Diretoria de Extensão

Unesc vai participar de Fórum Integrado da Acafe

Gestores e professores da Unesc vão participar do 3º Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais), que inicia quarta-feira e estende-se até sexta (14 a 16/9), no Centro de Eventos da Univali em Balneário Camboriú.

 

O reitor Gildo Volpato, a pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira, e o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Ricardo Pinho, vão participar do evento. Professores e acadêmicos vão apresentar trabalhos, em forma de comunicação oral e pôster.

 

Comunicação Oral

 

Profª Rosa Nadir Jerônimo

Extensão - Projeto Coleta Seletiva Solidária: Intervenção junto à Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis – CTMAR - Associação de Catadores

 

Prof. Carlos Arcângelo Schlickman

Ensino - O Texto como Objeto de Ensino: Experiências Didáticas na Disciplina de Estágio Supervisionado no Curso de Letras da Unesc

 

Acadêmica: Maria de Lurdes Ugione

Pesquisa - Efeito da Transfusão de Concentrado de Hemácias sobre Parâmetros de Inflamação e Estresse Oxidativo em Pacientes Criticamente Enfermos

 

Profª Édina Baumer

Ensino - A Música no Ensino da Arte

 

Prof. Marcos Marques da Silva Paula

Pesquisa - Síntese e Caracterização de Poli-Estireno-Co-Acdo Acrílico Aditivado com Nanopartículas Reticulado com Divinilbenzeno

 

Acadêmica: Manuela Constante

Extensão - Economia Solidária e Extensão Universitária: o Caso de uma Cooperativa de Costureiras no Sul Catarinense

 

Pôster

 

Atividade da Acetilcolinesterase em Cérebro e Soro de Ratos é Aumentada após Administração Aguda e Crônica de L-Tirosina – Acadêmica Gabriela Kozuchovski Ferreira

 

Semana Acadêmica de Desafio Empresarial – Prof. Ricardo Pieri

 

Programa de Educação para o Trabalho na Saúde: Ressignificando Práticas – Profª Indianara Reynaud Toreti Becker

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Nadia Regia Almeida Couto:nadia@unesc.net 12 de setembro de 2011 às 15:54
Compartilhar Comente

Comitê de Ética em Pesquisa dá orientações práticas

Comitê de Ética em Pesquisa dá orientações práticas
Janete Triches Mais imagens

"Orientações Práticas sobre o Comitê de Ética em Pesquisa" foi o tema do encontro promovido pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Unesc neste final de tarde (28/3), início da noite, na sala 19 do bloco “P”. Estudantes de vários cursos de graduação, professores, coordenadores de curso e orientadores de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) participaram do evento. Em 2010, foram avaliados 358 projetos. Em 2011, já são 50 e este número deve crescer muito mais. O tempo médio de liberação do projeto no comitê é de um mês.  

 

A coordenadora do CEP, professora Mágada Tessmann Schwalm, fez vários esclarecimentos sobre o funcionamento do órgão, orientou sobre o encaminhamento dos projetos e alertou sobre o sistema de submissão de projetos on-line, que entrará em funcionamento a partir do mês de abril. Segundo ela, todo projeto feito com seres humanos deve ser encaminhado  antes ao comitê, que autorizará ou não sua execução. Projetos reprovados num primeiro momento, podem ser refeitos e reapresentados a qualquer hora. “Nossa função é proteger o pesquisador, à instituição e à comunidade”, disse.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Janete Trichês:jat@unesc.net 28 de março de 2011 às 19:18
Compartilhar Comente

Unesc inaugura sua livraria universitária

Unesc inaugura sua livraria universitária
Antonio Rozeng Mais imagens

Um sonho acalentado durante muitos anos por professores e estudantes, acaba de se tornar realidade esta noite (21/10). Foi inaugurada a livraria universitária da Unesc, com paredes de vidro e decoração feita a partir de materiais recicláveis, no andar térreo do bloco 21-C, no campus. O ato solene contou com as presenças do reitor professor doutor Gildo Volpato, dos pró-reitores de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor doutor Ricardo Pinho; de Ensino da Graduação, professora mestre Robinalva Ferreira; e de Administração e Finanças, professor Dourival Giassi. O presidente do Conselho Editorial, professor doutor Gladir Cabral, professores, estudantes e funcionários prestigiaram o ato.       

 

O local vai funcionar das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 20h30 na sexta-feira. O horário definitivo será estabelecido na próxima semana. No local, a comunidade interna e externa da universidade já poderá comprar livros de nove editoras universitárias, mas este número será ampliado em breve. Além dos livros publicados pela Unesc, neste momento a livraria universitária já está disponibilizando obras escritas por pesquisadores da UFSC, PUCRS, Universidade de Caxias do Sul e das comunitárias de SC como Furb, Univali, UnoChapecó e Unisul, entre outras. Caso o leitor não encontre no local a obra que deseja, poderá fazer pedido.      

