Diretoria de Extensão

Sistema Acafe: Unesc recebe alunos da pós em Gestão Universitária

Sistema Acafe: Unesc recebe alunos da pós em Gestão Universitária
Alunos estão fazendo disciplinas itinerantes pelas IES catarinenses (Foto: Davi Carrer) Mais imagens

Profissionais de diferentes IES (Instituições de Ensino Superior) do Sistema Acafe iniciaram nesta sexta-feira (14/8) mais uma jornada, agora na Unesc. Cerca de 25 pessoas estão cursando a especialização em Gestão Universitária, com disciplinas itinerantes pelas IES catarinenses. Em Criciúma eles vieram fazer o módulo Gestão de Pessoas e Equipes, com a professora Gisele Silveira Coelho Lopes.

“Além do conhecimento que a pós já proporciona, essa imersão traz um compartilhamento de informações de todo Sistema Acafe. Com acesso a outras realidades percebemos que somos muito parecidos. Havia instituições que eu não conhecia e tive a oportunidade de ter aula nelas e trocar informações com nossos colegas”, relatou Andréia Borges, funcionária da Unesc e aluna do curso.

Pela Unesc também frequentam a especialização as colaboradoras Giselle Frigo, Alessandra Goulart e Vanessa Medeiros.

“Ficamos muito felizes com a presença de vocês aqui. Já percebo, por meio de nossos colaboradores, como essa pós está sendo importante”, comentou a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta.

 

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 14 de agosto de 2015 às 15:41
Compartilhar Comente

Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc abre inscrições segunda-feira

Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc abre inscrições segunda-feira
Evento ocorre de 19 a 23 de outubro, em diversos locais da Universidade (Foto: Divulgação) Mais imagens

Foi dada a largada para a 6ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc, que ocorre de 19 a 23 de outubro, em diversos pontos do campus. O evento terá como tema “Luz, Ciência e Vida” e trará novidades aos participantes, que podem fazer a inscrição de trabalhos ou para participar dos cursos, palestras e oficinas a partir de segunda-feira (10/8), no site (clique aqui).

O evento comemora a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O tema do evento é baseado na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o “Ano Internacional da Luz”, com objetivo de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico.

Durante a Semana de Ciência e Tecnologia serão realizados o 15º Seminário de Iniciação Científica, o 7º Salão de Extensão, o 5º Salão de Ensino, o 1º Salão de Pós-Graduação, a 2º Feira de Inovação, o 2º Talento Musical e a 1º Feira de Ciências com abrangência para o Mercosul. No evento, haverá apresentações de trabalhos (orais e pôsteres) de iniciação científica e de extensão resultantes de projetos de pesquisa e de extensão da Universidade. A programação conta ainda com palestras, minicursos, workshops, oficinas e atrações culturais.

A Semana de Ciência e Tecnologia está com uma programação que envolverá diferentes públicos. Teremos programações paralelas e eventos como a 2ª Feira de Inovação tem a proposta de divulgar soluções inovadoras em produtos, processos ou serviços. Estamos otimistas com a participação dos quatro públicos para a Feira da Inovação: comunidade em geral, escolas de Ensino Médio e Técnico, as empresas e as universidades. Temos a certeza que será um evento muito gratificante para todos.”, afirma a assessora acadêmica da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc), uma das organizadoras da Semana, Gisele Coelho Lopes.

Período de inscrições:

Submissão de trabalhos: 10/8 a 7/9.
Avaliação dos trabalhos: 8/9 a 25/9.
Divulgação dos trabalhos selecionados: 2/10 Inscrições para participação dos cursos, palestras e oficinas: 10/8 até o dia do evento.

Programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 07 de agosto de 2015 às 18:21
Compartilhar Comente

Unesc firma parceria com universidades europeias em mestrado sobre patrimônio cultural

Unesc firma parceria com universidades europeias em mestrado sobre patrimônio cultural
Professores e alunos da Universidade podem concorrer a bolsas de estudo (Foto: Arquivo) Mais imagens

Um mestrado único no mundo, com abordagens aplicadas a questões globais atuais de desenvolvimento sustentável para a gestão do território, patrimônio e paisagem cultural. Esse é o Dyclam (Dinâmica da Paisagem Cultural e Gestão do Patrimônio), que firmou uma cooperação com a Unesc e mais cinco universidades europeias.
 
A parceria ocorre por meio da Propex (Pró-reitoria de Pós Graduação Pesquisa e Extensão) com o grupo de pesquisa em Arqueologia e Gestão Integrada do Território e o Setor de Arqueologia do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc), em associação as instituições: Universidade Jean Monnet, Saint-Etienne-França, Universidade Federico II, Nápole-Itália, Universidade de Stuttgart-Alemanha, Instituto Politécnico de Tomar-Portugal e Museu de História Natural de Paris-França

“A Unesc é a única Universidade das Américas a firmar parceria com o Dyclam. Essa cooperação possibilita que professores e alunos da Unesc participem de processos para bolsas de estudos, bem como receber estudantes estrangeiros do programa”, comenta o professor associado ao Dyclam, Juliano Bitencourt Campos, líder do Grupo de Pesquisa em Arqueologia e Gestão Integrada do Território da Unesc e coordenador do Setor de Arqueologia do Iparque.

