Diretoria de Extensão

Colégio Unesc participa da Festa Agostina no Parque das Nações

O Colégio Unesc marcou presença na Festa Agostina, que aconteceu no final de semana no Parque das Nações. A festa foi promovida pela prefeitura de Criciúma. O Colégio esteve ao lado de diversas entidades que montaram suas barraquinhas com quitutes típicos, música e atrações culturais no Parque. A barraca do Colégio Unesc foi liderada pelos alunos do terceirão, com venda de brigadeiros.

No sábado à tarde, 05/08, os alunos do quinto ano do Colégio Unesc realizaram uma coreografia de dança inspirada em Cândido Portinari. A apresentação foi montada para a Festa de Inverno, realizada no dia 20 de julho, e mais uma vez encantou o público. Pipas ao vento, roupas colorias, música suave, brincadeiras de bola e a bela ciranda lembraram o universo infantil pintado por Cândido Portinari em suas telas. A coreógrafa da apresentação, Bruna Caroline de Bona, explica que, assim como Portinari, outras pessoas incríveis foram tema das danças estudadas e apresentadas na Festa da Inverno do Colégio Unesc. 

Milhares de pessoas passaram pela Festa Agostina, que teve também barracas com cachorro quente, pinhão, pipoca, algodão doce e outras comidas típicas e espaço para brincadeiras e parque inflável.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 05 de agosto de 2018 às 18:25
Compartilhar Comente

Novos gestores da Universidade são empossados

Novos gestores da Universidade são empossados
Portarias foram entregues nesta segunda-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Reitoria da Unesc empossou na tarde desta segunda-feira (3/7) os novos gestores da Instituição. A solenidade teve a participação de funcionários e professores e marcou o início das atividades da nova gestão, que tomou posse na última sexta-feira (30/7) e ficará à frente da Universidade nos próximos quatro anos.

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, lembrou que neste início de um novo ciclo há muito desafios e que contará com a colaboração de todos. “É preciso lealdade à Instituição e gratidão às pessoas. Ter respeito às opiniões diferentes, à diversidade, à cultura, à arte e ao conhecimento. A Unesc que a gente quer está na mão de cada um de nós”, afirmou Luciane.

O vice-reitor, Daniel Preve, agradeceu aos empossados pelo aceite ao convite e chamou a atenção para o cenário atual, que pediria novas condutas, mas sem perder o principal norteador das atividades da Unesc, que é o ser comunitária. “Trabalho, democracia, diálogo e transparência são alguns dos principais pontos para fortalecermos ainda mais a nossa Universidade”.

Durante a solenidade, a reitora convidou os colaboradores para participar nesta quarta-feira (5/7), às 9 horas, no Auditório Ruy Hülse, de uma reunião na qual será apresentada e discutida a proposta de reformulação administrativa da Instituição.

Na cerimônia, a professora Indianara Becker, que assumiu a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, falou em nome dos pró-reitores empossados. Já o professor Marcelo Feldhaus, diretor da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), representou os diretores das UNAs e a professora Amalhene Baesso Reddig, coordenadora do Setor de Arte e Cultura, falou em nome dos gestores de setores da Instituição.

A cerimônia desta segunda-feira teve ainda a presença do presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da Unesc, Marcos Machado e do diretor da UCE (União Catarinense dos Estudantes), Lucene Magnus.

Empossados:

