Diretoria de Extensão

Unesc compartilha conhecimento de qualidade ao longo quarentena

Unesc compartilha conhecimento de qualidade ao longo quarentena
Temas como estratégias de proteção individual e coletiva têm sido abordados em capacitações online e gratuitas (Foto: Divulgação) Mais imagens

Assuntos relacionados ao coronavírus e suas implicações individuais e coletivas, as mudanças a partir da pandemia e temas variados de saúde, empreendedorismo e finanças fazem parte do rol de capacitações online gratuitas oferecidas pela Unesc  durante a quarentena. O conhecimento de qualidade tem sido compartilhado por professores da Universidade, em diversos encontros desde março. Já foram realizados 11 encontros, com participantes de estados como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais e Ceará.

Até a primeira quinzena de maio, já há capacitações confirmadas. A primeira ocorrerá nesta segunda-feira (27/4) com o tema “Atendimento odontológico de bebês”. Ministrado pela professora do curso de Odontologia da Unesc, Gina Casagrande, o encontro ocorrerá das 19 às 21 horas. Inscrições pelo link.

De acordo com a responsável pelo Setor de Cursos de Extensão, Carla Roberta Duarte Cardoso, as palestras online surgiram da necessidade de criar alternativas de relacionamento das pessoas. “Em tempos de isolamento social, a Unesc cumpre sua missão de conectar pessoas e transmitir conhecimento. Os resultados foram extremamente positivos, pois as pessoas estavam à procura de conteúdos de qualidade online”, afirma.

Atualidade dos temas

O coordenador do Núcleo de Promoção e Atenção Clínica à Saúde do Trabalhador da Unesc (Nupac-ST), Willians Cassiano Logen, ministrou a capacitação “Lógica da proteção coletiva, da proteção individual e o vírus SARS-COV-2” e salienta o interesse dos participantes e a interação no encontro virtual.

O retorno foi tão positivo que o Setor de Cursos de Extensão da Unesc irá organizar outra capacitação sobre o assunto, dessa vez voltada para professores e acadêmicos. “O tema se torna mais atual agora que antes, porque as pessoas estavam isoladas em ambiente domiciliar, onde não há tantas pessoas circulando. Com o início do retorno de algumas atividades, a estratégia e a proteção coletiva e individual estão ainda mais importantes. O distanciamento entre as pessoas, o uso de máscaras, a ventilação dos ambientes e a circulação do ar natural são alguns dos pontos que devem ser observados”.

Público aprova iniciativa da Unesc

Mônica Martins Binatti, de Siderópolis, participou do encontro que abordou o tema “A Bíblia e as emoções”, e gostou do link feito entre o que a ciência fala sobre as emoções e como a Bíblia confirma esses conceitos na sua própria linguagem. E aprovou também a iniciativa da Universidade em oferecer maneiras de ampliar o conhecimento e fazer reflexões nesse período de isolamento social. “Por meio da comunicação online a Unesc deu a oportunidade de mesmo à distância, termos acesso a temas que contribuem para nossa aprendizagem. Sem contar a ótima interação com os professores que abordam os temas”.

Aproximação com a comunidade


Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, a Universidade mostrou mais uma vez o seu protagonismo ao lançar as palestras online gratuitas. Fernanda enfatiza que compartilhar o conhecimento de maneira segura para as pessoas e com qualidade faz diferença no período de distanciamento social. “Esta ação fortalece ainda mais o vínculo da Unesc com a comunidade. Fortalece ainda o percurso formativo dos acadêmicos e de todos os participantes das capacitações. Foram momentos muito ricos, que permitiram às pessoas sanar dúvidas e trocar experiências com os nossos professores e entre si”, reforça. 

Milena Nandi – Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de abril de 2020 às 11:37
Compartilhar Comente

Formação: Extensionistas têm novo encontro

Formação: Extensionistas têm novo encontro
Próximo encontro ocorre no dia 4 de novembro (Fotos: Luana Mello) Mais imagens

Para os alunos que participam de projetos de extensão da Unesc, o começo da tarde desta segunda-feira (6/10) foi marcado por mais um encontro da “Formação em Pesquisa e Extensão”. Na oficina, foram discutidas ações realizadas nos fóruns de Extensão de 2013. O professor e assessor da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão) da Unesc, Reginaldo de Souza Vieira, ministrou a capacitação desta tarde.

