Diretoria de Extensão

Museu da Infância Unesc promove Oficina de Brinquedos com Materiais Reutilizáveis e encontro de trabalhadores da área

Museu da Infância Unesc promove Oficina de Brinquedos com Materiais Reutilizáveis e encontro de trabalhadores da área
Atividades serão realizada de forma virtual nesta terça-feira (18/5) (Fotos: Arquivo) Mais imagens

O Museu da Infância Unesc não ficará de fora da 19ª Semana Nacional de Museus. Integrando a programação realizada em todo o país, o setor promoverá, nesta terça-feira (18/5) duas atividades de forma virtual em torno da temática “O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar”.

A primeira das ações, uma Oficina de Brinquedos com Materiais Reutilizáveis, será iniciada às 14h por meio da página no Instagram @museudainfanciaunesc. A atividade é aberta ao público em geral e terá lista de materiais necessários disponível na mesma página para download.

Já o segundo momento será o Encontro de Trabalhadores em Museus da Região da Amrec, a partir das 19h30. O encontro será ministrado pela equipe da Universidade por meio da plataforma Google Meet.

Os interessados em participar devem solicitar o link para acesso pelo endereço museudainfancia@unesc.net, acessá-lo na bio ou em mensagem na página @museudainfanciaunesc no Instagram.

Os eventos fazem parte da programação da 19ª Semana Nacional de Museus, que ocorre em todo o território nacional entre os dias 17 a 23 de maio de 2021.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de maio de 2021 às 18:18
Compartilhar Comente

Trabalhos passam para fase de avaliação na 4° Coletiva de Artistas do Sul

Trabalhos passam para fase de avaliação na 4° Coletiva de Artistas do Sul
Projeto contou com 54 trabalhos inscritos na edição 2021 (Foto: Arquivo) Mais imagens

Já estão em fase de avaliação os 54 trabalhos inscritos na 4ª Coletiva de Artistas do Sul. As inscrições, finalizadas na última sexta-feira (7/5), envolveram artistas de 16 municípios da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel). O projeto é apresentado pelo Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e pela Unesc, que objetiva realizar exposição coletiva de dez trabalhos selecionados no Espaço Cultural “Toque de Arte” Unesc, com o tema Patrimônio Cultural Catarinense.

Para Amalhene Baesso Reedig, coordenadora do Setor Arte e Cultura da Universidade, atuar com projetos culturais faz parte da política institucional, de extensão e de cultura da Instituição “Questões que têm a ver com perceber e acolher o entorno visando oportunizar os fazedores de cultura, qualificando o vasto campo cultural e também turístico da região”, destaca. 

Conforme a coordenadora, ao findar o período de inscrições, já com a comissão de avaliação e curadoria definida, os projetos passam a ser avaliados para a escolha de dez que irão compor a exposição coletiva.

O resultado, para a diretora de Extensão de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, já é considerado sucesso, tamanha repercussão nas inscrições. “Estamos muito felizes com o andamento do projeto desenvolvido pelo Setor de Arte e Cultura da Unesc que visa o fortalecimento da arte, da cultura e das ações extensionistas. Ao mesmo tempo em que incentiva e valoriza os artistas da região, disponibilizará suas obras no Acervo Artístico e Cultural da instituição. É uma honra ressaltarmos a significância da cultura em nossas vidas, ainda mais em tempos como estes, pelos quais estamos passando em pandemia”, destaca.

As propostas artísticas selecionadas serão divulgadas no site da IV Coletiva de Artistas do Sul no dia 14 de maio de 2021.

Comissão de Avaliação:

Fernando Boppré (Florianópolis/Chapecó) Santa Catarina

Fernando Boppré é curador e escritor, nascido em Florianópolis, atualmente vive e trabalha em Chapecó, livreiro da Humana Sebo e Livraria e coordenador editorial da Editora Humana. Mestre em História Cultural (UFSC), dirigiu o filme “Pequenos Desencontros”. Autor do livro de poemas “Poço Certo” (Caiaponte Edições, 2020). Foi diretor do Museu Hassis, presidente do Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis (FUNCINE) e Chefe de Serviço do Museu Victor Meirelles, do Instituto Brasileiro de Museus, do Ministério da Cultura. Foi professor da escola pública básica municipal e estadual, além de professor de Museologia da Universidade Barriga Verde. Realizou como curador mais de 50 exposições nos últimos quinze anos.

Kauê Mateus Bellettini - Praia Grande – Santa Catarina

Possui Graduação em Artes Visuais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (2018). Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior e Arte Educação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2019). Atua capacitando professores das redes públicas estaduais e municipais através de palestras sobre as linguagens da arte. É produtor de eventos teatrais e musicais. Atualmente é Secretário Municipal de Cultura de Praia Grande - SC.  Tem experiência nas linguagens Artísticas, com ênfase em música e teatro.

