Diretoria de Extensão

Programa leva maneiras diferentes de compartilhar o conhecimento

Programa leva maneiras diferentes de compartilhar o conhecimento
Iniciativa do Sicredi conta com a parceria da Unesc (Fotos: Daniela Soares) Mais imagens

Os olhares atentos à abelha, mascote do Programa A União Faz a Vida, mostraram o entusiasmo com que os alunos e professores da Escola Padre Paulo Petruzzelis, do Bairro da Juventude, em Criciúma, receberam a iniciativa. Com direito a teatro, pipoca e muita animação, o programa foi lançado nesta segunda-feira (14/8) na entidade. O projeto piloto atenderá inicialmente os estudantes de três turmas da escola e conta com a parceria da Unesc na área pedagógica.

A União Faz a Vida é um programa de responsabilidade social do Sicredi que, desde 1995, já alcançou mais de 219 mil crianças e adolescentes em todo o país. Em Criciúma ele chegou em 2016, com a assinatura de um convênio entre Sicredi, Unesc e Bairro da Juventude. As atividades iniciaram no primeiro semestre de 2017, sendo a Universidade responsável pela assessoria pedagógica do programa, inclusive com a capacitação de professores do Bairro da Juventude, e o Sicredi, pela gestão.

A metodologia do programa utiliza expedições investigativas, nas quais os estudantes rompem os limites da escola, percorrendo diferentes ambientes. A partir disso, são definidos os temas a serem trabalhados em sala de aula, alinhados ao currículo escolar. Conceitos como cooperação, cidadania e empreendedorismo são trabalhados.

Segundo o pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc Oscar Montedo, a Universidade é sensível a toda ação que tem como objetivo o bem da comunidade e sempre coloca o conhecimento produzido pelo ensino, pesquisa e extensão disponíveis para colaborar com iniciativas como A União Faz a Vida. “Como assessoria pedagógica permanente do projeto, a Unesc desempenha o seu papel social e cumpre a sua missão que é também a de colaborar com a mudança de cenários e para que as pessoas sejam multiplicadoras do conhecimento”.

Além do Bairro da Juventude e da Unesc, a secretaria de Educação de Criciúma colaborou com o projeto, autorizando a inserção da iniciativa na rede municipal. “Nós esperamos que o modelo implantado no Bairro sirva de exemplo para outras escolas daqui também procurarem a metodologia que o projeto propõe”, afirmou a secretária de Educação do município, Roseli de Lucca Pizzolo.

Para o presidente da Sicredi Sul SC, Aloísio Westrup, o programa é a concretização de um dos princípios universais do cooperativismo. “Como Instituição Financeira Cooperativa, cumprimos aqui o princípio da educação, formação e informação”, finalizou o presidente.

*Com informações da assessora de Comunicação e Marketing da Sicred-Sul, Giovana Pedroso.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 14 de agosto de 2017 às 19:28
Compartilhar Comente

Experiências vividas em projetos de extensão da área das engenharias vira e-book

Experiências vividas em projetos de extensão da área das engenharias vira e-book
Obra foi lançada na tarde desta terça-feira na Unesc (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

As experiências vividas por professores e alunos dos cursos da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias) viraram o e-book “Práticas e Saberes de Extensão – volume 6”, lançado nesta terça-feira (16/5), na Universidade. A publicação, da Editora Unesc, traz artigos escritos por participantes de nove projetos de extensão desenvolvidos em diferentes Bairros de Criciúma.

Segundo a coordenadora de Extensão da UNA CET, Miquele Padula, o livro digital é o resultado de um trabalho feito a muitas mãos. “Professores, alunos extensionistas, Editora Unesc e organizadores. Cada um teve uma contribuição muito importante neste projeto, que retrata um pouco deste trabalho tão bonito desenvolvido com a comunidade”, comentou.

Para o editor da Editora Unesc, Dimas de Oliveira Estevão, publicações como o e-book reforçam a diversidade de temas abordados pela Editora e possibilitam que um número cada vez maior de pessoas tenha acesso aos saberes acadêmicos. Já o diretor da UNA CET, Evanio Nicoleit, ressaltou que o e-book é um dos resultados das ações desenvolvidas pelos cursos da Unidade Acadêmica, que trazem benefícios tanto para a comunidade quanto para professores e estudantes.

O assessor da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade, Reginaldo Vieira, ressaltou que o e-book lançado nesta terça-feira é o sexto de um projeto que prevê 10 volumes de livros digitais com relatos do trabalho de extensão desenvolvido pelas quatro UNAs da Instituição, reunindo mais de 120 artigos escritos por professores e acadêmicos.

O lançamento da obra foi uma promoção da Editora Unesc, UNA CET e Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade e teve a presença dos participantes dos projetos de extensão e dos organizadores do e-book: professores Evanio Nicoleit, Luciane Ceretta, Marta Hoffman e Miquele Padula.

