Diretoria de Extensão

PDI Unesc terá etapa de definição de ações na próxima semana

PDI Unesc terá etapa de definição de ações na próxima semana
Mais imagens

As Unesc promove na próxima semana mais uma etapa do PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional, onde serão definidas as ações para os 12 eixos estratégicos elencados durante os encontros do PDI ao longo do último ano. Este momento terá a presença da comunidade interna da universidade.

Nesta sexta-feira, 14/11, os líderes dos grupos de trabalho estiveram reunidos com a reitoria e coordenação do PDI para alinhamento dos trabalhos, que acontecerão na segunda-feira, 18/11, e quarta-feira, 20/11. 

A partir dos eixos definidos, seus objetivos e metas, a universidade passará a elaborar as ações e prazos para que sejam atingidas. No encontro foram alinhadas as orientações sobre a condução dos trabalhos, programados para o recesso institucional que acontecerá na universidade de 18 a 20 de novembro. 

“A partir dos objetivos estratégicos nós conseguimos desenvolver as ações que precisamos fazer na universidade, para que sejam executadas num prazo de cinco anos, que é o ciclo do PDI. Lembrando que o prazo de cada um será feito posteriormente, mas as ações precisam ser trabalhadas”, observou a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, durante o encontro.

Para coordenar os 12 grupos foram convidados professores e gestores das áreas relacionadas aos temas. A sistemática de trabalho prevê o encontro em salas, providas de computadores para o cadastro das propostas, com um mediador e um relator. No grupo as ações serão cadastradas em um template, durante os encontros realizados na segunda a tarde, noite, quarta-feira pela manhã, à tarde e noite.

Na quarta-feira o PDI terá também a presença dos acadêmicos, que terão também a oportunidade de dar sugestões de ações para os objetivos que serão disponibilizados.

A participação nos grupos foi aberta à comunidade acadêmica através de inscrições online. 

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa - AICOM Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 15 de novembro de 2019 às 05:50
Compartilhar Comente

Unesc faz parte do grupo que avalia mestrados e doutorados brasileiros

Unesc faz parte do grupo que avalia mestrados e doutorados brasileiros
Pesquisadora do PPGCS faz parte da comissão da Capes (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc faz parte do grupo de IES (Instituições de Ensino Superior) com professores participantes da avaliação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrados e doutorados) do Brasil. A professora doutora e pesquisadora Vanessa Moraes de Andrade, do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc) está em Brasília esta semana (17 a 21/7) para colaborar com as avaliações dos mestrados e doutorados em Medicina.

O processo é realizado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e a avaliação tem validade de quatro anos. Os cursos recebem conceitos que variam de 1 a 7. Pontos como proposta do programa, professores, alunos, produção intelectual e inserção social do programa são analisados. Em todo o país, serão avaliados de 3 de julho a 4 de agosto, 4.178 Programas de Pós-Graduação nas mais diversas áreas do conhecimento.

Vanessa faz parte da comissão de 26 pesquisadores convidados pela Capes para avaliar os mestrados e doutorados na área Medicina 1, onde se enquadra também o PPGCS da Unesc. “É uma grande honra poder participar de um grupo tão seleto. É um reconhecimento para mim e para a Unesc”, comenta Vanessa. “Esta avaliação é muito esperada por todos os pesquisadores do Brasil, pois é a partir dela que sabemos a nota do programa e o resultado do trabalho desenvolvido por toda a equipe dos PPGs”, afirma.

PPG de excelência


A Unesc é a única universidade não estatal de Santa Catarina a ter um PPG (Programa de Pós-Graduação) na área da saúde a aparecer no catálogo da Capes de 2016 na lista dos programas considerados como de excelência em todo o Brasil.

Só os programas considerados de excelência (notas 6 e 7) foram listados, por região do país e por área do conhecimento. O PPGCS da Unesc foi indicado por possuir nota 6.

No Sul do Brasil, o catálogo citou dez Instituições de Ensino Superior, sendo seis no Rio Grande do Sul, duas em Santa Catarina e duas no Paraná. No Estado, apenas a UFSC e a Unesc apareceram na publicação.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 18 de julho de 2017 às 18:18
Compartilhar Comente

Professores participam do 6º Diálogo com as Ciências

Professores participam do 6º Diálogo com as Ciências
Apresentação foi feita pelo PPGCS (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Professores doutores da Unesc participaram na tarde desta segunda-feira (29/5), da sexta edição do “Diálogos com as Ciências”, que neste encontro abordou as Ciências da Saúde. Os professores do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) Eduardo Rico e Emílio Streck foram os responsáveis pela apresentação do encontro, que tratou sobre a pesquisa “Impacto do uso de estratégias investigativas sobre as emoções e a motivação dos alunos e as suas concepções de ciência e cientista”.