Para se inscrever, o candidato deve entrar no site do Dyclam (clique aqui) e seguir os passos necessários. O envio do currículo e documentos está em aberto até o dia 15 de Março.

Saiba mais


Dúvidas e informações pelo telefone: 3444-3761, ou pelo e-mail: jbi@unesc.net.

Unesc no site do Dyclam (clique aqui)

Informações sobre o pesquisador associado da Unesc no site do Dyclam (clique aqui)

 

Fonte: Secom

Por: Mayra Lima 13 de janeiro de 2015 às 18:46
Compartilhar Comente

Inscrições abertas para o Programa Residência Multiprofissional, com bolsa de estudo

Inscrições abertas para o Programa Residência Multiprofissional, com bolsa de estudo
São 21 vagas, com beneficio dos ministérios da Saúde e da Educação (Foto: Arquivo) Mais imagens

As inscrições para o Programa Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e em Saúde Coletiva da Unesc já estão abertas. Os interessados em cursar as especializações, com direito a bolsa de estudo por dois anos dos ministérios da Saúde e da Educação, devem procurar a Universidade até o dia 28 de janeiro.

“A Residência é uma grande oportunidade para especializar-se na área da saúde. Trata-se de um programa reconhecido nacionalmente e que tem efetuado fortes contribuições para os cenários de práticas. A tendência atual é que cada vez mais, os serviços de saúde valorizem a residência como critério para atuação profissional na saúde coletiva. Além disso, o residente terá também uma importante formação na área da pesquisa e da elaboração de projetos de extensão comunitária”, comenta a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta.

São 21 vagas distribuídas nas áreas de Educação Física (Bacharelado), Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia.

As inscrições ocorrem na UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), na sala 12 do Bloco S, das 13h30 às 17 horas. O candidato só poderá concorrer a uma única área e vaga.

Atendimento

O Programa conta com a atuação de profissionais nas Unidades Básicas de Saúde de Criciúma, por intermédio do ESF (Estratégia Saúde da Família), e realiza atendimento nas Unidades de Saúde de Criciúma e em outros pontos do sistema de saúde, como as clínicas integradas da Unesc, as Unidades de Saúde 24 horas e a rede hospitalar local e regional. Os residentes atuarão também na área de pesquisa em saúde coletiva e na elaboração de projetos de intervenção/extensão comunitária.

Saiba mais


A listagem com a homologação das inscrições será publicada a partir de 11 de fevereiro de 2015 no site da Unesc.

Mais informações pelo telefone (48) 3431-2671.

Confira os editais

Fonte: Secom

Por: Mayra Lima 07 de janeiro de 2015 às 17:02
Compartilhar Comente

Capes aprova curso de mestrado em Saúde Coletiva

Capes aprova curso de mestrado em Saúde Coletiva
É o sexto mestrado da Universidade, sendo o primeiro a nível profissional Mais imagens

A Unesc acaba de receber a recomendação da Capes (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/MEC) para a implantação do programa de pós-graduação, nível de mestrado, em Saúde Coletiva. É o sexto mestrado da Universidade, sendo o primeiro mestrado profissional.

“A aprovação de mais um mestrado ratifica a qualidade de nossa equipe de professores pesquisadores e consolida nossa posição de sermos também referência em pós-graduação em nível de mestrado e doutorado”, destaca o reitor Gildo Volpato.

Saúde Coletiva

O novo mestrado terá papel fundamental para a saúde pública. “Ele permitirá a análise de problemas reais que ocorrem no âmbito da saúde pública da nossa cidade e região, assim como no estado e país. Dentre as principais situações que serão foco da análise está a gestão dos serviços de saúde, que é vista hoje como um dos principais nós críticos do sistema de saúde; os processos de formação de profissionais de saúde, e programas de promoção da saúde”, informa a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta.

O programa terá cinco linhas de atuação: “Gestão do cuidado e educação em saúde”, “Educação e gestão do trabalho na saúde”, “Epidemiologia aplicada aos serviços de saúde” e “Promoção da Saúde”.

Ingresso

O mestrado em Saúde Coletiva vai oferecer 20 vagas anuais, com tempo de formação de 24 meses. Em breve a Universidade vai lançar edital para o processo seletivo. A primeira turma deve iniciar no primeiro semestre de 2015.

Sexto mestrado

Com essa conquista a Unesc chega ao sexto mestrado (Educação, Ciências Ambientais, Ciências da Saúde, Ciência e Engenharia de Materiais, Desenvolvimento Socioeconômico e Saúde Coletiva) e dois doutorados (Ciências da Saúde e Ciências Ambientais).

Mestrado Profissional

Conforme resume a Capes, Mestrado Profissional é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao acadêmico. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 26 de novembro de 2014 às 11:37
Compartilhar Comente (2)