O e-book traz artigos sobre os projetos de extensão:

“Educação ambiental em escolas públicas com enfoque na qualidade do ar”;
“Qualificação de ambientes escolares inclusivos: extensão universitária na E.M.E.I.E. F”; “Casa de Passagem São José, Criciúma”;
“Contribuição com a qualificação dos ambientes da edificação a partir da extensão universitária”;
“Laboratório de sistemas construtivos sustentáveis: um modelo físico-educacional”;
 “Habitação social em Criciúma: levantamento de habitabilidade da produção do período de período 1985-2010”;
“Uma alternativa de qualificação para egressos e egressas do Presídio Santa Augusta de Criciúma, por meio da construção civil”;
“Informática para a melhor idade: relato de uma experiência”;
“Inclusão digital e os processos pedagógicos: o uso de tablets no Bairro da Juventude”;
“A informática como ferramenta de inclusão das pessoas com deficiência da APAE de Criciúma".

O e-book está disponível no blog da UNA CET (clique aqui)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 16 de maio de 2017 às 17:25
Compartilhar Comente

Exposição fotográfica retrata realidade de catadores de Criciúma

Exposição fotográfica retrata realidade de catadores de Criciúma
Mostra é realizada por projeto de extensão da Unesc (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Por entre as imagens da mais nova exposição fotográfica da Unesc “Catadores (as), a matéria viva no lixo: Retratos da invisibilidade”, Jaqueline Rita Ferreira se reconhecia. Ela, que foi personagem de dois registros, pode ver com outros olhos o seu trabalho e o de outros onze colegas da Acrica (Associação Criciumense de Catadores), da qual faz parte há três anos, e da CTMAR (Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis). O cotidiano destas pessoas foi a inspiração da mostra organizada pelo projeto de extensão “Coleta Seletiva Solidária”, aberta na noite desta terça-feira (2/5) no hall do Bloco da Reitoria, na Unesc.

“Achei as fotos lindas. Não me imaginava sendo retratada e nem ver um dia o trabalho que fazemos virando exposição”, comentou Jaqueline. A exposição traz imagens do professor da Unesc, Luís Afonso dos Santos, que iniciou os registros em julho de 2016 com o grupo de catadores da Acicra e CTMAR. “Cerca de 90% dos catadores são mulheres, com baixa escolaridade e que tiveram filhos muito jovens. As imagens retratam as condições de trabalho das catadoras e dos catadores, pessoas que não têm visibilidade mas são muito importantes para a sociedade”, comentou o autor das fotos.

São produzidas diariamente em Criciúma 140 toneladas de lixo e apenas 6% desse volume é reciclado. E a mostra também colabora para chamar a atenção para que cada um faça a sua parte. Segundo Jaqueline, a não separação dos resíduos acarreta em perca de muito material que poderia ser reciclado ou reaproveitado.

Segundo o coordenador do projeto de extensão “Coleta Seletiva Solidária” da Unesc, que atua com a Acrica e a CTMAR, Mário Guadagnim, a mostra tem o intuito de valorizar o trabalho das catadoras e catadores de Criciúma. “Queremos dar mais visibilidade, mostrar que o trabalho dos catadores faz sim a diferença e promover uma reflexão sobre as nossas atitudes”, comenta.

A aluna do curso de Psicologia da Unesc, e voluntária do projeto desde 2015, Vitória Sousa, comenta que a convivência com os catadores fez enxergar de uma maneira diferente o trabalho e a importância de projetos comunitários. “Eu aprendi o que era extensão na prática, depois que entrei no projeto. E a exposição é uma forma de chamar a atenção da sociedade e dos gestores públicos para a situação destes homens e mulheres que, a partir do lixo, constroem suas vidas”.

A abertura da mostra teve a participação da assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, da professora Daniela Arns Silveira, dos professores participantes do projeto “Coleta Seletiva Solidária”, Leandro Nunes e Viviane Kraieski Assunção e estudantes envolvidos no projeto.

A exposição fica na Unesc até 20 de maio na Unesc. A abertura dela teve a presença dos MCs MK e Dapegê, moradores do Bairro Progresso que cantam músicas retratando o dia a dia da comunidade.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 02 de maio de 2017 às 21:49
Compartilhar Comente

Unesc desenvolve projetos que abordam diversidades, inclusão e Direitos Humanos

Unesc desenvolve projetos que abordam diversidades, inclusão e Direitos Humanos
Primeiro encontro dos participantes do DIDH ocorreu nesta segunda (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A partir de 2017, a Unesc passa a aprofundar os estudos relacionados a temas como Direitos Humanos, por meio de 19 projetos de pesquisa e extensão que integram o Programa DIDH (Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos). As atividades vão ser realizadas por professores e estudantes de diversos cursos da Universidade a partir deste semestre. Nesta segunda-feira (10/4), o grupo se reuniu em um evento em que cada um pode falar sobre suas expectativas e conhecer melhor os demais participantes e projetos.

