Diretoria de Extensão

Acadêmicos participantes do Proesde apresentam ideias inovadoras

Acadêmicos participantes do Proesde apresentam ideias inovadoras
Mais imagens

Os 44 acadêmicos da Unesc participantes do  Proesde (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional)  apresentaram neste sábado, 14/12, as ações desenvolvidas ao longo do  Curso de Extensão - Iniciativas Regionais Inovadoras, das Regiões de Criciúma e Araranguá.

O Seminário é a última atividade presencial do curso, com 200 horas de duração. O Proesde terá seguimento em fevereiro de 2020, no retorno das aulas, quando será realizado o Seminário Estadual, onde todas as instituições do Sistema Acafe estarão reunidas para apresentar os projetos.

O Proesde contemplou estudantes de diversos cursos da Unesc, com conteúdos abordando o Desenvolvimento Regional Sustentável, Educação, Cidadania e Desenvolvimento, Empreendedorismo, Inovação e Políticas Públicas. Além da qualificação, os participantes do Programa, escolhidos por sorteio, ganharam benefício de até 70% do valor da mensalidade nas disciplinas durante o semestre em que integram o Proesde.

O evento foi aberto pela Coordenadora do Proesde na Unesc, Cristiane Dias, e pela Diretora de Extensão da Unesc, Fernanda Faustini Sônego.  Em sua fala, a Diretora de Extensão Salientou que o programa vai ao encontro da necessidade regional, do desenvolvimento regional, onde proporciona mudanças significativas na região. “Tenho certeza que as ideias desenvolvidas são fundamentais para a comunidade, que precisa da nossa atuação, com um olhar ampliado observando as necessidades e, a partir dali, propor ações que venham a mudar a realidade tão necessária”, salientou Fernanda Sônego.

Ao longo do semestre os bolsistas foram divididos em oito grupos por áreas do conhecimento, onde estiveram nas comunidades, pesquisando ações inovadoras nos municípios. Entre as propostas os estudantes trouxeram a criação de ambientes colaborativos e pesquisa sobre a lei de inovação no município de Criciúma. Também foi estudado um projeto de sensibilização na Polícia Civil no atendimento psicológico a mulheres vítimas de violência e uma ação do curso de Odontologia que trabalha a ampliação do horário de atendimento nas unidades de saúde, visando melhor atender a comunidade que trabalha. Outro case veio de alunos do curso de Ciências Contábeis junto ao Bairro da Juventude. Acadêmicos de cursos da área de saúde trabalharam a proposta de ofertar um pacote de serviços de saúde nas escolas. Ainda na saúde foi apresentado a sugestão de desenvolvimento de um aplicativo para doação e recebimento de medicamentos da Farmácia Solidária da Unesc.

“Esse seminário é o fechamento dos encontros presenciais, do Proesde neste segundo semestre, e agora os estudantes têm como tarefa estruturar melhor essas ideias, fazer uma devolutiva para o governo do Estado, e finalmente, mostrar no encontro estadual as ações inovadoras da região sul. A proposta é que esses acadêmicos se tornem profissionais empreendedores, olhem para a sociedade e sejam empreendedores nos lugares onde passarem, tentando solucionar os problemas da sociedade”, explica a professora Cristiane Dias.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc - AICOM

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 15 de dezembro de 2019 às 11:22
Compartilhar Comente

Seminário de Filosofia aborda a arte como ferramenta social e cultural

Seminário de Filosofia aborda a arte como ferramenta social e cultural
Evento está com inscrições abertas para submissão de trabalhos (Foto: Arquivo) Mais imagens

A terceira edição do Seminário de Filosofia e Sociedade da Unesc já tem data marcada: dias 21 e 22 de novembro e os interessados em inscrever trabalhos para apresentação no evento, já podem encaminhar seus resumos para análise. Os trabalhos podem abordar as áreas de Linguagem, Literatura e Formação Cultural; Poética e Modos de Ser e Pensar; Filosofia, Ética e Estética; Filosofia Política, Democracia e Direitos Humanos; Ontologia, Liberdade e Existência ou Homem, Natureza e Cultura. A submissão pode ser feita até 13 de outubro.

O Seminário vai desenvolver atividades a partir da temática “Estética, Literatura e Filosofia Social” e tem como objetivo abordar a estética e a literatura não apenas como filosofia da arte e análise do belo artístico, mas também como instrumento de expressão cultural, moral e política. Para isso, além das palestras, haverá debates a respeito das obras produzidas por estudantes e professores.

A abertura do evento ocorre em 21 de novembro, às 19h15, no Auditório Ruy Hülse. Segundo o membro da comissão organizadora do Seminário, Jéferson Luís de Azeredo, o evento é aberto ao público em geral. “Estamos criando um espaço de discussão sobre o assunto que contemple também a comunidade externa. Neste ano, o debate gira em torno da estética e literatura como formas de produzir sujeitos, abertos a autonomia e formação social”, comenta o professor da Unesc.

O Seminário de Filosofia e Sociedade abriga o 4º Colóquio sobre Educação, Formação Cultural e Sociedade, ligado ao Gefocs (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Formação Cultural e Sociedade) da Unesc.

