Diretoria de Extensão

Unesc na Praça leva serviços e atividades para Sombrio neste sábado

Unesc na Praça leva serviços e atividades para Sombrio neste sábado
Professores e alunos estarão das 9 às 17 horas no município (Foto: Arquivo) Mais imagens

Estudantes e professores da Universidade vão levar um pouco do conhecimento produzido na Instituição, por meio de serviços, atendimentos e orientações para os moradores de Sombrio. No sábado (11/11), ocorre o Unesc na Praça, das 9 às 17 horas, ao lado da Igreja Matriz, e vai reunir em um só espaço mais de 20 projetos de extensão, uma pequena feira das profissões, com informações sobre os cursos e as possibilidades de bolsa de estudos e financiamento, atividades culturais e equipes dos cursos da área da saúde realizando serviços e dando orientações.

Segundo a assessora da Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Sheila Martignago Saleh, o evento foi um convite do CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Sombrio e da AEUS (Associação dos Estudantes Universitários de Sombrio), para que a Universidade mostrasse um pouco das oportunidades que oferece, dos cursos e dos projetos de extensão durante o Sábado Mais promovido pela CDL.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 09 de novembro de 2017 às 21:33
Compartilhar Comente

Semana de Ciência e Tecnologia mostra como a Matemática está em tudo

Semana de Ciência e Tecnologia mostra como a Matemática está em tudo
Oitava edição do evento segue até sexta-feira com diversas atividades (Fotos: Stephanie Barbosa) Mais imagens

Já está aberta a toda comunidade a 8ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia) da Unesc, o maior evento institucional da Universidade que propõe a troca de conhecimento e muita integração com diversas atividades. É na SCT que está sendo exibido todo conhecimento produzido por alunos e professores em ensino, pesquisa, extensão e inovação, além de ofertado espaço para que a comunidade exponha suas ideias.

A abertura oficial ocorreu na noite desta segunda-feira (16/10), no Auditório Ruy Hülse, que esteve lotado para prestigiar ainda a apresentação do Coral Unesc e a palestra “A Matemática está em tudo”, com o professor doutor Ademir Damazio.

A reitora da Unesc, Luciane Cereta, destacou a importância da SCT para valorizar a educação. “Este é o maior evento da Unesc, que reune diversas áreas e, portanto, precisa ser vivenciado. Temos empenhado todos os esforços possíveis para o desenvolvimento da educação porque acreditamos que o conhecimento muda um país e direciona a encontrar soluções para os problemas de toda uma sociedade. Acreditamos que as ciências, as tecnologias, a cultura e a educação são fundamentais para o investimento em um ensino de qualidade”, frisou.

A coordenadora da SCT, Gisele Coelho Lopes, agradeceu a todos os presentes e envolvidos na organização citando o propósito da SCT para a troca de informações e experiências em várias áreas de conhecimento. “Há uma intensa socialização, pois há a divulgação de projetos de relevância social. Nos surpreende e muito a participação da comunidade que vem trazer a sua ideia inovadora. Na Feira de Ciências, por exemplo, são mais de 200 crianças que visitarão os estandes. Já o Talento Musical irá reunir os mais variados talentos na música e dança, dentre as diversas atividades. É um evento de grande relevância social com 938 inscrições e até sexta-feira esperamos mais. Foram 754 trabalhos aprovados e isso significa um acréscimo de mais de 20% do que ano anterior”, afirmou.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo, lembrou o desenvolvimento da SCT nesses oitos anos. “Fui o primeiro coordenador e não posso deixar de relatar a evolução que tivemos ao longo das edições, o que é fruto do trabalho coletivo. Todas as conquistas da Unesc serão comemoradas nesta semana. A Matemática está em tudo e é fácil perceber na engenharia, na contabilidade. Se tivermos um olhar mais apurado, que é o que a SCT propõe, ela está em todas as áreas, até na arte. Nossa Universidade é grande porque todos a fazem ser grande”, analisou Montedo.

A presidente da APG (Associação de Pós-Graduandos da Unesc), Tatiane Belletini, citou que a SCT propicia a chance de expor todo o trabalho realizado de forma próxima e de fácil acesso. “Para que possamos dividir com toda comunidade, não só acadêmica, mas em geral. Cada vez mais a SCT tem se expandido na troca de informações e é muito rico e louvável o que a Unesc propicia na construção do conhecimento”.

