Diretoria de Extensão

Unesc forma primeira turma de Lideranças Sociais e Comunitárias

Unesc forma primeira turma de Lideranças Sociais e Comunitárias
Curso de Formação contou com a participação de alunos de 11 estados do país (Fotos: Reprodução) Mais imagens

A Unesc comemorou nesta semana a conclusão da primeira turma do curso de Formação de Lideranças Comunitárias e Sociais, projeto de Extensão promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade. Os formandos foram recebidos em cerimônia virtual diretamente de 11 estados e 52 municípios de todo o país. O ciclo encerrado foi celebrado por toda a Instituição na noite de quarta-feira (28/4) e marca o primeiro passo de um projeto que leva as digitais da Universidade Comunitária que o desenvolve.

Promover cidadania, empoderamento e conhecimento para a comunidade, para a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento da Unesc, Gisele Coelho Lopes, é a marca da Unesc, carimbada no projeto que tem foco nas temáticas de direitos humanos, cidadania e políticas públicas. “Temos aqui multiplicadores de conhecimento em diferentes lugares e que, a partir dos seus Programas de Pós-graduação, enxergam na extensão a forma de compartilhar conhecimento. Como diz Paulo Freire, estamos aqui para combinar saberes e essa combinação é o que nos faz ser Universidade Comunitária. Meus profundos agradecimentos a todos os envolvidos em mais uma ação de sucesso que leva as sementes da Universidade Brasil afora”, destacou.

Junção de forças

Além do PPGD, o curso é organizado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS); Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA); Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol); com a Comissão de Direitos Humanos da Subseção da OAB/Criciúma-SC; Secretaria de Diversidades e Ações Afirmativas da Unesc; com o curso de graduação em Direito e com o Centro Acadêmico de Direito da Universidade. O envolvimento de tantos profissionais, conforme a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, foi o trampolim para os expressivos resultados.

“Vocês trabalharam em várias mãos, primaram pela indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Promoveram a cidadania, a democracia, o estímulo à defesa de políticas públicas, dos direitos humanos, a colaboração, a liderança. Estimularam o olhar ampliado para as causas sociais e enfatizaram a necessidade do envolvimento das pessoas para a construção coletiva de respostas para as questões que envolvem o cotidiano das comunidades, que por tantas vezes são deixadas de lado sem nem mesmo serem debatidas”, apontou Fernanda.

O grupo de formandos que celebra a formatura e leva adiante os conhecimentos trocados ao longo dos encontros, conforme a professora Janete Trichês, uma das concluintes do curso, é o primeiro, de muitos que virão. “Paulo Freire, o patrono da educação brasileira, dizia que a educação não muda o mundo, muda as pessoas e as pessoas, então, mudam o mundo. Nossa gratidão a cada um de vocês por acreditarem na educação e nas mudanças que ela operou em cada um de nós ao longo desse curso. Já não somos mais os mesmos e nos sentimos mais preparados para pensar em mudar a realidade a partir do lugar que cada um de nós ocupa”, garantiu Janete, oradora da turma.

A defesa do básico e primordial

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Criciúma, Rafael Búrigo Serafim, prestigiou a noite de formatura e destacou a importância do projeto para o fortalecimento da cidadania. “Ter pessoas formadas hoje por esse curso oferecido pela Unesc é muito importante porque são mais vozes a defender aquilo que precisa ser diariamente dito. Sim, o óbvio precisa ser dito. O óbvio do respeito à vida, ao outro, a nossa condição de ser humano. Tão importante quanto a iniciativa da Universidade é vocês, alunos, terem se dedicado a esse projeto”, pontuou o presidente.

A partir de tamanho aprendizado oportunizado pela troca de experiências, conforme o coordenador-adjunto do PPGD, coordenador do programa Escola de Lideranças e do curso de Lideranças Sociais e Comunitárias, Reginaldo de Souza Vieira, o compromisso é levar adiante os ensinamentos na prática diária. “Foi incrível ver o compromisso e a sede de aprendizado que vocês tiveram. Cada um trouxe uma história de vida, uma contribuição importante. Tivemos a condição de realizar, em um estilo bem ‘freiriano’, de trocar, compartilhar, reinventar e construir conhecimento, aliando teoria e a prática e construindo uma intervenção social que pudesse transformar a vida das pessoas”, destacou. Ao lado de Reginaldo, coordenaram o curso de Lideranças Sociais e Comunitárias os professores Ismael Francisco de Souza e Fernanda da Silva Lima.

A formatura, para o coordenador PPGD, Antônio Carlos Wolkmer, significa uma vitória coletiva. “Temos uma experiência muito rica a partir da junção de forças dos Programas de Pós-Graduação, apoio da Instituição e da OAB, também sempre parceira. Trata-se do coroamento de um curso que buscou instrumentalizar lideranças comunitárias e conselheiros estimuladores de políticas públicas, capacitando a cidadania e o fortalecimento da democracia”, resume.

