Diretoria de Extensão

Personagem Vitorino encanta crianças no lançamento de livro do Museu de Zoologia da Unesc

Personagem Vitorino encanta crianças no lançamento de livro do Museu de Zoologia da Unesc
Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski foi a responsável por narrar a história educativa para as crianças presentes (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A dedicação da professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski ao Museu de Zoologia da Unesc que leva seu nome deu novos frutos. O mais novo resultado de tamanho empenho ao projeto é o livro “Vitorino, a Tartaruga Vitoriosa”, lançado oficialmente na tarde desta segunda-feira (25/11). Em um evento que recebeu crianças do Colégio Unesc e do Bairro da Juventude oferecendo-lhes a sensação de estar dentro do mar, Morgana apresentou a história do novo personagem que faz parte do universo que ajuda o Museu a ensinar sobre educação ambiental.

A obra, que foi escrita por Morgana Cirimbelli Gaidzinski e ilustrada por Vamber Cabral sob edição da Ediunesc, tem o importante apoio da Polícia Militar Ambiental e foi distribuída gratuitamente para as crianças que lotavam o auditório Ruy Hülse.

A aluna do terceiro ano do Bairro da Juventude, Alice Mundes Fernandes, de nove anos, foi uma das crianças que se encantou com o que viu na visita à Unesc. Conforme ela, entre tantas coisas que gostou na tarde diferente que viveu na Universidade, uma lhe chamou mais a atenção. “Gostei muito do cinema”, destacou, referindo-se ao ambiente montado no Auditório para a contação da história e para o lançamento. Alice não conteve a alegria ao receber seu exemplar do livro do personagem Vitorino, compartilhando com as amigas a felicidade de ver as ilustrações e os diferenciais do livro.

Momentos gratificantes

Para a autora da obra e criadora do Museu, a tarde desta segunda-feira foi simplesmente gratificante. “Não dá para explicar a alegria de ver as crianças participando da contação da história, dedicando atenção ao momento”, apontou Morgana.

A ideia, conforme a professora, foi oferecer um ambiente alegre e lúdico, que envolvesse os pequenos no universo do meio ambiente e da cultura. “Queríamos, e acredito que conseguimos, atingir os sentimentos deles, as emoções, coisas que se alcança também com o universo da leitura e queremos passar por meio da educação ambiental”, completou.

O lançamento oficial do livro contou com a participação de representantes da Polícia Militar Ambiental, da Fundação Catarinense de Cultura, da Secretaria de Educação de Criciúma, da direção do Colégio Unesc, da diretora da Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, da assessora do gabinete da reitoria, Tatiane Macarini e do editor-chefe da EdiUnesc, Dimas de Oliveira Estevam, entre outras autoridades e visitantes.

A história

O livro narra a história de Vitorino, uma tartaruga marinha que enfrentou inúmeros desafios ao longo de sua vida nos oceanos, mas que conseguiu vence-los e, por isso é uma tartaruga vitoriosa.

Conforme Morgana, durante a narrativa Vitorino apresenta ao leitor as belezas do fundo do mar e também a fragilidade com que o ambiente marinho se encontra, devido aos diferentes impactos ambientais responsáveis pela perda da biodiversidade nos oceanos, como as redes de pesca, o derramamento de óleo e de esgoto doméstico, além do lixo jogado no mar. “A história de Vitorino apresenta também o ciclo de vida das tartarugas marinhas e curiosidades sobre a algumas espécies da fauna marinha como: a foca Vick, o lobo-marinho Teco, o polvo Octus e a baleia Frida”, acrescenta.

O livro aborda ainda a relação de Vitorino com o Museu de Zoologia da Unesc, desde a sua chegada, seu convívio com a equipe do Museu e suas descobertas sobre a importância do projeto na preservação da natureza por meio de suas práticas e ações educativas.

Vitorino acaba se tornando um personagem do Museu, e até é o porta-voz dos animais marinhos estabelecendo uma relação de interação com os visitantes levando de forma lúdica e divertida a mensagem do Museu de preservação e respeito à vida. 

