Clínicas Integradas

Farmácia Solidária

A Farmácia Solidária da Unesc esteve presente na ação comunitária realizada pela Universidade nesta quarta-feira (17/10) no Bairro Próspera, aplicando dinâmicas com as crianças sobre o uso racional e o descarte correto de medicamentos.

A história em quadrinhos apresentada trata sobre o descarte correto de medicamentos e suas consequências para o meio ambiente e para sociedade, também utilizada posteriormente para pintura dos desenhos da mesma.

Por: Milena Spilere Nandi 19 de outubro de 2018 às 17:24
Compartilhar Comente

Unesc entra em recesso sexta-feira

Unesc entra em recesso sexta-feira
Atividades administrativas serão retomadas na terça-feira (16/10), exceto Iparque e Farmácia Escola (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc estará em recesso nesta sexta-feira (12/10), sábado (13/10) em virtude ao Dia de Nossa senhora Aparecida e na segunda-feira (15/10), devido ao Dia do Professor. O campus da Instituição estará aberto apenas na segunda-feira para atendimento externo da Farmácia Escola e o Iparque (Parque Científico e Tecnológico) também funcionará.

A Biblioteca Professor Eurico Back, o Colégio Unesc, a UJC (Unidade Judiciária de Cooperação), que engloba as Casas da Cidadania e o PAC (Posto de Atendimento e Conciliação), os cursos de graduação e as Clínicas Integradas retomam atividades na terça-feira (16/10).

Universidade Comunitária

Aos 50 anos de vida, a Unesc é a Universidade Comunitária da região. Possui cursos considerados de excelência pelo MEC (Ministério da Educação) com notas 4 e 5 – de um máximo de 5 – nas diversas áreas do conhecimento. Com 13.000 alunos e 1.500 professores e funcionários, a Instituição recebe diariamente mais de 1.000 pessoas que transitam entre as Clínicas Integradas, Unidade Judiciária de Cooperação e outros serviços dedicados à comunidade.

A Unesc realiza projetos de extensão em diversos municípios do Sul do Estado e tem a qualidade de sua pesquisa reconhecida internacionalmente. Oferece ainda, 48 cursos de especialização, sete mestrados, três doutorados, sendo dois em processo de implantação, além de um mestrado em rede que está em construção juntamente com as Universidades do Sistema Acafe.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 11 de outubro de 2018 às 15:32
Compartilhar Comente

Clínicas Integradas recebem programação especial para o Outubro Rosa

Clínicas Integradas recebem programação especial para o Outubro Rosa
Serviço de Enfermagem contará com atendimentos e palestras (Foto: Divulgação) Mais imagens

O mês de outubro, na Unesc, será especial e dedicado às mulheres. O período, voltado à prevenção ao câncer de mama e de colo de útero, terá uma programação com atividades realizadas gratuitamente para a comunidade pelo Serviço de Enfermagem das Clínicas Integradas.

Entre as atividades oferecidas, está o preventivo do câncer de colo do útero, que pode ser agendado nas quartas, quintas e sextas-feiras no período da tarde. A programação também contará com duas palestras, uma com tema “Saúde da Mulher: Prevenção do Câncer”, que ocorrerá no dia 17 de outubro às 13h30, e a outra palestra sobre “Ambulatório de Incontinência Urinária e Fecal”. Os dois encontros ocorrerão na sala de Fisioterapia na Clínica de Enfermagem.

“O curso de Enfermagem da Unesc, neste mês de outubro, intensifica suas ações de prevenção contra o câncer de mama e de colo do útero. A importância destes atendimentos se refere à prevenção e detecção precoce da doença”, comenta a professora Paula Zugno.

Para os agendamentos dos serviços, os interessados devem entrar em contato pelo telefone (48) 3431-4538.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 08 de outubro de 2018 às 16:13
Compartilhar Comente

Farmácia Solidária

Um projeto de extensão que envolve a Farmácia Solidária e estudantes do curso de Farmácia da Unesc leva até escolas da região atividades de promoção do uso racional de medicamentos e otimização das sobras de medicamentos.

Nesta semana, os participantes do projeto conversaram com 60 alunos do sétimo e do oitavo ano sobre o assunto. O objetivo foi promover a conscientização sobre à importância do armazenamento e descarte correto de remédios através da utilização de jogos interativos que demonstram os locais apropriados e cuidados que devemos ter com os medicamentos.

Por: Milena Spilere Nandi 05 de outubro de 2018 às 13:30
Compartilhar Comente

Unesc está com inscrições abertas para atividades com pacientes com Doença de Alzheimer

Unesc está com inscrições abertas para atividades com pacientes com Doença de Alzheimer
Projeto gratuito terá início já na próxima semana (Foto: Divulgação) Mais imagens

Melhorar a qualidade de vida de pacientes com a Doença de Alzheimer é o objetivo do novo projeto que está sendo implantando na Unesc. De responsabilidade do GEPPS (Grupo de Estudos e Pesquisa em Promoção da Saúde), vinculada ao Mestrado em Saúde Coletiva e ao curso de Educação Física Bacharelado da Universidade, a atividade gratuita será desenvolvida em uma turma de 20 participantes que tenham diagnóstico médico de Alzheimer e, por meio de exercícios físicos, promete trazer benefícios variados à saúde.

As inscrições para o projeto estão abertas até que todas as vagas sejam preenchidas. Cuidadores ou pessoas portadoras de Alzheimer interessadas em participar poderão entrar em contato com o Grupo de Estudos pelos telefones (48) 3431-2572 ou 98806-1798 das 13h30 às 17h.

Entre os focos específicos da atividade, conforme o professor Joni Márcio de Farias, coordenador do projeto, está em melhorar o desempenho cognitivo e atividade motora, além da autonomia funcional dos participantes. O grupo se reunirá duas vezes por semana, nas tardes de terças-feiras e quintas-feiras, no Complexo Esportivo na Unesc.

Focos diferenciados

De acordo com o coordenador, o projeto do GEPPS terá o cuidado de realizar atividades diferenciadas e específicas para cuidadores e pacientes de forma distinta, se que, para os cuidadores, serão realizadas simulações de como desenvolver as atividades com os portadores em suas casas com material alternativo, por exemplo. “Já para os pacientes em si serão realizados exercícios físicos de habilidade e capacidades motoras e atividades cognitivas durante todos os encontros”, explicou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 18 de setembro de 2018 às 13:12
Compartilhar Comente