O curso contou com 90 horas de atividades realizadas semanalmente em formato virtual.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de abril de 2021 às 21:31
Compartilhar Comente

Semana da Extensão da Unesc debate temas dos projetos comunitários inseridos no cenário atual

Semana da Extensão da Unesc debate temas dos projetos comunitários inseridos no cenário atual
Situação de catadores em tempos de Covid19 será abordada na palestra online de abertura (Foto: Divulgação) Mais imagens

“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas mudam o mundo”. A frase célebre do educador Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, traduz bem o que o conhecimento faz. Os ensinamentos dele subsidiam diversas ações da Universidade, e quando o assunto é ligação com a comunidade não é diferente. A Unesc possui hoje mais de 200 projetos de extensão, desenvolvidos por professores e alunos nos diversos municípios da Amrec e da Amesc. Eles serão a base das atividades da Semana da Extensão, que iniciará neste sábado (2/5) e seguirá até 8 de maio. Neste ano, o evento será totalmente online, com palestras, oficinas, capacitações e visitas virtuais e fará uma conexão entre os assuntos trabalhados pelos projetos e o cenário atual com a pandemia de Covid19.

A programação do evento vai abrir sábado, às 19 horas com a palestra “A situação das catadoras e catadores em tempos de Covid19: Uma análise desde o contexto local ao global”, transmitida pelo canal da Unesc TV no YouTube. O tema vai ser abordado pela doutora em Ciência Política e pesquisadora da Wiego (uma rede global focada em garantir meios de subsistência para os trabalhadores pobres, especialmente mulheres, na economia informal), Sônia Maria Dias, e pelo professor da Unesc, doutorando em Ciências Ambientais e pesquisador sobre inclusão social de catadores, Mário Ricardo Guadagnin. O professor ainda coordena o projeto de extensão Coleta Seletiva Solidária.

Guadagnin chama a atenção para o fato de que no cotidiano das cidades há um número considerável de trabalhadores urbanos que tiram sua sobrevivência do exercício da profissão de catador de materiais recicláveis. A preocupação maior é evitar que a Covid19 seja levada das casas de pessoas contaminadas para as ruas e para os galpões de separação e triagem das associações e cooperativas e ou para as residências dos catadores autônomos. “Neste momento há um processo de invisibilidade sistêmica desta população. Para superar o novo desafio de sobreviver entre ruas e avenidas das cidades sem acesso ao material reciclável e, portanto, sem renda, os grupos de catadores precisam contar com o apoio de algumas organizações”, comenta.

No webinar de sábado, questões como quais ações efetivas estão sendo realizadas para atender os catadores e trabalhadores da base da cadeia de reciclagem e o que pode ser feito durante a pandemia para auxiliar catadores e outros trabalhadores informais serão levantadas e discutidas.

Programação variada

As palestras irão abordar assuntos como o uso do aplicativo Palma Escola na alfabetização mediada por tecnologias da informação e comunicação; violência de gênero contra mulheres em tempos de isolamento social; empreendedorismo; cuidados com o cuidador; gestão de cursos na agricultura familiar; compostagem domiciliar e filosofia para crianças. Todos os encontros online serão ministrados por professores da Unesc e profissionais convidados.

A Semana da Extensão contará ainda com oficinas de arte e cultura e visitas virtuais a espaços de criação e produção de artistas como o professor da Unesc, Sérgio Honorato, Letícia Garcez e Marina Guidi. O visitante da página do evento poderá ainda conhecer os projetos de extensão desenvolvidos pela Unesc em áreas como saúde, educação, direito, tecnologia e empreendedorismo. Os museus de Zoologia e da Infância também estão com atividades especiais agendadas, assim como o Centro de Documentação e Memória da Unesc (Cedoc).

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, lembra que com a pandemia do corona vírus, estamos vivendo um novo cenário, com períodos de distanciamento social que repercutem na relação entre as pessoas. Para ela, essa nova realidade traz consigo uma oportunidade de ressignificarmos, sermos criativos, reinventarmos e transformarmos o cenário que se apresenta.

“Movida pelo desejo de contribuir com esta transformação e aliada a comemoração do Dia da Extensão, uma equipe com pessoas de diversos setores da Unesc, professores e acadêmicos extensionistas, pensou em compartilhar de forma virtual parte do que a Universidade faz de tão lindo junto à comunidade. Será uma semana permeada por inúmeras possibilidades e ainda teremos momentos de encantamento vinculados à arte e cultura, museus e projetos. Os participantes poderão interagir, especialmente nas palestras e oficinas realizadas em tempo real. Serão momentos de trocas experiências e, sobretudo, muito aprendizado”, afirma.

