Diretoria de Extensão

Comunidade participa de mostra de projetos do Território Paulo Freire

Comunidade participa de mostra de projetos do Território Paulo Freire
Atividades ocorreram nesta quarta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

No meio de crianças, jovens e adultos que aproveitaram o feriado de Proclamação da República (15/11) para ir até a Escola João Frasseto, no Bairro Santa Luzia participar da mostra dos projetos de extensão do Programa Território Paulo Freire da Unesc, esteve o presidente da Associação de Moradores do Bairro Vila Manaus, Avelino Reissatti. Colaborando nas atividades realizadas durante a tarde e conhecendo melhor os 12 projetos oferecidos pela Universidade para a região da chamada “Grande Santa Luzia”, ele falou do quanto a atuação da Unesc junto à comunidade traz benefícios para a população. “O conhecimento que vem da Universidade fica aqui, é absorvido e levado para a vida”.

Reissatti participou do primeiro projeto do Território Paulo Freire na Vila Manaus, em 2014 e afirmou que as informações repassadas sobre Direito do Consumidor e Direito Trabalhista são utilizadas até hoje por ele na associação. “Os projetos realizados colaboram com a vida da comunidade”, comentou.

Mostra


Nas salas de aula da escola estiveram professores e alunos responsáveis pelas atividades de cada um dos 12 projetos do Programa. Em uma delas estava a aluna da décima fase do curso de Psicologia da Unesc, Isabela Tellis Rodrigues, bolsista no projeto “Habitat Saudável e Sustentável”. O projeto atua no Bairro Progresso com atividades em parceria entre os cursos de Psicologia, Arquitetura e Urbanismo e História e segundo a acadêmica, quer mostrar que um ambiente saudável para morar não diz respeito apenas ao espaço físico, mas também ao que está ao redor. “Conversamos com os moradores e demonstramos que todos são responsáveis pelo ambiente. Ainda desenvolvemos ações que possam materializar esses espaços de uso coletivo na comunidade”.

Já em outra sala estiveram a coordenadora da “Escola de Pais e Filhos”, a professora da Unesc Fabiane Ferraz. Ela e os bolsistas do projeto, alunos dos cursos de Pedagogia, Enfermagem e Direito, realizaram uma roda de conversa com o tema “Direito”, envolvendo adultos e atividades de pintura facial apara crianças.

Segundo ela, foi apenas uma mostra do que o projeto faz há quatro anos em três escolas de diferentes Bairros. “A cada mês realizamos uma roda de conversa com os pais e outra com os filhos. A linguagem é adequada a idade dos participantes e os temas são trazidos pela própria comunidade. Além dos três cursos, temos a colaboração do Programa de Residência Multiprofissional”, explica. Além disso, a cada semestre os professores das escolas escolhem cinco temas e os alunos repassam suas dúvidas a serem sanadas durante um encontro.

Para a coordenadora do Programa Território Paulo Freire da Unesc, Sheila Martignago Saleh, o evento foi bem prestigiado pela comunidade e cumpriu o objetivo de atender moradores de todas as idades e permitir que eles pudessem conhecer melhor o trabalho realizado.

A mostra contou ainda com apresentações musicais e de dança. Os visitantes também receberam lanche.

Território Paulo Freire

Há quatro anos, a Universidade realiza o Programa Território Paulo Freire, com  projetos em áreas como Saúde, Educação, Direito, Arquitetura e Urbanismo, Psicologia, Meio Ambiente e Informática. Eles reúnem pessoas de todas as idades em atividades que visam levar conhecimento e colaborar com a melhoria da qualidade de vida. O Programa é realizado por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 15 de novembro de 2017 às 18:31
Compartilhar Comente

Estudante mexicano desenvolve pesquisa no Mestrado em Ciências Ambientais

Estudante mexicano desenvolve pesquisa no Mestrado em Ciências Ambientais
Pró-reitor recepcionou Luis Alberto Chaves nesta segunda-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc tem sido cada vez mais procurada por estudantes estrangeiros de mestrado e doutorado para a realização de atividades. O PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) recebeu neste semestre o mestrando mexicano Luis Alberto Jorge Lopez Chaves do Centro Interdisciplinar de Pesquisa para o Desenvolvimento Integral Regional, da Unidade de Durango do Instituto Politécnico Nacional. E nesta segunda-feira (13/11), o estudante recebeu as boas-vindas da Reitoria, durante encontro com o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Oscar Montedo.

