Diretoria de Extensão

Verão Mais Unesc reforça as atividades de lazer à beira mar

O domingo de sol e altas temperaturas no Balneário Rincão levou um grande número de veranistas para a beira mar, onde muitas estiveram na arena do Verão Mais Unesc. Durante todo o final de semana centenas destes veranistas aproveitaram as diversas atividades gratuitas realizadas pela equipe do projeto, que proporciona atividade física e lazer à beira mar.

No palco a atração ficou por conta das aulas de ritmos de dança e a zumba. Na areia a equipe do curso de Educação Física da Unesc realizou circuitos de treinos funcionais para crianças e adultos, enquanto a equipe de recreação promoveu atividades como escultura na areia e jogos com as crianças. Outras equipes ficaram responsáveis pela massagem, bocha e vôlei para quem esteve na arena, montada em frente ao Verdão.

A coordenadora do projeto, Giselle Torri, avalia que o primeiro final de semana foi bastante positivo, com um bom público presente. “No próximo final de semana vamos aumentar as atividades, incluindo um espaço para avaliação física, que tem uma grande demanda do público. Então a expectativa para os próximos finais de semana é de atender ainda mais pessoas”, avalia. A Diretoria de Extensão da Unesc, Fernanda Faustini Sônego, avalia que o Verão Mais Unesc vai ao encontro da missão da instituição de levar qualidade de vida às pessoas. “Estamos promovendo várias ações de integração, de exercícios físicos, animação e recreação. Temos a certeza de que na próxima semana a ação será novamente de sucesso e integração com os veranistas”, analisa.

As atividades no sábado e domingo aconteceram das 9 às 14 horas.  O projeto acontece em parceria com a prefeitura do Balneário Rincão, portal 4oito, rádio Som Maior FM e Weber Empreendimentos. O Verão Mais Unesc 2020 reúne acadêmicos e professores da universidade, bem como equipe da prefeitura do Balneário Rincão, que estarão se revezando ao longo das atividades, até o final de janeiro.

PROJETO ITINERANTE - Nos dois últimos finais de semana de janeiro a Unesc e Weber Empreendimentos também estarão com o projeto Verão Mais nas praias de Arroio do Silva e Morro dos Conventos, e no primeiro final de semana de fevereiro em Balneário Gaivotas.


Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa - AICOM Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de janeiro de 2020 às 17:52
Compartilhar Comente

Sábado de Verão Mais Unesc no Balneário Rincão


Quem passou pela beira mar do Balneário Rincão pode aproveitar as diversas atividades que o projeto Verão Mais Unesc proporcionou aos veranistas na manhã deste sábado, 04/01. O sol tímido foi um incentivo a mais para quem aproveitou para curtir as aulas de zumba e ritmos de dança, que rolaram no palco. Na areia a atividade ficou por conta dos circuitos funcionais para adultos e crianças, recreação infantil, bocha e espaço para uma massagem relaxante. As atividades atraíram veranistas que passavam pelo local e também quem tradicionalmente frequenta a praia em frente ao Verdão. 
O projeto tem seguimento neste domingo, sempre das 9 às 14 horas.  Na estrutura, montada na beira-mar, em frente ao Verdão, acontecerão atividades esportivas, de orientação e atendimentos em saúde. O projeto acontece em parceria com a prefeitura do Balneário Rincão, portal 4oito, rádio Som Maior FM e Weber Empreendimentos. O Verão Mais Unesc 2020 reúne acadêmicos e professores da universidade, bem como equipe da prefeitura do Balneário Rincão, que estarão se revezando ao longo das atividades, até o final de janeiro. 
Fique atento aos horários das atividades. O Circuito funcional acontece às 9h30 e 11h30, aula de ritmos às 09h30min e 11h30min, circuito funcional kids às 10h30 e ainda a tradicional zumba, às 11h30min e 12h30.
O projeto segue neste domingo, 05/01 pela manhã.
 

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa - AICOM Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de janeiro de 2020 às 17:33
Compartilhar Comente

Verão Mais Unesc terá atividades no Balneário Rincão todos os finais de semana de janeiro

Verão Mais Unesc terá atividades no Balneário Rincão todos os finais de semana de janeiro
Mais imagens

Evento com atividades para todas as idades inicia neste final de semana, em frente ao Verdão

A Unesc dá início neste sábado e domingo, 04 e 05 de janeiro, ao projeto Verão Mais Unesc 2020. Na estrutura, montada na beira-mar, em frente ao Verdão, acontecerão atividades esportivas, de orientação e atendimentos em saúde. O projeto acontece em parceria com a prefeitura do Balneário Rincão, portal 4oito, rádio Som Maior FM e Weber Empreendimentos,

O projeto reúne acadêmicos e professores da Unesc, bem como equipe da prefeitura do Balneário Rincão, que estarão se revezando ao longo das atividades, das 9 às 14 horas, aos sábados e domingos do mês de janeiro. Entre as atrações, estande com serviços e orientações de saúde, terapia manual, futebol, voleibol, fotevôlei, espirobol e bocha. O Circuito funcional acontece às 9h30 e 11h30, aula de ritmos às 09h30min e 11h30min, circuito funcional kids às 10h30 e ainda a tradicional zumba, às 11h30min e 12h30.

Para a Diretora de Extensão da Unesc, Fernanda Sônego, o projeto segue para mais uma edição sempre buscando levar à comunidade o propósito da saúde e lazer.  “O projeto está totalmente conectado ao papel comunitário que a universidade desenvolve. A Unesc é comprometida com o social e a melhoria da qualidade de vida da nossa comunidade”, destaca.