Saiba mais

O Dia da Extensão é comemorado em 2 de maio. Em 2020, ela marca os 23 anos do falecimento de Freire, reconhecido mundialmente por suas contribuições ao processo de educação de trabalhadores e pela defesa de uma prática educativa que dialoga com a realidade das pessoas

Programação completa e inscrições 

Milena Nandi – Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de abril de 2020 às 16:10
Compartilhar Comente

Araranguá conhece de perto o Plano de 60 Dias

Araranguá conhece de perto o Plano de 60 Dias
Ação faz parte do Núcleo de Empreendedorismo instalado na Unesc Araranguá (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

“O investimento necessário para participar do Plano de 60 dias é apenas um: o tempo de vocês, item indispensável para a transformação de negócios”. Assim o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc Araranguá, Diogo Pereira Moraes, resumiu a troca necessária para a participação no projeto lançado para lideranças e empresários da Cidade das Avenidas na noite desta terça-feira (10/3). O Plano de 60 Dias está com inscrições abertas para empresários que já tem seu negócio e querem aperfeiçoar o trabalho. “Podem se inscrever desde pequenas e médias empresas até um microempreendedor individual, um vendedor de pipoca ou picolé que queira aprender e apostar na sua ideia. Estaremos aqui de portas abertas para pensarmos juntos nesse negócio”, explicou Diogo.

A palavra que define o objetivo desse e dos outros projetos que fazem parte do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc, conforme o coordenador, é transformação, pois esse é o objetivo geral de todo o trabalho em torno de cada um dos projetos. “Queremos promover a transformação nos negócios e com isso promover o desenvolvimento de cada um de vocês e da região. Estaremos preparados para, em parceria com os empreendedores e ouvindo suas demandas, ajudá-los a lapidar e alavancar seus negócios”, destacou.

O projeto realizado em encontros promovidos durante o período de 60 dias é desenvolvido por meio da colaboração de professores, acadêmicos e voluntários, sendo uma ação aberta à comunidade de forma gratuita.

O convite, de acordo com a diretora da Unidade Araranguá, Isabel Regina de Souza, se estende a todos a comunidade do Vale. “A Unesc chegou aqui para realmente contribuir com o desenvolvimento da região. Queremos muito ser esse vetor de desenvolvimento que a cidade merece”, destacou.

Para a empresária e diretora da CDL Araranguá, Dalva Maria Machado Leme, a chegada da Unesc tem sido de grande valia para a cidade, que precisa conhecer melhor e valorizar as oportunidades que chegam com a Instituição. “Araranguá vai crescer muito a partir desses projetos trazidos pela Universidade. Nós precisamos contribuir e ajudar apresentando e compartilhando essas informações tão valiosas como as que recebemos hoje”, comentou.

As inscrições para participação no projeto Plano de 60 Dias em Araranguá seguem até o dia 31 de março. Elas podem ser feitas no site do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de março de 2020 às 23:06
Compartilhar Comente

Verão Mais Unesc reforça as atividades de lazer à beira mar

O domingo de sol e altas temperaturas no Balneário Rincão levou um grande número de veranistas para a beira mar, onde muitas estiveram na arena do Verão Mais Unesc. Durante todo o final de semana centenas destes veranistas aproveitaram as diversas atividades gratuitas realizadas pela equipe do projeto, que proporciona atividade física e lazer à beira mar.

No palco a atração ficou por conta das aulas de ritmos de dança e a zumba. Na areia a equipe do curso de Educação Física da Unesc realizou circuitos de treinos funcionais para crianças e adultos, enquanto a equipe de recreação promoveu atividades como escultura na areia e jogos com as crianças. Outras equipes ficaram responsáveis pela massagem, bocha e vôlei para quem esteve na arena, montada em frente ao Verdão.

A coordenadora do projeto, Giselle Torri, avalia que o primeiro final de semana foi bastante positivo, com um bom público presente. “No próximo final de semana vamos aumentar as atividades, incluindo um espaço para avaliação física, que tem uma grande demanda do público. Então a expectativa para os próximos finais de semana é de atender ainda mais pessoas”, avalia. A Diretoria de Extensão da Unesc, Fernanda Faustini Sônego, avalia que o Verão Mais Unesc vai ao encontro da missão da instituição de levar qualidade de vida às pessoas. “Estamos promovendo várias ações de integração, de exercícios físicos, animação e recreação. Temos a certeza de que na próxima semana a ação será novamente de sucesso e integração com os veranistas”, analisa.

As atividades no sábado e domingo aconteceram das 9 às 14 horas.  O projeto acontece em parceria com a prefeitura do Balneário Rincão, portal 4oito, rádio Som Maior FM e Weber Empreendimentos. O Verão Mais Unesc 2020 reúne acadêmicos e professores da universidade, bem como equipe da prefeitura do Balneário Rincão, que estarão se revezando ao longo das atividades, até o final de janeiro.

