Diretoria de Extensão

Unesc tem recesso institucional no feriado e recesso acadêmico na próxima semana

Unesc tem recesso institucional no feriado e recesso acadêmico na próxima semana
​Semana será de intensas discussões em prol da evolução e do planejamento dos trabalhos da Universidade (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc para suas atividades nesta sexta e sábado (15 e 16/11) em virtude do feriado de Proclamação da República. Na próxima semana, dias 18, 19 e 20 de novembro, a Universidade terá um recesso acadêmico, ou seja, não haverá aula, embora todas as atividades administrativas continuem ocorrendo normalmente.

Nesses três dias, serão realizados eventos envolvendo a comunidade acadêmica e a comunidade externa, dentre eles a socialização do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) e do PPI (Projeto Pedagógico Institucional).

A reitoria destaca a relevância desses momentos para a discussão coletiva dos principais eixos relacionados às políticas acadêmicas, de gestão, de atenção ao estudante, à inovação e demais aspectos inerentes ao planejamento estratégico da Universidade para os próximos anos.

Conforme a pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, este será um momento em que os professores e funcionários irão parar para, juntos, olharem para os dados do diagnóstico feito, para o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), e, a partir disso, traçar objetivos e projetos estratégicos. “É um momento para olhar para a instituição e planejar o futuro”, pontua.

Dentro da programação, de acordo com Indianara, estão previstas discussões importantes a serem feitas do ponto de vista acadêmico com foco no Projeto Pedagógico Institucional. “Vamos também ter um momento para o alinhamento acadêmico com relação a como podemos atualizar o nosso Projeto Pedagógico Institucional e como iremos alinhar os professores e integrá-los ainda mais ao movimento de Inovação Curricular e Pedagógica da Universidade”, destaca.

De forma geral, os dias de recesso acadêmico contarão com uma programação que englobará o Planejamento de Desenvolvimento Institucional, com olhar dos Projetos Estratégicos para o Futuro; o alinhamento do corpo docente dentro do movimento de Inovação Curricular e Pedagógica; a discussão do Projeto Pedagógico Institucional e ainda um momento específico para os coordenadores de curso de graduação para aprofundamento da discussão do ecossistema curricular.

Finalizando o recesso acadêmico, de acordo com o diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Unesc, Oscar Montedo, a Universidade promoverá um encontro entre todos os pesquisadores de pós-graduação para socialização dos resultados e um planejamento do que a Universidade quer para a pós-graduação. “Entendemos que é uma oportunidade única de reunir todo o corpo docente da pós-graduação stricto-sensu para também discutir o planejamento de cada PPG e para a pós-graduação de forma geral para os próximos anos”, completa.

Os estudantes poderão participar do processo de forma presencial ou online, conforme programação descrita abaixo:

PROGRAMAÇÃO:

18 de novembro, segunda-feira:

Sessão 01: Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI

Horário: 14h às 17h

OU

Sessão 02: Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI

Horário: 19h às 22h

Local: Auditório Ruy Hülse - Unesc

19 de novembro, terça-feira:

13h30 às 18h - “Ressignificação do ecossistema curricular: a experiência formativa na construção da aprendizagem e da horizontalização educacional” e “Diálogos entre o Ecossistema Institucional, a Inovação e Perspectivas Educacionais.”

19h às 22h - “Projeto Pedagógico Institucional: uma discussão necessária”, reunindo gestores e professores.

Local: Auditório Ruy Hülse - Unesc

20 de novembro, quarta-feira:

Sessão 01: Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI

Horário: 09h às 12h (presencial)

OU

Sessão 02: Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI

Horário: 14h às 17h (presencial)

OU

Sessão 03: Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI

Horário: 19h às 22h (presencial e online)

Local: Auditório Ruy Hülse – Unesc, reunindo gestores, professores e estudantes.

