Clínicas Integradas

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc
Mais imagens

Com ênfase na liderança de processos produtivos resoluções de conflitos, a Unesc irá receber nos dias 13 e 14 de agosto a palestra “A Sabedoria na Liderança dos Negócios: As emergências das experiências chinesas do Dr.Chan Kei Thong”, ministrada pelo próprio Thong. Aberta a comunidade externa e a forma de acesso é por meio de 1 kg de alimento não perecível.

Entre as pautas abordadas estão “A sabedoria da Liderança” e “O negócio como missão”. A palestra do dia 13 o público alvo são os Gestores de Empresas e Entidades e Gestores  e professores da Unesc. Além disso, Thong também palestrará para a gestores de escolas e secretários de educação, no dia 14 de agosto. Professores e gestores da Universidade estarão participando de todas as etapas que compõem o evento. Este é um passo à frente no processo de envolvimento de Professores e Gestores da Unesc neste novo ciclo de Inovação tecnológica de processos, produtos na universidade.

Conheça o palestrante

Dr. Thong é membro da equipe da Singapore Cru há 40 anos e co-fundador e CEO da LDi (Leadership Development International). Sob sua liderança na LDi, o empreendimento se tornou um dos sistemas mais influentes na educação internacional, com escolas espalhadas pela China e no Oriente Médio. O orçamento anual da empresa chega aos 35 milhões de dólares, empregando mais de 800 funcionários.

O palestrante possui Diploma Técnico da Singapore Polytechnic, Bacharel em Ciências em Administra pela Universidade de Nova York, Mestrado em Artes em Estudos Bíblicos pela Escola Internacional de Teologia, Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Califórnia e doutorado honorário da Trinity Western University. Atualmente ele ministra cursos on-line de liderança, por meio do programa de Mestrado em Artes em Liderança da Trinity Western University, além de orientar líderes da China e do Oriente Médio.

Veja a programação completa

13 de agosto - Para gestores de empresas e entidades e gestores e professores da Unesc

- 15 às 18 horas – A sabedoria da Liderança

- 19h30 às 21h30 – O negócio como missão

14 de agosto - Para gestores de escolas e secretários de educação, gestores e professores da Unesc

- 9 às 12 horas – A liderança nos processos educativos e a resolução de conflitos

- 14 às 17 horas – Princípios de liderança para a construção de comunidades

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 09 de agosto de 2019 às 09:04
Compartilhar Comente

Curso de Fisioterapia: Transformação da realidade da região iniciada há 20 anos

Curso de Fisioterapia: Transformação da realidade da região iniciada há 20 anos
Legenda: Atendimento à comunidade e, logo, a aproximação com histórias de superação como a de Nícolas, motiva os alunos a aprimorarem seus conhecimentos em prol do paciente Mais imagens

Primeira graduação da área da saúde oferecida na Unesc, o curso de Fisioterapia, comemora ótimos resultados na sua história. São duas décadas compartilhando e multiplicando conhecimento em prol do bem-estar da comunidade, missão que completa o objetivo da Universidade de mudar a realidade para melhor. Ao longo dessa trajetória foram formados 681 fisioterapeutas, profissionais capacitados que transformaram o cenário no que diz respeito à Fisioterapia na região.

Conforme um dos primeiros professores do curso, Lee Gi Fan, ao oferecer essa possibilidade, a Unesc foi pioneira, já que na época as graduações na área eram ofertadas em pouquíssimas instituições e a região tinha grande carência de profissionais para atuarem nos mais diversos segmentos. “Além da falta de fisioterapeutas para atender os pacientes aqui, havia um grande desconhecimento sobre o que de fato é o trabalho do fisioterapeuta e como ele pode colaborar nos casos. O curso da Unesc contribuiu, portanto, fazendo também a inserção dessa profissão na comunidade ao longo de todo esse tempo”, comenta.

Com a primeira turma foi formada em 2002, o curso, de acordo com a coordenadora Ariete Inês Minetto, desde então se fortalece e ganha cada vez mais espaço. “Nós temos muito orgulho em ver que praticamente todos os nossos egressos estão atuando na área e exercendo com maestria as suas funções. Ao longo de todo esse tempo percebemos o quão capacitados eles saem da Universidade e isso nos traz um sentimento de dever cumprido, pois estamos formando os melhores profissionais do mercado e quem ganha com isso é a comunidade, é a saúde de quem é atendido por um deles”, destaca.