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 25 de novembro de 2019 às 17:47
Compartilhar Comente

Experiências vividas em projetos de extensão da área das engenharias vira e-book

Experiências vividas em projetos de extensão da área das engenharias vira e-book
Obra foi lançada na tarde desta terça-feira na Unesc (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

As experiências vividas por professores e alunos dos cursos da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias) viraram o e-book “Práticas e Saberes de Extensão – volume 6”, lançado nesta terça-feira (16/5), na Universidade. A publicação, da Editora Unesc, traz artigos escritos por participantes de nove projetos de extensão desenvolvidos em diferentes Bairros de Criciúma.

Segundo a coordenadora de Extensão da UNA CET, Miquele Padula, o livro digital é o resultado de um trabalho feito a muitas mãos. “Professores, alunos extensionistas, Editora Unesc e organizadores. Cada um teve uma contribuição muito importante neste projeto, que retrata um pouco deste trabalho tão bonito desenvolvido com a comunidade”, comentou.

Para o editor da Editora Unesc, Dimas de Oliveira Estevão, publicações como o e-book reforçam a diversidade de temas abordados pela Editora e possibilitam que um número cada vez maior de pessoas tenha acesso aos saberes acadêmicos. Já o diretor da UNA CET, Evanio Nicoleit, ressaltou que o e-book é um dos resultados das ações desenvolvidas pelos cursos da Unidade Acadêmica, que trazem benefícios tanto para a comunidade quanto para professores e estudantes.

O assessor da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade, Reginaldo Vieira, ressaltou que o e-book lançado nesta terça-feira é o sexto de um projeto que prevê 10 volumes de livros digitais com relatos do trabalho de extensão desenvolvido pelas quatro UNAs da Instituição, reunindo mais de 120 artigos escritos por professores e acadêmicos.

O lançamento da obra foi uma promoção da Editora Unesc, UNA CET e Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade e teve a presença dos participantes dos projetos de extensão e dos organizadores do e-book: professores Evanio Nicoleit, Luciane Ceretta, Marta Hoffman e Miquele Padula.

O e-book traz artigos sobre os projetos de extensão:

“Educação ambiental em escolas públicas com enfoque na qualidade do ar”;
“Qualificação de ambientes escolares inclusivos: extensão universitária na E.M.E.I.E. F”; “Casa de Passagem São José, Criciúma”;
“Contribuição com a qualificação dos ambientes da edificação a partir da extensão universitária”;
“Laboratório de sistemas construtivos sustentáveis: um modelo físico-educacional”;
 “Habitação social em Criciúma: levantamento de habitabilidade da produção do período de período 1985-2010”;
“Uma alternativa de qualificação para egressos e egressas do Presídio Santa Augusta de Criciúma, por meio da construção civil”;
“Informática para a melhor idade: relato de uma experiência”;
“Inclusão digital e os processos pedagógicos: o uso de tablets no Bairro da Juventude”;
“A informática como ferramenta de inclusão das pessoas com deficiência da APAE de Criciúma".

O e-book está disponível no blog da UNA CET (clique aqui)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 16 de maio de 2017 às 17:25
Compartilhar Comente

E-book traz experiências vividas em projetos de extensão da área das engenharias

E-book traz experiências vividas em projetos de extensão da área das engenharias
Atividades comunitárias da UNA CET foram reunidas em obra (Foto: Arquivo) Mais imagens

As experiências vividas e os conhecimentos adquiridos por professores e estudantes dos cursos da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias) foram reunidos no e-book “Práticas e Saberes de Extensão – volume 6”, que será lançado terça-feira (16/5), às 14 horas, na sala 1 do Bloco O.

O lançamento da obra é uma promoção da Editora Unesc, UNA CET e Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade.