Também participaram da abertura o vice-reitor Daniel Preve; os pró-reitores: de Ensino de Graduação, Indiana Becker e de Administração e Finanças, Thiago Fabris; os diretores de UNAs (Unidades Acadêmicas): CET (Ciências, Engenharias e Tecnologias), Evânio Ramos Nicoleit; CSA (Ciências Sociais Aplicadas), Miguelangelo Gianezini; HCE (Humanidades, Ciências e Educação), Marcelo Feldhaus; SAU (Ciências da Saúde) Mira Dagostin e o presidente do DCE, Marcos Machado.

Expectativa de mais de 10 mil pessoas


A expectativa é de que mais de 10 mil pessoas passem pelo campus até esta sexta-feira (20/10) quando encerra esta oitava edição. A SCT ocorre em paralelo à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, tem como tema “A Matemática está em tudo”. Serão cinco dias com intensas atividades voltadas ao conhecimento com apresentações de trabalhos; orais e em pôsteres; de iniciação científica e de extensão resultantes de projetos de pesquisa e de extensão.

Além disso, uma série de ações paralelas estão programadas como palestras, minicursos, workshops, oficinas e atrações culturais. A semana traz ainda eventos como Seminário de Iniciação Científica, Salão de Extensão, Salão de Ensino, Talento Musical, Feira da Inovação, Feira de Ciências, Innovation Bootcamp, Salão de Pós-Graduação e Workshop de Arqueologia.

As inscrições para alguns minicursos seguem abertas até esta sexta-feira e podem ser feitas diretamente no local, que fica em frente a Reitoria. Para quem já se inscreveu o credenciamento é realizado também no próprio espaço.

O espaço da SCT ainda conta com food trucks com um cardápio bem variado que vai desde crepe, hambúrguer e coxinhas, a batata recheada e milk shakes.

Mais informações link

Texto: Talise Freitas - Ápice Comunicação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 16 de outubro de 2017 às 21:49
Compartilhar Comente (1)

Está aberta a 8ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc

Está aberta a 8ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Evento segue até sexta-feira com diversas atividades (Foto: Stephanie Barbosa) Mais imagens

Já está aberta a 8ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia) da Unesc, o maior evento institucional da Universidade. A expectativa é de que mais de dez mil pessoas passem pelo campus até sexta-feira (20/10) quando encerra o evento. Será exibido todo conhecimento produzido por alunos e professores em ensino, pesquisa, extensão e inovação, além de ofertado espaço para que a comunidade exponha suas ideias.

A SCT ocorre em paralelo à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e tem como tema “A Matemática está em tudo”. Serão cinco dias com intensas atividades voltadas ao conhecimento com apresentações de trabalhos; orais e em pôsteres; de iniciação científica e de extensão resultantes de projetos de pesquisa e de extensão.

Além disso, uma série de ações paralelas estão programadas como palestras, minicursos, workshops, oficinas e atrações culturais. A semana traz ainda eventos como Seminário de Iniciação Científica, Salão de Extensão, Salão de Ensino, Talento Musical, Feira da Inovação, Feira de Ciências, Innovation Bootcamp, Salão de Pós-Graduação e Workshop de Arqueologia.

As inscrições para alguns minicursos seguem abertas até sexta-feira e podem ser feitas diretamente no local. Para quem já se inscreveu o credenciamento é realizado também no próprio espaço.

Atividades paralelas

Quem aproveita a movimentação para fomentar a economia são os trabalhadores locais na Feira da Economia Solidária, que une artesãos, feirantes e agricultores. Margarete Justi e Sandra Ávila há anos usam o espaço da Unesc para venda de artesanato e aproveitam a SCT para incrementar as vendas.

“Estamos aqui todas as quartas e quando recebemos o convite para estar na SCT não pensamos duas vezes porque sentimos resultado e o pessoal valoriza o nosso trabalho”, conta Sandra. Elas comercializam materiais decorativos, roupas, acessórios e produtos de bazar em geral.

O espaço da SCT também conta com food trucks com um cardápio bem variado que vai desde crepe e hambúrguer a coxinhas e batata recheada.

Mais informações no link

*Texto: Talise Freitas - Ápíce Comunicação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 16 de outubro de 2017 às 19:12
Compartilhar Comente

Conhecimento e inovação na 8ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc

Conhecimento e inovação na 8ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Evento ocorre de segunda a sexta-feira no campus universitário (Fotos: Arquivo) Mais imagens

A Unesc vai receber pessoas de diversos municípios nesta semana, para a 8ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia). De segunda a sexta-feira (16 a 20/10), a Universidade apresenta o conhecimento produzido por alunos e professores em ensino, pesquisa, extensão e inovação, além de dar espaço para que a própria comunidade exponha suas ideias. A expectativa é a de que mais de 2.000 pessoas circulem pelo campus, transformado em um ambiente de integração com diferentes atividades.

