Diretoria de Extensão

Fórum de Restauração e Revitalização do Rio Mãe Luzia já é realidade

Fórum de Restauração e Revitalização do Rio Mãe Luzia já é realidade
Ação envolve Nova Veneza, Siderópolis, Forquilhinha, Maracajá e Treviso, além da Unesc Mais imagens

“Eu vi a morte do Rio Mãe Luzia e não verei a ressurreição, mas desejo que nossos bisnetos vejam esse Rio recuperado. Isso vai ser a alegria do povo, porque não tem coisa melhor do que ter água pura”. A afirmação é do aposentado Gilberto Nuremberg, de 81 anos. Ele lembrou que no passado tomou banho e pescou no Rio Mãe Luzia, quando ali ainda tinha peixe e vida. O depoimento foi dado na manhã desta sexta-feira (28/11), durante o ato de criação do “Fórum Permanente de Restauração e Revitalização do Rio Mãe Luzia”. O evento ocorreu no Palácio das Águas, em Nova Veneza.

Um grande público, entre comunidade, prefeitos, vereadores e autoridades, participou do evento. “Fico feliz que a Unesc esteja inserida neste momento. Temos um compromisso de promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Eu quero ver esse Rio limpo e despoluído. Quero ver crianças tomando banho. Quero ver crianças pescando”, comentou o reitor da Unesc, Gildo Volpato.

“Esse momento nos leva a uma reflexão: o que queremos para o futuro, para nossos filhos e netos? Temos de encarar isso de uma forma muito séria e hoje damos um primeiro passo para isso”, destacou o prefeito de Nova Veneza, Evandro Gava.

O Fórum

O Fórum será responsável por articular um movimento para cuidar e tratar do Rio Mãe Luzia. “Só a atuação judicial e a ação do Ministério Público não funcionam se não vierem acompanhadas de uma conscientização da comunidade”, lembrou o procurador da república Darlan Airton Dias.

“Não podemos falar em restauração se não resolvermos o problema da poluição como um todo”, salientou o professor doutor Carlyle Torres Bezerra de Menezes, integrante da comissão do Rio Mãe Luzia.

O deputado federal Ronaldo Benedet e o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Veneza, que integra a comissão do Rio, Alberto Ranacoski, também participaram da mesa de criação do Fórum.

O carvão

O procurador da república Darlan Airton Dias explicou que por décadas a mineração foi feita sem muitos cuidados, sendo que o Rio era usado, inclusive, como lavador do carvão. “De cada 100 toneladas retiradas na região, apenas 35 toneladas são de carvão. O restante é pirita”, comentou. A pirita, em contato com a água, forma o ácido sulfúrico. “O carvão não é a única fonte de poluição do Rio, mas com certeza é a que mais contribuiu para isso”, destacou.

Darlan trouxe dados sobre a mineração na região. Atualmente há 807 bocas de mina, sendo que 189 delas lançam água poluída. “São mais de 5 mil hectares de área degradada. E metade dessa área afeta o Rio Mãe Luzia”, informou

Saiba mais acessando o site www.jfsc.jus.br/acpdocarvao.

Era uma vez o Rio Mãe Luzia

Tudo começou a partir do livro “Era uma vez o Rio Mãe Luzia”, escrito pelo professor do curso de História da Unesc, Carlos Carola, e pelo egresso, também do curso de História, Nilso Dassi. Após o lançamento da obra, Carola foi procurado para dar vida à restauração do Rio. Foi então que se formou uma comissão, formada por representantes das cidades de Nova Veneza, Siderópolis, Forquilhinha, Maracajá e Treviso, além da Unesc, que vai dar suporte técnico ao Fórum.