O Colégio Unesc e o Iparque funcionarão normalmente, com a discussão do PDI em momentos distintos, em datas a serem divulgadas posteriormente. Nas Clínicas Integradas e nas Casas da Cidadania, os atendimentos realizados pelos estudantes serão suspensos.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 14 de novembro de 2019 às 15:34
Compartilhar Comente

A equipe por trás da 6ª Semana de Ciência e Tecnologia

A equipe por trás da 6ª Semana de Ciência e Tecnologia
Comissão organizadora foi formada por professores e alunos (Fotos: Ápice Comunicação) Mais imagens

A 6ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc encerrou nesta sexta-feira (23/10). O evento de cinco dias foi planejado por uma comissão organizadora, direcionada pela pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Propex), Luciane Ceretta. “A organização da Semana desse ano foi totalmente realizada pelos mestrandos, doutorandos, residentes e alunos de iniciação científica da Unesc. Os mesmos demostraram dedicação, empenho, ética e responsabilidade”, afirmou a pró-reitora.

Para a aluna do PPGCS (Programa de Pós-Graduação de Ciências da Saúde), Daniela Dimer Leffa, participar da comissão organizadora foi uma oportunidade única. “Aqui pudemos conhecer mais sobre a Unesc e potencializamos a nossa capacidade de organizar eventos”, comenta Daniela. “O interessante disso tudo é poder conhecer mais as pessoas. Foi uma experiência que valeu muito a pena”, conta Milena Carvalho Silva, que ficou responsável pelo site do evento.

Integrante da comissão de Logística, Roger Bittencourt Voula teve uma tarefa que exigiu planejamento. “Recrutar monitores instruí-los, convidar palestrantes, arrumar salas, entre outras atividades fizeram parte do nosso dia a dia. Com certeza, se houver outra oportunidade eu participarei”, afirma o jovem.

O assessor de Pesquisa e Pós-Graduação da Propex, Adriano Bernardin, afirma que o evento só ocorreu porque a comissão organizadora fez acontecer. “Por ser uma semana de ciência, tecnologia, ensino, pesquisa e extensão, o evento ficou nas mãos destes profissionais que cuidaram de tudo com maestria”, parabeniza.

Conforme a assessora Acadêmica da Propex, Gisele Coelho Lopes, os estudantes mostraram o que o campus tem de melhor. “A comissão fez um trabalho de excelência junto com os monitores e outros profissionais que se colocaram à disposição do maior evento institucional da Unesc”, acrescenta.

As professoras e coordenadoras gerais, Samira Valvassori e Kelly Gianezini, ficaram responsáveis pela equipe que formou a comissão. Kelly agradeceu as quatro UNAs (Unidades Acadêmicas), com seus PPGs, junto com a colaboração intensa dos mestrandos e doutorandos. “Gerenciar uma equipe com mais de 50 pessoas foi um desafio grande, mas enriquecedor”.

“A Propex reconhece o excelente trabalho realizado e parabeniza cada um. Esta experiência certamente também foi importante para a equipe, conferindo aos mesmos a possibilidade de aprendizado e organização”, pontua Luciane.

*Com colaboração da Ápice Comunicação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 23 de outubro de 2015 às 20:13
Compartilhar Comente

Semana de Ciência e Tecnologia encerra com saldo positivo

Semana de Ciência e Tecnologia encerra com saldo positivo
Minicursos, palestras e feiras mobilizaram acadêmicos e comunidade (Fotos: Ápice Comunicação) Mais imagens

A 6ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc trouxe as novidades da área e muito conhecimento para estudantes e a comunidade. O evento encerra nesta sexta-feira (23/10) com um resultado positivo: mais de 2,3 mil pessoas se inscreveram para participar das diversas atividades que ocorreram no campus durante cinco dias.

Se acordo com a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, a Semana de Ciência e Tecnologia é o maior evento institucional da Unesc, e este ano as atividades alcançaram áreas relacionadas à pesquisa, extensão e ensino. “A diversidade dos eventos possibilitou importantes trocas entre acadêmicos, professores e comunidade externa”, afirma.

