Diretoria de Extensão

Projeto Viver SUS: dia de embarcar em uma grande experiência

Projeto Viver SUS: dia de embarcar em uma grande experiência
Estudantes da área da saúde e residentes estarão em sete municípios até sexta-feira (19/7) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O campus da Unesc foi tomado pelo desejo de fazer a diferença e os 70 participantes do Viver SUS (Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde) embarcaram em mais uma jornada. A segunda-feira (15/7) amanheceu fria e chuvosa, mas logo foi aquecida pelos estudantes da área da saúde e residentes do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade. Eles estarão em sete municípios do Sul catarinenses até sexta-feira (19/7), para aprender e colaborar com os processos voltados ao SUS. Nesta edição, o evento será marcado pelo aniversário de 25 anos da Estratégia Saúde da Família. 

A animação dos participantes é resultado do novo formato do Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, com foco na prática e na inserção comunitária. “A ideia é aproximar os integrantes e a comunidade, em uma forma mais atuante de atendimento. Este novo olhar proporcionará momentos de observação das demandas em saúde e de construção para atende-las. Nos dias finais de experiências, o que foi pensado resultará em ações práticas que farão diferença na realidade local”, conta o assessor de Ações Comunitárias e atual coordenador do projeto, Rafael Amaral.

A residente Nayara Moraes está participando pela primeira vez. Ela viu no Viver Sus a possibilidade de colaborar. “Estou muito entusiasmada com a experiência de vivenciar a realidade e poder auxiliar nos assuntos de necessidade local. É uma oportunidade única e espero contribuir com melhorias para as problemáticas do município”, afirma.

Já Taira de Oliveira, também residente, está participando pela terceira vez. Para ela, o Viver Sus vai além de um projeto de extensão. “É um paradigma na vida profissional de quem participa. Quando participei em 2016, a primeira vez, não imaginava os efeitos que causaria em minha trajetória. Hoje sou psicóloga. Minha profissão é voltada, em grande maioria, para um público particular. Assim o Viver SUS me fez ver além do consultório, e me mostrou uma rede de atenção que funciona, e pode proporcionar qualidade de vida aos usuários”, destaca.

Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, histórias como as Taira e Nayara se completam e dão vida ao Projeto. “A troca de conhecimentos resulta em contribuições para o município, para a trajetória profissional dos participantes e para a integração dos colegas e das áreas de conhecimento. É um novo olhar, que transforma realidades e relações ao aproximar a Universidade da comunidade”, afirma.

Nesta edição, os representantes da Unesc estarão presentes em Criciúma, Nova Veneza, Sangão, Jaguaruna, Turvo, Sombrio e Balneário Gaivota, comtemplando as regiões da AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense).

Estão presentes no Projeto acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Educação Física - Bacharelado, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Odontologia da Universidade, e os residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde da Família e Saúde Mental. Antes de os municípios receberem os visitantes, os integrantes participaram de uma capacitação.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 15 de julho de 2019 às 10:40
Compartilhar Comente

Unesc na Praça leva serviços e atividades para Sombrio neste sábado

Unesc na Praça leva serviços e atividades para Sombrio neste sábado
Professores e alunos estarão das 9 às 17 horas no município (Foto: Arquivo) Mais imagens

Estudantes e professores da Universidade vão levar um pouco do conhecimento produzido na Instituição, por meio de serviços, atendimentos e orientações para os moradores de Sombrio. No sábado (11/11), ocorre o Unesc na Praça, das 9 às 17 horas, ao lado da Igreja Matriz, e vai reunir em um só espaço mais de 20 projetos de extensão, uma pequena feira das profissões, com informações sobre os cursos e as possibilidades de bolsa de estudos e financiamento, atividades culturais e equipes dos cursos da área da saúde realizando serviços e dando orientações.

Segundo a assessora da Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Sheila Martignago Saleh, o evento foi um convite do CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Sombrio e da AEUS (Associação dos Estudantes Universitários de Sombrio), para que a Universidade mostrasse um pouco das oportunidades que oferece, dos cursos e dos projetos de extensão durante o Sábado Mais promovido pela CDL.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 09 de novembro de 2017 às 21:33
Compartilhar Comente

Universidade firma parceria com Associação dos Estudantes Universitários de Sombrio

Universidade firma parceria com Associação dos Estudantes Universitários de Sombrio
Acordo foi fechado para a realização do “Unesc na Praça” (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

A Universidade firmou parceria nesta quarta-feira (18/10) com a AEUS (Associação dos Estudantes Universitários de Sombrio), para a realização do evento “Unesc na Praça”, com a participação de projetos de extensão, ações de saúde coletiva, feira da profissões, assessoria jurídica popular e apresentações artísticas. O evento ocorre em 11 de novembro na Praça da Igreja Matriz de Sombrio.