Nome: Mikael Miziescki - Morro Grande – Santa Catarina

É professor licenciado em Artes Visuais (2015 - UNESC), especialista em Teoria e História da Arte (2018 - UNESC) e mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade (2021 - UNIVILLE). É Coordenador do Grupo de Trabalho da Cultura do Geoparque Aspirante UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul (2021-atual). Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Ensino da Arte, Artes Visuais e História da Arte. É criador do projeto Morro Grande em Arte (2014-atual) na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Dário Crepaldi, no extremo sul catarinense. Foi vencedor do prêmio Educador Nota 10, promovido pelas Fundações Victor Civita e Roberto Marinho (e parceiros), como um dos dez melhores professores do Brasil e o "Morro Grande em Arte" como uma das dez melhores pesquisas da educação brasileira em 2018. Foi semifinalista do XIX Prêmio Arte na Escola Cidadã, promovido pelo Instituto Arte na Escola em setembro de 2018.

O projeto tem como patrocinadores Giassi Supermercados, Bistek Supermercados, Construtora Locks e Anjo Tintas, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo Federal.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de maio de 2021 às 18:13
Compartilhar Comente

Atividade especial integra a Formação Continuada dos professores da Unesc

Atividade especial integra a Formação Continuada dos professores da Unesc
Noite desta segunda-feira (29/7) foi de reflexão e aprendizado (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Os professores da Unesc iniciaram oficialmente, na noite desta segunda-feira (29/7), o segundo semestre letivo de 2019. Eles foram recepcionados nos períodos vespertino e noturno no Auditório Ruy Hülse para atividades especiais do projeto de Formação Continuada da Universidade. No início da noite o aprendizado ficou por conta da peça “Para guardar estrelas”, apresentada pelo grupo Cirandela. Em meio a um enredo engraçado e que envolveu a plateia, a peça chamou a atenção para a forma como a vida das pessoas gira em torno do tempo e como o tempo livre, a saída do modo automático, pode ser a porta de entrada para recordações únicas.

Na sequência, os professores que lotaram o auditório ouviram da Pró-reitora Acadêmica da Universidade, Indianara Reynaud Toreti, algumas das orientações com relação ao Inova Unesc, programa lançado oficialmente nesta segunda-feira e que norteará o projeto de inovação curricular e pedagógica da Instituição. Os trabalhos, conforme Indianara, já estão sendo realizados em prol desse objetivo desde o início do ano, quando um grupo gestor foi formado para liderar o processo e, através de estudos e discussões, montar a estrutura do projeto. “Esse trabalho nos exige o sair da caixa, usar a criatividade e a pró atividade. É momento de olhar para fora e olhar para dentro. O cenário atual nos coloca muitos desafios e precisamos, mais do que nunca, definir ações e estratégias de como iremos encará-lo”, salientou.

Conforme a pró-reitora, a Universidade precisará do engajamento total de todos os professores e, é claro, dos alunos para chegar ao objetivo comum. “Estamos fazendo essa estruturação para formar o profissional que esse cenário necessidade. Nosso foco é buscar soluções para nos adequar para o futuro. Vamos encontrar respostas que nos coloquem ainda mais no patamar que o momento exige”, completou.

A proposta, de acordo com a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, traz consigo o desconforto de encarar o novo, o desconhecido. “Toda mudança gera desconforto, mas qual o melhor lugar para isso se não a Universidade?”, questionou.

Entre os segredos do sucesso nessa caminhada, para a reitora, estará o desprendimento de antigos pensamentos e a abertura de todos para novas ideias, além de, principalmente, a clareza de que todos precisam caminhar juntos e podem, sim, pensar de forma diferente.  “Temos a inovação como uma decisão institucional necessária a partir de uma intensa análise de cenários que temos feito. Nosso 2019 já iniciou com esse objetivo e acredito que terminaremos o ano muito mais próximos daquilo que buscamos. Tudo isso, é claro, se caminharmos juntos, na mesma direção”, destacou Luciane.

Ainda nesta noite o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, apresentou o formato inicial do processo e os principais conceitos que irão nortear o trabalho. Na oportunidade, de forma online, os professores presentes já puderam participar opinando sobre as suas concepções sobre o que define o ensino de qualidade. “Estamos repensando o papel da Universidade e destacando o Saber, o Saber Ser e o Saber Agir, tudo isso de forma interligada à Missão e a Visão da Universidade e ao papel que ela passa a assumir neste novo cenário e no futuro”, explicou.

A noite contou ainda com a performance comandada pelo Setor de Arte e Cultura, que levou personagens para interagirem e recepcionarem os convidados do evento.

Mayara Cardoso -  Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 29 de julho de 2019 às 23:33
Compartilhar Comente

Coletiva de Artistas do Sul traz produções que convidam à reflexão

Coletiva de Artistas do Sul traz produções que convidam à reflexão
Mostra foi aberta na noite desta sexta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A arte e a cultura regional ganharam mais uma vez espaço na Universidade. Na noite desta sexta-feira (10/11), foi aberta a 3ª Coletiva de Artistas do Sul, com produções de  20 artistas de oito municípios da região. A exposição pode ser apreciada até março de 2018 no Espaço Cultural “Toque de Arte”, localizado no hall do Bloco Administrativo, e traz obras em pintura, instalação, objeto, fotografia, escultura, computação gráfica, serigrafia, xilogravura e desenho.