Indianara Reynaud Toreti Becker – Pró-Reitora de Ensino de Graduação;
Oscar Rubem Klegues Montedo – Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão;
Thiago Rocha Fabris – Pró-Reitor de Administração e Finanças;
Gisele Silveira Coelho Lopes – Chefe de Gabinete da Reitoria;
Valdemira Santina Dagostin – Diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde);
Miguelangelo Gianezini – Diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas);
Evanio Ramos Nicoleit – Diretor da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologia);
Marcelo Feldhaus – Diretor da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação);
João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior – Procurador Jurídico;
Patricia Luciano Maria – Ouvidora;
Lorete Tasca Marcos – Secretária Acadêmica;
Elenice Padoin Juliani Engel – Coordenadora do Setor de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Extensão;
Graziela Fátima Giacomazzo – Coordenadora do Setor de Educação a Distância;
Thiago Henrique Almino Francisco – Coordenador do Setor de Avaliação Institucional;
Janaina Damasio Vitório – Coordenadora da CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante);
Amalhene Baesso Reddig – Coordenadora do Setor de Arte e Cultura;
Camila Milioli Casagrande Preve – Coordenadora do Setor de Estágio e Empregabilidade;
Elisângela Justi Steiner – Coordenadora da Biblioteca Central Professor Eurico Back;
Daiana Silveira Colombo Dieter – Coordenadora do Colégio Unesc;
Dimas de Oliveira Estevam – Coordenador da Editora Unesc/Editor Chefe/Presidente do Conselho Editorial;
Rogério Antônio Casagrande – Gerente do Departamento de Tecnologia da Informação;
Hélio da Silva – Gerente do Departamento de Patrimônio e Suprimentos;
Grasiela de Espíndola Goulart Nuernberg – Gerente do Departamento de Projetos e Infraestrutura;
Janir de Quadra Paim – Gerente do Departamento de Finanças e Contabilidade;
André Pais Topanotti – Gerente do Departamento de Desenvolvimento Humano;
Morgana Cirimbelli Gaidzinski – Coordenadora do Museu de Zoologia;
Édina Regina Baumer   - Coordenadora do Museu da Infância;
Lisiane Tuon Generoso Bitencourt – Coordenadora do CER (Centro Especializado em Reabilitação);
Valéria de Araujo – Coordenadora do Escritório de Processos.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 03 de julho de 2017 às 18:58
Compartilhar Comente

Colaboradores dão nome ao Bloco da Reitoria

Colaboradores dão nome ao Bloco da Reitoria
Cerimônia de inauguração do espaço ocorreu nesta terça-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O Bloco da Reitoria da Unesc, inaugurado nesta terça-feira (30/8), imortalizou o Ângelo, o Gladir, a Normelia, o Narbal, o Franco e o João, colaboradores que há pelo menos 16 anos ajudam a Universidade a crescer e se desenvolver. A solenidade reuniu, no espaço que fica ao lado da Biblioteca Professor Eurico Back, professores e funcionários da Unesc, amigos e familiares dos homenageados.

Em seu terceiro pavimento, com 967 metros quadrados, o bloco abriga: recepção, gabinete do reitor, assessoria, secretaria e sala de reuniões da Reitoria; Pró-Reitorias: Ensino de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e Administração e Finanças; Planejamento Institucional, SEAI (Setor de Avaliação Institucional), Procuradoria Jurídica; e vai abrigar a secretaria e Sala dos Conselhos.

Há anos a Unesc vem homenageando pessoas que têm um período longo como colaboradores da Instituição. Os professores Ângelo Natal Périco, Gladir da Silva Cabral e Normelia Ondina Lalau de Farias e os funcionários Narbal Teixeira da Rosa, Franco Espíndola de Bom e João de Oliveira Fernandes estão na Universidade entre 16 e 22 anos.

“Nós vivemos em rede. Se alguém não cumpre a sua parte, ela vai para baixo e se alguém faz além, para cima. A Unesc só está onde está hoje, porque todos trabalham juntos. E vocês que hoje vão ter os nomes eternizados, são responsáveis também por tudo isso. É um orgulho muito grande poder prestar essa homenagem e fazer com que todos saibam que cada um de vocês passou por aqui fez a diferença e deixou seu carinho, seu trabalho, sua dedicação para uma universidade que é da comunidade”, afirmou o reitor Gildo Volpato.

Nórmélia falou em nome dos professores homenageados e afirmou que o reconhecimento é motivo de orgulho. “Estamos muito felizes com esta homenagem e em fazermos parte da família Unesc, que recebe a todos, independente de credo, de cor e de condições financeiras. Um lugar que dá oportunidades para as pessoas e que com isso possibilita que elas mostram a que vieram”, comentou. Já Franco, que falou pelos funcionários, agradeceu a homenagem e desejou que todos pudessem seguir fazendo parte da Instituição. “Através da Unesc alcançamos objetivos que nem nós sabíamos que era possível”.