A parceria foi firmada a convite da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) de Sombrio pela reitora Luciane Ceretta e pela presidente da AEUS, Renilda Espíndola de Oliveira, com a presença da assessora de Extensão da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Sheila Martignago Saleh, da vice-presidente da AEUS, Jociele Cunha, do pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Oscar Montedo, do vice-reitor Daniel Preve e da pró-reitora de Ensino de Graduação, Indianara Becker.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 18 de outubro de 2017 às 21:39
Compartilhar Comente

Dia das Crianças: Sorrisos e aprendizado em uma ação especial

Dia das Crianças: Sorrisos e aprendizado em uma ação especial
Atividades educativas serão promovidas no Bairro Mineira Velha (Foto: Arquivo) Mais imagens

Acadêmicos da Unesc vão levar sorrisos e conhecimentos ao Bairro Mineira Velha neste Dia das Crianças (12/10). A ação ocorre a partir das 9 horas na Praça Central do Bairro e vai proporcionar momentos como brincadeiras, contação de histórias e outras atividades voltadas ao público infantil e juvenil.

O encontro vai propor, por meio das atividades, a valorização e o acesso das crianças a diferentes atividades de extensão, estimulando o conhecimento e a integração social.

Interação e reforço acadêmico


O evento vai contar com o envolvimento de 100 acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas, Geografia, Letras e Pedagogia e Teatro, acompanhados dos seus coordenadores e professores.

O dia especial às crianças é promovido pela Associação de Moradores do Bairro Mineira Velha e Promorar I, em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) e do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 09 de outubro de 2017 às 16:45
Compartilhar Comente

Programa leva maneiras diferentes de compartilhar o conhecimento

Programa leva maneiras diferentes de compartilhar o conhecimento
Iniciativa do Sicredi conta com a parceria da Unesc (Fotos: Daniela Soares) Mais imagens

Os olhares atentos à abelha, mascote do Programa A União Faz a Vida, mostraram o entusiasmo com que os alunos e professores da Escola Padre Paulo Petruzzelis, do Bairro da Juventude, em Criciúma, receberam a iniciativa. Com direito a teatro, pipoca e muita animação, o programa foi lançado nesta segunda-feira (14/8) na entidade. O projeto piloto atenderá inicialmente os estudantes de três turmas da escola e conta com a parceria da Unesc na área pedagógica.

A União Faz a Vida é um programa de responsabilidade social do Sicredi que, desde 1995, já alcançou mais de 219 mil crianças e adolescentes em todo o país. Em Criciúma ele chegou em 2016, com a assinatura de um convênio entre Sicredi, Unesc e Bairro da Juventude. As atividades iniciaram no primeiro semestre de 2017, sendo a Universidade responsável pela assessoria pedagógica do programa, inclusive com a capacitação de professores do Bairro da Juventude, e o Sicredi, pela gestão.

A metodologia do programa utiliza expedições investigativas, nas quais os estudantes rompem os limites da escola, percorrendo diferentes ambientes. A partir disso, são definidos os temas a serem trabalhados em sala de aula, alinhados ao currículo escolar. Conceitos como cooperação, cidadania e empreendedorismo são trabalhados.

Segundo o pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc Oscar Montedo, a Universidade é sensível a toda ação que tem como objetivo o bem da comunidade e sempre coloca o conhecimento produzido pelo ensino, pesquisa e extensão disponíveis para colaborar com iniciativas como A União Faz a Vida. “Como assessoria pedagógica permanente do projeto, a Unesc desempenha o seu papel social e cumpre a sua missão que é também a de colaborar com a mudança de cenários e para que as pessoas sejam multiplicadoras do conhecimento”.

Além do Bairro da Juventude e da Unesc, a secretaria de Educação de Criciúma colaborou com o projeto, autorizando a inserção da iniciativa na rede municipal. “Nós esperamos que o modelo implantado no Bairro sirva de exemplo para outras escolas daqui também procurarem a metodologia que o projeto propõe”, afirmou a secretária de Educação do município, Roseli de Lucca Pizzolo.

Para o presidente da Sicredi Sul SC, Aloísio Westrup, o programa é a concretização de um dos princípios universais do cooperativismo. “Como Instituição Financeira Cooperativa, cumprimos aqui o princípio da educação, formação e informação”, finalizou o presidente.

*Com informações da assessora de Comunicação e Marketing da Sicred-Sul, Giovana Pedroso.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 14 de agosto de 2017 às 19:28
Compartilhar Comente