O trajeto do rio

O Mãe Luzia nasce no município de Treviso, passando, aproximadamente, nove quilômetros distantes do centro de Siderópolis, percorrendo as áreas centrais das cidades de Nova Veneza, Forquilhinha e Maracajá. Quando se junta com o Rio Itoupava forma o maior rio da região sul-catarinense: o Rio Araranguá. O Mãe Luzia recebe afluentes de diversos rios menores. Pela margem direita, Pio, Manim, Jordão, Dondolo (ou Vargem), São Bento (Gurapari), Manoel Alves e Itoupava; pela margem esquerda, rios Dória, Ferreira, Morosini, Fiorita e Sangão.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 28 de novembro de 2014 às 15:25
Compartilhar Comente

Navegação, deslocamento e mapeamento são otimizados com o auxílio do GPS

Navegação, deslocamento e mapeamento são otimizados com o auxílio do GPS
Aparelho e suas múltiplas aplicações foram destaque durante a Semana de Ciência e Tecnologia Mais imagens

A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense) segue até o dia 24 de outubro, com ciclos de palestras e minicursos para formação de acadêmicos, professores e comunidade em geral. Na manhã desta quinta-feira (23/10), o minicurso sobre “GPS Navegação”, ministrado pelo professor Hugo Schwalm, trouxe importantes informações. O conceito e os diferentes tipos de GPS, sistemas de coordenadas, levantamento e processamento de dados, por meio de atividades práticas, foram abordados durante o curso.

O professor explicou quais as principais utilidades do equipamento e as suas possíveis aplicações. De acordo com ele, o “Global Positioning System”, popular GPS, é um sistema de navegação por satélite, que pode ser utilizado não só para o deslocamento rodoviário, comercial e marítimo, mas para determinar a posição, a velocidade e a movimentação de qualquer corpo ou área. “Suas aplicações são diversas, como na agricultura, permitindo o cálculo da área e otimizando a aplicação de fertilizantes, por exemplo”, explica Schwalm.

Entre os modelos disponíveis no mercado e suas múltiplas funcionalidades, o destaque fica por conta do aparelho Etrex Vista. Durante o minicurso, os participantes puderam acompanhar o equipamento em funcionamento, através de saídas de campo, e realizar atividades práticas. De acordo com o palestrante, o Etrex Vista é um dos receptores de satélites mais modernos do mercado. “Entre os vários modelos disponíveis para atividades específicas, este aparelho é um dos mais sensíveis, conferindo maior precisão aos resultados”, explica.

O minicurso foi organizado pela UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias). Até o final da Semana de Ciência e Tecnologia, outros 33 minicursos, palestras e oficinas, nas diversas áreas do saber estão previstas na Universidade. A programação completa pode ser acessada no site unesc.net.

 

(Colaboração: Ápice Comunicação)

Fonte: Secom

Por: Assessoria de Imprensa 23 de outubro de 2014 às 14:06
Compartilhar Comente

Semana de Ciência e Tecnologia apresenta atividades gratuitas à comunidade

Semana de Ciência e Tecnologia apresenta atividades gratuitas à comunidade
Oficinas, minicursos, visitações e atividades complementares ocorrerão durante o evento Mais imagens

Não será apenas de atividades voltadas aos acadêmicos e aos professores que será feita a Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), que ocorre entre os dias 20 a 24 de outubro. Uma vasta programação está sendo organizada para que a comunidade participe e conheça, por outro ângulo, o trabalho desenvolvido pela Instituição de ensino. Além de oficinas, minicursos e palestras gratuitas, durante cinco dias será possível conferir as novidades da Feira da Economia Solidária e da Feira da Inovação, acompanhar lançamentos de livros, fazer um tour pelo Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc), conhecer os museus da Universidade, entre outras ações.


Conforme o coordenador geral do evento, Adriano Michael Bernardin, o foco inicial era a apresentação dos resultados dos trabalhos de pesquisa, ensino e extensão. No entanto, os organizadores aproveitaram a oportunidade para abrir as portas da Universidade à comunidade. “Elaboramos uma programação extensa, com diversas atividades destinadas à população. Os moradores da região não podem perder a chance de adquirir ainda mais conhecimento, e de forma gratuita”, enfatiza.
Adriano lembra, ainda, que muitas pessoas conhecem a Universidade de forma superficial, apenas como uma Instituição de Ensino Superior. “No entanto, além do ensino, temos também a pesquisa e a extensão. Baseamos todo o nosso trabalho neste tripé e queremos apresentá-lo ao maior número de pessoas possível”, conta.