Durante a solenidade, o professor homenageado Gladir da Silva Cabral apresentou uma música composta por ele para a ocasião e que falava sobre ciência e como o espaço para o desenvolvimento dela é humano e possibilita encontros. “Encontrei na Unesc um espaço de trabalho que me faz feliz. Agradeço a todos os colegas dos cursos, aos alunos, por me ajudarem a estar aqui”.

Participaram da solenidade as pró-reitoras de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Mello; de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, e de Administração e Finanças, Kátia Sorato; e os diretores de UNA (Unidade Acadêmica), HCE (Humanidades, Ciências e Educação), Angela Back; SAU (Ciências da Saúde), Indianara Becker, e CSA (Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve, e o presidente do DCE Unesc, Franciel Tupã.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 30 de agosto de 2016 às 20:02
Compartilhar Comente

Aulão do Enem ajuda alunos na reta final dos estudos

Aulão do Enem ajuda alunos na reta final dos estudos
Universidade recebeu cerca de 400 estudantes para aulão gratuito (Foto: Lorraine Amorim) Mais imagens

Resolver problemas do cotidiano. Essa é a vontade da aluna Thalia de Brittos, da Escola João Frasseto, de Criciúma. Ela concluiu o Ensino Médio este ano e agora busca uma oportunidade para realizar o seu sonho de entrar na Universidade através do Enem. Determinada a conseguir uma boa nota no exame, Thalia e mais 400 estudantes da região participaram na manhã deste sábado (17/10) do Aulão do Enem da Unesc, no Auditório Ruy Hülse. 

A aluna contou que já pensava em cursar Design de Produto e teve a certeza da sua escolha depois de visitar a Feira das Profissões. “O curso é dinâmico e tem várias possibilidades de atuação. Além de trabalhar diretamente com a resolução de problemas do nosso dia a dia, e influenciar bastante na vida das pessoas. É isso que eu quero e vou usar o Enem pra começar a graduação”, afirmou.

Na reta final dos estudos, os participantes vieram tirar suas dúvidas sobre Atualidades e Redação com professores do Colégio Unesc e da graduação. A ação gratuita trouxe uma abordagem diferente para ajudar os alunos a memorizarem o conteúdo e estarem bem preparados. “Já é uma prática comum dos nossos professores essa abordagem mais dinâmica, e hoje trabalhamos temas muito importantes na pontuação da prova. Para nós é gratificante poder proporcionar isso àqueles que não têm condições de fazer um cursinho, por exemplo”, destacou a coordenadora pedagógica do Curso Preparatório da Unesc, Andréa Rabelo Marcelino. O encontro contou também com a participação de alunos de Educação Física numa atividade de relaxamento.

A professora de Letras Eloísa da Rosa Oliveira trouxe dicas de produção de texto para a prova de redação, além de alguns exercícios de preparação emocional para os alunos. Para ela, trabalhar com os jovens exige uma dinâmica bastante específica. “Como professores, precisamos nos manter em movimento, com uma metodologia renovada. Sempre buscando os assuntos que têm circulado nas redes sociais e a linguagem da Internet”, comentou. 

E depois de tirar as dúvidas e fazer aquela revisão, hora de se concentrar na realização do sonho. “O mais gostoso mesmo é ver nos olhos desses alunos a vontade de buscar o futuro, a sede de conhecimento e a vontade de se melhorar por meio da Educação”, completa Eloísa.

Projeto de extensão e ensino

Os aulões do Enem são um projeto de extensão e ensino da Unesc, que conta com o apoio da Prograd (Pró- Reitoria de Ensino de Graduação), Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão) e UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação).

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Lorraine Amorim Correa 17 de outubro de 2015 às 12:05
Compartilhar Comente