“Uma boa parcela de discussões realizadas em 2013 já foram colocadas em prática. Aproximadamente 400 alunos da Unesc estão envolvidos em projetos de extensão”, afirma o professor. A pró-reitora de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, também participou do encontro.

A próxima etapa da Formação direcionada para aos extensionistas ocorre no dia 4 de novembro, das 14 às 17 horas, no Auditório Edson Rodrigues, no Bloco P. O tema será “Estratégias de comunicação para abordagens de extensão na comunidade”.

Já a próxima Formação direcionada para os pesquisadores ocorre no dia 13 de outubro, às 14 horas, com o tema “Fórum de Políticas de Pesquisa e Pós-Graduação”, na sala 17 do Bloco P.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 06 de outubro de 2014 às 17:16
Compartilhar Comente

Unesc capacita profissionais para busca de patentes

Unesc capacita profissionais para busca de patentes
Foto: Davi Carrer Mais imagens

A Unesc promoveu nesta quarta-feira (27/2) o curso “Busca Profissional de Patentes: Técnicas, Estratégias e Aplicações Práticas, foco no Questel Orbit”. A capacitação foi ministrada pelo sócio-diretor da Axonal, Henry Suzuki, pós-graduado em administração de empresas pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

O programa, com nível intermediário e avançado de busca de patentes, foi apresentado para profissionais que já conhecem e utilizam ferramentas de busca gratuitas e ajudou a aprimorar suas habilidades, melhorando sua produtividade através do uso de sistemas de busca e análise de patentes comerciais.

Durante a abertura do curso o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Ricardo Pinho, destacou a preocupação da Unesc com a inovação e que este curso vem reforçar este interesse pelo aperfeiçoamento na busca de patentes.

Fonte: Secom

27 de fevereiro de 2013 às 14:35
Compartilhar Comente

Inscrições para programa de formação vão até quinta-feira

Os alunos que atuam nos programas de extensão da Unesc têm até quinta-feira (15/9) para se inscrever no Programa de Formação do Jovem Extensionista. Na capacitação os estudantes terão uma melhor compreensão acerca dos princípios básicos de extensão universitária, conhecendo um pouco mais sobre as políticas de extensão da Unesc. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail extensão@unesc.net.

O programa também vai propiciar aos alunos estratégias de inserção e abordagem na comunidade, a partir de limites éticos, oferecendo ainda subsídios à elaboração de formas de divulgação de trabalho científico.

O primeiro encontro do programa será realizado no dia 19, no CPC (Centro de Práticas Contábeis), do curso de Ciências Contábeis (piso superior do Bloco do Estudante), das 14 às 17 horas. Serão sete módulos, sendo que nessa primeira capacitação o assunto será a “Elaboração de projetos de extensão”. O programa é uma ação da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão) em parceria com as coordenações de extensão das UNAs (Unidades Acadêmicas) da Unesc.

Calendário

19 e 26/9, das 14 às 17 horas
Elaboração de projetos de extensão, com José Carlos Virtuoso e Roberto Recart dos Santos.

4/10, das 14 às 17 horas
Comunicação pessoal, com Ricardo Zambrano.

10/10, das 14 às 17 horas

Ética e extensão na comunidade, com José Carlos Virtuoso e Mônica Ovinski de Camargo Cortina.

17 e 24/10, das 14 às 17 horas
Ferramentas para tratamento e apresentação de resultados, com Leopoldo Pedro Guimarães Filho.

31/10 e 17/11, das 14 às 17 horas
Produção textual acadêmica em extensão, com Indianara Reynaud Toreti Becker e José Carlos Virtuoso.

22/11 a 26/11, das 14 às 17 horas (data a confirmar)
Extensão universitária e assistência social, com Ismael Francisco de Souza, Nair Medeiros Goularti e Fabiana Bertier Domingos Zanoni.

28/1,1 das 14 às 17 horas
Extensão e transformação social para a cidadania, com Janete Triches e Rose Duarte.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 10 de setembro de 2011 às 12:02
Compartilhar Comente