A assessora acadêmica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes, complementa a informação ao comentar que as oficinas, cursos e palestras abertas ao público abordarão diferentes áreas do conhecimento. “Estamos abertos para receber a todos e muito bem. Além destas atividades, também podem ser feitas visitas ao campus, aos museus de Zoologia e da Infância, Setor de Arqueologia. Outra novidade é o tour pelo o nosso Parque Científico e Tecnológico”, explana.


Para os interessados em conhecer um pouco mais das atividades que serão desenvolvidas durante a semana, mais informações e inscrições podem ser realizadas por meio do site www.unesc.net

Programação congrega diferentes áreas do conhecimento

Entre as atividades voltadas à população em geral, que serão realizadas de forma gratuita, destacam-se:

Segunda, 20 de outubro
- Fórum Debate de Gestão Ambiental
- Minicurso Topografia Básica
- Palestra sobre Psicologia Jurídica

Terça, 21 de outubro
- Minicurso Etiqueta Profissional
- Minicurso Raciocínio Lógico
- Minicurso Introdução ao Mercado de Bolsa de Valores
- Minicurso Gestão da Informática
- Minicurso Business Model Generation
- Minicurso Finanças Pessoais
- Painel de Extensão sobre o Programa de Orientação ao Pequeno Empreendedor
- Palestra sobre as políticas de gênero, corpo r moda pelas diferenças
- Minicurso CAD 3D Inicial
- Palestra Democracia e Tecnologia da Informação
- Visitação aos Institutos de Pesquisas, Laboratórios de Pesquisa e Incubadora de Negócios
- Exposição sobre a ocupação pré-histórica do Sul de Santa Catarina: 4 mil anos de história
- Feira do Livro e exposição de editoras universitárias e suas obras
- Arte e Cultura: apresentações culturais

Quarta-feira, 22 de outubro
- Painel de extensão sobre o programa de Ações em Economia Solidária
- Oficina Excel Básico
- Painel sobre Pesquisa, Ensino e Extensão, formação inicial para docentes: perspectivas e desafios
- Palestra Marketing Olfativo
- Minicurso Mercado de Capitais
- Minicurso Contabilidade Tributária/Gerencial
- Minicurso Arc-Gis Iniciantes
- Apresentação de Trabalhos: Projetos Empresariais
- Oficina O uso do Excel na Análise Financeira
- Oficina Relacionamento Empresa x Banco
- Exposição sobre a ocupação pré-histórica do Sul de Santa Catarina: 4 mil anos de história
- Feira do Livro e exposição de editoras universitárias e suas obras
- Lançamento de livros
- Feira da Economia Solidária
- Arte e Cultura: Apresentações culturais

Quinta-feira, 23 de outubro
- Minicurso GPS Navegação
- Painel de Extensão sobre o Programa de Extensão de Direito e Cidadania
- Minicurso Brinquedos e brincadeiras como produções culturais
- Minicurso Introdução à Arqueologia
- Oficina Vivencia com o corpo: relações entre as artes visuais, os jogos teatrais e a dança
- Minicurso Graffit – intervenção urbana e suas provocações
- Oficina Análise Financeira do Plano de Negócios
- Palestra História da pesquisa científica e da pós-graduação e uma específica para os profissionais da Agrimensura no Brasil e Internacional
- Palestra Direitos Básicos do Consumidor
- Palestra Desenvolvimento Social
- Palestra Segurança Pública
- Palestra Reflexão sobre as diferenças entre as gerações – uma visão sistêmica
- Minicurso Matemática Financeira com a utilização da HP12C
- Minicurso A democratização do esporte no contexto dos megaeventos esportivos: de quem é a festa?
- Minicurso Libras no ensino de Artes Visuais
- Visitação aos Institutos de Pesquisas, Laboratórios de Pesquisa e Incubadora de Negócios
- Exposição sobre a ocupação pré-histórica do Sul de Santa Catarina: 4 mil anos de história
- Feira do Livro e exposição de editoras universitárias e suas obras
- Feira da Economia Solidária
- Arte e Cultura: apresentações culturais