Além do destaque no mercado de trabalho e em premiações, as atividades realizadas e fortalecidas nessas duas décadas comprovam ainda mais o sucesso do curso. Entre os inúmeros Projetos de Extensão criados que já beneficiaram centenas de pacientes e continuam levando cidadania a toda a região se destacam três: o Grupo Bem Viver com Alzheimer, o Programa de Reabilitação Pulmonar e o Programa de Atenção Materno-Infantil e Familiar (PAMIF).

Mudança de vidas

Ao ingressar no curso de Fisioterapia o acadêmico entra em um universo de transformação da sua própria vida e a do próximo. O menino Nícolas Fonseca Coelho, de 12 anos, é uma das pessoas que teve a vida mudada para melhor a partir do curso e seus ensinamentos. Isso porque, após sofrer um acidente e amputar uma das pernas ainda quando pequeno, o menino passou a contar com o serviço oferecido no setor de Fisioterapia das Clínicas Integradas. Há mais de oito anos o garoto iniciou seu acompanhamento com professores e alunos da Universidade, o que trouxe reflexos surpreendentes para sua vida. Hoje Nícolas é nadador, compete e já conquistou diversas medalhas, entre elas algumas disputadas contra atletas sem qualquer deficiência.

Simpático e sempre de bem com a vida, Nícolas começou a cativar alunos e professores da Universidade logo nos seus primeiros atendimentos. Conforme Ariete, no início o trabalho com Nícolas foi delicado, já que tratava-se da preparação para que ele recebesse uma prótese. “Foi uma fase bastante complicada para ele, uma criança assustada com tudo o que estava vivendo e tentando se adaptar a toda a nova situação. Nos preocupamos com sua cicatrização, dessensibilização, higienização e ensinamos o enfaixamento para sua mãe que o acompanhava em todas as sessões”, relembra.

Apesar dos desafios em todos os sentidos, de acordo com a professora, o resultado positivo no desenvolvimento do garoto alegra e emociona todos que tem contato com a sua história. “Consideramos que este é um dos nossos pacientes superação e que está a cada dia nos surpreendendo com suas vitórias dentro das piscinas. Seguimos juntos em torcida e acompanhamento, pois ele segue crescendo e precisamos seguir com o atendimento para que sua protetização seja completa”, explica.

Anos se passaram e semanalmente ele, acompanhado sempre do pai ou da mãe, não faltou se quer uma sessão de fisioterapia, atividade que encara até hoje com bom humor e dedicação em prol do seu fortalecimento. O aprendizado para ele é constante, porém, a lição maior fica para os profissionais que aprendem com sua força de vontade e com avaliações da sua evolução constante.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso
Compartilhar Comente

Atendimentos para funcionários nos serviços de Medicina iniciam nesta quinta-feira

Atendimentos para funcionários nos serviços de Medicina iniciam nesta quinta-feira
Agendamentos devem ser realizados preferencialmente de forma presencial (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os colaboradores da Unesc podem agendar atendimentos nos serviços de Medicina das Clinicas Integradas a partir de quinta-feira (4/7). Para marcar uma consulta basta entrar em contato com a Central de Agendamentos, com CPF e Cartão do SUS em mãos, das 7h30 às 12 horas e das 12h30 às 17 horas.

O secretário das Clínicas Integradas, Marlon Zilli, alerta para que os agendamentos sejam realizados de forma presencial.