Organizado pelos professores Evânio Nicoleit, Luciane Ceretta, Marta Hoffman e Miquele Padula o e-book traz o relato de professores e alunos que participam de nove projetos de extensão:
- “Educação ambiental em escolas públicas com enfoque na qualidade do ar”;
- “Qualificação de ambientes escolares inclusivos: extensão universitária na E.M.E.I.E. F”; “Casa de Passagem São José, Criciúma”;
- “Contribuição com a qualificação dos ambientes da edificação a partir da extensão universitária”;
- “Laboratório de sistemas construtivos sustentáveis: um modelo físico-educacional”;  “Habitação social em Criciúma: levantamento de habitabilidade da produção do período 1985-2010”;
- “Uma alternativa de qualificação para egressos e egressas do Presídio Santa Augusta de Criciúma, por meio da construção civil”;
- “Informática para a melhor idade: relato de uma experiência”;
- “Inclusão digital e os processos pedagógicos: o uso de tablets no Bairro da Juventude”;
- “A informática como ferramenta de inclusão das pessoas com deficiência da APAE de Criciúma”.

O e-book está disponível no blog da UNA CET (clique aqui)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 12 de maio de 2017 às 21:38
Compartilhar Comente

Prepara ENEM: Unesc lança um roteiro de estudos para alunos do Ensino Médio

Prepara ENEM: Unesc lança um roteiro de estudos para alunos do Ensino Médio
Publicação foi apresentada nesta sexta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Universidade deu mais um passo no sentido de colaborar com a preparação de estudantes do Ensino Médio para a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Nesta sexta-feira (16/9), a Editora Unesc e a UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) lançaram o “Prepara ENEM”, um roteiro de estudos com explicações e resoluções das atividades da prova, além de dicas e explicações de termos que serão encontrados, análise de provas anteriores e outros meios do estudante adquirir o conhecimento fora do material.

O caderno será distribuído para os cerca de 1.000 estudantes que participarão dos Aulões realizados pela Universidade e será disponibilizado em forma de e-book. Exemplares impressos poderão ser adquiridos na Livraria da Unesc e na Fátima Bookstore.

O “Prepara ENEM” faz parte do Projeto ENEM, desenvolvido há quatro anos pela Unesc com estudantes e professores da rede pública de ensino, que incluem capacitação para os professores do Ensino Médio e Aulões para quem está se preparando para fazer o exame. A Gered (Gerência Regional de Educação) é parceira do projeto.

Para o reitor Gildo Volpato, o livro reforça o compromisso da Unesc na qualificação de jovens que não possuem acesso fácil a materiais e preparação para o ENEM. “O ENEM é a porta de entrada para o Ensino Superior com a possibilidade de benefícios como bolsas. E isso pode ser a oportunidade para muitos destes estudantes melhorarem a vida deles e de sua família”, considerou.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Melo, afirmou que o projeto colabora com o fortalecimento da Educação Básica e transcende o que até então era feito, uma vez que sai do campus para ir até as escolas e se preocupa não apenas com os estudantes, mas também em capacitar os professores. A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, ressaltou que o livro traz a mensagem de que a Universidade tem condições de produzir materiais de muita qualidade e coloca em evidência a Editora e o grupo de professores, além de reforçar o compromisso institucional com a formação de pessoas.

A supervisora de Educação Básica e Técnica da Gered (Gerência Regional de Educação), Carla Michels, salientou a importância do trabalho que a Unesc vem realizando com professores e estudantes do último ano do Ensino Médio. “O Projeto ENEM vem para contribuir muito e queremos dar continuidade a esta parceria”, comentou.

A coordenadora do Projeto ENEM, Ana Lúcia Cardoso, comentou que a ideia central da  iniciativa oportunizar mudanças na vida das pessoas. “Com o “Prepara ENEM” colocamos no papel as experiências que estamos tendo ao longo de quatro anos do projeto. Milhares de pessoas foram beneficiadas e temos muita satisfação em ver esses jovens voltando ao campus da Unesc como alunos da graduação”, Já o editor-chefe da Editora Unesc, Dimas de Oliveira, salientou que o roteiro de estudos irá colaborar para que muitos jovens que não tem condições de participar de um curso preparatório possam ter oportunidades mais igualitárias. O “Prepara ENEM” foi a terceira obra lançada esta semana pela Editora Unesc.