PROJETO ITINERANTE - Nos dois últimos finais de semana de janeiro a Unesc e Weber Empreendimentos também estarão com o projeto Verão Mais nas praias de Arroio do Silva e Morro dos Conventos, e no primeiro final de semana de fevereiro em Balneário Gaivotas.


Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa - AICOM Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de janeiro de 2020 às 17:52
Compartilhar Comente

Unesc apresenta projeto de revitalização à comunidade do bairro Nova York

Unesc apresenta projeto de revitalização à comunidade do bairro Nova York
Professores e acadêmicos foram responsáveis por criação de projeto de espaço social e comunitário (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A comunidade do bairro Nova York, em Forquilhinha, conheceu, na noite desta terça-feira (10/12), os detalhes do projeto de um novo espaço social e comunitário a ser implantado no campo do clube União. O projeto completo de uma estrutura multiuso de convivência comunitária foi criado a partir de uma atividade de extensão, intitulada EMI (Projeto de Extensão Escritório Modelo de Assistência Técnica),realizada ao longo de todo o ano por professores e acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica e Engenharia Civil.

Ao longo de quatro encontros dos professores e acadêmicos com a comunidade foi possível fazer um levantamento sobre problemas e potencialidades do bairro, assim como sobre o tipo de estrutura que gostariam de ter à disposição, dados que foram compilados pela equipe e resultaram no projeto final. Entre os espaços planejados estão pista de caminhada, atletismo e ciclovia; quadra poliesportiva; quadras de futebol suíço, areia para vôlei, futebol e futevôlei; biblioteca com salas para cursos; sede da Associação de Moradores; playground adaptado para inclusão social; academia pública; quiosques; concha acústica, entre outros.

Conforme o professor coordenador do projeto, Jorge Luiz Vieira, a participação das famílias do bairro Nova York e dos vizinhos Ouro Negro e Vila Franca foram essenciais para que o projeto refletisse aquilo que, de fato, as comunidades querem e precisam. “No total serão aproximadamente 1.500 famílias beneficiadas com toda a estrutura contemplada, ou seja, um número bastante significativo de pessoas que poderá usufruir daquilo que a comunidade pensou em conjunto”, destacou.

Após a fase apresentação e finalização dos detalhes do trabalho, de acordo com Jorge, o projeto será entregue à prefeitura de Forquilhinha. “Essa será a contribuição da Universidade. Oferecer todo esse trabalho de reconhecimento e utilização da sua expertise para a formação de um projeto completo. A partir disso, o poder público irá orçar e ir em busca de recursos para tornar as ideias realidade”, completou.

A presença nos encontros e a participação na construção das ideias, conforme o representante do Coletivo Cultural Catavento, Leonardo Teixeira, deverá ter continuidade para as próximas etapas a serem encaradas. “Vamos ter a oportunidade de criar uma história diferente para esse espaço que hoje está subutilizado. Sabemos que será um longo processo, mas temos certeza de que, quando pronto, esse será um modelo para outras cidades e comunidades. Com união de esforço iremos em busca dos recursos para efetivar isso tudo”, salientou.

Para a moradora da comunidade Fátima Kopetz, o sentimento é de grande expectativa. “Fiz questão de acompanhar todos os encontros e de participar ativamente desse projeto que com certeza fará toda a diferença no nosso bairro. Acredito que vamos conseguir vê-lo se tornar real”, pontuou.

Lideranças comunitárias que lutam pelo bairro Nova York há décadas ou da nova geração que inicia agora sua trajetória, como José Waldir Cardoso e Nedir Marcelino, respectivamente, também veem com entusiasmo o futuro do campo do União. “Estive na criação do clube União e participei de diversas fases históricas do bairro. Quero continuar trabalhando em prol da nossa região e acredito muito nessa ideia construída”, garantiu.

Na visão de Nedir, mesmo sendo ousada a ideia pode sair do papel. “Queremos continuar o trabalho feito até então na comunidade e encararemos esse projeto que é grandioso, mas é possível”, completou.

O Projeto de Extensão conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Forquilhinha, da Associação de Moradores do Bairro Nova York, do Coletivo Cultural Catavento e Labs Coopera e é vinculado ao Pehis (Programa Permanente de Extensão Habitat + Humano, Inclusivo e Sustentável) da Unesc. A ação conta com ainda colaboração dos professores Evelise Chemale Zancan, do Curso de Engenharia Civil, e Vanildo Rodrigues, do Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica e de alunos bolsistas e voluntários.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 10 de dezembro de 2019 às 22:18
Compartilhar Comente