Para uma das coordenadoras gerais do evento, Kelly Gianezini, a Semana foi extremamente positiva. “Tivemos milhares de inscritos para os 65 minicursos, 25 palestras, 23 oficinas, três painéis e mais de 600 apresentações”, comenta Kelly, lembrando que participaram das atividades acadêmicos de pós-graduação e graduação, professores, comunidade, alunos do Ensino Médio e Fundamental.

Conforme o assessor de Pesquisa e Pós-Graduação da Propex, Adriano Michael Bernardin, o objetivo da Semana foi cumprido. “Queríamos que os participantes se sentissem à vontade e mais que isso, que houvesse uma troca de experiências. Além disso, os acadêmicos puderam conhecer outras áreas de pós-graduação, entre outros serviços oferecidos pela Universidade”, diz.

Novidades movimentaram essa edição

Entre as atividades oferecidas pela Unesc, a Feira de Ciências e as palestras em parceria com o Sebrae foram novidade. “Com um leque amplo de minicursos, apresentações e outros nichos, os acadêmicos puderam escolher o que os beneficiava. A Feira de Ciências foi um trabalho muito interessante com a comunidade. Tivemos escolas apresentando trabalhos fantásticos. E esse é o nosso objetivo, incentivar a Ciência e valorizar os alunos da nossa região”, conta a assessora Acadêmica da Propex, Gisele Coelho Lopes.

O estudante de Ciências Biológicas da Unesc, João Paulo Gava Just, aprovou a Semana de Ciência e Tecnologia. “É importante ter este tipo de evento. Ele ajuda a qualificar o ensino e também complementa o que aprendemos em sala”, considera.

O evento contou com palestras, minicursos, workshops, Seminário de Iniciação Científica, Salão de Extensão, Salão de Ensino, Salão de Pós-Graduação, Talento Musical, Feira do Livro, Feira da Inovação, Feira de Ciências e Feira da Economia Solidária.  A Semana teve como tema “Luz, Ciência e Vida” e foi baseado  na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, com objetivo de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico.

*Com colaboração da Ápice Comunicação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa - imprensa@unesc.net 23 de outubro de 2015 às 15:52
Compartilhar Comente

Pesquisa, ensino e extensão ganham destaque na Semana de Ciência e Tecnologia

Pesquisa, ensino e extensão ganham destaque na Semana de Ciência e Tecnologia
Atividades da sexta edição do evento iniciaram hoje e seguem até sexta-feira Mais imagens

Todas as atenções estão voltadas para a troca de conhecimento em ensino, pesquisa e extensão nos próximos dias, na Unesc. Isso porque a Instituição abre as portas para a 6ª Semana de Ciência e Tecnologia, que ocorre até esta sexta-feira (23/10) e reúne propostas e ideias diferenciadas, que têm como objetivo colaborar com a formação profissional do aluno e, principalmente, fomentar a pesquisa em prol da comunidade.

Com o tema “Luz, Ciência em Vida”, embasada na decisão da ONU, que proclamou 2015 como o “Ano da Luz”, a Semana foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (19/10), com a palestra do professor e doutor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Olavo Bohrer do Amaral, “Luz, Ciência e Vida”.

Pesquisador na área de Neurociências com grande experiência em bioquímica, ele falou sobre literatura científica e acadêmica, além de evidenciar alguns números que mostram o quando é vasta a literatura na Universidade. “Temos milhões de volumes à disposição para aqueles que tiverem interesse em buscar o caminho da pesquisa”, comenta. Bohrer também falou sobre experimentos em medicina e bioquímica e sobre a busca pelo resultado positivo nos trabalhos acadêmicos.

A estudante de Enfermagem Maiara Zampronio Della Vedova participou da palestra de abertura e garante que fará parte ativamente das demais atividades. “Me inscrevi em minicursos e workshops de diferentes áreas. Todo conhecimento é válido quando se está na Universidade”, afirma.