Os atendimentos são realizados por acadêmicos capacitados, com a supervisão de professores. As vagas fazem parte de um benefício aos funcionários da Universidade, que garante 10% dos atendimentos, a partir da abertura dos agendamentos, aos colaboradores.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 03 de julho de 2019 às 10:17
Compartilhar Comente

Farmácia Solidária é apresentada na Câmara de Vereadores de Criciúma

Farmácia Solidária é apresentada na Câmara de Vereadores de Criciúma
Representantes do projeto falaram sobre as atividades realizadas com a comunidade (Fotos: Daniela Savi/Câmara de Vereadores) Mais imagens

O trabalho desenvolvido pela Farmácia Solidária, localizada nas Clínicas Integradas da Unesc, foi apresentado na noite desta terça-feira (14/5), durante sessão da Câmara de Vereadores de Criciúma. Os representantes do projeto; o presidente da Cruz Vermelha, Almir Fernandes; e a coordenadora do Serviço de Farmácia das Clínicas Integradas da Universidade, Marília Schutz Borges, fizeram uso da tribuna livre. O debate foi proposto pelo vereador, Edson Luiz do Nascimento.

O projeto é uma iniciativa sem fins lucrativos e entrega medicamentos gratuitamente para a comunidade. Todos os remédios disponibilizados na Farmácia Solidária são obtidos por meio de doações da comunidade, médicos, indústrias farmacêuticas e distribuidoras de medicamentos.

Em 2018, a Farmácia Solidária da Unesc realizou 30.480 atendimentos pessoais, por telefone e pelo WhatsApp. Destes atendimentos, 12.788 pessoas foram contempladas com medicação. As doações feitas ao longo do ano passado somaram R$ 1.357.206,70.  

 “Para nós, é um imenso orgulho, uma honra esse projeto tão benéfico para a comunidade. Seria muito bom se as pessoas se dessem conta do quanto esse projeto é importante”, afirmou o vereador.

“A Farmácia começou a ser pensada quando em visita a domicílios de pessoas que falecem em casa, se observava muitas sobras de medicamentos. A partir daí, surgiu o questionamento sobre o que fazer com esses remédios. Assim nasceu a ideia do projeto”, comentou o presidente da Cruz Vermelha.

Depois que os medicamentos chegam à Farmácia Solidária, passam por um processo de triagem, de modo que os acadêmicos do curso de Farmácia da Unesc, com supervisão de farmacêuticos, fazem a análise dos medicamentos, de suas condições e validade.

“Uma automedicação sem supervisão de um profissional pode levar a graves danos e, com esses medicamentos estando em casa, aumenta o potencial de risco. Pensando nisso, o programa tira os medicamentos dessas residências e oferece a quem precisa”, lembrou Marília.

Programa premiado

A Farmácia Solidária completa 13 anos de vida em 2019 e é um projeto construído e mantido por uma equipe multi-institucional que envolve a Unesc e entidades como a Cruz Vermelha, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e a Secretaria da Saúde de Criciúma.

Em 2016, a Farmácia Solidária recebeu o Troféu Viver SC por estar entre os dez Pequenos Bons Exemplos do Viver SC. O reconhecimento é uma ação do Diário Catarinense, que circula o estado em busca de iniciativas que ajudem as pessoas e o projeto venceu com 64,2% na votação popular. Além do poder de voto do público, uma comissão formada por profissionais do Diário Catarinense e outra formada por representantes do Icom (Instituto Comunitário Grande Florianópolis) e do Social Good Brasil fizeram parte da decisão.

*Com colaboração da assessora de imprensa da Câmara de Vereadores de Criciúma, Daniela Savi

Milena Nandi – Assessoria de Impensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 15 de maio de 2019 às 10:21
Compartilhar Comente

Unesc disponibiliza vacina contra o vírus Influenza para funcionários e estagiários

Unesc disponibiliza vacina contra o vírus Influenza para funcionários e estagiários
Imunização ocorre na Clínica Escola de Enfermagem (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Universidade está disponibilizando, a partir desta segunda-feira (13/5), vacina contra a gripe (vírus Influenza H1N1) para funcionários e estagiários. A imunização ocorre na Clínica Escola de Enfermagem, das 8h15 às 11h45 e das 13 às 19 horas. A aplicação é feita por ordem de chegada e a pessoa deve levar o crachá ou o CPF e o Cartão do SUS ou a Carteira de Vacinação.

 A ação é promovida pela Reitoria e ocorre a partir de uma sugestão dada por colaboradores no dia 29 de abril, durante o Diálogos Unesc. As vacinas são gratuitas.

Mais informações pelo ramal 4538.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 13 de maio de 2019 às 16:25
Compartilhar Comente