O evento tem o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) da Unesc e da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).

Mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 27 de junho de 2017 às 20:38
Compartilhar Comente

Feira da Inovação reúne ideias empreendedoras da comunidade

Feira da Inovação reúne ideias empreendedoras da comunidade
Atividade ocorre durante Semana de Ciência e Tecnologia (Fotos: Alfa Comunicação) Mais imagens

Mini torno para madeira, suporte móvel e vestimenta de amianto. Essas são algumas das ideias inovadoras apresentadas ao público nesta terça-feira (18/10), durante o primeiro dia de Feira da Inovação, atividade inserida na 7ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc. Estimular a visão crítica e curiosa da comunidade e também trazer soluções práticas para o cotidiano são os objetivos principais da feira, segundo a assessora acadêmica da Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da instituição, Gisele Coelho. "Entendemos tecnologia como boas ideias para solucionar algum problema do cotidiano, ou seja, esses trabalhos apresentados buscam melhorar e transformar a sociedade de alguma forma", afirma.

Reduzir lixo nos depósitos de matéria-prima e até em casa foi a motivação do Forno Fundador de Alumínio, uma das boas ideias apresentadas pela categoria Escolas e Cursos Técnicos. "É um equipamento barato que derrete alumínio, desde latinhas até barras e placas, podendo derreter até 30 litros nesse formato. Após isso, podemos transformá-los em peças e ferramentas", explica um dos idealizadores do projeto, o aluno do Bairro da Juventude, Luan de Jesus da Silva.

Conforme Gisele, todos podem se tornar cientistas e empreendedores do cotidiano, basta observar o ambiente sob o ponto de vista da curiosidade e inconformismo. "O incomodado explora. Ele está sensível ao ambiente e percebe que muita coisa pode ser desenvolvida", explica. E despertar e incentivar o nascimento de novos cientistas é uma das motivações da atividade apoiada pela Unesc, através da Semana de Ciência e Tecnologia. "A sociedade precisa estimular e apoiar essas iniciativas para que esse olhar crítico e empreendedor seja provocado e despertado ainda nas escolas. Só assim oportunizaremos o surgimento de novos talentos e, claro, de uma sociedade melhor. É isso que a Unesc busca constantemente como produtora de conhecimento", destaca ela.

Também na categoria Escolas, outra solução que chamou atenção do público foi o Mini Fogão a Álcool. A ideia, segundo o idealizador do equipamento, o estudante do Bairro da Juventude, Lucas Cardoso, surgiu ainda na infância. "Como eu e meu pai íamos pescar e ao meio dia o almoço estava gelado, surgiu a ideia de cortar uma latinha ao meio e improvisar um pequeno fogareiro movido a álcool", explica. Entre os benefícios do Mini Fogão a Álcool estão a facilidade de locomoção, o baixo custo de investimento e a maior retenção de calor, por conta do combustível utilizado. “Uma latinha cheia de álcool aquece durante uma hora esse fogão", complementa Cardoso.

A terceira edição da Feira da Inovação está dividida em quatro categorias: Escolas e Cursos Técnicos; Universidades; Empresas e Comunidade e ocorre até esta quinta-feira (20/10) em todos os períodos do dia, na tenda principal da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc (que encerra nesta sexta-feira (21/10) no campus da Universidade).

*Com colaboração da Alfa Comunicação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 18 de outubro de 2016 às 14:25
Compartilhar Comente

Qualidade dos alimentos no Brasil é discutida na abertura da Semana de Ciência e Tecnologia

Qualidade dos alimentos no Brasil é discutida na abertura da Semana de Ciência e Tecnologia
Evento ocorre até esta sexta-feira (Fotos: Alfa Comunicação) Mais imagens

A partir da imagem de um prato tradicional da mesa brasileira, com arroz, feijão, salada e carne, a professora do Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Paraná, Regina Maria Ferreira Lang, provoca uma reflexão: é saudável? Uma resposta automática seria sim, mas Regina passa a apresentar os agrotóxicos presentes naquela "inocente" refeição. O debate sobre a qualidade dos alimentos consumidos pela população brasileira e o papel da ciência neste contexto, foi o centro da palestra proferida pela professora na abertura da 7ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc, na noite desta segunda-feira (17/10) no Auditório Ruy Hülse. O evento com o tema "A Ciência alimentando o Brasil" segue até sexta-feira (21/10) com uma série de palestras, apresentações de trabalhos científicos, oficinas e workshops.

Para a professora Regina Maria Ferreira Lang, é preciso resgatar os sistemas produtivos sustentáveis para proporcionar uma alimentação mais saudável à população. "A agricultura que usa agrotóxico é chamada de convencional, mas temos milhões de anos de produção de alimentos sem uso de agrotóxicos. Temos que recuperar isto", afirmou. Regina defendeu que a ciência deve reconhecer também os saberes, não apenas a tecnologia. Ela citou o impacto do uso de pesticidas na qualidade da alimentação. "Em média, cada pessoa consome por ano cinco quilos de agrotóxicos presentes nos alimentos", revelou. 