 

Conquista

 

“A inauguração da livraria universitária representa a concretização de um sonho de muitos que nos antecederam”, disse o reitor Gildo Volpato. “Cada tempo realizou algumas coisas. Fazemos escolhas. Foi necessário construir prédios, laboratórios e qualificar os professores. Agora, é o tempo de humanizar o campus, de dar visibilidade ao conhecimento produzido”, refletiu.

 

Para o pró-reitor Ricardo Pinho, a grandeza da obra não está em seu tamanho, mas pelo que representa para a universidade. “Professores e estudantes terão acesso a literatura produzida por pesquisadores das comunitárias e de outras regiões do país”, disse ao agradecer todas as pessoas que apostaram e acreditaram na idéia.

 

A nova livraria universitária vai favorecer a circulação do conhecimento que é produzido em várias áreas e partes do país, disse Gladir Cabral. Também vai favorecer uma maior integração da Unesc com outras instituições universitárias e reforçar o ambiente universitário, com publicações próprias.     


Sessão de autógrafo

 

Durante a cerimônia, teve sessão de autógrafo do livro Grillen, escrito por Geraldo Kerber, 28 anos. Publicada em 2007, a obra foi lançada oficialmente em julho de 2008 na Bienal Internacional do Livro, em São Paulo. O escritor contou que o livro, que mistura ficção, filosofia e psicologia, nasceu das consultas e pesquisas que realizou na biblioteca da Unesc, desde a época de criança. “A Unesc é uma instituição sempre aberta à comunidade. Praticamente morei aqui dentro”, disse entusiasmado. Seus mestres da literatura do fantástico são Edgar Alan Poe, H.P. Lovercraft e Robert Charroux. Ele ganhou bolsa integral de estudos da universidade, para cursar História a partir de 2011.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Janete Trichês:jat@unesc.net 21 de outubro de 2010 às 20:06
Compartilhar Comente (5)

Formação Continuada de Docentes recebe inscrições até 5 de fevereiro

Formação Continuada de Docentes recebe inscrições até 5 de fevereiro
Divulgação Mais imagens

 

Termina dia 5 de fevereiro o prazo para os professores da Unesc se inscreverem on-line para a Formação Continuada de 2010/1. Promovida pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, a programação prevê, de 8 a 11 de fevereiro, palestras, oficinas, debates e reunião dos colegiados de curso. Mais informações podem ser obtidas junto as UNAs e Pró-Reitoria de Ensino de Graduação.

 

Auditório Ruy Hülse


A programação da Formação Continuada deste ano abrirá com a palestra Políticas de Ensino de Graduação, Políticas de Extensão, Políticas de Pesquisa e Pós-Graduação, dia 8, às 19h, no auditório Ruy Hülse. O tema será abordado pelo Pró-reitor de Ensino de Graduação, professor doutor Ricardo Luiz de Bittencourt; e pelo Pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor doutor Ricardo Aurino de Pinho.
 

No dia 9, no mesmo local e horário, professores das Unidades Acadêmicas trabalharão dois temas: A cultura digital e as tecnologias da informação e comunicação na ação docente presencial e a distância e Avaliação processual presencial e a distância: socializando experiências.
 

Oficinas


A docência na educação superior com o uso dos recursos virtuais interativos básicos do AVA da Unesc. Recursos em estudo: administração (estrutura da sala virtual); comunicação e interação (fórum, parla, e-mail e reunião on-line); publicação (publicar e fazer download de arquivos). Estes são os temas da oficina 1 que acontece dia 8, das 16h às 18h, no Centro de Práticas Contábeis, no bloco da Centac. 
 

A docência na educação superior com o uso dos recursos Virtuais Interativos Avançados do AVA da Unesc. Recursos em estudo:  administração (estatísticas de acesso e relatório de atividade dos alunos); Quiz, Web-page, Blog, formação de grupos de trabalho e reunião online, são os assuntos que serão abordados na oficina 2 na mesma data, horário e prédio da oficina 1.
 

No dia 9, no mesmo local e horário, será oferecida a oficina A docência da educação superior com o uso de Lousas Digitais Activeboard, Mimio e Teamboard. Recurso em estudo: uso interativo da lousa (recursos); organização de aulas com a lousa; salvar e publicar no AVA. As oficinas serão ministradas pelas professoras mestres Cleusa Ribeiro dos Santos  e Elisa Netto Zanette e doutorandas Graziela Fátima Giacomazzo e Patrícia Jantsch Fiúza.
 