O livro teve a autoria de professores do Colégio Unesc e da Universidade e organização dos professores Marcio Carlos Just, Mainara Cascaes, Eloisa Oliveira, Angela Back, Andréa Rabelo e Ana Lucia Cardoso.

Participaram do evento a pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Sorato, o supervisor de Ensino da Gered, Valdecir Mariana, a diretora geral do Colégio Unesc, Daiana Colombo e as coordenadoras Pedagógicas do Projeto ENEM, Andréia Rabelo e Eloisa Oliveira, além de todos os professores que contribuíram para que o roteiro de estudos virasse realidade.

Professor, orgulho de ser

O lançamento do livro fez parte das ações da campanha “Professor, orgulho de ser”, realizada pela UNA HCE. As ações ocorrem até novembro dentro e fora do campus. A programação inclui ainda palestras sobre alfabetização, ENEM Itinerante nos municípios, Aulão do ENEM e evento na Praça Nereu Ramos pelo Dia do Professor. O foco da campanha é chamar a atenção da comunidade para o papel do professor como agente de transformação social.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 16 de setembro de 2016 às 19:28
Compartilhar Comente

“Criciúma Metrópole do Sul” é lançado pela Editora Unesc

“Criciúma Metrópole do Sul” é lançado pela Editora Unesc
Livro reúne o trabalho da vida do economista Ademar Fabre (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Editora Unesc lançou nesta sexta-feira (19/8) o livro Criciúma Metrópole do Sul – Subsídios para o Planejamento do Município”, do economista de Criciúma Ademar José Fabre. A obra apresenta o resultado de mais de 40 anos de produção de Fabre a respeito de diversos temas relacionados a questões socioeconômicas, ambientais, de saúde, educação e de infraestrutura do município. O lançamento contou com a participação de familiares e amigos do autor e lideranças da região. O livro tem a apresentação do reitor da Unesc, Gildo Volpato.

Esta é a segunda obra lançada pela Editora Unesc com o selo “Saber Comunitário”. O livro é dividido em seis partes, iniciando a história na década de 60 e composto por 56 artigos escritos pelo economista e ex-funcionário da Fucri (Fundação Educacional de Criciúma, que deu origem à Unesc) e publicados por jornais que circularam na região.

"Durante anos fiz estudos em diversas áreas, mas sempre tendo Criciúma como foco. Criciúma é uma cidade polo da região Sul e se destaca pelos serviços que oferece em saúde, segurança, educação. Nos artigos há sugestões de projetos e ações para o município”, afirmou Fabre.

Segundo o assessor de Pesquisa e Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, André Cechinel, o livro é uma publicação que permite que um número grande de pessoas tenham acesso ao conhecimento, preenchendo espaços e socializando informações de qualidade. “O selo “Saber Comunitário” lançado pela Editora Unesc aproxima ainda mais a comunidade da academia”.

O editor-chefe da Editora Unesc, Dimas de Oliveira Estevam, afirmou que Fabre é um exemplo de profissional que dedicou seu tempo para pensar a cidade de Criciúma no aspecto de fazê-la crescer cada vez melhor em suas diversas áreas. “Para nós, da Editora, é uma alegria poder lançar obras voltadas para o cenário local e regional”, comentou.

A cerimônia teve ainda a presença do ex-diretor da Fucri (Fundação Educacional de Criciúma), Rodeval José Alves; do diretor da Acic (Associação Empresarial de Criciúma), Edimilson Zanatta; do Procurador da República, Roger Fabre; do prefeito de Içara e professor, Murialdo Canto Gastaldon, e teve a apresentação do Musical Unesc.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 19 de agosto de 2016 às 22:09
Compartilhar Comente