O estudo apresentado mostra o impacto da introdução de atividades investigativas sobre a emoção, a motivação e a concepção de ciência e cientista em alunos do Ensino Médio brasileiro.

O evento é realizado pela Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão) da Universidade, pelas Unidades Acadêmicas e pelos Programas de Pós-Graduação Strictu Sensu, sempre com um PPG diferente – o próximo será o PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito). O evento desta segunda-feira teve a presença da assessora da Propex, Gisele Coelho Lopes, que deu as boas-vindas aos professores.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 29 de maio de 2017 às 21:33
Compartilhar Comente

Hábito é um dos segredos para gerenciar bem as equipes de talento

Hábito é um dos segredos para gerenciar bem as equipes de talento
Palestra ocorreu dentro da Semana de Ciência e Teconologia (Foto: Alfa Comunicação) Mais imagens

A gestão de pessoas está entre os maiores desafios de todo profissional que se transforma em empresário, pois envolve a motivação da equipe, o desenvolvimento de talentos, a contratação das pessoas certas, entre outras questões. "Normalmente, o profissional faz bem a parte técnica, aquilo que ele estudou. Quando passa a ser empresário e precisa comandar uma equipe, ele se pergunta: e agora?", conta o CEO (Chief Executive Officer) da empresa Organizze, Leandro Benincá. Para ele, a resposta está em uma palavra fácil de ser dita e difícil de ser aplicada: hábito.

Foi este o ponto central da palestra "Como gerenciar micro-equipes de talentos", apresentada por Benincá durante a 7ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc, nesta quinta, 20 de outubro.

Em tom provocativo e questionador, Leandro Benincá fez com que os participantes da palestra enxergassem os problemas da falta de hábito. "A gestão financeira é o primeiro hábito que o gestor precisa ter e desenvolver em sua equipe. Para quem gasta mais do que ganha, o salário nunca será suficiente", acredita. Ele defende que a partir de rotinas pessoais, como os cuidados com a própria saúde, todos passam a ter bons hábitos nas organizações. "Quando a pessoa consegue se acostumar a fazer algo que fará bem para a saúde dela, ela entende que é capaz de fazer qualquer coisa", entende Benincá.

Pode parecer difícil inserir no dia a dia bons hábitos, mas o CEO da Organizze afirma que as equipes de talentos trabalham por desafios. Ele defende que o primeiro passo deve ser dado pelo líder, ensinar pelo exemplo. "Como vai conseguir que seus funcionários façam aquilo que você não faz?", questiona.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

20 de outubro de 2016 às 15:49
Compartilhar Comente

Pesquisas produzidas na Unesc são classificadas como de alto impacto para comunidade

Pesquisas produzidas na Unesc são classificadas como de alto impacto para comunidade
Avaliadores do CNPq estão na Semana de Ciência e Tecnologia Mais imagens

"Não há dúvidas de que a Unesc conseguiu se consolidar como uma instituição produtora de pesquisas de alto impacto. O nível das pesquisas produzidas é, de fato, espetacular". Essa foi a análise da professora da Udesc e avaliadora do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Vera Lúcia Gaspar Silva, durante a 7ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc.

As avaliações das pesquisas foram realizadas durante as sessões de apresentações dos bolsistas de iniciação científica, inserida na programação do evento. Além do alto nível das 23 pesquisas promovidas pelos bolsistas da Universidade, a avaliadora destaca a coordenação da própria Semana. “Além disso, em minha opinião, a Instituição é referência em excelência na gestão da Semana de Ciência e Tecnologia”, completa.

Segundo Vera, apesar das avaliações serem uma prática regular do CNPq, uma vez que o órgão fomenta as bolsas ofertadas à Universidade, é possível observar diversos aspectos da produção de conhecimento científico na universidade. “Estamos cumprindo uma norma ao avaliar os investimentos nas bolsas, mas por termos um olhar externo e avaliarmos outras instituições conseguimos cruzar informações e concluir que a Unesc é referência para outros locais”, explica.

O processo de organização, a aplicação prática das pesquisas no desenvolvimento regional e o acesso à informação que os alunos têm são os pontos de destaque apontados pela avaliadora a respeito dos projetos apresentados pela Unesc. “Há uma diferença no processo de organização dessas pesquisas, na logística, na desenvoltura dos acadêmicos, na forma de exposição. Além disso, me chama atenção a aplicação prática dessas pesquisas na sociedade e a riqueza de informações e bibliografia disponível aos estudantes que tem vínculos com os projetos, é como se houvesse uma formação paralela”, finaliza ela.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

20 de outubro de 2016 às 14:15
Compartilhar Comente