A SCT abrange as mais diversas áreas de conhecimento como ciências, tecnologias, engenharias, humanidades, educação, ciências da saúde e ciências sociais aplicadas. Ela é o maior evento institucional da Unesc e ocorre em paralelo à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, tem como tema “A Matemática está em tudo”.

Serão cinco dias com intensas atividades voltadas ao conhecimento com apresentações de trabalhos; orais e em pôsteres; de iniciação científica e de extensão resultantes de projetos de pesquisa e de extensão. Além disso, uma série de ações paralelas estão programadas como palestras, minicursos, workshops, oficinas e atrações culturais. A semana traz ainda eventos como Seminário de Iniciação Científica, Salão de Extensão, Salão de Ensino, Talento Musical, Feira da Inovação, Feira de Ciências, Innovation Bootcamp, Salão de Pós-Graduação e Workshop de Arqueologia.

A professora Gisele Coelho Lopes, que integra a comissão organizadora da SCT, lembra ainda que tem a Feira da Economia Solidária, visando a contribuição para o desenvolvimento regional com a presença de artesãos, feirantes e agricultores expondo seus produtos. “A Unesc tem investido de forma significativa em recursos durante o ano para que coloque em prática a essência da Universidade, que é o ensino, a pesquisa e a extensão. E é durante a Semana de Ciência e Tecnologia que professores e acadêmicos divulgam seus trabalhos e podem socializar aquilo que fazem durante todo ano. É o evento ideal para que a comunidade conheça de perto o que é feito e o tamanho da Unesc, que tem uma dimensão que, somente quem a vive todos os dias, sabe o quão ela é importante para a comunidade”, afirma.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo, lembra a importância de um evento como este, promovido pela Universidade que cria um ambiente favorável para que o conhecimento seja disseminado para a sociedade. “A ciência e a tecnologia estão presentes na nossa vida.  A ciência é a arte do conhecimento e a tecnologia é a aplicação deste conhecimento. Já a pesquisa é uma forma de expor como o conhecimento gera resultados e este conjunto está em tudo, nos celulares, nas roupas, medicamentos, prédios, pontes. A Unesc, como uma Universidade Comunitária, está pautada no ensino, pesquisa e extensão e nos cabe divulgar nossas ações”, salienta.

Noventa atividades inclusas


Serão 90 atividades inclusas na Semana de Ciência e Tecnologia, não abrangendo somente a comunidade acadêmica, mas a comunidade em geral. Montedo observa que a cada ano aumenta o número de participantes. Nesta oitava edição são 884 inscritos nas mais diversas graduações, resultando em mais de 700 trabalhos a serem apresentados. “Alguns são específicos, mas há um grande rol de atividades que ocorrem paralelamente. Esses trabalhos não tem uma validade, não são pontuais. Não são também só trabalhos de cunho específico ou tecnológico, mas de extensão e pesquisa que interagem com toda sociedade no sentido de desenvolver algo positivo a ela”, considera o pró-reitor.

A partir das 14 horas de segunda-feira (16/10), a SCT já estará de portas abertas para toda comunidade, porém às 19 horas ocorre, no Auditório Ruy Hülse, a abertura oficial com a palestra sobre a temática desta oitava edição. “A palestra é com o nosso professor doutor Ademir Damásio, reconhecido nacionalmente por seu trabalho e pesquisa na área de matemática”, conta Montedo.

As inscrições para algumas atividades específicas ainda estão abertas para participação.

Mais informações no link 

Texto: Ápice Comunicação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 15 de outubro de 2017 às 08:00
Compartilhar Comente

Programação do Dia do Professor no campus encerra com yoga

Programação do Dia do Professor no campus encerra com yoga
Atividades foram direcionadas para docentes e funcionários (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A semana encerrou no campus com yoga. A atividade fez parte da programação especial da Unesc em comemoração ao Dia do Professor, e reuniu professores e funcionários para um momento de introspecção e relaxamento.

A programação contou ainda com mostra fotográfica, feira de saúde e cuidados e apresentações culturais, em diversos espaços do campus, com o intuito de valorizar a profissão docente. O fechamento da programação especial ocorre no dia 28 de outubro com um almoço às 12h30 no Salão Comunitário do Caravaggio, em Nova Veneza.

A ação é oferecida pela Reitoria e organizada por uma comissão formada por membros de diversos setores da Instituição, como DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano), Setor de Arte e Cultura, Setor de Eventos, Secom (Setor de Comunicação Integrada), Ânima, Departamento de Apoio Logístico, UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) e UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 13 de outubro de 2017 às 16:24
Compartilhar Comente