Regina afirmou que há estudos mostrando a presença destas substâncias no leite materno de agricultoras. Além do resgate da forma tradicional de plantio, Regina sustentou a necessidade de políticas públicas que garantam a produção neste modelo.

Semana de Ciência e Tecnologia

O tema "Ciência alimentando o Brasil" é apresentado de diversas formas na Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc. A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade, Luciane Ceretta, afirmou estar convencida de que educação, ciência e tecnologia contribuem para a redução da desigualdade social do país. "Cabe à Universidade promover uma ciência em favor da vida", comentou.

Para a pró-reitora de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Melo, a Semana de Ciência e Tecnologia coloca o conhecimento no mais alto patamar e transforma-se em um espaço de socialização dos saberes. Colocando o evento como resultado de todo investimento realizado pela Unesc em pesquisa e extensão, a pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Sorato, acredita que a ciência "transforma a Universidade, transforma a comunidade e transforma o país".

A coordenadora da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc, Gisele Coelho, apontou o crescimento do evento como um indicativo da resposta da comunidade. Neste ano, foram 30% a mais de inscritos do que na edição do ano passado. "A partir do momento em que a comunidade passa a participar começa a aflorar todo o trabalho científico da Universidade. 

A diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação da Unesc), professora Ângela Back, lembrou também que o debate sobre conhecimento e ciência se reveste de urgência diante de tantas medidas provisórias e portarias e "não se esgota no ambiente acadêmico, deve ser estendido a toda comunidade". O diretor da UNA CET (Unidade Acadêmica das Ciências, Engenharias e Tecnologias), Evanio Ramos Nicoleit, e o presidente do DCE Unesc, Franciel Tupã, também participaram da abertura do evento, entre outros membros e representantes da Universidade.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 17 de outubro de 2016 às 23:44
Compartilhar Comente

Semana de Ciência e Tecnologia traz “Luz, Ciência e Vida” como tema

Semana de Ciência e Tecnologia traz “Luz, Ciência e Vida” como tema
Evento ocorre entre os dias 19 e 23 de outubro em vários locais do campus (Fotos: Arquivo) Mais imagens

Com o intuito de estreitar ainda mais os laços entre comunidade e Universidade, além de estimular atividades de ensino, pesquisa e extensão, a Unesc realiza, de 19 a 23 de outubro, a 6ª Semana de Ciência e Tecnologia, em vários espaços do campus. O evento ocorre paralelo à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Segundo a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade, Luciane Ceretta, o evento tem como objetivo a socialização de trabalhos de iniciação científica e de extensão resultantes de projetos de pesquisa e de atuação na comunidade entre os professores e alunos da Unesc, e também com a comunidade. “A Semana de Ciência e Tecnologia é o maior evento institucional da Unesc. Somos uma Universidade Comunitária e o que produzimos aqui dentro, no ensino, na pesquisa e na extensão, precisa se reproduzir para a comunidade externa. Por isso convidamos toda a comunidade a vir para o campus, observar, interagir, participar da programação, pensada para contemplar os mais diversos públicos”, afirma Luciane.

Programação compreende Feira da Inovação e Feira de Ciências


A Semana será formada por mais de 70 atividades paralelas, entre palestras, minicursos, workshops, oficinas e atrações culturais, além da apresentação de trabalhos acadêmicos. A programação inclui, ainda, 15º Seminário de Iniciação Científica, 7º Salão de Extensão, 5º Salão de Ensino, 1º Salão de Pós-Graduação, 2º Feira de Inovação, 2º Talento Musical e 1º Feira de Ciências, com abrangência para o Mercosul.

Conforme a assessora da Propex, Gisele Coelho Lopes, entre as novidades deste ano está a Feira de Ciências, em que alunos da região irão expor seus trabalhos apresentados nas tradicionais Feiras de Ciências de suas escolas. “A ideia é envolver os jovens e crianças com as atividades acadêmicas”, comenta.

Nesta edição também ocorre a 2º Feira de Inovação, espaço para divulgação de soluções inovadoras para as diferentes áreas do conhecimento. Até o dia 19 de setembro, acadêmicos, professores, alunos de escolas, empresas e a comunidade em geral podem inscrever sua proposta de solução inovadora. “No ano anterior somamos 51 inscritos e a expectativa para este ano é ainda melhor. Essa é uma forma de incentivar e valorizar grandes ideias que contribuem com a nossa sociedade”, afirma.

As inscrições para as atividades da Semana podem ser feitas no site. Os interessados em apresentar trabalhos acadêmicos na Semana, devem se inscrever até segunda-feira (7/9).

“Luz, Ciência e Vida”

Esta edição da Semana tem como tema “Luz, Ciência e Vida”, definido com base na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz. A proposta é celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico, uma grandeza da física ligada à vida na Terra e ao caminho da humanidade. Inspirando-se nesse conceito, a Unesc desenvolveu uma nova marca para o evento, uma conexão entre vida, ciência e luz, propulsora da consciência humana.
 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa - imprensa@unesc.net 02 de setembro de 2015 às 22:11
Compartilhar Comente