Os projetos se dividem em três eixos: Pessoa com Deficiência; Relação de Gênero e Diversidade Sexual e Negritude. Temas como inclusão social, homofobia, bullying, desenvolvimento de jovens líderes e empreendedores sociais, deficiência, violência de gênero e Lei Maria da Penha são alguns dos temas estudados pelos projetos de pesquisa e extensão pertencentes ao Programa DIDH. As atividades vão ocorrer na Universidade e em Bairros de Criciúma e municípios vizinhos.

Conforme a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta, o encontro marcou o início das atividades de um Programa que trará um aprofundamento nos estudos desenvolvidos pela Universidade sobre temas importantes e atuais da sociedade.

O primeiro encontro dos integrantes dos projetos do DIDH teve a participação das alunas do Mestrado em Saúde Coletiva da Unesc, Priscila Schadt e Dipaula Minotto, da professora do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva), Fabiane Ferraz e da coordenadora do CER (Centro Especializado em Reabilitação) da Unesc, Lisiane Tuon.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 10 de abril de 2017 às 21:11
Compartilhar Comente (1)

Núcleo lançado na Unesc vai buscar melhorias para saúde do trabalhador

Núcleo lançado na Unesc vai buscar melhorias para saúde do trabalhador
Nupac-ST vai trabalhar em parceria com o SUS das cidades da região Mais imagens

Um lugar para cuidar da saúde do trabalhador. A Unesc promoveu, na manhã desta quarta-feira (30/11) o lançamento do Nupac-ST (Núcleo de Promoção e Atenção Clínica a Saúde do Trabalhador), no Auditório Ruy Hülse. A oficialização do projeto foi marcada pela assinatura do Termo de Cooperação Técnico Científica entre o Ministério Público do Trabalho, representado pelo procurador Marcio Goss Neves, e a Unesc, representada pelo reitor Gildo Volpato.

“O Nucleo vai fazer um grande bem a comunidade. A Unesc está sempre buscando fazer parte de histórias como esta, que buscam cumprir nossa missão como Universidade Comunitária. E, com muito comprometimento, acreditamos que podemos fazer o melhor”, afirmou o reitor da Unesc.

O procurador do trabalho comentou sobre a situação da saúde dos trabalhadores na região. “No nosso dia a dia nos deparamos com realidades de grande sofrimento. A preocupação com a saúde do trabalhador é muito importante, já que muitas vezes essas pessoas batalham tanto para sustentar uma família”, ressaltou.

Conhecimento

O lançamento também contou com duas palestras. Edna Maria Niero socializou suas experiências como coordenadora do Ambulatório de Saúde do Trabalhador do Hospital Universitário da UFSC. Já o procurador do Ministério Público do Trabalho, Sandro Eduardo Sardá, e o coordenador de Ensino da UNA SAU e do projeto do Nupac-ST, Willians Longen, apresentaram o projeto do Nupac-ST e seus benefícios.

“É um momento especial, só temos a agradecer as possibilidades que temos aqui na Universidade. Vamos buscar agregar cada vez mais a esta área que é tão necessitada”, comentou Longen.

O Núcleo

O Nupac-ST vai trazer benefícios para agregar a saúde dos trabalhadores da região. A Universidade, por meio das Clínicas Integradas, em parceria com a rede do SUS, vai realizar a reabilitação física de trabalhadores com Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. A previsão de início das atividades é fevereiro de 2017.

“Esse momento vem a ajudar muito o sistema de saúde voltado aos trabalhadores da região. Quando conheci o projeto vi uma grande possibilidade de alimentar mudanças nos mais diversos cenários e contribuir cada vez mais com a sociedade. São projetos como esse que me orgulho de fazer parte", destacou a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta.

Também fazem parte do projeto o PPGSCol (Programa de Pós-Graduação e Saúde Coletiva) e o MPT (Ministério Público dos Trabalhadores) Estadual e Regional.

Além de Neves, Volpato, Edna, Sardá, Longen e Luciane, a mesa de abertura do lançamento do Nupac-ST contou com a presença da diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde da Unesc), Indianara Becker; da coordenadora de Extensão da UNA SAU, Mira Dagostim; da coordenadora das Clínicas Integradas da Unesc, Francielle Gava; da coordenadora do CER (Centro Especializado em Reabilitação Unesc), Lisiane Tuon; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação, Célio Elias; da coordenadora do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Criciúma), Carla Zabotti; e do presidente do Conselho Municipal de Saúde de Criciúma, Júlio Zavadil.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

30 de novembro de 2016 às 14:20
Compartilhar Comente