Diretoria de Extensão

Verão Mais Unesc reforça as atividades de lazer à beira mar

O domingo de sol e altas temperaturas no Balneário Rincão levou um grande número de veranistas para a beira mar, onde muitas estiveram na arena do Verão Mais Unesc. Durante todo o final de semana centenas destes veranistas aproveitaram as diversas atividades gratuitas realizadas pela equipe do projeto, que proporciona atividade física e lazer à beira mar.

No palco a atração ficou por conta das aulas de ritmos de dança e a zumba. Na areia a equipe do curso de Educação Física da Unesc realizou circuitos de treinos funcionais para crianças e adultos, enquanto a equipe de recreação promoveu atividades como escultura na areia e jogos com as crianças. Outras equipes ficaram responsáveis pela massagem, bocha e vôlei para quem esteve na arena, montada em frente ao Verdão.

A coordenadora do projeto, Giselle Torri, avalia que o primeiro final de semana foi bastante positivo, com um bom público presente. “No próximo final de semana vamos aumentar as atividades, incluindo um espaço para avaliação física, que tem uma grande demanda do público. Então a expectativa para os próximos finais de semana é de atender ainda mais pessoas”, avalia. A Diretoria de Extensão da Unesc, Fernanda Faustini Sônego, avalia que o Verão Mais Unesc vai ao encontro da missão da instituição de levar qualidade de vida às pessoas. “Estamos promovendo várias ações de integração, de exercícios físicos, animação e recreação. Temos a certeza de que na próxima semana a ação será novamente de sucesso e integração com os veranistas”, analisa.

As atividades no sábado e domingo aconteceram das 9 às 14 horas.  O projeto acontece em parceria com a prefeitura do Balneário Rincão, portal 4oito, rádio Som Maior FM e Weber Empreendimentos. O Verão Mais Unesc 2020 reúne acadêmicos e professores da universidade, bem como equipe da prefeitura do Balneário Rincão, que estarão se revezando ao longo das atividades, até o final de janeiro.

PROJETO ITINERANTE - Nos dois últimos finais de semana de janeiro a Unesc e Weber Empreendimentos também estarão com o projeto Verão Mais nas praias de Arroio do Silva e Morro dos Conventos, e no primeiro final de semana de fevereiro em Balneário Gaivotas.


Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa - AICOM Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de janeiro de 2020 às 17:52
Compartilhar Comente

Concluintes da graduação Unesc realizam provas do Enade 2019

Concluintes da graduação Unesc realizam provas do Enade 2019
Mais imagens

Cerca de 900 concluintes de cursos da Unesc realizaram na tarde deste domingo a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, avaliando o desempenho dos estudantes sobre conteúdos, habilidades e competências para exercer a profissão.

A prova mobilizou gestores, coordenadores de curso, professores e funcionários da Universidade, com uma ampla estrutura montada para receber e orientar os estudantes dos cursos. O espaço foi montado em frente aos blocos R1 e R2 da universidade onde foram realizadas as provas, que iniciaram pontualmente às 13h30min. Os cursos avaliados nesta edição do Enade foram Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia. O acadêmico de Engenharia Química, Rafael Pereira, aluno da décima fase, conta que a prova reforça não apenas o conhecimento adquirido ao longo do curso, mas também premia a sua formação, uma forma de comprovar os conhecimentos adquiridos no curso.

A Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, salienta que a o Enade por si só não é o único, mas compõe um conjunto de indicadores que mostram os caminhos por onde a universidade deve seguir. “De posse sempre dos resultados nós conseguimos estabelecer um planejamento dos nossos cursos e da nossa universidade”, salienta. O Diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, informa que 98% dos acadêmicos habilitados para a prova compareceram, o que representa um excelente índice. “O Enade é um componente curricular obrigatório para a conclusão do curso de graduação. O exame reflete um ciclo formativo de nossos estudantes e auxilia na verificação das competências desenvolvidas durante o curso e que se alinham ao perfil do egresso”, destaca Feldhaus. A Pró-Reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, destaca que o exame é um dos critérios de avaliação externa, entre vários outros itens de avaliação, que reflete todo o processo de formação ao longo da trajetória acadêmica. “É importante ver toda a universidade envolvida para termos um bom desempenho. A expectativa é muito positiva”, observa.

Como estímulo à participação e preparação à prova, a Unesc lançou a promoção “Quem se prepara, valoriza sua formação” onde quem tiver aproveitamento superior a 60% na prova vai participar do sorteio de bolsas de estudo de pós-graduação.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa AICOM Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 24 de novembro de 2019 às 16:31
Compartilhar Comente

Aulão do Enem ajuda alunos na reta final dos estudos

Aulão do Enem ajuda alunos na reta final dos estudos
Universidade recebeu cerca de 400 estudantes para aulão gratuito (Foto: Lorraine Amorim) Mais imagens

Resolver problemas do cotidiano. Essa é a vontade da aluna Thalia de Brittos, da Escola João Frasseto, de Criciúma. Ela concluiu o Ensino Médio este ano e agora busca uma oportunidade para realizar o seu sonho de entrar na Universidade através do Enem. Determinada a conseguir uma boa nota no exame, Thalia e mais 400 estudantes da região participaram na manhã deste sábado (17/10) do Aulão do Enem da Unesc, no Auditório Ruy Hülse. 

A aluna contou que já pensava em cursar Design de Produto e teve a certeza da sua escolha depois de visitar a Feira das Profissões. “O curso é dinâmico e tem várias possibilidades de atuação. Além de trabalhar diretamente com a resolução de problemas do nosso dia a dia, e influenciar bastante na vida das pessoas. É isso que eu quero e vou usar o Enem pra começar a graduação”, afirmou.

Na reta final dos estudos, os participantes vieram tirar suas dúvidas sobre Atualidades e Redação com professores do Colégio Unesc e da graduação. A ação gratuita trouxe uma abordagem diferente para ajudar os alunos a memorizarem o conteúdo e estarem bem preparados. “Já é uma prática comum dos nossos professores essa abordagem mais dinâmica, e hoje trabalhamos temas muito importantes na pontuação da prova. Para nós é gratificante poder proporcionar isso àqueles que não têm condições de fazer um cursinho, por exemplo”, destacou a coordenadora pedagógica do Curso Preparatório da Unesc, Andréa Rabelo Marcelino. O encontro contou também com a participação de alunos de Educação Física numa atividade de relaxamento.

A professora de Letras Eloísa da Rosa Oliveira trouxe dicas de produção de texto para a prova de redação, além de alguns exercícios de preparação emocional para os alunos. Para ela, trabalhar com os jovens exige uma dinâmica bastante específica. “Como professores, precisamos nos manter em movimento, com uma metodologia renovada. Sempre buscando os assuntos que têm circulado nas redes sociais e a linguagem da Internet”, comentou. 

E depois de tirar as dúvidas e fazer aquela revisão, hora de se concentrar na realização do sonho. “O mais gostoso mesmo é ver nos olhos desses alunos a vontade de buscar o futuro, a sede de conhecimento e a vontade de se melhorar por meio da Educação”, completa Eloísa.

Projeto de extensão e ensino

Os aulões do Enem são um projeto de extensão e ensino da Unesc, que conta com o apoio da Prograd (Pró- Reitoria de Ensino de Graduação), Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão) e UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação).

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Lorraine Amorim Correa 17 de outubro de 2015 às 12:05
Compartilhar Comente