O artista Edi Balod, falou em nome dos expositores e além de agradecer pela oportunidade dada para artistas experientes e iniciantes, chamou a atenção para a qualidade dos trabalhos e o cuidado da organização desde o edital até a curadoria e a montagem da mostra. “A Coletiva de Artistas teve uma curadoria competente e uma equipe com profissionalismo e cuidado com as obras e os artistas”.

Para o diretor da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) e um dos curadores da exposição, Marcelo Feldhaus, foram encaminhadas 72 propostas para avaliação da curadoria e os trabalhos tinham uma elevada qualidade. Ele explicou que as obras não foram agrupadas em blocos, mas dispostas de maneira que dialogassem entre si e promovessem reflexão. “A arte produz pensamento e a Coletiva colabora com a disseminação da cultura regional e convida à refletir sobre diversos temas da nossa realidade”, comenta.

A coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, contou que na primeira Coletiva de Artistas do Sul, a Universidade teve a parceria da Fundação Cultural de Criciúma e catálogos foram impressos. Na segunda, em 2015, além de impressos, os catálogos estiveram disponíveis na versão online. Já na terceira edição, Amalhene informou que 300 catálogos com as produções expostas serão impressos e distribuídos para escolas públicas e bibliotecas da região, além da versão online que será disponibilizada no site da Unesc. “Nós acreditamos que a arte tem poder de transformação de espaços e pessoas”, afirmou, agradecendo aos artistas, à equipe e aos patrocinadores do evento.

Já a curadora Daniele Zacarão, lembrou que a Coletiva também é um espaço de pesquisa para os artistas da região e abordou a importância do incentivo a projetos como este.

Coletiva também abre as portas para artistas iniciantes

CJ Bonroy, aluno da quarta fase de Artes Visuais, é um dos 20 artistas selecionados para a Coletiva. Ele conta que desde cedo teve interesse pela arte. “Eu cresci em um local que não tinha espaços culturais e de exposições de arte, mas eu sempre fui apaixonado pela área e sempre li vários livros do assunto. Quando eu decidi fazer graduação, eu sabia que era Artes Visuais o curso que iria fazer. Estou gostando muito do curso e estou experimentando várias possibilidades de linguagens artísticas.”, afirma.

CJ Bonroy atualmente reside em Cocal do Sul e a sua obra, Vanitas, é uma produção tridimensional. "Vanitas procura estabelecer diálogos sobre a fragilidade e efemeridade da vida, e também, sobre os espaços culturais que morrem nos centros urbanos. Em minha produção, procuro fazer uma relação com o Centro Cultural Jorge Zanatta, que se encontra em condições lastimáveis. No entanto, por um grupo de pessoas engajadas na luta pela arte e pela cultura, o Centro Cultural Jorge Zanatta continua respirando em meio a uma cidade que cresce descontroladamente a sua volta."

Apresentações culturais


A Coletiva também abriu espaço para apresentações de dança, música e performance. O Grupo Dallas foi o responsável pela música do evento, que contou ainda com a apresentação do grupo de dança Maria da Glória, com a coreografia Operários, do coreógrafo e estudante de Artes Visuais da Unesc, Walter Gobbo.

As apresentações culturais enceraram com a performance “Não Recomendado”, de Ohara Gray, a identidade de Kauê Mateus Beletini, acadêmico de Artes Visuais.

União pela arte e pela cultura

A Coletiva que reúne artistas da região Sul é realizada por uma parceria entre a Universidade e o Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, e recebe auxílio financeiro da Betha Sistemas, da Anjo Tintas e do Bistek Supermercados.

Mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 10 de novembro de 2017 às 22:09
Compartilhar Comente

Programação do Dia do Professor no campus encerra com yoga

Programação do Dia do Professor no campus encerra com yoga
Atividades foram direcionadas para docentes e funcionários (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A semana encerrou no campus com yoga. A atividade fez parte da programação especial da Unesc em comemoração ao Dia do Professor, e reuniu professores e funcionários para um momento de introspecção e relaxamento.

A programação contou ainda com mostra fotográfica, feira de saúde e cuidados e apresentações culturais, em diversos espaços do campus, com o intuito de valorizar a profissão docente. O fechamento da programação especial ocorre no dia 28 de outubro com um almoço às 12h30 no Salão Comunitário do Caravaggio, em Nova Veneza.

A ação é oferecida pela Reitoria e organizada por uma comissão formada por membros de diversos setores da Instituição, como DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano), Setor de Arte e Cultura, Setor de Eventos, Secom (Setor de Comunicação Integrada), Ânima, Departamento de Apoio Logístico, UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) e UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 13 de outubro de 2017 às 16:24
Compartilhar Comente