Engajamento de estudantes e professores

A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta, destacou que, num país como o Brasil, que precisa reconstruir histórias e fazer ciência diariamente, a Unesc cumpre seu papel. “É a ciência que move o mundo, e nós estamos neste caminho. Contamos com uma programação vasta, neste que é o principal evento institucional da Universidade”, fala, agradecendo a participação e engajamento de 30 mestrandos, doutorandos e acadêmicos envolvidos diretamente na organização, e aos mais de 50 monitores.

Uma das coordenadoras gerais do evento, Kelly Gianezini, contou que o maior desejo da organização é de revelar potenciais nas três áreas do conhecimento, despontando novos cientistas no Sul catarinense. “Foram quatro meses de preparação e muito empenho por parte dos organizadores. Desejo que os alunos aproveitem este evento o máximo que puderem”, ressalta.

A abertura do evento teve ainda a participação da pró-reitora de Ensino de Graduação da Unesc, Robinalva Ferreira; da assessora da Propex Gisele Coelho Lopes; do diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve; da diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker; da coordenadora de Extensão da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias), Miquele Lazarin Padula; da coordenadora de Pesquisa da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Ciências, Humanidades e Educação), Viviane Kraieski Assunção, e do presidente do DCE Unesc, Andriw Loch.

Semana segue com vasta programação

A Semana de Ciência e Tecnologia segue com uma vasta programação. Entre as atividades, destacam-se as Feiras da Inovação, do Livro, da Economia Solidária e de Ciências, o Seminário de Iniciação Científica, o Salão de Extensão, o Salão de Ensino, workshops e palestras, todas abertas e gratuitas à comunidade.

Programação


*Com colaboração da Ápice Comunicação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 19 de outubro de 2015 às 21:45
Compartilhar Comente

Feira da Inovação Unesc abre portas para boas ideais da comunidade

Feira da Inovação Unesc abre portas para boas ideais da comunidade
Inventores poderão apresentar suas soluções durante a Semana de Ciência e Tecnologia Mais imagens

Inventores e projetistas de tecnologias inovadoras já podem inscrever suas ideias na 2ª Feira da Inovação Unesc, que ocorre durante a 6ª Semana de Ciência e Tecnologia, entre os dias 19 e 23 de outubro. Promovida pela Unesc, a feira apresentará projetos com foco no campo da ciência e da tecnologia e, neste ano, as soluções criativas que beneficiam a comunidade serão expostas em todo campus.

Na última edição, 51 projetos foram inscritos com diferentes propostas, como o carregador USB portátil para tablets e celulares e lojas virtuais diferenciadas. Entre as ideias vencedoras, primeiro lugar na categoria “Empresa”, esteve o garrafão de água com alça lateral, que facilita o carregamento. O criador Ramon Sandrini comenta que a participação na Feira ajudou a divulgar o seu produto. “O maior obstáculo na criação de algo inovador está no entendimento das pessoas quanto à proposta. A Unesc, como uma forte Instituição da região, ajudou a disseminar o conceito do nosso produto, fazendo com que muitos interessados viessem nos procurar”, comenta.

Conforme a assessora da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc), Gisele Coelho Lopes, este é, justamente, o objetivo da Feira da Inovação: incentivar o desenvolvimento de ideias e valorizar o trabalho de seus criadores. “As soluções podem ser das mais diferentes modalidades, como produtos, processos e técnicas, trabalhos por meio digital, entre outros. O principal é o projeto priorizar recursos que facilitem o dia a dia das pessoas”, enfatiza. “O sucesso da feira na primeira edição revela que nossa região é dotada de grandes inovadores e berço de importantes ideias”, complementa.

Os trabalhos são divididos em quatro categorias e podem ser inscritos por acadêmicos, professores, alunos de escolas, empresas e a comunidade em geral. Em cada categoria serão premiadas as propostas classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugar. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do site até o dia 19 de setembro.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 10 de setembro de 2015 às 17:18
Compartilhar Comente