Chaves desenvolve a pesquisa “Efeitos ambientais relativos a segurança humana, devido a população de cães (Canis lupus familiaris) em situação de rua na cidade de Durango, México” no Laboratório de Meio Ambiente e Psicologia Ambiental sob orientação da professora doutora Teresinha Maria Gonçalves.

No encontro, o mestrando foi acompanhado pela orientadora e pela coordenadora do PPGCA, Patrícia do Amaral.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 13 de novembro de 2017 às 21:53
Compartilhar Comente

Santa Luzia recebe mostra de projetos desenvolvidos pela Unesc na região

Santa Luzia recebe mostra de projetos desenvolvidos pela Unesc na região
Programa Território Paulo Freire realiza ações há quatro anos em vários Bairros (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc desenvolve 122 projetos de extensão em diversos municípios do Sul do Estado e em Criciúma, os Bairros da chamada “Grande Santa Luzia” não ficam de fora das atividades. Há quatro anos, a Universidade realiza o Programa Território Paulo Freire, com 12 projetos em áreas como Saúde, Educação, Direito, Arquitetura e Urbanismo, Psicologia, Meio Ambiente e Informática. Eles reúnem pessoas de todas as idades em atividades que visam levar conhecimento e colaborar com a melhoria da qualidade de vida. E nesta quarta-feira (15/11) a região vai receber uma mostra dos projetos, com a participação de professores e acadêmicos, em mais um momento de troca com a comunidade.

A mostra trará todos os projetos desenvolvidos entre 2016 e 2017 nos diversos Bairros da região. O evento ocorre das 13h30 às 17 horas na Escola João Frasseto, no Bairro Santa Luzia.

Segundo a coordenadora do Programa Território Paulo Freire da Unesc, Sheila Martignago Saleh, o evento foi pensado para atender aos moradores de todas as idades e para que as famílias possam participar e conhecer melhor o trabalho realizado. “Cada projeto vai levar um pouco do que faz para que as pessoas participem. Tudo de maneira dinâmica e leve para que os moradores vivenciem as possibilidades do Território Paulo Freire. Será um momento de troca muito importante. Eles poderão conhecer melhor o Programa, além de poder passar suas demandas”, conta.

O Programa Território Paulo Freire é realizado por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 13 de novembro de 2017 às 15:45
Compartilhar Comente

Coletiva de Artistas do Sul traz produções que convidam à reflexão

Coletiva de Artistas do Sul traz produções que convidam à reflexão
Mostra foi aberta na noite desta sexta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A arte e a cultura regional ganharam mais uma vez espaço na Universidade. Na noite desta sexta-feira (10/11), foi aberta a 3ª Coletiva de Artistas do Sul, com produções de  20 artistas de oito municípios da região. A exposição pode ser apreciada até março de 2018 no Espaço Cultural “Toque de Arte”, localizado no hall do Bloco Administrativo, e traz obras em pintura, instalação, objeto, fotografia, escultura, computação gráfica, serigrafia, xilogravura e desenho.

O artista Edi Balod, falou em nome dos expositores e além de agradecer pela oportunidade dada para artistas experientes e iniciantes, chamou a atenção para a qualidade dos trabalhos e o cuidado da organização desde o edital até a curadoria e a montagem da mostra. “A Coletiva de Artistas teve uma curadoria competente e uma equipe com profissionalismo e cuidado com as obras e os artistas”.

Para o diretor da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) e um dos curadores da exposição, Marcelo Feldhaus, foram encaminhadas 72 propostas para avaliação da curadoria e os trabalhos tinham uma elevada qualidade. Ele explicou que as obras não foram agrupadas em blocos, mas dispostas de maneira que dialogassem entre si e promovessem reflexão. “A arte produz pensamento e a Coletiva colabora com a disseminação da cultura regional e convida à refletir sobre diversos temas da nossa realidade”, comenta.

A coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, contou que na primeira Coletiva de Artistas do Sul, a Universidade teve a parceria da Fundação Cultural de Criciúma e catálogos foram impressos. Na segunda, em 2015, além de impressos, os catálogos estiveram disponíveis na versão online. Já na terceira edição, Amalhene informou que 300 catálogos com as produções expostas serão impressos e distribuídos para escolas públicas e bibliotecas da região, além da versão online que será disponibilizada no site da Unesc. “Nós acreditamos que a arte tem poder de transformação de espaços e pessoas”, afirmou, agradecendo aos artistas, à equipe e aos patrocinadores do evento.

Já a curadora Daniele Zacarão, lembrou que a Coletiva também é um espaço de pesquisa para os artistas da região e abordou a importância do incentivo a projetos como este.

Coletiva também abre as portas para artistas iniciantes

CJ Bonroy, aluno da quarta fase de Artes Visuais, é um dos 20 artistas selecionados para a Coletiva. Ele conta que desde cedo teve interesse pela arte. “Eu cresci em um local que não tinha espaços culturais e de exposições de arte, mas eu sempre fui apaixonado pela área e sempre li vários livros do assunto. Quando eu decidi fazer graduação, eu sabia que era Artes Visuais o curso que iria fazer. Estou gostando muito do curso e estou experimentando várias possibilidades de linguagens artísticas.”, afirma.

CJ Bonroy atualmente reside em Cocal do Sul e a sua obra, Vanitas, é uma produção tridimensional. "Vanitas procura estabelecer diálogos sobre a fragilidade e efemeridade da vida, e também, sobre os espaços culturais que morrem nos centros urbanos. Em minha produção, procuro fazer uma relação com o Centro Cultural Jorge Zanatta, que se encontra em condições lastimáveis. No entanto, por um grupo de pessoas engajadas na luta pela arte e pela cultura, o Centro Cultural Jorge Zanatta continua respirando em meio a uma cidade que cresce descontroladamente a sua volta."

Apresentações culturais


A Coletiva também abriu espaço para apresentações de dança, música e performance. O Grupo Dallas foi o responsável pela música do evento, que contou ainda com a apresentação do grupo de dança Maria da Glória, com a coreografia Operários, do coreógrafo e estudante de Artes Visuais da Unesc, Walter Gobbo.

As apresentações culturais enceraram com a performance “Não Recomendado”, de Ohara Gray, a identidade de Kauê Mateus Beletini, acadêmico de Artes Visuais.

União pela arte e pela cultura

A Coletiva que reúne artistas da região Sul é realizada por uma parceria entre a Universidade e o Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, e recebe auxílio financeiro da Betha Sistemas, da Anjo Tintas e do Bistek Supermercados.

Mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 10 de novembro de 2017 às 22:09
Compartilhar Comente

Unesc na Praça leva serviços e atividades para Sombrio neste sábado

Unesc na Praça leva serviços e atividades para Sombrio neste sábado
Professores e alunos estarão das 9 às 17 horas no município (Foto: Arquivo) Mais imagens

Estudantes e professores da Universidade vão levar um pouco do conhecimento produzido na Instituição, por meio de serviços, atendimentos e orientações para os moradores de Sombrio. No sábado (11/11), ocorre o Unesc na Praça, das 9 às 17 horas, ao lado da Igreja Matriz, e vai reunir em um só espaço mais de 20 projetos de extensão, uma pequena feira das profissões, com informações sobre os cursos e as possibilidades de bolsa de estudos e financiamento, atividades culturais e equipes dos cursos da área da saúde realizando serviços e dando orientações.

Segundo a assessora da Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Sheila Martignago Saleh, o evento foi um convite do CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Sombrio e da AEUS (Associação dos Estudantes Universitários de Sombrio), para que a Universidade mostrasse um pouco das oportunidades que oferece, dos cursos e dos projetos de extensão durante o Sábado Mais promovido pela CDL.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 09 de novembro de 2017 às 21:33
Compartilhar Comente