER, Daiana Gobbo.

O Centro Especializado em Reabilitação tem o foco nas atividades desenvolvidas com o apoio de uma equipe multiprofissional, aprendizado e interação dos pacientes encaminhados dos municípios da Amrec e da Amesc. Atendimentos de Pedagogia, Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Odontologia, são apenas alguns dos oferecidos para os adultos e crianças.

“Contamos com uma estrutura e uma equipe muito boa. Temos inúmeros profissionais das mais diversas áreas, preparados para atender e reabilitar aqueles que necessitam”, comenta Priscila Cardoso, assistente social do CER.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Assessoria de imprensa 10 de outubro de 2017 às 18:53
Compartilhar Comente