Sexta-feira, 24 de outubro
- Palestra Administração do tempo
- Palestra Saúde do trabalhador
- Palestra Extensão Universitária como prática diagológica: contribuições do pensamento Freire
- Feira do Livro e exposição de editoras universitárias e suas obras
- Arte e Cultura: apresentações culturais

 

(Colaboração: Samira Pereira/Ápice Comunicação)

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 03 de outubro de 2014 às 16:17
Compartilhar Comente

Unesc recebe gestores de cultura e profissionais de museu para capacitação

Unesc recebe gestores de cultura e profissionais de museu para capacitação
Representantes de 12 cidades estarão na Universidade até sexta (Foto: Davi Carrer) Mais imagens

Gestores culturais, profissionais atuantes em museus e estudantes da área museológica de 12 cidades do Sul de Santa Catarina iniciaram na manhã desta terça-feira (2/9) a participação no Programa de Capacitação de Museus. O curso, oferecido pela Fundação Catarinense de Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina, ocorre até sexta-feira (5/9) na Unesc, com o apoio do Museu de Zoologia Morgana Gaidzinski.

Ao longo dos quatro dias serão abordados temas como “Ação Educativa”, “Acessibilidade em Museus” e “Comunicação Museológica”. O objetivo da capacitação é a qualificação dos profissionais da área, bem como das atividades desenvolvidas pelos profissionais dos museus catarinenses.

Abertura e reconhecimento

A abertura Programa de Capacitação de Museus contou com as boas-vindas da coordenadora do Museu de Zoologia da Unesc, Morgana Gaidzinski; da pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, e do coordenador do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina, Maurício Rafael, além da participação especial do mascote do Museu, o Pintado

“Nas últimas vezes em que estive em Brasília ouvi referências muito positivas do Museu de Zoologia, o que me deixou honrado. Ouvi elogios principalmente em relação à área da educação, a qual o Museu já foi reconhecido com prêmios”, relata Maurício Rafael.

“Sabemos o tanto que a equipe da Unesc se desdobra. São desbravadores da área. Hoje o Museu é uma referência regional, estadual e, porque não dizer, nacional”, afirmou Luciane Ceretta.

O curso desta terça teve como ministrantes Elaine Cristina Machado, educadora do Museu Nacional de Imigração e Colonização, e Thainá Castro Costa Lopes.


 

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 02 de setembro de 2014 às 11:18
Compartilhar Comente (1)

Inscrições abertas para Semana de Ciência e Tecnologia

Inscrições abertas para Semana de Ciência e Tecnologia
Evento ocorre de 22 a 25 de outubro (Foto: Arquivo) Mais imagens

A 4ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc está com inscrições abertas para participantes, até 14 de outubro. Os interessados em participar das dezenas de atividades podem se inscrever pelo site do evento (clique aqui). O evento ocorre de 22 a 25 de outubro e é em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que, em 2013, tem como tema “Ciência, saúde e esporte”.

 
A palestra de abertura, com o título "Saber popular e saber acadêmico: Uma construção de todos para a promoção da saúde", será proferida pelo professor da Fundação Fiocruz (RJ) Antonio Henrique Almeida de Moraes Neto.
 
No evento serão apresentadas diversas atividades como palestras, workshops, minicursos e oficinas, além de atrações culturais. A programação completa da SCT pode ser acessada no site da Unesc.
 
“Deve-se destacar que este ano foram submetidos 577 resumos, um recorde em comparação aos 506 resumos submetidos em 2012. Os resumos são o resultados das atividades de ensino, pesquisa e extensão da Unesc e serão apresentados na forma de comunicação oral e pôster. A Semana torna-se assim um dos maiores eventos do gênero no Estado, superada apenas pelos eventos similares da UFSC e UDESC”, destacou o coordenador do evento Adriano Michael Bernardin
 
 

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 18 de setembro de 2013 às 15:19
Compartilhar Comente