Palestras por UNAs


No dia 10 de fevereiro, das 19 às 22h, cada Unidade Acadêmica fará  sua própria agenda. A UNASAU promove palestra sobre Software SPSS 17.0 com o professor Kristian Madeira, no auditório Ruy Hülse. A UNACSA organiza a exposição O ser e o fazer da docência: desafios e perspectivas com a professora mestre Maria Aparecida da Silva Mello no miniauditório do Complexo Esportivo - sala 11. A UNACET vai debater Análise e produção de questões contextualizadas com o professor mestre Sérgio Souto Rocha na sala 1 do bloco O. A UNAHCE promove o Debate sobre o Comitê de Ética em Pesquisa com a professora mestre Mágada Tessmann Schwalm, das 16 às 18h, na sala 19 do Bloco P; e O questionamento como fundamento da pesquisa com o professor doutor Ilton Benoni da Silva, das 19 às 22h. No dia 11 de fevereiro, à noite, terá reunião de colegiado dos cursos de graduação.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Janete Trichês:jat@unesc.net 29 de janeiro de 2010 às 16:19
Compartilhar Comente

Reitoria apresenta balanço de 2009, prioridades de 2010 e agradece a jornalistas

Reitoria apresenta balanço de 2009, prioridades de 2010 e agradece a jornalistas
Nadia Couto Mais imagens

As conquistas e realizações mais importantes da Unesc no decorrer de 2009 e as ações pretendidas para 2010 foram apresentadas ontem (1º/12) à noite pelo reitor Gildo Volpato à imprensa da região Sul. Volpato também agradeceu aos jornalistas das rádios, jornais, tevês e sites por toda divulgação gratuita deste ano. A exposição, o diálogo e a confraternização ocorreram num dos salões do Mampituba Clube e contou também com as presenças do vice-reitor Márcio Fiori e dos pró-reitores de Ensino de Graduação, Ricardo Luiz de Bittencourt, e de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Ricardo Pinho. A paella servida foi feita pelos professores João Mello e Miguel Mastella, com apoio dos professores Rogério Casagrande e Zeca Virtuoso.

 

Conquistas de 2009

 

A inauguração da Sala dos Municípios, que desde agosto está ajudando os prefeitos da região na elaboração e encaminhamento de projetos junto aos órgãos governamentais em Florianópolis e Brasília e ministrando cursos permanentes de capacitação qualificando o corpo técnico das prefeituras, foi uma das importantes conquistas da Unesc em 2009 apresentadas pelo reitor aos jornalistas. Volpato também lembrou da realização do Fórum Parlamentar Catarinense, que reuniu deputados federais de SC no campus, e o compromisso da bancada de aprovar emenda ao orçamento da União de 2010 reservando R$ 1 milhão para aquisição de equipamentos e obras no Hospital Regional de Araranguá.      

 

A implantação do Papo Aberto com a Reitoria, como novo canal de comunicação entre a comunidade acadêmica e a gestão, segundo ele, já é responsável por algumas mudanças que vêm ocorrendo, resultado das sugestões acatadas, e de outras ideias que serão aproveitadas em 2010. O reitor comentou também sobre o projeto Nossa Bolsa, lançado em julho e que garantiu 50% de bolsas de estudos para 180 estudantes com renda até dois salários mínimos, e o projeto Biblioteca Aberta, que abre no último domingo de cada mês, das 13 às 18h, com atividades culturais e literárias, e que a partir de 2010 deve mudar de data, passando para sábados à tarde.  

 

Volpato disse que a comunidade da região Sul foi mobilizada e estimulada para uma cultura de integração e ações coletivas na luta por obras estruturantes de interesse regional com os projetos Prosperidade Sul Catarinense e Pensar Regionalmente. O professor também comemorou a conquista de três e quatro estrelas por 11 cursos de graduação no Guia do Estudante Abril, os trotes solidários que beneficiaram várias instituições de assistência social, os 102 estudantes estrangeiros que vieram de seis países, a primeira doutora a defender sua tese no doutorado de Saúde da instituição, os sete projetos sociais firmados com a Justiça Federal e a inauguração da estação meteorológica no IPAT, em parceria com a prefeitura, Comdema e Epagri-Ciram.   

 

Planos para 2010

 

Tornar Criciúma uma das 100 cidades olímpicas em 2016, pleiteando esta possibilidade junto ao Ministério dos Esportes; construir a Biblioteca Comunitária com seis mil metros quadrados de área, melhorando o atendimento dos 62 mil usuários/mês, e implantar o Parque Científico e Tecnológico, com incubadoras, institutos, áreas de pesquisa e lazer, são alguns dos projetos para 2010 apresentados pelo reitor aos jornalistas.  

 

Ele falou também da importância de se estabelecer, na legislação brasileira, um novo marco regulatório que defina a personalidade jurídica das universidades como públicas-públicas, públicas-comunitárias e privadas. Outras prioridades da Reitoria para 2010 é a implantação de mais dois mestrados próprios, a humanização e mais espaços de convivência no campus, o transporte dentro do campus para os pacientes usuários das Clínicas Integradas de Saúde e o acesso ao campus pelo Anel Viário, que vai beneficiar os acadêmicos que vêm do extremo sul e desafogar o trânsito.   

Apoio

O evento da Unesc com os jornalistas contou com o apoio dos mercados Giassi e Manenti, Unilivros e cantinas Universitária e Doce Pão.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Janete Trichês:jat@unesc.net 02 de dezembro de 2009 às 15:10
Compartilhar Comente