Além do Balneário Rincão, a Unesc também fará atividades nas praias da região.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc - AICOM

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de janeiro de 2020 às 13:49
Compartilhar Comente

Qualidade dos alimentos no Brasil é discutida na abertura da Semana de Ciência e Tecnologia

Qualidade dos alimentos no Brasil é discutida na abertura da Semana de Ciência e Tecnologia
Evento ocorre até esta sexta-feira (Fotos: Alfa Comunicação) Mais imagens

A partir da imagem de um prato tradicional da mesa brasileira, com arroz, feijão, salada e carne, a professora do Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Paraná, Regina Maria Ferreira Lang, provoca uma reflexão: é saudável? Uma resposta automática seria sim, mas Regina passa a apresentar os agrotóxicos presentes naquela "inocente" refeição. O debate sobre a qualidade dos alimentos consumidos pela população brasileira e o papel da ciência neste contexto, foi o centro da palestra proferida pela professora na abertura da 7ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc, na noite desta segunda-feira (17/10) no Auditório Ruy Hülse. O evento com o tema "A Ciência alimentando o Brasil" segue até sexta-feira (21/10) com uma série de palestras, apresentações de trabalhos científicos, oficinas e workshops.

Para a professora Regina Maria Ferreira Lang, é preciso resgatar os sistemas produtivos sustentáveis para proporcionar uma alimentação mais saudável à população. "A agricultura que usa agrotóxico é chamada de convencional, mas temos milhões de anos de produção de alimentos sem uso de agrotóxicos. Temos que recuperar isto", afirmou. Regina defendeu que a ciência deve reconhecer também os saberes, não apenas a tecnologia. Ela citou o impacto do uso de pesticidas na qualidade da alimentação. "Em média, cada pessoa consome por ano cinco quilos de agrotóxicos presentes nos alimentos", revelou. 

Regina afirmou que há estudos mostrando a presença destas substâncias no leite materno de agricultoras. Além do resgate da forma tradicional de plantio, Regina sustentou a necessidade de políticas públicas que garantam a produção neste modelo.

Semana de Ciência e Tecnologia

O tema "Ciência alimentando o Brasil" é apresentado de diversas formas na Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc. A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade, Luciane Ceretta, afirmou estar convencida de que educação, ciência e tecnologia contribuem para a redução da desigualdade social do país. "Cabe à Universidade promover uma ciência em favor da vida", comentou.

Para a pró-reitora de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Melo, a Semana de Ciência e Tecnologia coloca o conhecimento no mais alto patamar e transforma-se em um espaço de socialização dos saberes. Colocando o evento como resultado de todo investimento realizado pela Unesc em pesquisa e extensão, a pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Sorato, acredita que a ciência "transforma a Universidade, transforma a comunidade e transforma o país".

A coordenadora da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc, Gisele Coelho, apontou o crescimento do evento como um indicativo da resposta da comunidade. Neste ano, foram 30% a mais de inscritos do que na edição do ano passado. "A partir do momento em que a comunidade passa a participar começa a aflorar todo o trabalho científico da Universidade. 

A diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação da Unesc), professora Ângela Back, lembrou também que o debate sobre conhecimento e ciência se reveste de urgência diante de tantas medidas provisórias e portarias e "não se esgota no ambiente acadêmico, deve ser estendido a toda comunidade". O diretor da UNA CET (Unidade Acadêmica das Ciências, Engenharias e Tecnologias), Evanio Ramos Nicoleit, e o presidente do DCE Unesc, Franciel Tupã, também participaram da abertura do evento, entre outros membros e representantes da Universidade.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 17 de outubro de 2016 às 23:44
Compartilhar Comente

Unesc lança Revista de Extensão única em Santa Catarina

Unesc lança Revista de Extensão única em Santa Catarina
Autores e envolvidos no projeto lançaram o periódico nesta quarta-feira (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Um periódico que reúne artigos com visões diferenciadas sobre ações e trocas de vivências entre Universidades e comunidades. Essa é a Revista de Extensão da Unesc, única de Santa Catarina, lançada pela Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão) nesta quarta-feira (29/6). Disponibilizada online, a revista traz um corpo editorial internacional, incluindo editores associados brasileiros, franceses, mexicanos e de outras partes do mundo. O periódico foi desenvolvido em parceria com as Unidades Acadêmicas e a Editora Unesc.

Comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação e meio ambiente, entre outros temas, compõem as páginas da revista, que tem o intuito de impulsionar o diálogo e a integração de ideias entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Para o reitor Gildo Volpato, esta é uma forma de valorizar o trabalho extensionista. “Os professores e alunos que trabalham com a extensão têm um diferencial. A revista traz um espaço para divulgar essa prática. Me sinto muito orgulhoso por sermos a única Universidade de Santa Catarina e uma das únicas do Brasil que tem uma Revista de Extensão”, ressaltou.

A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, comentou que esse tipo de construção, feita de forma coletiva, promove um conhecimento singular. “A revista traz o olhar de experiências diversas, de profissionais que estão envolvidos diretamente com a prática extensionista. Agora nós temos como divulgar essas ações de uma forma única e nossa”, comentou.

Durante o Lançamento, os professores Juliano Bitencourt Campos e Reginaldo de Souza Vieira, apresentaram a revista e falaram um pouco mais sobre as ações de extensão da Universidade.

Também estiveram presentes no encontro as pró-reitoras de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Melo, e de Administração e Finanças, Kátia Sorato; os diretores das UNAs (Unidades Acadêmicas) de Ciências Sociais Aplicadas, Daniel Preve; de Ciências da Saúde, Indianara Becker; das Ciências, Engenharias e Tecnologias, Evanio Ramos Nicoleit, e de Humanidades, Ciências e Educação, Angela Back, e o diretor do Iparque, Marcos Back.

Saiba mais (clique aqui)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 29 de junho de 2016 às 19:52
Compartilhar Comente